A FITOTERAPIA BRASILEIRA USADA NA MTC - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DA FITOTERAPIA BRASILEIRA DENTRO DA MTC



A FITOTERAPIA BRASILEIRA USADA NA MTC

Shen é espírito na MTC, vejam o quanto a paz de espírito e seu equilíbrio são importantes dentro dessa medicina milenar. Suavizar esses caminhos representa compreender que para além do desconforto físico, existe a estrutura pessoal, que corre todos os dias e as vezes se paralisa diante das situações.
Essas são plantas e ervas que ajudam no dia a dia, segundo a natureza que possuem – uma visão específica da MTC.

Usando uma releitura de alguns estudiosos e da prática diária, separei algumas das mais conhecidas e fáceis de achar, assim seu uso pode ser mais tranquilo em relação ao desequilíbrio apresentado.

Matéria cedida por Elisa Costa



Camomila ( matricaria chamomilla )

É doce, neutra e morna, penetra nos meridianos do Fígado e do Baço. Ela acalma o corpo. Na MTC: Limpa o vento e a umidade, descongestiona o corpo eliminando a mucosidade. É comumente usada para dor de cabeça, estresse, insônia e cólicas.


Capim -limão ou Erva-cidreira ( cymbopogon citratus )

É picante e morna também, age nos meridianos do Pulmão e do Estomago; porque dispersa o vento e vento-frio, ajuda na tonificação da energia do Pulmão, direciona e leva a energia para baixo. Aquece o aparelho digestivo e acalma o Shen ( espírito ).
suas principais indicação são para a insônia, ansiedade, palpitações, cefaleia e resfriados.

Flor-de-Lótus ( Nelumbo nucifera )

Essa flor é neutra e doce, penetra nos meridianos do Coração, Baço e Rim.
Na MTC ela diminui o fogo do Coração, acalma o Shen ( espirito ). O meridiano do Rim agradece esse carinho, pois a flor de lótus, retira esse calor nocivo e ajuda a limpar a transmissão.
Seu uso: insônia, irritabilidade, confusão mental, mania. Em forma de xarope, combate as crises de asma, a tosse e a febre das doenças respiratórias.


Hipérico (Hypericum perforatum)

Sua ação na MTC é de bem estar geral, por isso ela entra com força total na ajuda aos dois grandes vasos: o vaso Governador e o Vaso Concepção.  Conhecida por clarear o espírito e fazer com que a circulação da energia se faça em todo corpo.
Comumente adaptada para combater a insônia, depressão, disritmia, o nervoso e suas complicações no estômago e a diarreia. Por cuidar muito dos nervos e músculos, é uma grande amiga do Meridiano do Fígado.


Lírio ( Lilium Candidum )

Seu gosto é amargo, doce e frio, penetra nos meridianos do Pulmão e Coração de forma rápida e suave.
Sua ação na MTC é umedecer o Pulmão, retira e diminui o Catarro e portanto circula e produz  o Calor, desta forma suaviza e a mente.
Comumente usada na febre, irritabilidade, dor na garganta, tosse com e sem catarro.

Lúpulo ( Humulus lupulus )

É amarga, sensação de ser gelada, penetra nos meridianos do Pulmão, Rim e Estomago.
Na MTC ela fortalece o Estômago, acalma o espírito, melhora o sistema urinário e alivia a pressão do corpo.
Seu uso é tradicional para combater a taquicardia, insônia e ansiedade, anorexia, dispepsia.

Macela ou Marcela ( achyrocline satureoides )

Sua natureza é amarga e neutra, percorre os meridianos do Intestino Grosso e Baço e dispersa a umidade ( um claro exemplo disso é o catarro ), no Baço sua função é tonificar.
-uso: cólicas, diarréia, ansiedade, tensão, dor e espasmo muscular, ajuda nas alergias respiratórias e colites, efeitos como: diminuir gases e melhorar a digestão são conhecidos popularmente, ajuda muito nas dores articulares, por esse motivo, muitos idosos veem na Macela uma opção diária de alívio.
.

Maracuja ( Passiflora edulis )
Ela possui a sua natureza bem ampla: é refrescante, doce e azeda ao mesmo tempo.
Na MTC ela também possui a ação de descongestionar, pois limpa o catarro e acalma mente, dando tranquilidade e clareza nos pensamentos, tanto no popular quanto na aplicabilidade oferecida por profissionais, ela atua com sucesso no controle da ansiedade, estresse, nevralgia, cólicas menstruais , dores articulares e cefaleia, insônia e irritabilidade na menopausa.


Melissa ( Melissa officinalis )

Suas características são: doce e refrescante.
Na MTC ela circula a energia do Fígado – o grande general, tonifica e limpa o sangue, acalma o Shen, pois o aquecimento do corpo cede e a harmonia é mais bem distribuída.
Seu uso na insônia, depressão e irritabilidade, são bem conhecidas. Também se usa a Melissa para tratar palpitações, enxaquecas, cólicas intestinais, convulsões, nevralgias, problemas hepáticos e biliares e má circulação. O que pouca gente sabe é que se seu fígado não está com a energia limpa, seus músculos irão sofrer, então essa é uma boa dica para os atletas.


-Mulungu ( Erythrina mulungu )

Suas propriedades para a MTC são: gosto amargo, picante e refrescante e sua ação se dá na MTC, quando penetra nos meridianos do Fígado e do Baço, diminuindo o Catarro e acalmando o Shen. Assim sendo seu uso para combater a ansiedade, insônia, asma com muito catarro pode ser ajudada por mulungu no ponto em que possui aí uma ação diurética e expectorante, costuma ser usada como analgésica e antirreumática. Melhora de uma forma geral a atividade hepática – pena que é pouco usada para isso.

Sálvia ( Salvia officinalis )

Por ser picante, amarga e possuir ação refrescante, penetra nos meridianos do Coração, Fígado e Baço. Uma boa amiga na alimentação, podendo ser usada em saladas e assim preservar seu total valor.
É famosa por tonificar o sangue, harmonizar o Shen e o Coração.
Como produz bem estar, ajuda no combate a depressão, insônia, cólicas intestinais e menstruais, promove a circulação; especialmente a periférica, ajuda nas gastralgias, amigo da mulher em fase de menopausa, calores e irritabilidade.


Valeriana ( Valeriana officinalis )

Essa velha conhecida é amarga, picante e morna, penetra nos meridianos do Coração, do Baço e do Fígado.
Dentro da MTC ela melhora a circulação de energia, dispersa o frio, tonifica o sangue e o Baço, acalma o espírito. É uma referencia clássica.
Do seu uso: ansiedade, taquicardia, distúrbios da menopausa, dores de cabeça tensionais, cólicas intestinais, dores musculares por nervoso, epilepsia, colite, prurido cutâneo, fadiga e estafa, dermatoses variadas e torcicolo por tensão. Por ser picante, ajuda nas congestões nasais onde a pessoa fica extremamente irritada e nervosa.

Ainda possuem outras de grande importância como o aniz estrelado, o alecrim a espinheira santa e o mastruz, a tanchagem e o funcho, mas falta estudo, pelo ao menos na sua aplicabilidade.

Sabemos que o alecrim refrigera o meridiano do coração, acalma o meridiano da bexiga e tonifica o meridiano do rim.
A tanchagem possui um efeito fantástico no vaso governador, ajudando muito na circulação cerebral. Enfim, com a vasta possibilidade de aplicabilidade que temos no Brasil das plantas medicinais em uso dentro da MTC, isso ainda dará muitos estudos.

Homeopatas dos Pés Descalços

Comentários

  1. Olá, muito prazer em conhecer o site. Por favor, podem me ajudar, gostaria de homeopatia e florais para a baixa auto-estima? Obrigada Laís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lais,

      Lycopodium é uma timidez meio covarde, Thuya é com minusvalia e assim por diante. Leia as duas matérias e diga se alguma se aproxima de você e da sua personalidade.

      Leia florais e a alma feminina e diga com qual se identificou melhor.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
    2. Olá, tudo bem? As duas são parecidas, mas acho que Thuya bem mais. Devo usá-la? Como? Tambem achei como florais Pretty Face e Lavandula? Como devo usá-los, Obrigada, Laís

      Excluir
    3. Laís

      nossa sugestão é uma dose única de thuya na ch 30, depois de 30 dias retornamos a ela.

      Quanto aos florais - 6 gotas de lavandula/3 x ao dia, por 30 dias e 20 gts de agrimory - á noite. Por 3 dias.

      depois reavaliamos.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
    4. Ok. Muito obrigada pela atenção. Abraços, Laís

      Excluir
    5. Dê notícias.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  2. Leio muito o q vcs escrevem para poder me encaixar. O mais importante para mim, no momento, é esse meu mal humor crônico.
    Sou muito mal humorada, grosseira. Não tenho relacionamentos amorosos (mas não tenho nada de Sépia). Inércia, desânimo, preguiça, não trabalho, não faço ginástica; tenho má vontade e fico “sem saco” com um monte de coisas.
    Pensei em Bryonia Alba, o que acham? E, por favor, me indiquem tb um floral?
    Obrigada, Luana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana, pra deixarmos nossa conciencia tranquila, leia calcárea carbônica, pela lentidão especialmente gástrica. Depois compare com Bryônia e veremos. Arsenicum também é difícil no mal humor, mas tem um resistencia enorme.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
    2. Tenho também coisas de Calcáreaarb. c, mas vejo Calcárea como uma trabalhadora e eu não sou. Tenho mais de Bryonia! O que faço? Obrigada, Luana

      Excluir
    3. Então Luana, nossa sugestão é:

      dose única de calcárea carb. na ch 30, depois de 5 dias comece com Bryônia na ch 5 - pode ser gbls/15 grs - salivar 2 gbls sublingual - 3x ao dia.
      Quando acabar os gbls, damos 5 dias e aí se toma outra dose única de calc. carb. na ch 100.

      Mexemos com as duas coisas até que sua identificação fique mais clara e as coisas melhorem. O pior vai ceder.

      um aabraço,

      a equipe.

      Excluir
    4. Poxa, legal. Muito obrigada, vou seguir. Obrigada, Luana

      Excluir
    5. Dê notícias,

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  3. Vivo sempre com algum probleminha físico; sou fraca fisicamente e sou preguiçosa. Por favor, tem alguma homeopatia para me indicar? Grata, Helena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena, leia,

      asparagus off. e http://homeopatiaparamulheres.blogspot.com.br/2010/11/fadiga-e-cansaco-personalidades.html

      e diga com qual mais se assemelha.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  4. My brother suggested I would possibly like this
    web site. He used to be entirely right. This publish truly made my day.
    You cann't believe just how a lot time I had spent for this information! Thanks!
    Here is my homepage search settings

    ResponderExcluir
  5. Prazer. Tenho uma necessidade compulsiva de comer e cada vez mais me cubro com o "manto da gordura" e afasto o mundo, fujo da minha vida. Não consigo ter vontade de fazer nenhum exercício, é um marasmo, uma preguiça. Não sou vaidosa, não me cuido...Por favor, o que vcs poderiam me aconselhar de homeopatia pra melhorar esse meu estado crônico? Grata, Yná

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yná,

      leia drósera, Sépia e veja com qual dos dois podemos achar mais indicativos da sua personalidade.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
    2. O medo de afogamento eu tenho, sempre tive. Tenho + coisas de Drósera? O que faço? Grata, Yná

      Excluir
    3. Veja agora se há algo de competitivo em você, se não, voltamos a drósera.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Sou completamente impaciente com a minha filha de 07 anos; eu a amo, mas ela me irrita quando pergunta, ou me atrapalha. Também sou pouco criativa com ela. Por gentileza me auxiliem, quero algo para melhorar esse minha impaciência e irritação? Pensei em Chamomilla, o que as senhoras acham? Grata, Lizandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lizandra,

      leia zincum m. sépia e staphiságria, procure sua estrutura emocional neles e nos diga o que achou, se não encaixar, leia lachesis e belladonna.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
    2. Muito obrigada pela atenção. Sabem sou mais Staphiságria. Como ajo? Grata Lizandra

      Excluir
    3. Nossa sugestão Lizandra,

      staphiságria na ch 5 - 20 ml/10 gts ao dia.

      Quando terminar - dose única na ch 13.

      aí vemos mais.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  9. Olá, gostaria de saber as senhoras podem me ajudar com a homeopatia? Tenho 42 anos e, apesar de não ser débil, nem idiota, sou precipitada e ansiosa, o que me faz cometer erros. Troco, palavras, nomes, números, idades (até da minha única filha), sou bem confusa. Agradeço a ajuda, Cátia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cátia,

      leia lycopodium e depois diga o que achou, com cuidado veja bufo rana.

      Excluir
    2. Boa noite, obrigada pela resposta. Não sou Bufo Rana. E,de Lycopodium tenho mais coisas. Como devo agir? Obrigada, Cátia

      Excluir
    3. Cátia, então aproveite e leia Agaricus e Pulsatilla, vamos comparar agora com Lycopodium tá?

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
    4. Lycopodium é o q tenho mais coisas. Obrigada, Cátia

      Excluir
    5. Cátia, então é melhor começar com a ch 13 - dose única, depois de 30 dias outra dose na ch 30. Essa é a nossa sugestão.

      Outra boa dica são as capsulas de alecrim - 2 a 4 ao dia.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  10. Olá, tomei quase um mês Avena Sativa 30 Ch (investiguei no site, por conta própria), usei tb o floral Centaury para a minha falta de força de vontade. Tenho 38 anos, sou maníaco por computador, durmo tarde, como besteiras, sou inativo... Queria melhorar, mas ainda não consegui, então devo ter escolhido errado a medicação para mim. Será que vcs podem me indicar algo para essa falta de força de vontade? Obrigado, André

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André, tente ler Nux Vômica e depois nos diga se emocionalmente se parece com ele.

      Avena pode ajudar se a sua personalidade é parecida e não o seu problema.

      De floral, nossa sugestão é que pense:

      60 ml de centaury, oak, agrimony - 20 gts / 3 x ao dia, em 1 copo de água.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
    2. Vou encomendar o floral. Não tenho nada de Avena. Mas me pareço sim, em muitas coisas com Nux Vômica; não tudo, mas bastante coisas. Devo usá-la? Como? Obrigado, André

      Excluir
    3. André,

      Então descarte de vez Avena Sativa e me diga se emocionalmente se parece com Nux Vômica.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
    4. "um barril de pólvora"; pode ser fechado e rabugento; sempre levanta questões contraditórias tornando o ambiente, antes calmo, em agitado; mesmo astuto, esquece-se de tudo e age insensatamente (mas não sou maluco, nem faço escanda-lo); usa linguagem indelicada; disposição não intelectual devida à relutância em se concentrar e na impaciência; natureza autoritária;
      Irritável, disposição colérica e ansiosa com relação a pequenas coisas.

      Mas diferentemente de Nux Vômica quase não choro. E, apesar de trabalhar, mas não sou maníaco por trabalho, nem esforçado; sou mais mesmo é preguiçoso. Sou um pouco cheinho, e nunca só tive tendência a emagrecer até uns 10 anos, depois fiquei gordinho(até hoje). Senhoras, e eu não sou bem sucedido, e também não tiro vantagens de ninguém, não uso as pessoas. Sou Nux? Devo usar? Obrigado, André

      Excluir
    5. Bom André, depois dessa descrição sugerimos que antes de tudo tome Thuya na ch 13/dose única, depois de 15 dias outra dose única de thuya na ch 30.

      Nux Vômica vai controlar a explosão sim - depois de 5 dias da segunda dose de thuya, comece a tomar Nux Vômica - dose única na ch 5, passe 20 dias e tome na ch 13 e depois de mais 20 dias na ch 30.

      Lá pelas oito da noite, tome 20 gts de floral - olive, oak e walnut - faça isso por com o floral por 30 dias e depois veremos.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
    6. Muito obrigado pelo auxílio, vou seguir. Abraços, André

      Excluir
    7. Ficamos na torcida,

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  11. Para que serve a homeopatia Aletris? Obrigada, Júlia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlia, essa resposta é grande demais.

      Fisicamente - menstruação abundante, fadiga e falta de concentração, anorexia, cólicas por flatulencia.

      Costuma ser muito confusa e sua depressão é acentuada, tanto física quanto mental.

      Prometemos falar mais em breve tá?

      um abraço,
      a equipe.

      Excluir

Postar um comentário

A ÚNICA CONDUTA ACEITA PARA COMENTAR É A GENTILEZA.

Postagens mais visitadas deste blog

LYCOPODIUM CLAVATUM

GELSEMIUM - O REMÉDIO DAS GRANDES SENSIBILIDADES

IGNATIA AMARA - A CHAVE DO EQUILÍBRIO