Translate

ERVA CIDREIRA (Melissa officinalis) as mais usadas no mundo.

Erva Cidreira (Melissa officinalis):
Esta erva tem um leve aroma frutado, de limão, e torna-se mais intenso quando está seca.Composta principalmente de fibras, seu valor nutricional provém do óleo essencial. Ela é considerada digestiva, calmante, sudorífera, analgésica, antiespasmódica. São comumente indicadas para aliviar cólicas intestinais, - combate à insônia, - acelera a vinda da menstruação, é indicada para febres, dores de cabeça, bronquite crônica e resfriados e a sua infusão na água do banho, além de perfumar, funciona como calmante.
Já conhecida dos antigos romanos, a erva-cidreira manteve sua fama de remédio eficaz através dos tempos. Hoje, no Brasil, ela é conhecida como um dos mais sérios e eficazes remédios caseiros. Suas folhas - verdes ou secas, inteiras ou maceradas, cruas ou cozidas - são usadas para os mais variados problemas, desde uma simples dor de dente até uma séria crise de melancolia. A erva-cidreira é tida como um remédio eficiente no tratamento de doenças nervosas, como a histeria, a melancolia e a hipocondria. Quem adquire o hábito de tomar chá dessa planta certamente se livra de um outro hábito: o de tomar muitos e diferentes remédios para as doenças que tem ou que imagina ter. E nem se pode estranhar que isso aconteça, pois, sozinha, a erva-cidreira vale por uma prateleira de farmácia. Além de ser um calmante eficiente, ela é um antiespasmódico vigoroso. Por isso, é indicada para as dores de cabeça (inclusive as enxaquecas), para os problemas gástricos e para as cólicas menstruais. Mas não é só como chá que a planta é usada de maneira satisfatória. Suas folhas verdes, maceradas e aplicadas como cataplasma frio sobre os olhos, descongestionam as pálpebras e melhoram as conjuntivites. Cozidas, essas folhas podem ser usadas em bochechos para acalmar as dores de dente e desinflamar as gengivas. As folhas amassadas em água e sal ajudam a diminuir o inchaço causado pela caxumba. Fora isso, a erva-cidreira é o principal elemento da água de melissa, uma conhecida receita dos padres carmelitas franceses. Essa água, que é um poderoso descongestionante, pode ser comprada nas farmácias e nas lojas que vendem produtos naturais. Mas também pode ser feita em casa. Junte 75 g de folhas e flores secas de erva-cidreira, 20 g de camomila e 15 g de hortelã. Cozinhe essas ervas em 300 ml de água, deixe-as em infusão por 10 minutos e filtre-as. Recomenda-se tomar esse líquido três vezes ao dia para manter sempre o bom humor e a tranqüilidade. Na aromoterapia é indicada para pessoas com problemas de depressão.
O incenso de erva cidreira confere felicidade e sucesso, ajuda a encontrar o verdadeiro amor, e combate à timidez e a falta de autoconfiança. Além de ter um sabor e aroma ótimo para condimentar alimentos, dela se faz também a “água de melissa” e xarope, além de ser usada na cosmética, como essência de perfumes, sabonetes xampus...
HOMEOPATAS DOS PÉS DESCALÇOS