Translate

UM NATAL FEITO DE GENTE


Nós, mulheres da AMSK/Brasil, vimos por ocasião das festas de Natal e passagem de ano, desejar com renovados votos de respeito, mas, com todo simbolismo espiritual e filosófico que possa representar: confiança, acolhimento, *solidariedade*, *amor*, *vontade* de servir à humanidade, *resiliência* e *resistência*!
Como diria “Alda”, em suas reflexões e inspiração, esse não é um texto religioso, mas uma reflexão filosófica e aplicada do Cristo que habita em nosso entendimento cotidiano.

Sim, o nascimento de Jesus Cristo foi um grande ato de resistência! A aceitação da missão dos seus pais em cuidar e educar um filho ilegítimo com devoção, foi um ato de extremo amor e "vontade" de servir a humanidade, e sobretudo de confiar em algo bem maior que seus desejos individuais, preconceitos e para muito além da compreensão de seu tempo. Quem dera as tantas falas se tornassem reais e físicas.

O reconhecimento do nascimento de Cristo pelos reis magos, a cessão da manjedoura pelos camponeses, campesinos, forasteiros, estrangeiros que somos todos, indígenas refugiados em sua própria terra. Atos de confiança, coragem e solidariedade contra a ordem vigente! Atos de sobrevivência. Houve uma clara opção pela resistência a vida, contra a barbárie e contra o genocídio étnico e de classe.

Todos esses momentos foram manifestações da "vontade" de servir a humanidade e de resistência a ordem estabelecida que negava a bondade, a paz e a "justiça" social. A mesma ordem que por vezes tenta nos retirar a dignidade, alargando cada dia mais a distância entre ricos e miseráveis.

Sabemos que a luta por valores cristãos filosóficos tem sido árdua e que está longe de acabar, mas que o real significado do nascimento de Cristo reverbera hoje como o fez há milênios, tanto nas críticas ácidas, quanto no acolhimento e na luta pelos necessitados e excluídos a moradia, a terra, ao trabalho e ao sustento, a saúde, a educação, a justiça e ao afeto!

Hoje, esperamos que o significante da palavra “cristianismo” seja resgatado e preencha as palavras vazias tão profanadas por falsos templos, profetas e fiéis que esqueceram o valor espiritual, filosófico e político da palavra de Jesus! 

Que as palavras de Cristo libertem os oprimidos, os encarcerados, as mulheres e as crianças, os idosos, os presos políticos e os injustiçados, ao invés de oprimir. Que tragam luz, ao invés de obscurecer a verdade, que tragam acolhimento e solidariedade ao invés de ódio, exclusão e intolerância! Que tragam a justiça e o fim das desigualdades para todos! Que tragam as pessoas para a fraternidade além das fronteiras dos templos, dos Estados, das religiões, organizações e culturas. Fronteiras essas que matam irmãos, separam semelhantes e enterram nossos filhos e filhas.
Esse foi o Cristo que conheci, sem templos, caminhando ao lado do povo, dos pobres e excluídos, atravessando desertos e que tanto gostaria de enxergar nas ações de muitos que se proclamam seus porta-vozes! Foi com esse Jesus que aprendemos sobre dignidade, respeito e liberdade.

É em nome desse Cristo que desejamos confiança, amor, solidariedade "vontade" de servir ao projeto de humanidade e muita resiliência para ser resistência ao que não interessa a "nossa casa comum"! E viva as nossas crianças, que mais do que nosso futuro, são o nosso presente, e que de nós, só confiam no que temos de melhor.

AMSK/Brasil