Translate

CALCÁREA HIPOFOSFOROSA - E A INCAPACIDADE DE MOVER-SE


CALCÁREA HIPOFOSFOROSA


(Hipofosfito de cálcio - O hidróxido de cálcio, cuja fórmula química é Ca (HO)2, também conhecido como cal apagada; consiste num sólido branco que se dissolve muito pouco na água. Cristaliza no sistema hexagonal e possui uma densidade relativa de 2,24. É produzido pela adição de água a óxido de cálcio, um processo que desenvolve gradualmente muito calor e é conhecido como caldeamento. O hidróxido de cálcio é usado como base barata para neutralizar a acidez de certos tipos de solo e na produção de argamassa, leite de cal, cloreto de cal e vidro.)

Depressão espiritual, assim vem essa personalidade da família das Calcáreas. Baseados nas escritas de Lathoud, Boericke e Kent, utilizados por Brickmann e mais uma vez compilados pelo Dr. Nilo Cairo, essa afirmação dos dispositivos mentais da Calcárea Hipofosforosa sempre nos chamou a atenção. Tendo sua parte mental ligada de forma bastante precisa na prostração nervosa e na perda da força nervosa. O que leva a essa tão clara junção do nervoso que debilita e esgota, consome e retira a mobilidade e o vigor. Suga a resposta nervosa diante da vida até o ponto da parada profunda da depressão.

Caso olhemos pelo traço definido como DEPRESSÃO ESPIRITUAL, nos colocamos no ponto onde os fatos ligados ao sentimento, ao sofrimento – visto ser uma Calcarea – passam para além dos já conhecidos e alcançam um ponto mais profundo. Tudo é muito profundo e já adiantado, até nas crianças escrofulosas, emaciadas e de pele pálida se pode ver o tamanho do abismo em que se encontram, até nelas é clara a prostração e a falta de vigor. Quase não fala, sua voz é pesada e monótona, não tem força para falar.

Absoluta falta de vontade de se mover e nenhuma condição para tal.

Muito foi usado no trato da tuberculose pulmonar já avançada onde o frio das extremidades abre um contraste enorme com a febre e os suores no resto do corpo. Tuberculose significa tristeza continua, é um sentimento que acompanha essa doença, sempre foi. Nostalgia e tristeza profunda. 


Assim se segue nos Tuberculinos com suas psoas abertas, sendo este um excelente remédio. O mal do sentimento profundo com todo o sentimento das Calcáreas.

Quando pensamos na perda total, completa do poder muscular do indivíduo sem ação direta de nenhuma doença própria que iniba os músculos no sentido de matar a sua função, pensamos no tamanho da referencia acima citada e sabemos que pode acontecer e o qual profundo um sentimento chega a ser para alcançar esse fim.

No caso da Meningite tuberculosa, usa aplicação se deve logo no início da descoberta, e nos casos onde desconfia da chamada tuberculose vertebral – Mal de Pott – encontramos uma administração dessa medicação logo que se verifique a propensão.

Outro termo que se destaca é Congestão Cerebral – existe um embotamento claro dos pensamentos e dos sentimentos sem definição de quem é o que, só que é grande. Não há como comandar as funções do corpo, não há força de vontade. Não há pedido de socorro. Muito confundida com outras Calcareas e muito parecida com as definições de Tuberculino, aqui se deve prestar atenção dobrada. Ao que me parece ser as duas estruturas nos seus pontos principais só que extremo de cada uma.

 Homeopatas dos pés Descalços