Translate

OS MELHORES AMIGOS NA LUTA CONTRA A ARTROSE.



OS MELHORES AMIGOS NA LUTA CONTRA A ARTROSE.

da net

É isso mesmo, é uma luta e disso ninguém tem dúvida. Na maioria das vezes, essa tal de artrose chega lá por volta dos 30 a 40 anos de forma silenciosa, quieta, vai ocupando espaços e avançando.


Muita coisa avançou, muitos estudos foram e são feitos sobre o assunto. O segredo consiste em não dividir os aliados. Isso é simples de entender: se você tem que recorrer a remédios, ajude-os a fazer o serviço rápido, se está no começo, tente primeiro tudo o que a alimentação pode te dar, ela e a fitoterapia. Assim podemos construir melhor novos caminhos e avançar. Cada qual a seu tempo.



Uma realidade é que a artrose se apodera das mãos, pés, coluna e ossos da bacia, então, mãos a obra. Essa pode ser uma boa hora de mexer os pauzinhos e mudar alguns hábitos.

Para essa parceria você vai precisar conhecer alguns desses aliados que já se encontram no seu dia a dia, a diferença é que vai ter de olhar para eles com outros olhos. Os olhos da descoberta e da moderação.

Entenda um pouco das diferenças;


O Boro – sem ele a Osteoporose avança, melhora a regulação do cálcio negativo no sangue. Mesmo sendo fácil de ser encontrado, pois está presente na água (não em todas), a uva, o figo, o pêssego e a pera podem ser aliados de peso nessa luta. O Cálcio - componente estrutural dos ossos, sua deficiência pode levar a osteoporose e ao raquitismo por exemplo. Podemos encontra-lo no leite e seus derivados, brócolis e na abóbora, já o Selênio - melhora as condições da nossa cartilagem e é bem fácil de achar, ele está presente no alho, na cebola, no cogumelo e na castanha do Pará.  Bom é claro que quando estamos nessa busca de combate a artrose, o Magnésio é um amigo que nos traz grandes recordações, pois ele fixa o cálcio nos ossos e dentes. Pode ser achado na soja, no salmão, no espinafre, caju e abacaxi. Já o Zinco, promove a liberação do hormônio do crescimento e participa ativamente da estrutura de ossos e dentes. Ovos, cereais e carnes vermelhas estão na lista.
Mas devemos nos ater em vitaminas também e existe uma hora que compra-las não é escândalo nenhum. Vit C é e sempre foi a menina dos olhos ... das indústrias farmacêuticas e de quem quer resolver a vida em apenas uma palavra, entretanto ela realmente pode influenciar nas cartilagens porque influi de forma decisiva no metabolismo. Pode ser achada no tomate, na couve flor, no kiwi e na laranja. A Vit D pode e deve ser acompanhada de sol – gratuitamente, pelo ao menos fugimos da disputa do ovo (entre vilão e herói), fígado (ruim por causa da sintonia), mas recomendado por médicos e nutricionistas. Existem as capsulas e isso ajuda muito no reforço dos ossos e na prevenção das fraturas. E quando procuramos mais um aliado para combater a Artrose, achamos a Vit. K responsável pela fixação do cálcio, prevenindo a osteoporose e participando da formação óssea. Está no iogurte, no peixe, nas algas no açafrão, na gema do ovo, na alfafa, no óleo de soja e no óleo de fígado de bacalhau.

Essa é a chave principal, mas para isso precisamos aprender algumas coisas que a princípio são simples, mas devem ser armadilhas:


·         Colocar peixe em três refeições durante a semana é muito bom, entretanto ele deve ser preservado de frituras, assim como o ovo, que antes boiava na gordura e de nada adianta, nem em bolos e tortas tá? Aí não conta.

·         Tomar sol significa ir de um lado para o outro, desde que alguma parte do seu corpo apanhe sol e faça isso por 10 a 15 minutos ao dia.

·         O quanto de abacaxi devo comer? Aproveite que ele é a fruta da estação, corte, pique e guarde. Mas como de preferência em natura. Doce de abacaxi não entra na contagem.

Tudo isso é para dizer que cortar o vilão pode ser mais resolutivo do que se imagina. Coma a fruta, o suco da fruta e corra do refrigerante e da água com gostinho.

Sabemos que viver bem é fundamental, sabemos procurar isso também, mas que nem sempre o conto de fadas acontece. Para que a situação se resolva da melhor forma possível, devemos aproveitar os alimentos para nos colocarmos a disposição de uma vida mais franca e mais verdadeira.

Quem pode pagar pelas nozes e castanhas todos os dias? Gente comida simples significa: coisa boa, de qualidade e boa de comer. Faça a famosa lista das frutas e use-as, a natureza já fez a pré seleção, basta usarmos da melhor forma possível.



O suco do abacaxi é indicado no tratamento da artrite, seu uso é de 2 copos de 300 ml/dia ou o sumo – 100 ml dia – não precisa adoçar. Pode-se fazer o mesmo com o limão, a lima e a laranja.

A alfafa pouca gente conhece ou faz uso – busque usá-la em substituição a alface, ou misturada a ela, nas saladas com tomates, gotas de limão e azeite. Sucos, sumos ou a fruta – divida no seu dia a dia e procure manter regularmente, isso agiliza o bem estar e ajuda para que essa sensação seja permanente.

Quem deseja emagrecer, pode tirar partido da alfada. Rica em ferro, potássio, cálcio, fósforo e outras vitaminas, existe um favorecimento do estado nutricional do indivíduo e isso ajuda a emagrecer.  A alfafa é um alimento desintoxicante. A alfafa facilita o processo de emagrecimento, porque sacia o apetite, melhora o trânsito intestinal e tem fator desintoxicante, que leva à eliminação de toxinas pelo suor, urina e fezes.Aproveitam-se as folhas, o broto e as sementes, cada um à sua maneira  e para cada maneira uma grande ajuda.

As sementes tem um sabor adocicado e podem ser usadas em saladas e em sanduíches. As folhas podem ser utilizadas em saladas mistas e sucos (laranja e lima) e  os brotos podem ser consumidos crus, assados ou cozidos juntamente com carnes brancas ou vermelhas, ou ainda em cozidos e saladas cozidas ou verduras refogadas.

O peixe, o salmão é caro, mas outros podem ser usados sem problema. São leves e cabem bem em pastas e tortas.  Esse tipo de preparo faz com que o arroz ganhe mais notoriedade. Exemplo: arroz com salmão, purê de batata com salmão. Creme de mandioca com salmão. Outros peixes podem entrar na lista e são bem vindos. O cação, a pescada amarela e mesmo a sardinha assada fazem toda a diferença numa refeição de bom senso.

Os cogumelos já estão popularizados, podem ser usados de forma mais tranquila e de várias formas. Refogados e em saladas, nos cremes e quiches do dia a dia.


O espinafre entra de forma mais tranquila porque podemos refogar, comer em saladas, na carne, no arroz e no suco. Bem picado, ele pode ser servido e cozinhado em sucos. Use-os assim, batidos, em pequenas quantidades é claro. O arroz verde mais famoso leva espinafre e brócolis.


A uva é outro desses alimentos que ganham uma ajuda e tanto. Com o suco bruto popularizado, ele se define como rei absoluto. ½ taça por dia pode ajudar muito no bem estar. O suco da própria fruta pode surpreender, sendo agradável e fiel ao que se predispõe.

A tão desprezada abóbora, ela mesma, pode virar a princesa da sua vida e ajudar mais do que inicialmente imaginamos.


Mantém a visão aguçada: Uma xícara de abóbora cozida (em forma de purê) aquela alaranjada - contém mais de 200% da recomendação diária de vitamina A. Essa vitamina atua na visão, e segundo o National Institutes of Health, se alimentar dela, pode ajudar sua vista a enxergar melhor, principalmente em Países onde há pouca luminosidade ou em ambientes com pouca luz. O alimento também é rico em carotenoides: componentes antioxidantes e betacaroteno, que ajudam na prevenção do câncer. 


Ajuda na perda de peso: Funciona assim, juntamos a alta concentração de fibras e baixas calorias que a abóbora oferece. Pronto, feito isso e se torna uma amiga das dietas  de emagrecimento. Segundo o mesmo instituto, com 49 calorias em uma xícara, a abóbora proporciona uma sensação de saciedade porque a sua textura é fibrosa. Ajuda assim a evacuar melhor.


Sementes de abóbora fazem bem ao coração: As sementinhas retiradas da abóbora, geralmente são jogadas fora e sem serventia. Pois é, elas são ricas em fitoesteróis, (redutores do colesterol ruim (o LDL). Geralmente se limpa e se seca as sementes no forno. Tem gente que põe um sal e coloca o aperitivo na mesa, mas o ideal é sem dúvida nenhuma sem nada. Depois de seca você pode torrar e aí comer a farinha.

 Fonte: Thinkstock



Reduz o risco de câncer: Segundo o National Cancer Institute, a abóbora  pode ser um bom aliado contra o câncer – além dos betacarotenos devido as suas fontes naturais (in natura ou em receitas) suas possibilidades de uso são mais eficazes do que o consumo do betacaroteno vendido como suplemento. 


Protege a pele podem neutralizar os radicais livres, mantendo células cancerígenas bem longe da epiderme. Combate rugas e deixa a pele com uma aparência mais bonita.


Sementes que eliminam o enfezado e investem no humor: Humor sim, porque não! As sementes da abóbora são ricas em triptofano (um aminoácido), importante na produção de serotonina, um dos principais responsáveis pelo nosso humor, sono e apetite. Uma porção de sementes torradas de abóbora por dia pode deixar você mais bem-humorada e disposta. Além disso, como a abóbora ajuda na evacuação, pela quantidade de fibras, a eliminação recebe um reforço.

Além de tudo isso, a abóbora ainda é rica em potássio e por isso pode auxiliar os atletas na reposição desse precioso alimento. São 564 miligramas em 1 xícara de abóbora, mais potássio que uma banana. Quanto a vit. C, podemos fechar os olhos e usar sem susto. Uma porção por dia, equivale a 20% das miligramas recomendadas para uma mulher adulta – uso diário.


Sugestões homeopáticas – sabendo que a homeopatia por aqui é defendida pela semelhança com a personalidade, achamos melhor que a pesquisa seja feita a partir da palavra chave: ARTROSE. Busque a semelhança que existe entre as matérias e você. Calcárea Phosphorica 3 DH – é bastante usada -, 10 gotas duas vezes por dia; já a Calcárea phosphórica na ch 30 – dose única pode aliviar momentaneamente  a dor.


HYPERICUM CH200, 4 vezes por dia, (5 gotas) pode aliviar as dores. RUTA CH200, ou LEDUM CH200, são duas homeopatias possíveis e normalmente podem ser ministradas duas vezes por dia, também cinco gotas de cada vez. (recomendações de José Maria Alves).


Outras possibilidades:

CONDROITINA E GLUCOSAMINA no tratamento da osteoartrite, artrose ou osteoartrose - http://www.lemnisfarmacia.com.br/condroitina-e-glucosamina-no-tratamento-da-osteoartrite-artrose-ou-osteoartrose/


Localizados no joelho – sugere-se dar uma olhada em Lycopodium ch 30 e em Bryonia no ch 5. A perda de peso pode estar diretamente relacionada a melhora da artrose.

Na fitoterapia, são usadas a Arnica a Espinheira Santa, o mastruz e a Tanchagem. Todas com sucesso, além do uso do Alecrim.


De qualquer modo, procure fazer exames, converse com seu médico e reveja a sua alimentação. A cura, a melhora de qualquer enfermidade, doença, desequilíbrio e etc... depende da nossa capacidade de compreender que a vida é feita de ajustes, prevenção e bom senso. Busque o tratamento que seja capaz de lhe trazer alívio, serenidade e manter a sua responsabilidade em prol do seu bem estar.


 Homeopatia dos Pés Descalços