Pular para o conteúdo principal

OBESIDADE - AJUDAS POSSÍVEIS

Emagrecendo de forma saudável e o óleo de linhaça.



A linhaça (Linum usitatissimun – LINACEAE) vem ganhando um espaço cada vez maior no cotidiano das pessoas. Seu óleo, a que comumente chamamos de óleo de linhaça é a principal fonte de ácido alfa-linolênico, lignina, ácido linoléico e vitamina E, e é extraído de suas sementes por compressão a frio, fato este que preserva sua atividade funcional.

O ácido alfa-linolênico é uma gordura pertencente à família dos ácidos graxos ômega-3 e há algumas décadas vem sendo extensivamente pesquisado e seus benefícios comprovados. As pesquisas relacionaram a deficiência do ômega-3 a várias patologias, tais como câncer, doenças cardiovasculares, processos inflamatórios e doenças auto-imune, obesidades, diabetes mellitus, desordens da pele, desconforto mamário, tensão pré-menstrual, depressão, osteoporose e esclerose múltipla.

Estudos demonstram que o óleo de linhaça reduz o colesterol total e o mau colesterol, conferindo proteção cardiovascular além de agir como antiinflamatório ao lupus-eritematoso e como antialérgico. O bom seria adaptar tal alimento a vida moderna. Muitos o fazem, a grande maioria não. Várias pesquisas ligam esse óleo a construção e/ou reforço e proteção da bainha de mielina.

A pesquisa abaixo descrita pelo pessoal da nutrição vale a pena ser lida.

A linhaça (Linum usitatissimum) como fonte de ácido α-linolênico na formação da bainha de mielina
Flaxseed (Linum usitatissimum) as a source of α-linolenic acid in the development of the myelin sheath 

A lignina é o fitoestrógeno mais pesquisado recentemente pelos cientistas e oferece proteção contra doenças sensíveis aos hormônios sexuais, como o câncer de mama, endométrio e da próstata (no caso do homem) e problemas do cólon, além de ajudar a diminuir os sintomas da menopausa. Tais benefícios estão relacionados com a lignina, no caso em questão, a precursora dos hormônios enterodiol e enterolactona. 

O ácido linoléico ou ômega-6 como é mais conhecido é utilizado como fonte de energia e matéria-prima do tecido nervoso e de substâncias que regulam a pressão arterial, coagulação, freqüência cardíaca, dilatação vascular, resposta imune, quebra de gorduras, tensão pré-menstrual e mastalgia (dor na mama).
Os ácidos graxos essenciais são imprescindíveis para o corpo humano e uma forma simples de introduzi-los em nossa alimentação é através da utilização de óleos extraídos a frio em substituição aos óleos quimicamente refinados. Assim sendo o óleo de fígado de bacalhau, o óleo de peixe, óleo de prímula, óleo de borragem e etc...

O óleo de linhaça apresenta a maior concentração de ômega-3, só que ainda temos a presença de ômega-6, ômega-7 e ômega-9 nos óleos de gergelim, girassol e macadâmia. 

Isso significa prevenção. O óleo de macadâmia pode ser usado como um bom ajudante de cozinha, pois colabora e muito em relação aos índices de colesterol que são nocivos ao corpo, os LHL. Normalmente é mais usado para a beleza, a restauração da pele e cabelos, entretanto ele é mais que isso.
No fundo o que temos...temos um bom material para ajudar sim no emagrecimento. Não é tudo, mais o uso regular e sem firulas no dia a dia, podem resultar numa ajuda significativa para se perder peso de forma saudável. Com raras e honrosas exceções ele não poderá ser usado.

Na prática o que vemos: 

1. É melhor tomá-lo durante as refeições, pois pode produzir um pouco de enjôo às vezes.
2. Tudo em excesso é um problema: tome 1 capsula de 1 grama cada nó máximo 3 vezes ao dia, ou sob acompanhamento adequado,

3. Se for em suco, coloque 1 colher de sopa de semente para cada copo e faça isso no máximo 2 x ao dia, se for salada ou direto na comida, 1 colher de sopa também é o bastante,
4. Você verá sua urina de forma diferente em alguns dias, isso significa que ela estará com uma cor meio fosca, isso é gordura sendo posto pra fora,
5. Usar óleo de linhaça e outros ricos ajudantes e companheiros não significa que você pode comer salgadinhos fritos, carnes gordas e etc a vontade, ele ajuda e ajuda muito, não faz milagres.
6. Emagrecer devagar é o segredo, com discernimento. Cuidar do colesterol também, isso é hábito.
7. Hábitos são para a vida toda, por isso coma mais peixe, mantenha o carboidrato nocivo (fabricação) no lugar certo e faça de tudo para usar complementos de forma saudável.
8. Você evacua melhor e urina com mais qualidade.

O mundo de hoje já começou com o movimento contrário ao Fast Food, é o Slow Food.

Comer é fundamental para viver. A forma como nos alimentamos tem profunda influência no que nos rodeia - na paisagem, na biodiversidade da terra e nas suas tradições. Para um verdadeiro gastrônomo é impossível ignorar as fortes relações entre prato e planeta. Além disso, melhorar a qualidade da nossa alimentação e arranjar tempo para a saborear, é uma forma simples de tornar o nosso cotidiano mais prazeroso.

Isso emagrece e muito. Na medicina chinesa, aprendemos que para cada garfada são necessárias pelo ao menos 20 mastigadas. Pense, todo mundo tem uma desculpa pra não fazer, entretanto a verdade é essa. Comer devagar emagrece. Quando comemos rápido precisamos de comida enlatada o tempo todo, conservantes, entupidores de artérias, engordadores em potencial. Entupimos e não nos alimentamos.
Falamos de remédio, mais esquecemos que ele deveria estar cem por cento na nossa mesa e que sem sobra de dúvida, ter tempo pra comer e comer da melhor forma possível é imprescindível para vivermos mais e melhor.

Emagrecendo de forma saudável e a ajuda da Homeopatia

NÃO EXISTE HOMEOPATIA PARA EMAGRECER, se dizerem que existe é melhor prestar atenção. O que existe e funciona muito bem, diga-se de passagem, e saber porque você engorda: constituição, erro alimentar, distúrbio da tireóide, distúrbios hormonais, hábitos sedentários, ansiedade, tristeza, depressão, falta de educação alimentar, genética?

A Homeopatia sabe que quando se reclama de ter engordado muito após a menopausa, Graphytes é um remédio a ser consultado. Tem a obesidade como tendência da deficiência.


Sabemos que Argentum Nitricum além de complementar Graphytes, é recomendado para os desejos de DOCES, AÇÚCAR, SAL, queijos fortes, sorvete.

Podemos afirmar que Staphysagria engorda devido a profunda desilusão e em geral são deprimidos, e ama doce.

Sabemos que Phytolaca Decanta pode ter a obesidade relacionada com distúrbios reumáticos e respiratórios e que é sem dúvida alguma uma medicação que nos leva a pesquisar as disfunções glandulares.

Calcárea Carbônica é sempre lembrada, inclusive se for acompanhada de flacidez e celulites, do tipo obeso e flácido. Desejos por: doces, açúcar, sorvete, sal, ovos cozidos moles, fécula.

Iodium que tem o apetite tremendamente aumentado e sempre é lembrado nos casos de hipertireoidismo, de aumento dos gânglios, do baço, dos múltiplos inchaços internos.

Sépia com seus desejos de doce e chocolate ou mesmo Lycopodium com sua fome voraz, principalmente a noite e sua distensão abdominal.

Precisa analisar o todo e mexer em outras coisas. Homeopatia está longe de ser receita de bolo, mais pode ser usada de forma direta nas deficiências que indicam quadros físicos absolutos e diretos. Hábitos alimentares e exercícios não deixam de existir porque se toma Homeopatia. Tem que acontecer em conjunto. 

Existem os drenadores, muito úteis nessas questões, que servem para auxiliar e ajudar de uma forma mais física que mental, entretanto devem ser usados com cuidado.

Alecrim DH 1 quando o nervoso produz aquecimento interno e  a urina não sai, o nervoso aumenta e o coração dispara, Fucus Vesiculosos DH 1 ajuda a reduzir a fome,  Amora DH 1 quando existe muito inchaço nas pernas e retenção de líquidos, Uva Ursi DH 1 quando os rins não ajudam muito, Plantago Maior quando o muco interno está produzindo inchaços, mais nenhum deles deve passar de 100 gts ao dia e deve ser sempre usado com acompanhamento especializado. 

Spirulina e Alcachofra são excelestes coadjuvantes, mais nenhuma medicação dispensa saber a causa exata da obesidade.

Feno Grego – tonifica o corpo e ajuda a queimar gordura, chá verde ajuda muito no processo digestivo, limpando o corpo, assim como o Boldo.

Comer de forma ordenada, cuidar dos seus sentimentos, procurar praticar algum exercício e procurar ajuda bastante.
Homeopatas dos Pés Descalços


Postagens mais visitadas deste blog

IGNATIA AMARA - A CHAVE DO EQUILÍBRIO

IGNATIA AMARA  E A SUA PERSONALIDADE HOMEOPÁTICA
O excesso de luz cega a vista.
O excesso de som ensurdece o ouvido.
Condimentos em demais estragam o gosto.
O ímpeto das paixões perturba o coração.
A cobiça do impossível destrói a ética.
Por isso, o sábio em sua alma
Determina a medida de cada coisa.
Todas as coisas visíveis lhe são apenas
Setas que apontam para o Invisível.

(Tao-Te King, Lao-Tsé) Lao Tsé não tinha conhecimento de homeopatia, mais permeou o mundo das observações de forma intensa e clara, ajudou a dar uma nova visão ao ser humano e até hoje seja no oriente quanto no ocidente, viaja nas mentes de muitos. Ao ler seu pequeno texto a uns bons anos atrás e já com alguma bagagem de filosofia homeopática, me deparei com este, acima citado. Para mim a tradução mais poética de uma personalidade Ignácia. Homeopatas dos Pés Descalços 

Citemos Allen - "As pessoas mentalmente e fisicamente esgotados por uma dor concentrada e prolongada" (Allen) ou ainda "A alteração das condições …

GELSEMIUM - O REMÉDIO DAS GRANDES SENSIBILIDADES

PERSONALIDADES HOMEOPÁTICAS MAT. CEDIDA POR ELISA MACIEL COSTA/ESP.EM HOM/ACUPUNTURA/FITOTERAPIA

Pessoas com grandes fraquezas, com intensa prostração física e mental, chegando ao embotamento cerebral. Medo de cair e de adoecer[*] Histeria e neuroses, comoções e maus efeitos do medo, o remédio das grandes sensibilidades. Sonolencia dos estudantes, as mulheres apresentam  rouquidão durante a menstruação. Sente-se incapaz de enfrentar a vida cotidiana, Incapacidade para assumir responsabilidades, nervosismo de "ator", medo de exames dos estudantes, de aceitar novas tarefas. Evita as aflições da vida. É muito utilizado nas febres agudas ou intermitentes em que há um desejo absoluto de repouso. Na sua grande maioria apresenta ausência de sede, sem calafrios ou suores, piorando à tarde. Seu uso facilita o parto em situações de rigidez do colo uterino e alivia as cólicas menstruais muito fortes.  Apresenta fisicamente uma enorme falta de tônus muscular, torpor, lassidão e tremores, Par…

LYCOPODIUM CLAVATUM

LYCOPODIUM – o medo do conflito
Lycopodium é sem sombra de dúvida, uma das matérias médicas mais extensas dentro da homeopatia e mais interressantes também. Esse indivíduo tem as fases da sua vida bem marcadas, pois apresenta um grande estado distinto entre a infância, a idade mediana e sua idade mais avançada.
Entretanto o Lycopodium se encontra envolto pela covardia, tanto social, moral e física, o que permite ao homeopata analisar de forma cuidadosa essa personalidade, tendo em vista sua enorme capacidade de ser extrovertido, amigável e corajoso, qualidades essas opostas da sua real condição.
Por medo do conflito, Lycopodium foge covardemente.
Seu maior amor será pelo poder e com certeza irá chorar quando for homenageado. A criança Lycopodium
Quando alguém vai a sua casa o seu filho refugia-se por trás dos cortinados ou recusa-se a cumprimentar as visitas? Num primeiro contato é envergonhado? Sempre que o repreende fica com as lágrimas ao canto dos olhos? Tem medo de fantasmas e de dormi…