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quinta-feira, 22 de maio de 2014

EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE

EDUCAÇÃO EM SAÚDE: CONCEITOS E PROPÓSITOS
Marjorie Ester Dias Maciel1
RESUMO: Com o objetivo de promover reflexão a respeito das mudanças no conceito de educação em saúde e de seus objetivos realizou-se um levantamento de suas práticas ao longo da história da saúde pública no Brasil.Verificou-se que a educação em saúde tradicional, utilizada desde a República Velha não é adequada para melhorar as condições de saúde da população e não está condizente com os propósitos do atual sistema de saúde. Assim, outros modelos e concepções de educação em saúde surgiram. Sendo eles, a educação popular em saúde e a educação dialógica, tendo como base o diálogo e a melhoria das condições de vida da população.

PALAVRAS-CHAVE: Educação em saúde; Saúde pública; Prática de saúde pública.

EDUCATION IN HEALTH: CONCEPTS AND INTENTIONS
ABSTRACT : With the aim to promote a reflection regarding the concept of the education in health and its objectives it was done a survey of its practical through the history of the public health in Brazil. It was verified that the education in traditional health, used since the Old Republic is not adjusted to improve the conditions of health of the population and don´t agrees with the intentions of the current system of health. Thus, other methodologies and conceptions to educate in health appeared. Being them, popular education in health and dialogical education with basis on dialogue and the improvement on population´s life conditions.

KEYWORDS: Education in health, Public Health, Practice of Public Health.
EDUCACIÓN EN SALUD: CONCEPTOS Y PROPÓSITOS

RESUMEN: Con el objetivo de promover reflexión al respecto de las mudanzas en el concepto de la educación en salud y de sus objetivos fue hecho un levantamiento de sus prácticas a lo largo de la historia de la salud pública en el Brasil. Fue verificado que la educación en la salud tradicional, usada desde la República Vieja no es adecuada para mejorar las condiciones de salud de la población y no está condecente con los propósitos del sistema actual de salud. Así, otros modelos y concepciones de educación en salud surgieron. Siendo ellos, la educación popular en la salud e la educación dialógica, teniendo como la base el diálogo y la mejoría de las condiciones de vida de la población.

PALABRAS CLAVE: Educación en la Salud, Salud Pública, Práctica de Salud Pública.
http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=6&ved=0CFQQFjAF&url=http%3A%2%2Fojs.c3sl.ufpr.br%2Fojs%2Findex.php%2Fcogitare%2Farticle%2Fdownload%2F16399%2F10878&ei=HYF-U_v8JqKlsASi6YHYAQ&usg=AFQjCNGzlIhgUrBIDHGsnh7iLgZdyXQFQQ&bvm=bv.67720277,bs.1,d.cWc&cad=rja

outra pesquisa boa de se ler: http://www.ufjf.br/nates/files/2009/12/EducacaoPopular.pdf

Homeopatas dos Pés Descalços.
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