Pular para o conteúdo principal

BAPTISIA TINCTORIA e a sua PERSONALIDADE HOMEOPÁTICA.



BAPTISIA TINCTORIA - “O brutal endurecimento de uma personalidade”



É fato, a estagnação e o endurecimento físico e emocional dessa personalidade, são seus sintomas chaves. A depressão, a incapacidade de raciocinar e de pensar seja no que for, a irritabilidade, o nervoso e a intolerância são seus caminhos e sua trajetória diária.

Essa personalidade põe pra fora o que muitos tentam esconder. Ela não. Seu rosto, seu cartão de visitas, transparece esse nervoso, esse endurecimento e essa intolerância Existe uma tristeza no rosto que é muito fácil de se ver, mas não há sentimentos leves, fragilidade ou compaixão. Sua tristeza é dura e parece não ter fim.

Olhem a rigidez com que a planta seca.
 

Algumas coisas chamam a atenção de forma pontual e é onde juntamos o físico e o emocional numa única tradução. Por exemplo:

1. Seu estado estagnado é claro, vindo com uma prostração que nos lembra a sonolência, a tontura e a intoxicação.

2. Seu endurecimento emocional, leva a petrificação da face. Parece tudo intransponível. Sua face é embrutecida.

3. esse endurecimento mental e físico, produz a maioria dos sentimentos e dores: calafrios, dores pelo corpo, intolerância a pressão, seja ela qual for e irritabilidade tanto com a dor, com os outros e consigo mesmo.

4. Esse tipo de depressão emocional que faz com que a sensação de divisão seja forte. Tenta se manter unificado, sente que até seu corpo está separado em duas partes. Que seu corpo está dividido. Emocionalmente ele está estagnado, então se juntarmos essas sensações, teremos a sensação de duplo, talvez pelo fato de não se sentir unificado, coerente. Ele sempre está sonolento, estagnado e sem condições de elevar seus pensamentos a nada.



O tanto faz como tanto fez se parece com ele – INDIFERENÇA. Não importa o que acontece ao seu redor. Não há sensibilidade nem ao meio ambiente e nem ao meio em que vive. Muitas vezes e já nos estágios mais avançados, ele tem o olhar fixo e distante.

Está tão distante da realidade que é capaz de dormir no meio de uma resposta.

Outro fato é que com tudo isso, as consequências no físico também atrapalham. Esse endurecimento vem de encontro às contrações musculares, por tanto as dores são inevitáveis. Não há relaxamento. Não há posição, somente dor. E não é aqui ou ali; é em todos os músculos do corpo. 



Vindo de encontro a estruturas prontas, recomendamos que se deve atentar para o fato de que alguns alarmes físicos devem ser bem compreendidos e fazem parte dessa construção da personalidade de Baptisia Trinctória.

* Sensação da língua grossa e pesada, queimada.

* Halitose bem marcante e diária – odor de putrefação,

* Constrição da Faringe, o que o impedi de ingerir algo sólido, apenas líquidos e de preferência gelado,

* Diarreia que esgota – cheiro de podre, inclusive o odor que sai do corpo também tem esse cheiro característico – de coisa podre.

*Com frequência é possível ver que a reclamação constante em relação aos pulmões. Sensação de aperto ou esmagamento dos pulmões.


Pode ser encontrada nas seguintes versões:

                   Tintura                                                                        Glóbulos



 na CH 5.

HOMEOPATAS DOS PÉS DESCALÇOS


 

Postagens mais visitadas deste blog

IGNATIA AMARA - A CHAVE DO EQUILÍBRIO

IGNATIA AMARA  E A SUA PERSONALIDADE HOMEOPÁTICA
O excesso de luz cega a vista.
O excesso de som ensurdece o ouvido.
Condimentos em demais estragam o gosto.
O ímpeto das paixões perturba o coração.
A cobiça do impossível destrói a ética.
Por isso, o sábio em sua alma
Determina a medida de cada coisa.
Todas as coisas visíveis lhe são apenas
Setas que apontam para o Invisível.

(Tao-Te King, Lao-Tsé) Lao Tsé não tinha conhecimento de homeopatia, mais permeou o mundo das observações de forma intensa e clara, ajudou a dar uma nova visão ao ser humano e até hoje seja no oriente quanto no ocidente, viaja nas mentes de muitos. Ao ler seu pequeno texto a uns bons anos atrás e já com alguma bagagem de filosofia homeopática, me deparei com este, acima citado. Para mim a tradução mais poética de uma personalidade Ignácia. Homeopatas dos Pés Descalços 

Citemos Allen - "As pessoas mentalmente e fisicamente esgotados por uma dor concentrada e prolongada" (Allen) ou ainda "A alteração das condições …

GELSEMIUM - O REMÉDIO DAS GRANDES SENSIBILIDADES

PERSONALIDADES HOMEOPÁTICAS MAT. CEDIDA POR ELISA MACIEL COSTA/ESP.EM HOM/ACUPUNTURA/FITOTERAPIA

Pessoas com grandes fraquezas, com intensa prostração física e mental, chegando ao embotamento cerebral. Medo de cair e de adoecer[*] Histeria e neuroses, comoções e maus efeitos do medo, o remédio das grandes sensibilidades. Sonolencia dos estudantes, as mulheres apresentam  rouquidão durante a menstruação. Sente-se incapaz de enfrentar a vida cotidiana, Incapacidade para assumir responsabilidades, nervosismo de "ator", medo de exames dos estudantes, de aceitar novas tarefas. Evita as aflições da vida. É muito utilizado nas febres agudas ou intermitentes em que há um desejo absoluto de repouso. Na sua grande maioria apresenta ausência de sede, sem calafrios ou suores, piorando à tarde. Seu uso facilita o parto em situações de rigidez do colo uterino e alivia as cólicas menstruais muito fortes.  Apresenta fisicamente uma enorme falta de tônus muscular, torpor, lassidão e tremores, Par…

LYCOPODIUM CLAVATUM

LYCOPODIUM – o medo do conflito
Lycopodium é sem sombra de dúvida, uma das matérias médicas mais extensas dentro da homeopatia e mais interressantes também. Esse indivíduo tem as fases da sua vida bem marcadas, pois apresenta um grande estado distinto entre a infância, a idade mediana e sua idade mais avançada.
Entretanto o Lycopodium se encontra envolto pela covardia, tanto social, moral e física, o que permite ao homeopata analisar de forma cuidadosa essa personalidade, tendo em vista sua enorme capacidade de ser extrovertido, amigável e corajoso, qualidades essas opostas da sua real condição.
Por medo do conflito, Lycopodium foge covardemente.
Seu maior amor será pelo poder e com certeza irá chorar quando for homenageado. A criança Lycopodium
Quando alguém vai a sua casa o seu filho refugia-se por trás dos cortinados ou recusa-se a cumprimentar as visitas? Num primeiro contato é envergonhado? Sempre que o repreende fica com as lágrimas ao canto dos olhos? Tem medo de fantasmas e de dormi…