Semente de Girassol
Uma semente rica em nutrientes, saúde e bem estar.
Sobre a origem
Arqueólogos afirmam que seu cultivo teve início no ano de 3.000 a.C., onde hoje se localizam os Estados do Arizona e do Novo México (EUA).chegou na Europa apenas no século XIV, trazido pelos Espanhóis, provavelmente como planta de ornamentação.
Na Rússia do século XVIII, ele se popularizou devido à fácil adaptação e resistência ao clima temperado das estepes do leste europeu. De 1830 em diante, o país começou a produzir o óleo de girassol numa escala alta.
Os Índios já se utilizavam das sementes, eles obtinham uma farinha rica em fibras e proteína e um óleo para tratar os cabelos, do caule nasciam as fibras têxteis, das folhas o alimento para os animais e de suas flores extraíam um tipo de corante. Os Incas tinham uma verdadeira adoração pelos girassóis.
O óleo de girassol refinado - tem baixos índices de gordura saturada, grande vilã das doenças cardíacas.
A vitamina E tem um alto poder antiinflamatório pelo que é também uma importante ajuda no controle da asma, da osteoartrite e da artrite reumatóide. As sementes de girassol são uma excelente fonte de vitamina E.
Fabricação de sabonetes e velas - Sem ser refinado.
Fonte saudável de calorias - uma porção de 10 gramas contém 60 Kcal.
As sementes são ricas em ômega-6. Traduzindo elas ajudam a prevenir problemas cardíacos e são recomendadas para o tratamento de esclerose múltipla.
A semente - contém gordura poliinsaturada (gordura de boa qualidade), contém vitaminas do complexo B, E, minerais, como fósforo, potássio, ferro, zinco e magnésio.
Na medicina natural, suas flores e folhas são usadas como tintura ou maceração para acelerar o processo de cicatrização de feridas e machucados, além de combater doenças da garganta e pulmonares.
Em 100 gramas das suas sementes são encontrados 30 gramas de fibras, 20 de proteínas e 120 mg de cálcio.
O magnésio existente nas sementes de girassol é ótimo para relaxar os nervos, ajuda no relaxamento muscular e dos vasos sanguíneos. Um quarto de xícara de sementes de girassol proporciona 31,9% do valor diário necessário de magnésio.
Um quarto de copo de sementes de girassol fornece 30,6% do valor diário necessário de selênio. As sementes de girassol são também ricas em selênio; ajudam a melhorar a desintoxicação do organismo. Cada vez mais lembrado no combate preventivo de várias facetas do câncer.
Elas são fonte de vitamina E, cálcio e fósforo. Quantidade de nutrientes, a cada 100 gramas: calorias: 570; fibras: 6,05 gramas; gordura monoinsaturada: 6,03 gramas; vitamina A: 5,0 microgramas; potássio: 689 miligramas; magnésio: 354 miligramas.
A terapia criada e elaborada pelo médico bacteriologista ucraniano, Dr. Karach, em 1991 é a base do óleo de girassol – a terapia promete aliviar dores de cabeça, bronquite, tromboses, artroses, eczemas, úlcera de estômago, problemas intestinais, cardíacos e renais. De certa forma é simples – realizar bochechos com 1 uma colher (sopa) desse líquido, pela manhã, em jejum e por aproximadamente 15 minutos. Após esse período deve-se cuspir.
A técnica consiste em realizar bochechos, de 15 a 20 minutos, com o óleo vegetal obtido por meio de compressão a frio. No final o líquido sairá mais fluido e esbranquiçado. Daí se divide as opiniões. Mal não faz.
COMO CALMANTE - Para aquelas pessoas que têm um temperamento forte, NERVOSAS E ANSIOSAS. O chá é feito em infusão (1 colher – de sopa – em 1 xícara de água fervente).
COMO PEPARO ALIMENTAR – Usam-se sementes de girassol na fabricação de pães ou torradas como aperitivo. No preparo de saladas, broas e biscoitos. Os girassóis podem ser rubros, amarelos, brancos – sua variedade entretanto é sempre bela.
Declaração de Madre Teresa a respeito de sua missão:
“Algumas pessoas reivindicam e protestam em público por justiça e direitos humanos. Nós não temos tempo para isto. Há seres humanos em grande número que estão morrendo de fome e desprovidos de amor. Em pessoas assim é que servimos a Jesus, vinte e quatro horas ao dia”.
“Algumas pessoas reivindicam e protestam em público por justiça e direitos humanos. Nós não temos tempo para isto. Há seres humanos em grande número que estão morrendo de fome e desprovidos de amor. Em pessoas assim é que servimos a Jesus, vinte e quatro horas ao dia”.
Homeopatas dos Pés Descalços