ESCOLA DE KUNG FU SHAO LIN NORTE DE BRASÍLIA
A Escola de Kung Fu Shao Lin Norte Brasília é uma iniciativa que
nasceu em 2016 com o objetivo de institucionalizar e consolidar atividades de
ensino e pesquisa sobre o Kung Fu Shao Lin Norte que já vêm sendo realizadas na
cidade há mais de 20 anos.
Os conteúdos ensinados no âmbito da Escola são aqueles que compõem o
estilo Shao Lin Norte. Porém, outros estilos também são ensinados, considerando
sua importância para o desenvolvimento e pleno aproveitamento do potencial dos
alunos e alunas, sendo eles: Tan Tui, Tai Chi Chuan e Xing Yi. A aprendizagem
do estilo também inclui a introdução gradual de técnicas de respiração (Chi
Kung), além da utilização de rotinas e exercícios de Wu Shu (rotinas de
demonstração), visando o aprimoramento técnico. O processo de aprendizagem
ocorre de forma gradual, a partir de um programa básico definido
semestralmente, que sofre variações de acordo com as capacidades e dedicação
dos alunos e alunas. O programa inclui o aprendizado de chutes, socos, katis
(formas) de mãos livres e com armas, além de aplicações, técnicas de sanda
(boxe chinês) e de defesa pessoal.
O ciclo de aprendizagem do estilo inclui, ainda, a participação dos
alunos e alunas nos Exames de Graduação que são realizados ao final de cada
semestre. Nestes eventos, os/as praticantes apresentam os conteúdos aprendidos
até o momento, e são avaliados/as em sua capacidade de concentração e domínio
das técnicas. A programação do Exame de Graduação sempre inclui apresentações
de caráter demonstrativo depois de encerrado o momento de avaliação. O objetivo
destes eventos é promover um momento de encerramento do ciclo de aprendizagem e
de confraternização entre praticantes, seus familiares e amigos/as. Cumpre
também o objetivo de divulgar o estilo, na medida em que se constitui como uma
oportunidade para que alunos/as, instrutores/as e professores/as apresentem
suas habilidades, evidenciando os benefícios da prática do Kung Fu.
CURRÍCULOS DOS PROFESSORES E PROFESSORAS
André Assis é graduado pela Universidade de Brasília (UnB)
em Educação Física e Especializado em Educação Continuada e à Distância pela
FE/UnB, iniciou seus treinamentos em Kung Fu no ano de 1992. Em sua trajetória
como atleta, conquistou diversos títulos nacionais e mundiais. Como professor
da modalidade formou vários alunos graduados e atletas com títulos nacionais e
internacionais. Renomado no cenário das Artes Marciais, atualmente é o
representante do estilo Shao Lin Norte em Brasília. Em suas aulas são ensinadas
diversas técnicas do Kung Fu tradicional e Lutas Modernas.
Contato: andregomesbsb2002@yahoo.com.br
Marcia Vasconcelos é praticante de Kung Fu -
Shao Lin Norte desde 2009 e graduada como como Professora do estilo em 2015.
Mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB) e com uma atuação de
mais de 15 anos em Organizações Não-Governamentais e Internacionais, hoje é
professora do estilo com turmas para crianças, adolescentes e adultos.
Contato: marcia@shaolinbsb.com.br
Seguem os links:
Projeto
Transformação:
A prática do
Kung Fu como instrumento de inclusão social
A
proteção à infância e à juventude é considerada uma prioridade no âmbito
internacional e ocupa um lugar central na agenda política de muitos países. O
reconhecimento da centralidade dos direitos de crianças e adolescentes pela
comunidade internacional ocorreu de forma clara em 1989, com a adoção, pela
Organização das Nações Unidas (ONU) da Convenção
dos Direitos da Criança. Recentemente,
centralidade da proteção à crianças e adolescentes foi reafirmada no documento Transformando nosso mundo: a agenda 2030
para o desenvolvimento sustentável, composto por 17 Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas que abordam as dimensões
econômica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável.
O
Brasil, além de ser signatário desses instrumentos internacionais, estabeleceu,
a partir da Constituição Federal de 1988, importantes marcos de
proteção às crianças e adolescentes que se coadunam com o princípio de proteção
integral, consagrado no Artigo 227 da Carta Magna:
Art. 227 – É dever da família, da sociedade
e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o
direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à
profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à
convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de
negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
O
Projeto Transformação: a prática do Kung
Fu como instrumento de inclusão social tem como objetivo ampliar o acesso
de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social ao Kung Fu
Shao Lin Norte, como instrumento de inclusão social, fortalecimento do
protagonismo juvenil e disseminação da cultura da paz.
O Kung Fu é um sistema de defesa pessoal baseado em princípios filosóficos
fortemente associados aos temas do desenvolvimento integral, da saúde e do
bem-estar, além da promoção da cultura da paz e não-violência. Sua prática deve
estar sempre direcionada à busca do equilíbrio e da saúde física e mental; da
auto-observação, do auto aperfeiçoamento e auto superação constantes; da
disciplina, da adoção de condutas baseadas no respeito, na ética, na
solidariedade e na compaixão. Como instrumento educativo, tem, portanto, uma
importante contribuição a oferecer no desenvolvimento de comportamento e
habilidades baseados nesses princípios.
Os objetivos e atividades propostos pelo Projeto se ancoram no conceito
de educação como um conjunto de processos formativos que se desenvolvem na vida
familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e
pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas
manifestações culturais, conforme disposto na Lei n° 9.394/1996, que estabelece
as diretrizes e bases da educação. Neste sentido, a Escola de Kung Fu Shao Lin
Norte de Brasília busca, por meio do ensino e aprendizagem da referida arte
marcial, trabalhar a saúde individual, a convivência coletiva harmônica e os
valores sociais que colaboram na conquista da cidadania.
Sua implementação relaciona-se à concepção de Educação Integral,
conforme disposto na Portaria n° 01/2009, da Secretaria de Extraordinária de
Educação Integral do Distrito Federal, que concebe o processo educativo como um
processo comprometido com a realização plena dos sujeitos nele engajados,
contribuindo, portanto, não apenas para a instrução, mas também para a
socialização e para o pleno desenvolvimento das diversas dimensões humanas. O
Kung Fu Shao Lin Norte colabora na educação orientada para a formação contínua
e integral dos indivíduos, possibilitando o desenvolvimento pleno e em todas as
suas dimensões, isto é, espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido
estético, responsabilidade pessoal, associando o conhecimento ao
desenvolvimento de habilidades que possibilitem aos alunos e alunas
protagonizarem seus próprios saberes.
O Projeto vem sendo
executado desde março de 2017 a partir de parceria estabelecida entre a Escola
de Kung Fu Shao Lin Norte de Brasília e a Sociedade
Espírita de Educação “Semente de Luz” (SELUZ) – instituição que atua em
Samambaia desde 1988. A SELUZ realiza o acolhimento de crianças e adolescentes
em situação de vulnerabilidade social, e busca desenvolver atividades que contribuam para
que elas possam atuar como seres críticos e participativos, que usufruam
plenamente de suas possibilidades de apropriação do conhecimento sistematizado
e historicamente produzido, em articulação com os diversos saberes, construindo
e reconstruindo os significados do mundo, da natureza e da cultura e
apoiando-as em seu desenvolvimento ético e moral. A instituição busca garantir
e promover a educação pública, inclusiva, democrática e laica, promovendo o
protagonismo infantil e a formação para e na cidadania.
As atividades de
ensino do Kung Fu são realizadas com 20 crianças de 8 a 13 anos. Em novembro de
2017, 5 crianças atendidas pelo projeto participaram do Exame de Graduação de
Kung Fu Saho Lin Norte, organizado pela Escola de Kung Fu Shao Lin Norte de
Brasília.
A AMSK é parceira desta iniciativa, considerando sua importância para
o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes.