Translate

PTELEA - A PERSONALIDADE PRESA EM SI MESMA



Ptelea ou Olmo de Três Folhas.



Envolto e protegido ... esse seria seu sonho com certeza. Como em sua forma arredondada, no seu pequeno mundo, nasce e queima, seca dentro dele. 



Sua alegria se dá no paladar, mesmo que sua aversão à carne seja notória. Sorri de alegria depois que acaba de comer, chega a dizer que o dia está lindo e que é feliz, mas, depois de uma hora, a letargia chega e a vontade de não pensar em nada e nem de se mover vem.

É seguida por Bryônia, que às vezes chegamos a nos confundir. Há confusão aqui, não se concentra, dispersa sua energia e sua força e é claro, chega a depressão.


Irritação, embaraçada, confuso e atordoada, assim encontramos Ptelea.Vijnovsky costuma chamar Ptelea de envergonhada e realmente o é. Quase não guarda os nomes das pessoas e nem de coisas.
 

Sua árvore não cresce muito, seca por dentro, parece mesmo que se oprime. Enquanto o fruto está verde e bonito há vida, depois fica seco, cor de ocre, mas fechado.





Vive com a sensação de desmaio. Tudo ácido lhe cai bem, tudo morno e quente lhe cai mal. Detesta o calor e a manhã, ama o frio e se sente muito melhor a noite. Se andar, fizer exercícios fica ruim, se deitar e descansar fica bem. É tudo pesado, difícil, complicado e confuso – isso realmente acontece física e emocionalmente falando.

Para se ter uma ideia dessa personalidade, repare só:


Se virar os olhos – tem vertigem,

Se tiver esforço mental – dor de cabeça,

Se tiver fome – dor de cabeça,

Se houver ruído – dor frontal e irritabilidade,

Se houver movimento – há crise de tosse,

Se houver pressão na vida – sente que sua cabeça se alargou e sente dor.


A intolerância a música e a ruídos chega a incomodá-lo por dias, mesmo que já tenha se passado um tempo entre seu estado e os ruídos. Reclama de algo peculiar que é pressão sobre os olhos e essa reclamação é acompanhada de um movimento característico dele: levanta as sobrancelhas. Não é feliz, seu rosto diz isso, é pálido.



Psorinum e Bryônia costumam ajudar essa personalidade onde a dor e a sensação de areia no estômago incomodam. Língua inchada, amarela ou marrom amarelado ou branco, sempre seco, com sensação de queimação, com papilas vermelhas proeminentes. Diarreia escura e odor sulfuroso, ou o odor de cadáveres cercado por muco ou fezes, ou em preto e em pedaços. Ascaridíase. Constipação com desejo constante de defecar.·. Asma após o desaparecimento de uma erupção. Não escolhe nem homem e nem mulher, mas pode ser visto com frequência hoje em dia.


Nasce perto de castelos, na Europa. Há de se pensar. Lembra-se de muitos reis e rainhas cansados, esquecidos e frenéticos nas suas dores. Existe o requinte de vida e a dificuldade de expressão dentro dela.

É como observar alguém preso dentro de si mesmo.

Homeopatas dos Pés Descalços