Translate

RUIBARBO – RHEUM E A SUA PERSONALIDADE ÁCIDA.

Rheum - (Officinale R.. Rhubarb China)



Ruibarbo para os antenados em comida regional ou comida natural. Remedinho fácil das avós. Receita certa para ajudar na dentição das crianças, em especial naquelas difíceis de romper. 

Afora esse comentário, Ruibarbo é muito mais, é impaciente, cheio de mimos e muito caprichoso. Ruibarbo não fala, grita e discursa com propriedade implacável e quando sua seu pedido histérico e bravio é atendido, larga pra lá e finge que não lhe dá importância. Mostrar sua mágoa é de extrema importância. A irritabilidade das crianças no período da dentição é notória, assim como as fezes ácidas ou os gases ácidos dos bebês que se contorcem aos berros a noite toda. Ruibarbo é assim “irritado e imponente”. Ele é azedo e isso se classifica com mais facilidade na infância. Muitas coisas se manifestam nesse período da vida, mais tarde suas expressões vão se confundindo e se perdem. Indolentes, avessos à conversa.


A infância da personalidade do Ruibarbo é bem marcante. Não romper os dentes está ligado a sua difícil interação com outras pessoas na fase adulta. Mais ele exala sua condição. Não existe ninguém nessa personalidade que escapa do azedume dessa matéria médica.
Rheum é desde cedo uma criança ácida e azeda. Na urina, nas fezes, no suor, no hálito, na febre e mesmo após o banho, isso quando está no auge da deficiência. Não adianta lavar e trocar de roupa. Sua respiração pode ser sentida pelos mais próximos e por sua vez é ácida e azeda.


Sua diarréia é acompanhada de calafrios e suores frios específicos em torno da boca e do nariz.
Não é difícil ligar essa personalidade as dificuldades no processo digestivo, sendo assim leite, café e gorduras, são como veneno pra ele. Seu vômito e sua formação de gases com cólica é quase imediata. Plenitude e pressão no estômago, contrações. Pressão no umbigo. 



Nas crises se comporta como se estivesse embriagado, seus olhos dilatam e  o suor na cabeça acontece pelo menor esforço (e o cheiro acompanha), por isso termina de tomar banho e já está com cheiro azedo.



O dormir e o acordar não são situações fáceis para ele. O frio piora e o próprio alimento que designa sua personalidade as vezes o cura e as vezes o aborrece, ama e odeia ruibarbo.
Melhora muitas vezes o zunido do ouvido ou a perda auditiva com a deglutição correta dos alimentos. A surdez, a síndrome de Meniere, as rachaduras e bolhas do ouvido são aspectos que acompanham essa personalidade.

Todo aquele chegado a achaques não pode ser calmo e tranqüilo e acaba por transparecer isso na face. A face dessa personalidade é enrugada na testa, pálida com clara tensão no semblante. A vermelhidão também pode acontecer, especialmente em volta do nariz. Ocorrem relatos de sensação de choques no canto dos lábios.

Outra reclamação comum é a sensação de formigamento e dormência na língua – língua inchada.

As fezes são ácidas, pastosas (ou primeiro macio e duro) e marrom, ou coágulo, espumoso, cinza, verde, amarelo ou branco, como leite e muco verde.

A mãe tem o leite materno amarelado e amargo, e o bebê pode recusar o peito; aparecem pontos nos seios e nos mamilos. “"Vijnovsky Homeopática Matéria Medica"
Dorme com as mãos sobre a cabeça. Ruibarbo é Triste e seus sonhos vívidos.
Talvez por isso não seja possível recuperar os sentidos até muito tempo depois de acordar; isso acontece Como se ainda estivesse meio dormindo, como em um sonho. Ele fala de forma incoerente. 

Muito usado na tintura e no extrato fluido, Nilo Cairo cita 5 gts da TM, nos casos de diarréia crônica das crianças.

Rheum COMPLEMENTAR: Carb Magnésia.
Remédios que lhe seguem bem devem ser levados em consideração, como Belladona, Pulsatilla, Rhus, e Sulphor.


Existe o mel com Ruibarbo para ajudar na dentição dos pequenos e vários pratos na culinária Americana e Brasileira. O certo é que para além dessas considerações, como alimento em nossas mesas ele ajuda muito no processo digestivo e na limpeza do fígado. É um alimento que sem dúvida ajuda o corpo a lidar com a limpeza de ácidos e gases intestinais além de outros benefícios.

Fica abaixo uma sugestão:


Homeopatas dos Pés Descalços