Pular para o conteúdo principal

ABROTANUM - ARTEMÍSIA

ABROTANUM – Abrótano.
Uma personalidade com nome de flor – ARTEMÍSIA


"Se você deixar, o mundo lhe atormenta.
 Então, não deixe."
(Artemísia, no livro A Paixão de Artemísia de Susan Vreeland)
Lucretia - Pintura em óleo de Artemísia Gentileschi.

Entre a beleza e o tempo que passa,
Não me esqueço,
Trago  veneno nas veias
Eu mesma tomo e espero lentamente a morte.
Não me veja de perto,
Ou expurgo meus males ou me adoeço deles por dentro.
Não pense que não me vingo, que esqueço,
O rancor leva meu nome, a crueldade minha raiz.
Você pode até se enganar comigo,
Me veja bem,
Eu, Artemísia, apodreço a raiz.
Na louca e cruel explosão de mim mesma
Alterno minhas próprias mazelas.
(hpd)

Irritável, Raivoso e ansioso, vingativo e rancoroso, deprimido, violento, Cruel e mal humorado – essa é a personalidade em estado doentio que a Artemísia apresenta. E é claro, mal humorada.

O que essa personalidade não suprime, sempre aparece e se por acaso suprime, explode por dentro. Sua maior expressão física são as metástases. Mesmo que conheçamos a caxumba tratada por Pulsatilla – vai de um extremo ao outro, da face ao testículo, quando tratamos da Artemísia ela simplesmente some do rosto e quando damos conta ela está totalmente localizada no testículo.

Se a diarréia simplesmente some, a aparição de hemorróidas é imediata, já na próxima evacuação. Não existem resoluções, existe uma troca de supressão. Ela alterna, mas não some e nem se fragiliza, do externo para o interno ou vice versa. Se melhora algo como as metástases, logo lhe aparece dores e pontadas no coração. Se as hemorróidas melhoram aparecem as dores, a gota e o reumatismo. Dor reumática em todas as articulações.

Talvez os sentimentos tão fortes fazem com que a face dessa personalidade ganhe o toque do envelhecimento, mesmo em crianças, o emagrecimento com sentido de raiva, come de raiva, por rancor e não pela ansiedade dos fatos, mais sim por crueldade. Emagrecimento com apetite voraz.

O umbigo é a parte de eleição assim como em volta dos olhos. As erupções, feriadas e coceiras são em volta do umbigo. Os olhos aparentam olheiras profundas e escuras.

O marasmo impede que essa personalidade cresça, produzindo magreza, perda de peso em alta escala, acabando por definhar especialmente a parte periférica.

 Vale a pena saber

Foi descoberto que certos componentes tornam eficaz a flor de Artemísia para tratar a herpes. As propriedades medicinais foram encontradas na variedade conhecida como “Botões de ouro”. Este foi um estudo resultado da união de esforços entre cientistas espanhóis e britânicos.
O uso da artemísia atravessa várias gerações para o tratamento de doenças respiratórias, pode ser usada como anti térmico natural, diminuição de dores nas articulações, como as resultantes de artrite, por exemplo.
A partir deste estudo, fica conhecida também com o anti viral e vermifúga.
A pesquisa feita pela Universidade Greenwich, no Reino Unido, e pela Universidade Oviedo, na Espanha, centrou-se mais nas propriedades ani virais da flor.
A Universidade de Greenwich é conhecida por seu rigor em pesquisas a remédios naturais. A maioria dos remédios à base plantas medicinais consumidos na Europa foram desenvolvidos graças a estudos feitos por essa instituição.
Foi feita uma espécie de triagem do extrato natural dos “Botões de ouro”, tanto no estado bruto, quanto no purificado, e a conclusão foi de que o remédio natural pode inibir os efeitos da herpes no organismo.
Este foi o trabalho realizado até o momento. A próxima etapa será a extração de moléculas da planta, onde pretende-se descobrir se o uso da artemísia pode curar as lesões causadas pela herpes.
Esta é uma verdadeira salva guarda para as pessoas que sofrem com a Herpes Simplex (aftas), ou Herpes Genital (HSV-2). Pois, mesmo que esta doença não seja fatal, altera de modo significativo a qualidade de vida das pessoas infectadas.
Pelo que se tem conhecimento, não há cura para qualquer um destes tipos de herpes, sendo os tratamentos disponíveis, apenas paliativos da doença.
Com esta nova promessa, ainda que não seja de cura total, o alívio de certas situações já é conisderado um grande passo, principamente para medicina natural.
Artemísia foi um nome dado pelos gregos à esta planta, e significa imortal. Em algumas religiões cristãs da antiguidade, a flor estava ligada à Virgem Maria. 

 Homeopatas dos pés Descalços

Postagens mais visitadas deste blog

IGNATIA AMARA - A CHAVE DO EQUILÍBRIO

IGNATIA AMARA  E A SUA PERSONALIDADE HOMEOPÁTICA
O excesso de luz cega a vista.
O excesso de som ensurdece o ouvido.
Condimentos em demais estragam o gosto.
O ímpeto das paixões perturba o coração.
A cobiça do impossível destrói a ética.
Por isso, o sábio em sua alma
Determina a medida de cada coisa.
Todas as coisas visíveis lhe são apenas
Setas que apontam para o Invisível.

(Tao-Te King, Lao-Tsé) Lao Tsé não tinha conhecimento de homeopatia, mais permeou o mundo das observações de forma intensa e clara, ajudou a dar uma nova visão ao ser humano e até hoje seja no oriente quanto no ocidente, viaja nas mentes de muitos. Ao ler seu pequeno texto a uns bons anos atrás e já com alguma bagagem de filosofia homeopática, me deparei com este, acima citado. Para mim a tradução mais poética de uma personalidade Ignácia. Homeopatas dos Pés Descalços 

Citemos Allen - "As pessoas mentalmente e fisicamente esgotados por uma dor concentrada e prolongada" (Allen) ou ainda "A alteração das condições …

GELSEMIUM - O REMÉDIO DAS GRANDES SENSIBILIDADES

PERSONALIDADES HOMEOPÁTICAS MAT. CEDIDA POR ELISA MACIEL COSTA/ESP.EM HOM/ACUPUNTURA/FITOTERAPIA

Pessoas com grandes fraquezas, com intensa prostração física e mental, chegando ao embotamento cerebral. Medo de cair e de adoecer[*] Histeria e neuroses, comoções e maus efeitos do medo, o remédio das grandes sensibilidades. Sonolencia dos estudantes, as mulheres apresentam  rouquidão durante a menstruação. Sente-se incapaz de enfrentar a vida cotidiana, Incapacidade para assumir responsabilidades, nervosismo de "ator", medo de exames dos estudantes, de aceitar novas tarefas. Evita as aflições da vida. É muito utilizado nas febres agudas ou intermitentes em que há um desejo absoluto de repouso. Na sua grande maioria apresenta ausência de sede, sem calafrios ou suores, piorando à tarde. Seu uso facilita o parto em situações de rigidez do colo uterino e alivia as cólicas menstruais muito fortes.  Apresenta fisicamente uma enorme falta de tônus muscular, torpor, lassidão e tremores, Par…

LYCOPODIUM CLAVATUM

LYCOPODIUM – o medo do conflito
Lycopodium é sem sombra de dúvida, uma das matérias médicas mais extensas dentro da homeopatia e mais interressantes também. Esse indivíduo tem as fases da sua vida bem marcadas, pois apresenta um grande estado distinto entre a infância, a idade mediana e sua idade mais avançada.
Entretanto o Lycopodium se encontra envolto pela covardia, tanto social, moral e física, o que permite ao homeopata analisar de forma cuidadosa essa personalidade, tendo em vista sua enorme capacidade de ser extrovertido, amigável e corajoso, qualidades essas opostas da sua real condição.
Por medo do conflito, Lycopodium foge covardemente.
Seu maior amor será pelo poder e com certeza irá chorar quando for homenageado. A criança Lycopodium
Quando alguém vai a sua casa o seu filho refugia-se por trás dos cortinados ou recusa-se a cumprimentar as visitas? Num primeiro contato é envergonhado? Sempre que o repreende fica com as lágrimas ao canto dos olhos? Tem medo de fantasmas e de dormi…