Pular para o conteúdo principal

AS FRUTAS DO VERÃO PARA OS DIABETETICOS

Verão, esse já chegou, muitas frutas estão em alta. E como fica isso pra quem tem diabetes? Não só para eles e elas, mas serve pra todos.
Transformar comida em remédio preventivo e diário é tranquilo e saboroso. Prevenir é o caminho. O que vale aqui é recordar, no fundo não há nada de novo.

AS FRUTAS DO VERÃO PARA QUEM TEM DIABETES ...

1. Uva

Essa pequena fruta pode ser degustada à vontade. Se comida com a casca, pode trazer benefícios. Ele libera ácido úrico e reduz a formação de cálculos renais no rim tornando eficiente processos como a diminuição no risco de doenças cardiovasculares e o combate ao mau colesterol. Na prática, quando a comemos com a casaca, podemos limpar o intestino, facilitando a evacuação. Na medicina popular ela serve para dor de garganta e o suco puro dessa fruta, tomado como remédio nas refeições – 1 cálice, ajuda no combate ao envelhecimento e na mobilidade das juntas.

2. Abacaxi
Também pode ser comida à vontade e é uma das melhores frutas para diabéticos. O abacaxi traz benefícios como o auxilio na digestão de carnes e outras proteínas. É um famoso diurético e com o hortelã, pode auxiliar no emagrecimento. Muitos usam o chá da sua casaca para os mesmos fins e realmente funciona, sendo chamado de ALUÁ.


3. Mamão
O interessante do mamão é que ele tem um poderoso efeito relaxante nas pessoas. Além de ser uma fruta que pode ser consumida sem medo por quem sofre de diabetes. Ele acalma o estomago. Ajuda a soltar o intestino e faz bem pra pele. O suco pode ser uma ótima solução para o idosos e pra quem não tem muito tempo.

4. Pera
Ela é rica em uma série de nutrientes: água, fibras e as vitaminas A e C. Seu consumo por pessoas com diabetes está liberado. Mulheres gravidas podem consumir essa fruta assada, ajuda no nervoso e nas cólicas menstruais ela funciona como calmante também. É muito usada na medicina chinesa.



             5. Maçã
Dentre as frutas para diabéticos, é uma das que mais se destaca. Possui uma fibra responsável pelo controle da glicemia. Além disso, também é muito rica em vitaminas e outros nutrientes. Ela tem a fama de ajudar a emagrecer e realmente ela cumpre seu papel. Pode ser consumida assada e acalma o estômago. A maça faz bem pra pele e seu suco pode ser bem vantajoso. Essa fruta chega a ser permitida por muitas linhas de estudo, junto com a comida, especialmente em saladas que acompanham carnes.

6. Laranja
Outra fruta que pode ser consumida sem medo por quem possuir diabetes. Vale lembrar também que a fruta é muito rica em vitamina C. O alerta fica para o suco, faz bem, mas tem de ser fresco. O ideal aqui é o consumo da fruta in natura e se o bagaço estiver junto, melhor ainda, o intestino agradece. A mexerica ou tangerina entra nessa linha aqui.

7. Abacate
Outra que se enquadra perfeitamente na categoria de “frutas para diabéticos”, a única atenção é que o abacate não deve ser consumido em demasia, devido aos seu índice calórico. Mesmo assim ele pode estar nas suas refeições – junto com saladas e também substituir lanches no meio do dia. Vale a vitamina de abacate, vale a salada e a pasta – guacamole. O miolo pode ser ralado e colocado num vidro com álcool – ele serve para fazer compressas externas na garganta.

8. Limão
Para quem tem diabetes, um dos principais problemas são as hemorragias. O limão, além de ajudar a prevenir este mal, também é ótimo para quem tem problemas nas artérias. É um grande aliado no combate a fraqueza e um reforço pro sistema imunológico. Vai bem no suco, na comida em geral e na salada. Ajuda a emagrecer pois tem um papel de faxineiro, vai limpando tudo, retirando a gordura acumulada no organismo.



9. Amora
O consumo dessa fruta deve ser moderado por quem sofre de diabete, mas ela pode ser consumida. Dentre os seus benefícios está a estimulação da liberação da insulina. Ela também pode auxiliar no controle da pressão arterial. Melhora a circulação periférica. É considerada uma fruta feminina. Suas folhas podem ajudar no controle das sensações indesejáveis da menopausa. O suco de amora é indicado para ajudar no tratamento de osteoporose, mas o chá das folhas deve ser evitado se estiver grávida.

10. Cereja
A cereja é repleta de benefícios. Possui as vitaminas A, C e E, além de servir como antiviral, anti-inflamatório e até antialérgico. O problema é o preço dela. Vale apostar então nas polpas, assim garantimos algumas doses dessa preciosidade. Ajuda no combate da fadiga e cansaço, além de ajudar a manter o mito da juventude.

11. Coco
O coco tem um papel importante na hora de evitar bactérias e fungos no intestino. Para os diabéticos, se destaca mais por diminuir a carga glicêmica. A desidratação rápida é também um problema para os diabéticos, a fadiga sem motivo aparente também e aí o coco é rei. Nele se aproveita a água e também o miolo branco, que pode servir de lanchinho.
 


12. Melão
Rico em vitaminas C e B. Porém, o seu consumo deve ser moderado: uma fatia de tamanho médio já é o suficiente para o consumo diário. O melão consumido no verão pode entrar facilmente na sua vida. No café da manhã acompanhado de queijo ou fiambre magro ele mata a fome e refresca, mas pode entrar também numa salada na hora do almoço, com alho torrado e azeite. O suco pode ser evitado e ele pode ser consumido numa salada de frutas refrescante. O ideal é que ele não passe de uma refeição apenas. Um melão grande inteiro contém apenas 275 calorias.

13. Manga

Melhora visão, diminui o colesterol, combate a acidez e melhora a digestão. E esses são apenas alguns dos benefícios dessa fruta. Ela substitui o doce tranquilamente, ajuda a substituir uma refeição com seu suco grosso e encorpado, mas ela tem a propriedade de deixar uma felicidade no final. É a leveza com que ela trabalha. Muitas pessoas tem descargas intestinais depois de consumir muita manga, por isso, cuidado. Ela também pode acompanhar saladas que servem carnes e com isso em uma de suas refeições ela pode reinar. Uma porção de 100g de manga possui 50 Kcal, distribuídas em 13g de carboidratos, 1g de proteínas e sem gordura. Além disso é extremamente rica em fibras, em 100g de manga encontramos 2g de fibras. Apenas para aumentar seus benefícios, a manga não possui sódio, não é ato que acaba sendo chamada de rainha.


14. Melancia

A Melancia é uma das melhores fontes de água, é a água consome cerca de 90% do seu peso e cerca de 5% é açúcar.




Este fruto é rico em PotássioFerroMagnésioZincoCálcio e Vitamina C. Melancia ajuda no combate ao câncer pelo seu alto índice de licopeno. É um dos mais eficientes diuréticos naturais e ajuda no controle da pressão alta. Entretanto para os diabéticos seu consumo deve ser moderado e acompanhado. Não é proibido, mas deve ser visto com cautela. Ela libera ácido úrico e reduz a formação de cálculos renais no rim. Meia xícara de suco puro de melancia em jejum ajuda a combater o aumento da próstata.

Homeopatas dos Pés Descalços

Postagens mais visitadas deste blog

IGNATIA AMARA - A CHAVE DO EQUILÍBRIO

IGNATIA AMARA  E A SUA PERSONALIDADE HOMEOPÁTICA
O excesso de luz cega a vista.
O excesso de som ensurdece o ouvido.
Condimentos em demais estragam o gosto.
O ímpeto das paixões perturba o coração.
A cobiça do impossível destrói a ética.
Por isso, o sábio em sua alma
Determina a medida de cada coisa.
Todas as coisas visíveis lhe são apenas
Setas que apontam para o Invisível.

(Tao-Te King, Lao-Tsé) Lao Tsé não tinha conhecimento de homeopatia, mais permeou o mundo das observações de forma intensa e clara, ajudou a dar uma nova visão ao ser humano e até hoje seja no oriente quanto no ocidente, viaja nas mentes de muitos. Ao ler seu pequeno texto a uns bons anos atrás e já com alguma bagagem de filosofia homeopática, me deparei com este, acima citado. Para mim a tradução mais poética de uma personalidade Ignácia. Homeopatas dos Pés Descalços 

Citemos Allen - "As pessoas mentalmente e fisicamente esgotados por uma dor concentrada e prolongada" (Allen) ou ainda "A alteração das condições …

GELSEMIUM - O REMÉDIO DAS GRANDES SENSIBILIDADES

PERSONALIDADES HOMEOPÁTICAS MAT. CEDIDA POR ELISA MACIEL COSTA/ESP.EM HOM/ACUPUNTURA/FITOTERAPIA

Pessoas com grandes fraquezas, com intensa prostração física e mental, chegando ao embotamento cerebral. Medo de cair e de adoecer[*] Histeria e neuroses, comoções e maus efeitos do medo, o remédio das grandes sensibilidades. Sonolencia dos estudantes, as mulheres apresentam  rouquidão durante a menstruação. Sente-se incapaz de enfrentar a vida cotidiana, Incapacidade para assumir responsabilidades, nervosismo de "ator", medo de exames dos estudantes, de aceitar novas tarefas. Evita as aflições da vida. É muito utilizado nas febres agudas ou intermitentes em que há um desejo absoluto de repouso. Na sua grande maioria apresenta ausência de sede, sem calafrios ou suores, piorando à tarde. Seu uso facilita o parto em situações de rigidez do colo uterino e alivia as cólicas menstruais muito fortes.  Apresenta fisicamente uma enorme falta de tônus muscular, torpor, lassidão e tremores, Par…

LYCOPODIUM CLAVATUM

LYCOPODIUM – o medo do conflito
Lycopodium é sem sombra de dúvida, uma das matérias médicas mais extensas dentro da homeopatia e mais interressantes também. Esse indivíduo tem as fases da sua vida bem marcadas, pois apresenta um grande estado distinto entre a infância, a idade mediana e sua idade mais avançada.
Entretanto o Lycopodium se encontra envolto pela covardia, tanto social, moral e física, o que permite ao homeopata analisar de forma cuidadosa essa personalidade, tendo em vista sua enorme capacidade de ser extrovertido, amigável e corajoso, qualidades essas opostas da sua real condição.
Por medo do conflito, Lycopodium foge covardemente.
Seu maior amor será pelo poder e com certeza irá chorar quando for homenageado. A criança Lycopodium
Quando alguém vai a sua casa o seu filho refugia-se por trás dos cortinados ou recusa-se a cumprimentar as visitas? Num primeiro contato é envergonhado? Sempre que o repreende fica com as lágrimas ao canto dos olhos? Tem medo de fantasmas e de dormi…