Sabbatia angularis /Chironia centuary angularis. Centaury americano - 'angularis Sabbatia
Uma amiga contra a Malária – Maleita.
Seu uso é indicativo de tintura mãe.
Sobre a Maleita -
http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=s0009-67252003000100021&script=sci_arttext
Seu uso é indicativo de tintura mãe.
Um valioso remédio para as febres periódicas e próprias do outono.
É uma bela planta anual que cresce de forma abundante no Médio Oriente e Estados do Sul, e cada parte dela é um medicamento pelos nativos das regiões.
No caso da tintura é mais utilizada as flores. O gosto é amargo, mais pouco se sabe além do descrito por Brickmann. É uma planta com um gosto amargo sem produzir náuseas ou enjôo e de pouco poder aromático. Alguns artigos a comparam e lhe dão vantagens sobre a Cinchona Officinalis ou Casca peruana como é conhecida.
A Sabbatia tem a facilidade de ser empregada com sucesso em todas as fases das doenças a que se aplica e sua maior e mais famosa aplicação é no combate a Maleita ou Malária.
Segundo o Dr. Comfort - O modo usual de prescrição é de forte infusão, que é dirigido a serem tomadas, sem muita limitação. Para uso externo comprime feito da infusão e aplicado a úlceras, eczemas, pequenas feridas e fazer gargarejos, contra úlceras na boca ou na garganta.
A Sabbatia estimula os movimentos do estômago e do intestino , combate gases e depois disso apodrece, o que a torna um pouco laxante. Costuma ser indicado nos casos de catarro no estomago e má digestão.
Quando existe a chamada putrefação intestinal, se lembra de Sabbatia, ela ajuda a reduzir a febre alta que costuma acontecer nesses casos, combate a falta de apetite e a deficiência hepática advindas da maleita.
http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=s0009-67252003000100021&script=sci_arttext
Homeopatas dos Pés Descalços