Translate

NUX VÔMICA - o Rei da Luxúria

 NUX VÔMICA

Personalidades Homeopáticas


Antes de qualquer coisa, Nux vômica nos faz entender o confrontamento da essência do paciente com a essência da medicação. (Vithoukas). Essa medicação é de uma importância notável, visto ser de não muito fácil uso, pois pode se aplicar a muitos casos e isso causa sem dúvida alguma, confusão na hora de prescrever.

 Nux Vômica chega a ser estudado no Eneagrama do tipo VIII: O CARATER SÁDICO E A LUXÚRIA.

Tendência ao vício, levado pela depressão, torna-se até violento; "um barril de pólvora"; pode ser fechado e rabugento; sempre levanta questões contraditórias tornando o ambiente, antes calmo, em agitado; mesmo astuto e bem sucedido, esquece-se de tudo e age insensatamente; usa linguagem indelicada; disposição não intelectual devida à relutância em se concentrar e na impaciência; natureza autoritária; usa os outros para atingir suas ambições.  

Cabe-lhe também Lachesis: Com uma vitalidade inextinguível, ardentes, hiperagitados, inclinados ao vício, excessivamente estimulados, obsessivos ou exaltados, não apenas sexualmente, mas também pelo conhecimento, experiência, entendimento, paixão por uma causa e pela própria vida”.

“Sentido de vida (MCB): Afundado em pesadelos e preocupação. Inconsolável e solicitude ansiosa, com o quê rompe em forte choro, queixa-se e se reprova e às vezes passa a gemer continuamente. Ela não sobrepuja o menor mal ou prejuízo. Irritável, disposição colérica e ansiosa com relação a pequenas coisas. Aborrecido, o tempo lhe parece intoleravelmente longo, passa lentamente”.

É o maior de policrestos, porque a maior parte dos seus sintomas corresponde à semelhança com as dos mais comuns e mais freqüentes de doenças, doenças do mundo moderno, das grandes cidades. Há quem duvide disse e aponte Calcárea Carbônica, eu discordo. A Calcárea é sem dúvida um grande policresto, com grande semelhança ao velho mundo, mais mórbidos, parados, conservacionistas. “É freqüentemente o primeiro remédio, indicado após a administração medicamentosa, por tanto, estabelece uma espécie de equilíbrio de forças e neutraliza efeitos crônicos.” (HOMEOPATIA MATERIA MEDICA by William BOERICKE, MD por William BOERICKE, MD).

Nux vômica (Nux vômica; estricnina)
Alguns autores homeopatas da atualidade chegam a usar a regra dos três, quando se trata de identificar um Nux Vômica.

A regra das Três características de Nux vômica:
1. Adaptado às pessoas morenas, magras, irascíveis, de temperamentos biliosos e muito sensíveis às impressões externas;
2. Afecções devidas ao abuso de remédios drásticos, de hábitos sedentários, de alimentação rica;
3. Sensação de fadiga e de esgotamento pela manhã, ao levantar-se.

É claro que isso ajuda a mapear um Nux Vômica, entretanto fechar a sua aplicabilidade com precisão NÃO, necessitamos de mais pontos como:
*Temperamento ardente por zelo;
*Justiceiro e Verdadeiro, Responsável e Eficiente;
*Dá muito valor ao trabalho, tornando-se um maníaco pelo trabalho, assim sendo, esse o domina;
*Irritabilidade, (algumas vezes mantida interiormente), é ambicioso e competitivo a um grau patológico,
*Tem medo do casamento;
*Ele é super irritado, super chato, super cri cri, super estressado, super sensível, é quase um super homem da competência;
*Não aceita limites e limitações, pois é extremamente confiante de si mesmo e arrogante,
*Nux chora de raiva;
*Possui uma disposição suicida, seja por arma de fogo ou por jogar-se, mesmo possuindo impulsos violentos, lhe falta coragem para tirar a própria vida;
*Busca energia e conforto em estimulantes como café, álcool, drogas e bebidas alcoólicas,
*Comete abusos de medicação (alopática), o que por vezes se prescreve uma dose única de Ch 30;
*É acometido da chamada depressão intelectual com falta de concentração.

“Vertigo”, com perda momentânea da consciência. Nux Vômica possui o sentimento intoxicado, o esforço mental é pior de manhã, ocorrendo também depois do jantar.

Prolapsus uteri/ Dysmenorrhœa na mulher (Prolapso de útero ou Dismenorréia) Feminino. Sua menstruação chega muito cedo e dura muitos dias é sempre irregular, o sangue é negro, como em (Cycl; Lach; Puls) com freqüentes períodos de desmaio. 

Nux Vômica é contrário/oposto (Kent) quanto mais faz força pra evacuar, menos evacua e quanto mais tenta urinar, lhe resta apenas uns pingos de urina. Não existe um Nux Vômica de estômago limpo, ou seja, pelo abuso de estimulantes, ou de comida ou de bebida. Arroto de gás é difícil. Quer vomitar, mas não pode. Flatulência e pirose o acompanham. Náuseas e vômitos, com muito esforço para vomitar, quando consegue é um alívio.

Observações importantes:
Dizem que seu gosto azedo na boca corresponde ao azedume de sua personalidade e nisso eu concordo, Nux Vômica é muito ranzinza. É adepto do sexo em excesso e esse talvez seja seu único exercício, do resto, seu esforço é intelectual, e isso é notório. Outra observação peculiar de Nux Vômica é acordar com vertigem as três da madrugada (funcionamento do horário do F na MTC).
Muitos autores e estudiosos associam a sua aplicabilidade na Febre do feno.
Compare: Kali carb; Hydr; Bry; Lyc; Graph
Antídotos: Coff; Ignat; Cocc.
* É dito para agir melhor dada à noite. HOMEOPATIA MATERIA MEDICA by William BOERICKE, MD por William BOERICKE,).

* Observar melhor na Doença de Crohn, na Hepatite e nas Hérnias, Inguinal e umbilical.
É chamado por muitos de promiscuo.

Pacientes Nux Vômicas são comuns nos consultórios, dependendo do grau de agravamento é aconselhável a introdução de uma terapia complementar. Esse paciente, na sua grande maioria consegue manobrar o rumo das coisas, modificando o estado bruto da sua essência em se tratando de aplicabilidade.
Homeopatas dos Pés Descalços