Translate

COUVE - UMA AMIGA DE TEMPOS



A CONFIANÇA É ENORME, A CREDIBILIDADE VEM DE SÉCULOS, É ELA, A COUVE, NOSSA VELHA CONHECIDA.
As couves, devido ao seu alto e valioso valor nutricional são um dos principais legumes utilizados na medicina tradicional desde a antiguidade. Acredita-se que na antiguidade as couves eram utilizadas somente com o fim medicinal e não gastronômico. Na Grécia e Roma antiga, comia-se couve antes de uma refeição farta, ou de um banquete como gostavam de fazer os Egípcios, eram as folhas de Couve em vinagre. Já usavam para prevenir doenças do estômago ou uma indisposição.

No final da idade média, este vegetal ganha uma grande popularidade entre os Europeus, surgindo assim o termo de recomendação popular: "médico do povo" associado à couve. A couve era utilizada para a cura das mais diversas enfermidades e benefícios como: Amamentação, úlceras gástricas, cancro, Constipações, Cortes e feridas, gripe das aves, gripes comuns, má disposição, anemia, insolação, Prisão de Ventre, Ressacas, e havia ainda a idéia de se comer couve diariamente evitaria o aparecimento de qualquer que fosse a doenças.

Muitas crenças nessas práticas milagrosas da couve, sobreviveram por milênios e hoje em dia são utilizadas por muita gente, independente da condição financeira. Devido a estudos e pesquisas recentes sobre as couves na prevenção de algumas enfermidades é realmente eficaz, isso pela sua composição nutricional e por ser um anti-inflamatório, anti-irritante, anti anêmico e antibiótico natural.

Indicações populares do uso da couve:

Anemia: 1 folha de couve rasgada com o suco de 2 laranjas – 1 x ao dia ajuda a combater a anemia.

Curar e aliviar a dor de úlceras gástricas: essa receita para as úlceras é de 1L de suco de couve durante 8 dias. (não deve ultrapassar os 8 dias, e nem deve ser mais de um litro) em excesso o suco pode atrapalhar na absorção de ferro pelo organismo ou criar depósitos do mesmo, o que não é bom.

Má disposição : prática conhecida de quem gosta de feijoada, a couve serve pra isso, ajuda na digestão. O ideal é consumir antes dessas refeições.

Ressacas: Alguns países pelo mundo afora usam bebidas a base de couve nos seus aperitivos. O certo é que muita gente toma suco de couve antes de sair pra noitada, ajuda a evitá-la.

Cortes e feridas: para uma cicatrização rápida deverá aplicar-se uma folha de couve fresca sobre a ferida. Essa prática ainda é usada no interior do Brasil e de muitos países africanos, onde os recursos são escarços.
Aliviar a prisão de ventre: junto a couve, pode-se incluir o brócolis nas refeições com uma certa regularidade.

Dores, inchaço e feridas no peito devido à amamentação: no caso de uma amamentação dolorosa, para aliviar a dor e o inchaço, deve-se abrir ao meio os caules e os veios das folhas e aplicar sobre a zona afetada. Incluir a couve no cardápio diário alivia as dores das pernas.

Prevenir constipações e gripes: a couve é por excelência uma fonte de vitamina C, contudo para prevenir gripes e constipações tem que ser consumida crua, pode ser em salada (ao ser cozinhada perde quase metade da grande quantidade de vitamina C que possui.) Couve no bafo cai bem.

Hemorróidas - Em caso de - aplicar a folha de couve amassada sobre o local, elimina dor e se aplicada varias vezes, juntamente com o consumo do suco de couve associada a uma alimentação indicativa para esses casos, tem propriedades curativas.

Artrite e dores reumáticas - Cozidas no vapor e aplicadas de hora em hora como um cataplasma quente, produzem excelentes resultados.
Vitamina A, B e C - Suas folhas possuem - são excelentes no tratamento de doenças e aumento da boa visão, melhora a saúde, a pele, o aparelho digestivo e o sistema nervoso.

Laxante natural - A Couve - pela quantidade de fibras que possui. É eficaz no combate à asma e a bronquite, a enfermidades do fígado, cálculos biliares, renais, hemorróidas e a menstruação difícil e dolorosa.

Japão e EUA: a couve é realmente eficaz na prevenção de certos tipos de cancro, como o do cólon e cancros hormono-dependentes como o da mama e dos ovários pois estimula o metabolismo das mulheres.
Homeopatia: no tratamento do cancro através da dieta ou o extrato fluido ou nas dinamizações DH.

Lyon, França: comer pelo menos uma vez por semana couve ou brócolos previne o cancro do pulmão em 70% dos indivíduos, pois estes vegetais são ricos em isothiocyanate, um componente químico natural que protege contra este cancro.

Universidade Nacional de Seoul, Coréia do Sul, estudos e pesquisas - após alimentarem com couve chinesa (napa) 13 aves contaminadas com o vírus da gripe das aves constataram surpreendentemente que em 1 semana 11 das 13 aves recuperaram.
DICA:

A couve é um vegetal rico em cálcio, fósforo e ferro, além de todos os minerais que são importantes para os ossos, dentes e sangue. Com os coquetéis verdes, é possível reunir grandes quantidades de nutrientes em uma pequena refeição.

Suco Verde: Este suco é rico em minerais e vitaminas do complexo B, facilitando o metabolismo de proteínas, carboidratos e lipídios. O complexo B é um poderoso anti-stress natural.

O que precisa e como fazer:
2 folhas de couve lisa
2 folhas de couve-de-bruxelas
1 rama de couve-flor
1 rama de brócolis
4 cenouras
1 maçã
1 copo de suco de laranja Mel opcional.

*Passe todos os ingredientes na centrífuga ou liquidificador.
*Se preferir, coe em um coador não muito fino.
*Adicione pedras de gelo e adoce com mel.


HOMEOPATAS DOS PÉS DESCALÇOS