Translate

MERCÚRIO HOMEOPATICAMENTE FALANDO


 
MERCÚRIO, O MITO POR TRÁS DA PERSONALIDADE.

PERSONALIDADES  HOMEOPÁTICAS

Mercúrio tem a mente e o corpo considerados como Termômetro vivo – seus dentes se tornam cinzas, como a superfície do planeta, e sua face com pus deixa cicatrizes, vulgarmente comparadas às crateras de mercúrio.




Uma curiosidade: o pus, a Leucorreia e as fezes produzidas por Mercúrio é esverdeado.

Mercúrio sente uma grande fraqueza e tremores – especialmente nas extremidades dos membros, sendo a ele a grande atribuição do Parkinson - Um exemplo claro disso é que as mãos tremem quando escreve o que é quase impossível de fazê-lo. Quando faz um pequeno esforço que seja, tem tremeres que agravarão depois das dezoito horas e após a evacuação – tremer ao evacuar e após evacuar, deve nos chamar a atenção para mercúrio.
O mais normal, seria um alívio após a evacuação, no caso de Mercúrio não, ele até fala que nunca consegue evacuar e que é sempre um grande esforço.

Aliás, tudo é um grande esforço, tem o que podemos afirmar de preguiça mental. Demora sempre a responder às perguntas que lhe são feitas. Há nele uma marcada lentidão.

Ao examinar um Mercúrio, veremos com nitidez que a língua está inchada, tem sempre as marcas dos dentes e está coberta de uma camada de tonalidade amarelada. Dolorida e com ulcerações.

Mercúrio é seu próprio oposto, suas contradições são impressionantes: a mente é lerda, preguiçosa, lenta, curta e seu corpo agitadíssimo, com uma velocidade totalmente diferente do seu pensar.
Ele possui um frágil mecanismo de defesa, o que acaba por levá-lo a insanidade e total ineficiência do mecanismo corpóreo. 

MITOLOGIA E HOMEOPATIA

As suas qualidades são contrabalançadas por defeitos. O seu gênio inquieto, a sua conduta dolosa suscitou-lhe mais de uma questão com os outros deuses. Júpiter mesmo, esquecendo um dia todos os serviços desse dedicado servidor, expulsou-o do céu, reduziu-o a guarda de rebanhos na terra; foi no mesmo tempo em que Apolo foi ferido pela mesma desgraça.
Acusou-se Mercúrio de um grande número de ladroeiras. Ainda criança, esse deus dos negociantes e dos ladrões furtou o tridente de Netuno, as flechas de Apolo, a espada de Marte e o cinto de Vênus. Roubou também os bois de Apolo; mas em virtude de uma convenção pacífica, trocou-os pela sua lira. Esses furtos, alegorias bastante transparentes, indicam que Mercúrio, sem dúvida personificação de um mortal ilustre, era ao mesmo tempo hábil navegador, provecto atirador de arco, valente na guerra, elegante e gracioso em todas as artes, negociante consumado, permutando o agradável pelo útil.
Tornou-se culpado de um assassinato para proteger os amores de Júpiter.
O descaramento com o qual Mercúrio soube mentir no mesmo dia em que nascera, e a inteligência com a qual defendeu uma péssima causa, lhe garantiram o patronato dos advogados.

A destrutividade em Mercúrios é marcante, assim como sua habilidade para mentir, muitas vezes se sentindo culpado de atos que não cometeu, mais é como se tivesse feito.
Outra contradição forte em mercúrio é a aversão tanto por sal como por doce. A frasea minha boca parece que tem gosto de cabo de guarda chuva” bem que poderia ser dele.

Outro fator que merece uma atenção especial é que o muco esverdeado, como dito anteriormente, se faz presente e marcante nos olhos – ele gripa pelos olhos, suas dores de cabeça são por constipação catarral, por suprimir a secreção. Dormir de babar no travesseiro com forte odor é parte da vida de Mercúrios, tanto é que sua língua fica denteada, tamanho a crosta de muco que se forma na mesma. Fezes com muco.
A sensação de nunca conseguir evacuar vem de encontro com sua personalidade, pela fraqueza e pelos tremores com a sensação de incapacidade.

A psoríase, o eczema, furúnculos, erupções e coisas do tipo, são pela supressão. A rapidez, ou seja, a precipitação com que fala não acompanha seu estado mental e sua expressão débil esconde uma forte tendência de matar ou de suicídio.

O impulso em relação às idéias, aos atos de violência ou a vontade de cometê-los, o impulso de matar, fazem parte dessa contradição. Apressado, agitado e ansioso, irritado, desconfiado, de mau humor e disposto a discutir, pois não gosta de ser contrariado, são o oposto da prostração e do desânimo. 

É bastante comum ver um mercúrios com dificuldade de lembrar nomes de ruas, endereços e nomes de pessoas muito próximas.

Mesmo sendo ele o planeta mais próximo do sol, uma característica de mercúrios é a fotofobiadificuldade de enfrentar a luz.



Nas mulheres, seguem-se algumas observações físicas interessantes: 

1. Tem necessidade de urinar freqüentemente, mas a urina é relativamente pouca.
2. Urina pouco pela quantidade de líquido que toma,
3. Os seios estão sempre doridos, dando a sensação que vão ulcerar,
4. Cancro dos seios e do útero.
5. Leucorreia contínua, ardente e irritante que agrava à tarde e à noite, urinando.
6. Comichão em que existe a sensação de que as mucosas estão em carne viva ou pegando fogo,
7. Pruridos que agravam com o contacto da urina; as regiões afetadas devem ser lavadas e de preferência com água fria, pois para mercúrios o calor sempre agrava.

O melhor de Mercúrio: sem o adoecimento, não descobrimos sua personalidade e isso vale para qualquer uma da matéria médica, entretanto o oposto do embotamento de Mercúrio é muito bonito. Essa personalidade nos dá questões claras de adoecimento logo no início, fazendo com que o Homeopata ajude muito esse indivíduo a não adoecer em sua totalidade. Não existe fatalidade em Homeopatia, existe probabilidades, futuras projeções, reações advindas de agravamentos. Todo e qualquer ser humano pode remodelar sua vida e suas atitude. Claro que não é receita de bolo, mais podemos ver sim um Mercúrio usando seus atributos e desfrutando do lado sadio de sua personalidade.
São atribuídos a Mercúrio: a Inteligência, a habilidade, a agilidade, a esperteza, o movimento, a flexibilidade, o humor, a expressividade, a curiosidade, a facilidade para estabelecer e colocar em contato, a boa informação.
Homeopatas dos Pés Descalços