Os Sais de Schussler II

Os Sais de Schussler II

 
Kali – m – D6


Kalium muriaticum - Kalium chloratum - D6 – eis o cloreto de potássio e sem dúvida sua ação principal é a de estimular a atividade celular. O déficit de potássio causa alterações patológicas em diversos tecidos (músculo cardíaco e músculos esqueléticos, entre outros). O potássio intervém na síntese proteica e na utilização dos hidratos de carbono - efeito que do metabolismo.

Seu principal sinal é o edema de face, da face franca, esbranquiçada. Das dores picantes, parecendo agulhas, exatamente nos locais onde existem os edemas.

Indicações - aqui se aplicam as torções e traumatismos nas fases subagudas. No caso da febre reumática, se usa durante seis messes na 6x, diariamente, tamanha a sua eficiência.

Kalium muriaticum é o elemento principal no tratamento anticatarral de diversos órgãos e mucosas e nos catarros acompanhados de secreções fibrinosas-espesas ou chamadas de segundo estádio de inflamação e que formam uma massa branca, branca fina ou branca viscosa, tanto se trata de placas brancas finas na pele ou membranas sólidas de cor branca localizadas nas mucosas. Na coriza aguda ou na crônica, com essa mucosidade espessa, branca e aderente ao nariz. 

Prescreve-se principalmente Kalium chloratum para o tratamento de afecções otorrinolaringológicas (ORL) e oculares caracterizadas por inflamação fibrilosa, também em processos pulmonares e pleurite fibrilosa, bronquite, reumatismo, tendo-vaginite, verrugas, reações de vacinas, queimaduras, etc.

Melhora no calor, nas massagens suaves sobre a área dolorida e com aplicações quentes. Entretanto o frio, o gelado, o ar livre, o cheiro do perfume, alimentos condimentados demais, umidade e muito movimento pioram de vez a situação.



Mag – p – D6


Magnésia phosphorica D6 – o fosfato de magnésio, conhecido por nós como: o remédio homeopático da dor. É o analgésico e antiespasmódico bioquímico por excelência. Ele relaxa os músculos e possui propriedades antitrombóticas e antialérgicas e influi sobre a excitabilidade neuromuscular e a função cardíaca (prevenção do enfarto do miocárdio, entre outros). É ele que possibilita a eliminação de produtos mórbidos.

Curiosidade: O magnésio ocupa o segundo lugar em importância depois do potássio entre os sais minerais do organismo humano. Aproximadamente a metade encontra-se no esqueleto, um terço no sistema muscular e o resto reparte-se entre nervos, cérebro, medula espinal, eritrócitos, fígado e glândulas tiroides.

Seus sinais são claramente identificados, pois apresenta a pele rubra, a irritabilidade, as contrações, convulsões, as cólicas menstruais, prurido, as câimbras e toda e qualquer dor lancinante. Assim sendo sabemos que o frio, o toque, à noite e o movimento não são muito bons. Entretanto o calor, aquecimento, compressas de barro, a pressão sobre o local de dor ou que precisa relaxar, movimentos vivos e a curvatura do corpo ajudam bastante.

Indicações: Quadros espasmódico de todo o tipo, cólicas e algias, neuralgias em todo o corpo, sensação de opressão na região cardíaca e tendência a enxaqueca, flatulência, meteorismo, problemas da dentição e tosse convulsa em crianças e diarreias aquosas acompanhadas de dor abdominal. As dores súbitas, as cólicas de intestino, dores em onda e que irradiam. Dores que acompanham o trajeto dos nervos e somem como um relâmpago.

Onde o frio é seu inimigo e o calor o anjo guardião. Mas a sua fama não é em vão, ele realmente ocupa todo esse lugar.

Homeopatas dos Pés Descalços

12 comentários:

  1. Boa tarde. Tenho muito medo da morte, penso muito nela (na minha e na dos que amo); é muito aflitivo. Podem me ajudar? Obrigada, Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, leia http://homeopatiaparamulheres.blogspot.com.br/2011/08/medo.html

      e diga em qual/ais você se encaixa.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  2. Oi, adorei seu site. Sou gorda e li num site sobre emagrecimento que Antimonium Crudum serve para quem come muito e Argentum Nitricum serve para desejo de açúcar, doces e derivados. Então pensei: Antimonium Crudum 5CH e Argentum Nitricum 5CH (juntos), 6 glóbulos, 3 x ao dia. Ou separado 3 glóbulos de cada, 3 x ao dia. Vcs concordam? Obrigada, Joana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joana, olha só:

      Drósera serve pra quem come desenfreadamente, Nux vômic pra quem tem a boca inquieta, sempre beliscando alguma coisa, Calcárea por ansiedade e assim por diante. Tem que achar mais que sintomas físicos, homeopatia é sentimento e personalidade, o porque disso? como? o que te leva a comer? ansiedade? medo, raiva, angústia, desilusão, minusvalia???felicidade?

      Pense e nos diga.

      um abraço?

      a equipe.

      Excluir
    2. Legal. Tenho muita ansiedade e vivo comendo besteiras. Obrigada, Joana

      Excluir
    3. Então Joana, mais que ansiedade...vê lá e nos diga qual delas é mais próxima a você.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  3. Às vezes me pego imaginando que seria mais aceita se fosse igual aquela pessoa, ou outra... Acho que isso vem de uma auto estima baixa, uma minus valia? Seria Thuya, certo? Como usá-la. Obrigada, Fê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fê, leia também:

      http://homeopatiaparamulheres.blogspot.com.br/2010/11/helleborus-niger-e-depressao-sensorial.html

      http://homeopatiaparamulheres.blogspot.com.br/2011/03/ciume-pode-ser-doenca.html

      e sim, pode ser Thuya, ms veja esses dois antes tá?

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  4. Bom dia. Faço tratamento com uma psicoterapeuta, pois tenho Fobia Social, eu prefiro a distancia do outro, mas ao mesmo tempo sinto falta. Meus sintomas são típicos: tremores, sudorese (minhas mãos as vezes suam e gelam), sensação de bolo na garganta, dificuldade para falar (falo muito rápido, troco palavras, meia histérica as vezes sabe...), mal estar abdominal, diarréia. Doutora, tem homeopatia para o meu caso. Muito obrigada, Soraia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas leituras Soraia:

      http://homeopatiaparamulheres.blogspot.com.br/2011/12/magnesia-carbonica-medo-e-ansiedade.html

      http://homeopatiaparamulheres.blogspot.com.br/2012/02/graphites-e-sua-personalidade.html

      http://homeopatiaparamulheres.blogspot.com.br/2010/11/aconitum-napellus-e-o-medo.html

      comecemos por aí.

      um abraço,

      e nos diga o que achou e qual tem mais a ver com você.

      a equipe.

      Excluir
  5. Olá, me vi nas tres, mas + em Aconitum, sou muito medrosa. Grata, Soraia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa sugestão é que comece com Aconitum Napellus, na ch 30 - 10 gts uma vez ao dia(15ml).

      E tome um floral a noite: olive e oak - 30 gts antes de deitar (60ml)
      Entretanto devemos nos ater em Magnésia e Gelsemium tambem, mas isso é pra mais tarde.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir

A ÚNICA CONDUTA ACEITA PARA COMENTAR É A GENTILEZA.

PINDORETAMA/CE - FAZENDO AS POLITICAS DE SAÚDE PREVENTIVAS ACONTECEREM

Os cuidados de prevenção nunca foram muito utilizados por essa parcela da população, em especial quando as más condições de atendimento a...