Translate

Todos contra a dengue! Faça a sua parte!

 


AMSK/Brasil apoia a mobilização do Ministério da Saúde no combate ao mosquito Aedes aegypti que transmite os vírus da dengue, o vírus causador da febre chikungunya e o Zika vírus.

A Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério de Estado da Saúde do Brasil é o órgão governamental responsável por monitorar a ocorrência de doenças, investigar surtos e epidemias, realizar ações de prevenção e controle de doenças, além de promover ações de promoção da saúde e prevenção de agravos. Isso inclui a vigilância de doenças como dengue, zika, chikungunya, febre amarela, tuberculose, HIV/AIDS, entre outras.

Essa Secretaria tem como objetivo principal coordenar e promover ações de vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, controle de doenças transmissíveis e ambientais. E disponibiliza ao público os relatórios sobre as ocorrências nos estados, municípios e o Distrito Federal.

Realiza e divulga informes sobre os riscos à saúde no país. Acompanhe... Informe Semanal nº 1 - Centro de Operações de Emergências – SE 5 / 9 de Fevereiro de 2024. Disponível em https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/arboviroses/informe-semanal/coe-dengue-informe-01-led_.pdf/view

Outro canal de informações por regiões, estados e municípios sobre a ocorrência de dengue, chikungunya e o Zika vírus é o “Painel de Monitoramento das Arbirovoroses” disponível em https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/aedes-aegypti/monitoramento-das-arboviroses

Os dados confirmados de dengue no país são por região são:

  1. · Sudeste: Casos Prováveis=308.842; Casos Confirmados=122.873; Óbitos por dengue=29;
  2. ·   Centro-Oeste: Caso Prováveis= 102.910; Casos Confirmados= 36.279; Óbitos por dengue= 20;
  3. ·         Sul: Casos Prováveis=73.685; Casos Confirmados=34.874; Óbitos por dengue=23
  4. ·         Norte: Casos Prováveis=15.199; Casos Confirmados=3.615; Óbitos por dengue=2
  5. ·         Nordeste: Casos Prováveis=11.717; Casos Confirmados=2.620, Óbitos por dengue=1.

Acompanhe o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde e atue no controle social em seu estado e município. Vamos cobrar o compromisso dos nossos gestores e agentes públicos da saúde ações concretas de combate ao mosquito Aedes aegypti.