IGNATIA AMARA II E SUA PERSONALIDADE HOMEOPÁTICA

IGNÁTIA AMARA – DESVIRANDO O TAPETE


“Ignatia é feita de emoções na alma e de matéria sólida no resto do corpo”.

Se bem estruturada essa matéria chega quase a perfeição e atenção: banalidades não são os sofrimentos de Ignácia. “Traição, covardia, injustiça, abuso e crueldade são as faces daquilo que essa personalidade repudia e sempre em qualquer profissão que tenha ou vida social que leve, esses serão seus conflitos e suas convicções de luta”.

Quando definimos uma personalidade às vezes achamos que ela não pode se modificar. Isso é quase um fato. Errado. Ela pode. A dificuldade ocorre quando os fatores que expõem essa personalidade não são vistos pela personalidade adoecida. Para se ter os verdadeiros moldes ou reações que identifiquem o estado doentio da personalidade, precisamos estar doentes, ou o homeopata deverá destrinchar para achar. Sendo assim temos de olhar com calma e com olhos verdadeiros e mais que isso, precisamos reconhecer este estado e querer mudar. Não existe coisa mais difícil que admitir um defeito e resolver dar um fim nessa postura adoecedora.

Muitas pessoas se identificam com a personalidade de Ignácia, quase ninguém com Arsenicum. Uma Ignátia Amara tem como complementar Aur, Apis, Nat-m, Ph-ac, Pulsatilla, Sep, Sulph. E com Aurum? Sépia? Então Sulphor?


A parte escura, SEM VISIBILIDADE E NEM CLAREZA, feia da medicação, não é levada tão a sério. Isso resulta numa identificação errônea de Ignátia Amara. A casca dura, o que fazer com ela? Como saber?

Toda virtude caso pereça, se tornará defeito,
Todo defeito visto e corrigido se tornará virtude.

TODA PERSONALIDADE HOMEOPÁTICA PODERÁ SOFRER ALTERAÇÕES, DESDE QUE DENTRO DO SEU DESENVOLVIMENTO OU SEJA, DO SEU PROCESSO EVOLUTIVO, HAJA PERCEPÇÃO O SUFICIENTE PARA FAZER AS MODIFICAÇÕES NESCESSÁRIAS. NÃO HÁ COMO FAZÊ-LAS SEM A DOR DA OBSERVAÇÃO DOS NOSSOS ERROS DE CONDUÇÃO AO LONGO DA VIDA. PRECISA-SE MUDAR A FORMA DE PENSAR, AGIR E REAGIR.”

Existem personalidades que não conseguem isso sozinhas, devido ao grau de debilidade física de que são acometidas, entretanto, esse não é o caso de Ignátia.

Existem dois mecanismos marcantes nessa matéria. O primeiro diz respeito a se fechar, se isolar, remoer uma situação com um receio absurdo de magoara as outras pessoas. Pensar primeiro para depois falar e não correr o risco de errar. Bonito e perigoso. A Ignátia se prende no seu próprio pensamento, remoer suas próprias opiniões, correr o quase inevitável risco de não sair do próprio pensamento, da própria opinião. Depois quase sempre o estouro, que não precisa ser apenas nessa situação, há aqui um acumulo de fatores que podem ser muitos distantes, entretanto, no pensamento repetitivo de Ignácia eles seguem a mesma linha. Fala e pronto, melhora. Como não repara no tempo dos outros, corre o risco da função imediata do exercício errado do egoísmo. Se a melhor hora dela ou dele não for a do outro em questão, objeto primeiro de sua mágoa, já era, o mal entendido já está formado. Cada um com sua razão. Caso se aperceba do movimento de afastamento e solidão, fazer um esforço de compreender por outros olhos e com outras visões, alargar seu olhar, já sinaliza uma melhora absurda no estado doentio. Opressão e enquadramento são questões difíceis e de revolta para Ignácia, são pontos do seu próprio adoecimento, não que os outros a coloquem sempre nessa situação. Ela se coloca nesse centro. O lado ruim da responsabilidade é o exagero da cobrança interior. Virtude e defeito.


Pensem numa profissão que exija muita responsabilidade, se pensou em muitas está certo, são muitas mesmo, Ignácia sabe disso e encara a profissão que tiver de forma responsável. Até aí uma virtude rara. E quando de tanto dar conta de fazer as coisas, elas se vê comandando um esquadrão de tarefas. Qualquer tarefa que nesse caso independe dela, ocupa um tamanho gigante e canta no seu ouvido seu fracasso. Esse simples fato gera adoecimento. Não é fugir da situação, isso Ignátia não faz nunca, é apenas abrandar a onda de irresponsabilidade alheia e observar o que é possível ou não fazer. Traduzindo: delimitar espaços, tempos, coisas e pessoas. E ter a certeza de que nem tudo é um teste de capacidade e sim de condução adequada das coisas. A grande dificuldade de dizer NÃO. Aí devemos deixar claro que problemas pequenos e coisinhas do dia a dia não se enquadram, essa personalidade se ocupa de questões onde estruturas coletivas sejam ameaçadas. A razão do envolvimento dispensa a banalidade sempre. Caso não controle seu envolvimento e acabe sobrecarregada pelas situações, poderá se tornar autoritária e inibir, anular ou mesmo destruir a capacidade dos que estiverem ao seu redor. Virtude e defeito, lado a lado. Aliás, como tudo na vida.

As características de repúdio dessa medicação podem se tornar seu escudo, esse é o adoecimento dessa personalidade.
Como buscar alívio?

Um diário, uma agenda, um chec list diário. Qualquer coisa que mostre a quantidade de tarefas e obrigações diárias, incluindo tempo de almoço ou jantar, conversa ao telefone, reuniões, tarefas de casa. O grande aliado dessa matéria é a sua clareza em verificar o que está marcado, escrito, pontuado, sendo assim o excesso fica bem demarcado, ajudando a visualizar o início do acúmulo, o antes da doença, a prevenção propriamente dita.

“Para o exercício da paciência você requer que uma pessoa deliberadamente lhe faça mal.” Dalai Lama.

Homeopatas dos Pes Descalços

Comentários

  1. Fico encantada com a forma de expor de vocês.
    É simplesmente doce, inteligente, amorosa e simples.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por vir e por nos dar um retorno positivo.

    um abraço,

    a equipe

    ResponderExcluir
  3. Muito doce, agradavel de se ler... muito obrigada Gyanamala

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós é quem agradecemos.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  4. Muito esclarecedor. Meu homeopata me receitou ignatia e por isso estou realizando essa pesquisa. Fiquei realmente surpreendida em como foi acertado o diagnóstico. O texto, as citações, as imagens (perfeito policial com unhas vermelhas!) ajudaram muito a me reconhecer. Espero que eu tenha sucesso no tratamento. E a vocês, obrigada e parabéns por esse texto.

    ResponderExcluir
  5. Boa sorte no tratamento.
    Essa imagem a que vc se refere é uma das nossas favoritas, muito boa mesmo, a própria Ignatia, em pessoa.

    um abraço,

    a equpe.

    ResponderExcluir
  6. Parabens pela forma de retratar as caracteristi cas dos medicamentos. Muita sensibidade. Gostaria de uma orientaçao. Misturar tratamento homeopatico com alopatico da' resultado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá, sua pergunta é difícil de responder, mas esperamos que nos compreenda.

      Existem pessoas que tomam tanto remédio alopático, que qualquer mudança de hábito nesse sentido é bem vinda e surgirá um efeito benéfico.
      Se for bem orientada por um homeopata, poderá se cuidar sem radicalismo só com a homeopatia em muitos casos.

      Um exemplo: VM era um paciente com problemas crônicos de asma e bronquite, sempre e todo ano, pelo ao menos 3 vezes durante o ano ele tinha crises. Ao começar o tratamento com homeopatia, nada foi retirado, mas sim reforçado e aumentado sua capacidade de resistencia e a atenção em relação aos seus sentimentos e emoões. Resultado, em 1 ano, a medicação da asma diminuiu/o médico retirou, ele passou a ter crises leves e depois de mais 2 anos, havia abandonado a medicação alopática, apenas indo a uma verificação de rotina todo ano. Hoje, está com 15 anos e vive perfeitamente bem.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  7. Estou encantada com a definição da personalidade ignatia...Esta foi a minha receita do homeopata e, realmente me define exatamente como sou! Tenho observado excelentes resultados em meu tratamento e estou muito feliz por hoje a homeopatia fazer parte da minha vida e me levar a busca do equlíbrio!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada por vir e dar o seu depoimento. A homeopatia realmente faz muitas coisas boas na vida de todas nós.

    com carinho,

    a equipe.

    ResponderExcluir
  9. Olá boa tarde a todos... Li este texto e outro sobre ignatia e gostei muito da forma como vocês exprimem as ideias. Acontece que estou a passar por um período de depressão que se começou a expressar de maneira bem acentuada na minha adolescência, a partir dos 15/16 anos. Isso começou com um período em que eu andava a sentir muito tédio, muita falta de rumo, sem saber o que era nem o que queria, sentia uma solidão muito grande e sentia que algo me oprimia e eu precisava de um amigo que me escutasse e compreendesse. Nessa altura fiquei muito ligada a uma amiga da altura, as minhas emoções para com ela eram fortes, eu queria muito que ela me compreendesse e me ajudasse a livrar daquela dor. Hoje sei que criei muitas expetativas em relação a ela e tive um desilusão muito grande, sei que projetei toda a dor da rejeiçao e do abandono que senti durante a minha vida nela. Sei que fui muito irrealista. Hoje tenho 23 anos e o padrão repete-se. Ligo-me de maneira muito forte a uma só pessoa, com a qual quero construir um intimidade muito grande, mas não consigo ligar-me a mais ninguém no mundo, sinto-me desconectada de tudo e todos. Isso não está bem nem para mim nem para as outras pessoas. Só queria conseguir construir relações saudáveis, em que consiga ligar-me afetivamente a algumas pessoas e dar um pouco de mim a todas elas. Atualmente isolo-me porque não tenho vontade de falar com ninguém. Já procurei alguns psicólogos e já tomei antidepressivos, mas não me senti melhor. Se calhar estou a ser muito extensa no meu texto mas queria falar um pouco do meu caso porque o vosso texto deu-me um pouco de luz, eu identifiquei-me bastante com a descrição de ignatia, excepto numa coisa, não sei se é a maneira correta de o dizer mas sempre tive uma parte masculina vincada na minha personalidade, sempre me chamaram maria rapaz. Quanto a minha orientação sexual, sou hetero. Aquela imagem da polícia com as unhas pintadas não se encaixa simplesmente porque eu nunca pintei as unhas. Mas isso não significa que a essência do que querem transmitir não se aplique a mim. O que eu pergunto é SERÁ QUE A IGNATIA ME PODIA AJUDAR? Pressinto que o meu problema tem um grande fundo emocional...o que mais me doi é que sinto que não consigo amar, ligar-me, conetar-me a outros seres. E depois fica um vazio e uma solidão enorme. Muito obrigada se leram até ao fim. Sei que provavelmente o meu texto foi demasiado longo.

    T.S.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá T.S,

      Vamos lá, Ignatia pode te ajudar sim, mas leia Thuya também.

      As vezes o mundo em volta faz com que criemos uma capa dura, quase impenetrável, mas precisamos olhar adiante e vermos com mais clareza os nossos problemas. Achamos que você precisa apenas deixar de lado a opinião dos outros e perceber que:

      1. ter muitos amigos, não significa nada, as vezes precisamos de um de ele não está lá.
      2. precisamos contar conosco, depois as outras pessoas dão a cor que falta, mas não podem ser tudo pra nós.
      3. Comece a pintar as unhas, faz bem para os olhos,

      Nossa sugestão:

      Ignátia Amara na ch 30 - dose única - de 20 ml

      daqui a um mês - outra dose dela, na ch 200.
      Vai chorar um pouco, mas não se importe tá?

      Um floral para te acompanhar durante o dia:

      60ml de vervaim, olive, oak e walnut ___ 10 gts/3 x ao dia.

      não deixe de escrever, vamos olhar mais possibilidades tá?

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  10. Obrigada pela resposta. Deixa ver se eu percebi bem: compro ignatia amara na ch 30 e tomo 20ml de uma única vez, depois passado um mês tomo mais 20ml na ch 200, é isso?

    Não estou bem informada acerca dos florais. Esses que você sugeriu é para misturar, tomo 10gts de cada 3 vezes ao dia é isso?

    Onde posso encontrar um artigo que me esclareça sobre como funciona isso das doses e concentrações? Mais uma vez agradeço a disponibilidade.

    T.S.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. T.S

      Entendeu bem, é isso mesmo, essa é a nossa sugestão. Os florais estão juntos num mesmo frasco e a dose é essa mesma.

      Procure doses homeopáticas ou prescrições homeopáticas, isso vai variar das escolas de formação.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  11. Meu medico me receitou ignatia amara ch200, como ele vai agir no emu organismo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, isso depende de cada um, por isso, observar as reações e relatar a seu homeopata, acabam sendo 50% do sucesso do tratamento.

      O que podemos dizer de certo é que na ch200, sua estrutura emocional está intimamente ligada ao que está passando, então pode até ter uma crise de choro, mas será um alívio e tanto pra vc.

      Pode conseguir respirar melhor, seus músculos podem se soltar mais, terá uma noite de sono mais completa e conseguirá organizar as tarefas e os sentimentos em listas distintas.

      Ignátia é muito competente, mas precisa de ajuda nessas horas.

      Leia Apis, o melhor amigo de Ignátia, são complementares, melhores amigos. Ignátia coloca os sentimentos no lugar.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  12. Meu homeopata me prescreveu Ignatia ontem, e é minha primeira incursão pessoal na homeopatia, embora adore usar para melhorar a saude de meus filhos.... eu simplesmente me vi no texto... acho que ele acertou!!! Estou esperançosa com isso... e obrigada pela delicadeza do texto!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos torcer para que dê tudo certo Márcia.
      Obrigada pelo retorno.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  13. Olá...
    Estou encantanda pelos esclarecimentos e tudo que já li aqui...que Deus abençoe a todos que publicam neste blog...Mas queria também um esclarecimento: de todas as personalidades descritas,aquela que me identificou por completo foi Ignatia amara...Isto significa que tomar uma certa dose dela iria me ajudar de modo geral? Tenho consciência de que esse perfil Ignatia me conduziu a uma solidão insuportável,pois tenho necessidade de me comunicar e não consigo...estou retraída como uma ostra ou cofre..sei lá? Além disso,ando sempre com a postura curvada e apesar de me orgulhar muito de tudo em mim não consigo fazer esse orgulho se refletir no cuidado com minha aparência? Tanto que engordei mais de 10kg nos dois ultimos anos e tenho os pés tão inchados que nem consigo mais usar sapatos fechados....
    Me ajudem se possível...
    Um grande abraço a toda equipe!!
    que trabalho útil e lindo este blog...é um carinho que recebemos...
    salve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Anônima,

      mas veja, você se referiu a uma ostra, essa sensação faz parte da descrição de Calcárea Carbônica, então seria bom ve-la também.

      Sim, Ignatia não pode parar de fazer exercícios, tem muita energia e gosta de desafios, calcárea pode parar, mas reage bem ao movimento.
      Ambas podem apresentar inchaço nos pés e pernas e engordar é mais a praia da calcárea.

      Bom, de qualquer forma, sugerimos capsulas de alecrim - 300mg cada, 3 ao dia, fazem urinar, melhoram a energia do rim e do coração. Ajudam na circulação também.

      Você já procurou um angeologista? seria bom alguns exames.

      um abraço,

      aguardamos o retorno.

      a equipe.

      Excluir
    2. Olá,
      não sei se leram minha resposta no mesmo dia em que publicaram esta 15/10...mas como não apareceu retorno...estou reenviando:

      fui ao angiologista e fiz vários exames só que não detectaram nada,nenhuma anormalidade ou varizes...Até uns 6meses atrás era só o pé esquerdo que inchava,agora são os dois.
      Li a personalidade de Calcárea Carbônica e me identifiquei exatamente em tudo(coriza,reumatismo,estomago lento,etc)Exceto pelo lado bonachão e lerdo que não existe em mim,nem quando criança,sempre fui inquieta.
      Não sei qual personalidade me identifica melhor porque tanto Calcárea quanto Ignatia me descrevem bem.
      Gostaria de saber se há mais algo que eu possa tomar além das cápsulas de alecrim, pois tenho me sentido tolhida,amarrada, sem conseguir agir e fazer o que eu preciso para emagrecer e melhorar minha condição. É claro pra mim que estou vivendo o estado doentio de Calcárea Carbonica: Depressão e choro incontrolável e manso/contínuo...
      Posso então tomar esse remedio também? Qual dose?
      Por favor, me orientem como puderem. Pois adquiri confiança em vcs lendo este site. E estou me sentindo o aveso do que sou.
      Muito obrigada,Maisa

      Excluir
    3. Oi Maisa,

      desculpe a demora, isso poderá acontecer as vezes, sempre nos propomos em responder em até 7 dias. As vezes as coisas ficam apertadas por aqui. Tenha paciencia conosco tá?

      Já respondemos logo abaixo.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  14. Olá !!! que bom ver a minha resposta...
    Sim, eu já procurei vários angiologistas, fiz todos exames e não foi detectado nada,nem varizes,nem nenhuma anormalidade...Até uns 6 meses atrás era só o pé esquerdo que inchava. Agora são os dois.
    Eu realmente tenho muita energia, e antes desse problema nos pés, eu fazia ioga,dança,alongamento...mas agora..não consigo mais nada...E isso me sufoca! não me movimentar é cruel comigo!!
    Li a descrição Calcárea Carbônica,e também há tudo em comum comigo......Sinto que estou vivendo o estado doentio desta personalidade principalmente pela Depressão e choro incontrolável e manso/contínuo....
    Não sei o que me identifica mais se é Calcárea Carbônica ou Ignátia Amara? As duas me descrevem completamente...
    Tenho coriza,febre reumática??? Mas não sou a "bonachona e lerda no andar e aprender" da Calcárea...pois sempre fui muito ágil/inquieta e rápida no assimilar as coisas...
    Além das cápsulas de alecrim,há mais alguma recomendação, pois sinto necessidade de fazer tantas coisas para melhorar minha condição,emagrecer,voltar a ser comunicativa e alegre, mas me sinto amarrada e tolhida completamente. NÃO CONSIGO REAGIR...ANDO CURVADA....E NÃO SEI O QUE ME IMPEDE? E ME TIRA A FORÇA??
    Fico no aguardo, e mais uma vez obrigada pela ajuda... Este blog é precioso !!!
    Maisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maísa, que bom que assinou, assim sabemos que a anônima do comentário acima:

      vamos lá:

      sugiro e leia Causticum, mas as suas reações estão proximas sim de ignátia.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
    2. Olá, eu li Causticum e não me identifiquei em nada...o choro a que me refiro faz parte mais do contexto de Calcarea Carbonica...
      O que devo fazer? Posso tomar a Calcárea e a Ignatia juntas? E qual a dose?
      Mais uma vez, obrigada pelos esclarecimentos e oportunidade deste blog em orientar todos gratuitamente.
      abraços,
      Maisa

      Excluir
    3. Maísa, nossa sugestão é:

      15 ml dose única - ignatia amara ch 30

      depois de uma semana - calcárea carb. na ch 30/dose única.

      daí c dá notícias tá?

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
    4. Ok,já estou providenciando...
      Só uma dúvida: a dose única da Calcárea também é na quantidade de 15 ml ?
      E eles são preparados em farmácias de manipulação comuns? Certo?

      Muito obrigada por tudo,
      e abraços a toda equipe
      Maisa

      Excluir
    5. Certo Maísa, as doses únicas podem ser de 2ml, de 5ml, de 15 e até de 20 ml , depende da farmácia. Nesse caso, tudo bem, sem problemas, pode ser qualquer uma.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  15. Olá!

    Nossa um lindo trabalho o site! Conheci ontem e estou lendo um pouquinho todo dia, me apaixonei pela homeopatia recentemente.
    Vocês podem me ajudar com relação a homeopatia para cães? Tenho um vira-lata bem ansioso, vive estressado, preocupado com intrusos, late para tudo que vê no quintar, as vezes acorda de mau humor, triste, não brinca com meus outros cães e se eles insistem em chamá-lo para a brincadeira ele se torna agressivo ...
    Pensei que a Ignatia poderia ajudar, mas ainda estou lendo mais um pouco do site.

    Abraço!
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia, como ele não poderá nos responder, penso que alguma coisa que leve mais ao equilíbrio seria melhor.

      Algo como gelsemium, arnica montana ou mesmo bryonia com o seu mal humor medonho.

      veja os três e tentemos, olharei alguma coisa em homeopatia veterinária, ou se alguem se abilitar a dar informações mais precisas, agradecemos.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
    2. Legal, acho que vou começar com o gelsemium que já tenho aqui! Muito obrigada :)

      Excluir
    3. Muito obrigada! Vou ler sobre o gelsemium e acho que vou começar com ele porque tenho aqui. Tenho na potência CH12 acha que estaria bom?! Quantos glóbulos?

      Excluir
    4. Oi,

      nossa sugestão então é:
      2 gbls - sublingual - 4 x ao dia.

      Depois de 15 dias, dê notícias.

      Mas pense em uma dose única de arnica - na ch 30.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  16. Simplesmente fantástica a descrição... me vi nela totalmente! Tenho 33 anos e sou asmática crônica. Sempre tomei muitos remédios e cada vez mais a quantidade vem aumentando. De dois anos pra cá minhas crises aumentaram também, inclusive fiquei internada 2 vezes no ano passado e uma vez este ano. E sinto que a minha saúde fica muito abalada com os problemas do meu marido que é bipolar e as crises dele tb pioraram nesse período. Fico muito preocupada com ele e com a relação, já que temos uma filha de 4 anos. Cansada dos médicos alopatas que sempre passam os mesmos remédios resolvi procurar um homeopata que me passou o Ignacia amara ch30 e o Blatta orientale ch6. Poderia informar sobre como esses remédios poderão influenciar nos meus problemas? Espero que eles me ajudem a aliviar minhas tensões e a me livrar dos remédios alopatas.
    Muito obrigada pela atenção...

    ResponderExcluir
  17. Poderão te ajudar sim e muito - blatta orientalis é específico para a asma e isso ajuda muito a gente a se sentir melhor, já que nas crises existe uma fragilidade imensa.

    Ignátia vai te ajudar na parte emocional - bonito de ver a sua descrição.

    Mantenha-se firme, a homeopatia pode ajudar a achar o caminho sim, e nunca podemos descartar tudo que a vida nos dá de ajuda.

    um abraço e boa sorte

    a equipe.

    ResponderExcluir
  18. Fiquei encantada com forma como os assuntos são abordados, nos fazem pensar e com certeza só o fato de lermos e de nos identificarmos com os sintomas de forma tão suave ja nos faz sentirmos melhor.
    Parabens!
    E obrigada pela ajuda e esclarecimento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós é que agradecemos o retorno e a confiança.

      com carinho,

      a equipe.

      Excluir
  19. Parabéns pelo site! Os depoimentos ajudam a identificar as personalidades!

    ResponderExcluir
  20. Me identifiquei 100%!
    Estou retornando ao tratamento homeopático e o medico foi muito esclarecedor sobre a forma de funcionamento. Ele indicou ignatia e comecei agora o tratamento. O que fazer a mais? Gostaria de indicações.
    Texto extremamente esclarecedor.
    Muito obrigada
    Gi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi, que coisa boa.
      Siga as instruções e verá que várias observações novas vão aparecer. Anote-as. Daqui a duas semanas que já tenha começado com a medicação, podemos olhar um floral ou alguma ajuda física pertinente a Ignátia.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  21. Pesquisando sobre homeopatia, encontrei esse site e gostei muito das explicações claras e de forma tão simpática expostas. Estou fazendo tratamento com Ignatia amara que há um mês atrás meu médico indicou potencia 200ch, que cutucou todos os cantos do meu corpo que já tive probleminhas, sinusite, joelho, coluna, fígado, estomago, rim.... enfim tudo o que parecia estar quietinho e dorzinha uns 5 min alternando em cada lugar depois passou, relatei ao médico que disse ser normal e ótimo e há 6 dias atrás mudou para o mesmo mas potência 205ch no 5 dia senti tontura, cabeça pesada e confusa, sonolência então ele pediu para ao invés tomar 2x ao dia, iniciar de hora e hora e dia seguinte de duas em duas horas pq todo esse descontrole? será normal? ate quando ficarei com essa sensação de fraqueza?
    Abraços e muito obrigada se puder me responder
    Sonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia, isso passa. Ele deve ter encontrado o fundo emocional como motivador de tudo. Boa a dica que ele te deu. Parabéns. Relate a ele, como fez anteriormente e ele vai ajustar as potencias.

      Seu corpo é que dirá o grau de comprometimento.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  22. Noossa!!! Bem esclarecedor. Me vi nessa descrição. Comecei ontem a tomar ignatia amara ch 30 depois de já ter tomado há 2 meses atrás ignacia amara ch 20. Coincidencia ou não, hoje me senti mais triste e desanimada. Espero que melhore.
    Parabéns à vcs e continuem com essa proposta.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vai melhorar SO. Ignatia precisa por pra fora.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  23. Ola, gostei muito do trabalho de vcs e como explicam as coisas. Me vejo bastante nesse texto e coincidentemente ano passo comprei a ignatia amara, mas somente esse ano tomei coragem para iniciar o tratamento, pois nao consigo mais adiar. Nao fui ao homeopata, pois nao conheco nenhum na regiao que moro. COmprei o ignatia de 30, tomei 5 comprimidos pela manha, mas nao sei qto mais deveria tomar. Voces poderiam me recomendar? Muito Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugerimos que use dois gbls /3 x ao dia ____ por 15 dias e veremos a sua reação. O choro pode ficar fácil, mas a cabeça desanuvia com certeza.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  24. Ola
    .No geral me considero uma pessoa equilibrada digo sem rompantes emocionais mas muito tímida o momento mais difícil da minha vida foi quando perdi meu pai com 17 anos mas foi tudo superado no mais me considero uma pessoa feliz . Estou com 40 anos e ano passado decidi ter um filho mas no mesmo período da decisão tomada comecei com sangramentos muito fortes e me diagnosticaram miomas o que dificultaria uma gravidez. Fui procurar tratamentos alternativos(tomo capsulas com magn,aniz,pass de mul e sucupira) e me trato em uma soc beneficiente espírita,neste lugar me receitaram ignatia (tenho chorado ocasionalmente com dores na garganta como choro contido com muita ansiedade) e pesquisando encontrei o site de vocês e adorei este post(no fim até chorei lendo estou muito emotiva kk)
    Pergunto existe algum complemento que posso usar com a ignatia que tratasse os miomas ao mesmo tempo? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,

      Ignátia faz isso mesmo, solta as emoções. Está no caminho certo.
      Leia Apis mel. e veja se pode tomar Uxi amarelo - chá - 1 xícara ao dia ou 2 capsulas por dia de 300 mg cada.
      Unha de gato também é usada, assim como tanchagem - pode ser em capsulas de 300mg e sempre 2 ao dia.

      Isso por 60 dias.

      Mantenha seus exames em dia.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
    2. Ola ,obrigada pela resposta,já tomo os chás de uxi e unha de gato vou procurar a tanchagem.
      \Fiquei tão entusiasmada pesquisando sobre homeopatia que consultei com uma médica (otorrino) e homeopata aqui da minha cidade foi uma consulta bem longa e ela me receitou Clavatum 200 ch em dose única e parar com a Ignatia.O clavatum é bom para os miomas?
      Obrigada

      Excluir
    3. Querida,

      a nossa torcida é sempre pela pessoa e pela homeopatia. Que bom que conseguiu uma homeopata e com certeza vai avançar. Sim, a medicação em questão é Lycopodium Clavatum ch 200. Boa opção, afinal, uma consulta sempre é o ideal. Parabéns pela opção de procurar a homeopatia.

      com carinho,

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  25. amigos, faço uso de riv0tri há mais de cinco anos. Tenho fibromialgia e já utilizei outros medicamentos, sempre alopatas. como o rivotril não está fazendo e efeito desejado procurei um a homeopata e depois de responder algumas perguntas, ele receitou ignatia(30 ch ) e melissa, passiflora e valeriana (D3).manteve o rivotril por mais um mês e dependendo dos resultados ele tomaram outras medidas.estou esperançosa mas como não conheço a eficácia da homeopatia , qual o tempo de ação. gostaria de maiores esclarecimentos. obrigada. rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rita, esperemos que ele atue segundo a sua reação própria. Cada pessoa demora um tempo. Vá tirando o rivotril com ajuda médica, devagar e mantenha a homeopatia.

      vai dar certo e boa sorte.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  26. Adorei a matéria. Estou pesquisando porque fui a um homeopata que basicamente nem me olhou nos olhos e receitou ignatia no ch200. Depois de ler, acredito que seja mesmo meu remédio de fundo, então o que esperar depois dessa dose?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso vai variar, em algumas pessoas provoca profunda paz, as vezes um choro continuo, as vezes um alívio no peito. Isso depende do estado em que se encontra.
      Porém podemos esperar uma reação e ação por 30 dias.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  27. Boa noite!!!
    Fiz um tratamento com ignatia amara ch 30 e foi fantástico...me senti super calma,relaxada,tive crises de choro e outro dia,uma alegria inexplicável.E o mais incrível...consegui parar de roer as unhas,um hábito que eu tinha desde criança (tenho 31 anos).Hoje voltei ao homeopata e ele vai continuar com a Ignatia...Mas agora ch 200,5 glóbulos ao dia.Eu tomo os 5 de uma vez??Devo tomar de manhã ou à noite??Antes eu tomei líquido e esqueci de perguntar isso.
    Vcs podem me indicar algum floral complementar?? Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dany,

      Melhor pra uma Ignátia é dividir os gbls. Ex. Salive 2 pela manhã e 3 no meio da tarde. Esse é só um exemplo, pode ser que ele queira 1 x ao dia, mas penso que não.

      Um bom floral é agrimony - 20 gts ao deitar e se sentir aquele baque próprio de Ignátia - o físico, se preocupe com a alimentação e não se isole.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
    2. Então...quando peguei o frasco de Ignatia,veio escrito:5 glóbulos ao deitar.Estou tomando direitinho há quase uma semana.Está me fazendo bem...estou tendo uns sonhos estranhos...todos relacionados com água...rsrs...mas estou anotando tudo pra levar pro meu homeopata.
      Como estou usando a Igantia ao deitar,posso usar o Agrimony em outro horário???
      Demorei pra procurar a Homeopatia pque ouvia muitas pessoas dizerem que homeopatia não funcionava...mas pra mim funciona e muito!!!Se soubesse como era bom,tinha começado há muito tempo.Outra coisa boa,é que eu sempre tinha muita dor de cabeça...depois da iganatia quase nunca tenho.Agora só falta meu calázio dos olhos sumir...ele está bem vermelho,diferente...estou torcendo pra dar certo!!!

      Excluir
    3. Pode alterar o horário da floral sim Dany. Ficamos muito felizes com o resultado que está tendo.

      Vamos torcer.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  28. Amei tudo que li...faço uso da Ignatia há muitos nos e ela me traz o equilibrio no momento que estou precisando...acabo de tomar uma dose única,pois estou passando por problemas de saúde na família e sei que ela irá me restaurar...Lindo o trabalho de vcs....


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai dar certo Aninha, converse com seu homeopata e desfrute de todas as coisas boas que homeopatia pode fazer nas nossas vidas.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
    2. Adorei o vosso trabalho e vejo que ajudam muita gente, de grande valor o que fazem. Gostaria se possível de saber a vossa opinião. Comecei na passada quinta feira a tomar ignatia amara 200ch, 3 á noite com 3 de manha , juntamente com outros 2 medicamentos também naturais , o D stress e o Quiet life, mas especialmente hoje senti me muito esquesita, fraca, anciosa, confusa, com muitas dores nos rins e andei o dia todo a urinar exessivamente. Será normal ? Gostaria muito de saber a vossa opinião. Desde ja um grande obrigada.

      Excluir
    3. Oi, as vezes a urina é um sintoma de limpeza organica nesse caso e pode ser vista em Ignátia sim. Talvez essa tenha sido sua forma de reagir, mas a ansiedade não combina nesse caso. Não poderia informar de forma completa sobre o Quiet life pois não o usamos.
      leve ao seu homeopata a questão. Use 4 copos de suco ao dia - de pera, maça e de limão, são ótimos para acalmar o corpo e ao mesmo tempo manter o equilíbrio. Quanto a Ignátia tudo está dentro dos padrões.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir

  29. You might also like:
    Eu já não concordo com tudo. Cada pessoa é diferente eu gosto de falar muito, rir, contar piadas com meus primos Souzas, fazer um monte de coisas ou não fazer simplesmente nada, e não é esse tal de ignátia q vai formar meu caráter, mas sim serei o q eu quero pra mim. Não é um remédio q vai mudar minha personalidade - ele da muito sono e perdemos muito nosso tempo dormindo, notei que ele esta me deixando esquecida, gostei q relaxou meus nervos entre o rosto e a cabeça, isso foi bom - mas como procurei a médica pelo chiado q sinto depois q bati a cabeça na árvore adquiri essa chiado q tem dia q chega a ser insuportável – eu estava tendo náuseas e tontura e língua enrolando e suor, mas, esse ignátia faz chiar mais e não estou entendendo aonde a médica quer chegar, acho q esta intrometendo onde não é chamada, quero saber q chiado é esse q me incomoda muito e isso não esta desaparecendo e quando tomo ignátia aumenta o chiado então estou querendo parar de tomar porque o q quero é socorrer minha audição, para q eu não venha ficar surda – sinto um incômodo entre a articulação q chega ao ouvido esquerdo e por dentro do ouvido uma senssação de escorrer algo parecido com ar gelado – cheguei a comprar uma touca porque percebi q tinha uma friagem na cabeça e meu sariz sangrava,com a touca minha cabeça ficou quentinha e senti uma sensação gostosa de tranqüilidade – e de dia usei chapéu p q o sol sangrava meu nariz – tive duas crises de dor entre as sobrancelhas - mas ainda vou ter paciência com ele,o tratamento porque desapareceu o suor ,a náusea,a tontura, mas hoje comecei a suar de novo, mas só tomei no sábado porque se eu tomasse no domingo eu não ia conseguir ir no dentista – acho q pros médicos passamos uma ansiedade por sentir sintomas muito incômodos e eles não preocupam em ouvir o paciente, e sim em meter ansiolítico ou depressivos aff! .Bem percebo q médicos não aceita sua curiosidade de quer saber quando aparece um sintoma. eles não preocupam em descobrir a causa mas sim receitar depressivo ou ansiolíticos e não aceitam q as pessoas sejam diferentes uma das outras e parece q a alegria do outro diferente o incomoda. Acha a perda da audição te pouca pra tanto chiado. Tenho um problema no pescoço q não foi avaliado e sei que causa chiado. Quando tomo o ignátia chega o chiado a fazer tuf! Tuf! De uma forma - desesperada e eu aqui calma tranquiiila escrevendo e esse chiado me tirando do sério - e meu pescoço com um incômodo q não sei o q é principalmente quando estou escrevendo meu livro, pode ser que ele não esta deixando a circulaação do sangue passar e é a causa do chiado - tomo ignátia mais a noite pra poder dormir e não sentir o chiado.mas quandoooo acooordooo o chiado esta iiinsuportáveeeel., mas eu estou calmaaa só o chiado q é um idiota -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Formar carater é diferente de influenciar a formação do seu carater. Claro que somos aquilo que construimos, mas talvez, somente talvez o tempo consiga dosar essa atitude, através do que vive, como vive, o que acontece que independe de vc mesma. Aquela tendencia a isso ou aquilo, que todo ser humano tem. Procure seu homeopata e converse com ele, se está passando mal, peça pra mudar o remédio, busque outra alternativa, não há receita de bolo, faça exames e quem sabe a solução realmente seja a linha menos natural.
      Médicos são pessoas, iguais a todos ou seja diferentes uns dos outros, porque assim são as pessoas no mundo inteiro. Tente mudar o olhar, quem sabe encontra uma nova saída.
      Mas pelo que vc descreveu, realmente não se parece emocionalmente com Ignátia Amara. Fisicamente existem outras medicações que podem se aplicar melhor.

      Boa sorte no tratamento e esperamos que encontre um fim para o seu chiado.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  30. Olá .Estou tendo umas crises físicas muito fortes nos últimos 2 meses...minha nuca fica rígida e sua musculatura treme, sobe um calor e depois vem uma tonteira e aperto no peito com falta de ar...minhas extremidades tremem e oscilam entre frio e quente, parece que vou perder o controle sobre meu corpo, que vou desmaiar, minha pressão se altera, hora sobe e hora desce para o normal que é bem baixa, na ultima crise tive uma taquicardia insuportável, pensei que o coração não fosse suportar...já fiz exames de sangue, eletro, e esta tudo normal, sempre falam que é emocional...na medicina chinesa falam que estou com hiperatividade e estagnação do fígado, estou tomando mulungu, passiflora, valeriana, boldo, jurubeba, alcachofra e carqueja. E como os sintomas não sedem procurei homeopatia e iniciei hj ignatia amara ch5, como método provisório para tentar acalmar os sintomas descritos...e então faremos uma consulta mais detalhada. O que acham? Me deem um auxilio por favor. E o que acham tbm sobre os fitoterápicos, continuo tbm ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Primeiro, está tomando muito fitoterápico, acreditamos que deva fazer mais exames, verificar a pressão e a circulação. Ignátia pode te ajudar sim, mas o exame facilitaria muita coisa. Sendo emocional, poderia selecionar seus sintomas emocionais: medos, temores, tristezas e etc...
      Chá de alecrim pode ajudar - 2 xícaras ao dia.
      Leia: Nux Vômica - parecido com o fígado,
      Natrum mur. - voltado para os medos
      Gelsemium - para as sensibilidades.

      A partir deles veremos qual se encaixa numa linha a seguir.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  31. Agradeço e parabenizo vcs pelo trabalho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós é que agradecemos o retorno.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  32. Olá a todos! Adoro o vosso site. Voltei à homeopatia, há cerca de um ano e 8 meses, depois de ter feito quando tinha 3 anos para me ajudar com a asma. Funcionou muito bem e durante estes anos todos praticamente não tive problemas (tenho hoje 27 anos).
    Em 2010 a minha asma voltou, e com ela sinusite/rinite o que me levou a procurar um homeopata onde moro agora (Londres). Apenas recentemente comecei a falar das minhas angústias e me abri completamente para o meu homeopata, e finalmente o meu tratamento está a melhorar.
    Vou começar o meu tratamento com Ignatia 200C, hoje, ele me receitou um comprimido 3 vezes por semana. Isto porque sofri várias perdas, e não tenho conseguido lidar bem com isso.
    Em Outubro do ano passado soube que o meu cão tinha cancer e o médico disse que ele duraria apenas entre 1 a 6 meses. Marquei viagem imediatamente para me poder despedir dele, e ele faleceu duas semanas antes de eu chegar. Fiquei de rastos. No Natal, visitei a minha família, incluindo meu Padrinho que foi um verdadeiro pai para mim(também ele foi diagnosticado com cancer incurável em 2010). Despedi-me dele dia 30 de Dezembro, quando voltei para Londres, ele começou a sentir se mal, a médica avisou os meus pais para nos prepararmos para o pior, porque iria ser lento e doloroso para ele e para nós, marquei logo viagem para o visitar de surpresa nos seus anos dia 6 de Fevereiro. Dia 15 de Janeiro ele faleceu. Nunca na minha vida tinha sofrido uma perda tão grande..... Em Março, descobri que meu namorado de há 6 meses atras, e que estava comigo durante todos esses episódios, não só era "casado", como tinha mais que uma amante como eu. Tudo isto tem sido difícil de processar, e eu desde criança tenho esta tendência de me mostrar forte e sorridente para todos. Todos gostam de mim, nunca ninguém me vê triste, todos me procuram para uma palavra de consolo e um conselho, mas na verdade é que tenho esta tendência horrível para me fechar e chorar na solidão, com medo que alguém veja, e não gosto de me abrir com ninguém. Nos últimos meses tenho discutido isto com o meu homeopata, que me encoraja sempre a abrir-me, e a não guardar nada, e sempre que consigo finalmente fazer isso, sinto me melhor. Recentemente tenho me sentido como uma montanha russa. Estou no início de outra relação, e o pobre coitado já não sabe como lidar comigo e eu tenho noção disso! Um dia estou bem, outro dia estou a chorar imenso. Um sentimento de insegurança grande, medo de o perder também, porèm no dia seguinte estou mais "lúcida" e sei que ninguém é de ninguém, e que sempre fui independente e feliz e que não posso depender dele para ser feliz. No fundo acho que estou muito carente e ainda a sofrer muito pela perda do meu padrinho. Antes de começar a escrever isto choraminguei um pouco e ontem passei o dia a sentir-me leve e alegre... Começo a sentir-me cansada destas constantes mudanças e o físico está a ficar muito debilitado. Perdi imenso peso o que leva as pessoas a comentar, pois quando estou com estas crises, a ansiedade impede-me de comer e só o pensamento de me forçar faz-me ficar enjoada.
    Li esse texto e me identifiquei muito. Ao longo deste tempo também já tentei arsenicum (q acho que não fez efeito nenhum, embora eu me identifique com algumas coisas) e natrum mur (que me ajudou mto a não estar sempre a "remoer" as mágoas do que aconteceu com o meu ex-namorado).
    Alguma coisa mais que me possam recomendar? Acham que Ignatia pode ser bom para mim?

    Muito obrigada

    AGS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AGS,

      Ignátia é sem dúvida aplicada a sua realidade, ela também faz isso do choro, porque não suporta guardar nada e sabe que faz mal, portanto continue, seu homeopata acertou em cheio.

      Uma coisa boa para conversar com ele é a possibilidade de aumentar a sua alto estima - Thuya na ch 30 - dose única ou mesmo arsenicum - podem ajudar em algumas situações de ignátia.

      Entretanto o floral pode ajudar de forma sutil. Vervaim, olive, oak e valnut - onde o passado, o peso físico e a dificuldade de mudar estão em alta.

      leia essas coisas e seguimos adiante.

      um abraço,

      Excluir
    2. Dei uma olhadela em Thuya, e apenas me identifiquei com algumas coisas.... é verdade que a música me faz chorar, como tb me pode alegrar muito, no entanto não me identifico com a parte do "copiar". Sempre fui muito decidida e independente. Sim, é verdade que ultimamente tenho pedido mais conselhos e ajuda a amigos próximos porque sinto que me está a faltar alguma "clareza" no modo de tomar decisões, apenas no aspecto da minha vida pessoal. Mas mesmo quando discordo com o que me dizem, sigo sempre aquilo que eu quero fazer... Neste sentido não sei mesmo se me encaixo aqui, porque sou muito determinada, "senhora de mim mesma"... E adoro maquilhar-me, vestir-me bem e tenho o meu estilo próprio. Fisicamente, chamo à atenção e sou alvo de muito elogios.

      Será que interpretei mal Thuya?

      Excluir
    3. Acredito apenas que uma dose única pode ajudar nesse meio termo que insiste em desequilibrar. Mesmo assim até isso pode se parecer com ignátia.

      um abraço,

      a equipe

      Excluir

Postar um comentário

A ÚNICA CONDUTA ACEITA PARA COMENTAR É A GENTILEZA.

Postagens mais visitadas deste blog

LYCOPODIUM CLAVATUM

GELSEMIUM - O REMÉDIO DAS GRANDES SENSIBILIDADES

IGNATIA AMARA - A CHAVE DO EQUILÍBRIO