Pular para o conteúdo principal

SOLANUM TUBEROSAM




Solanum tuberosum - uma personalidade dividida, rígida e incosciente - uma ajuda física no caso dos prolapsos uterinos e de reto.

         (Papa. Verde Tintura de batatas, frutas ou vegetais)

Eis uma personalidade difícil. Seu estado de aplicação física – relatado até por Hipócrates e depois por outros, tanto da medicina como da homeopatia, podemos definir seu olhar como a porta para a identificação emocional dele. Os olhos encovados e bem abertos, a expressão viva da ansiedade. A inquietação é constante, tanto acordado quanto dormindo, vai de lado para o outro da casa ou da cama. Seu grau de consciência é mínimo.

Provavelmente o estado de gagueira venha daí, da inquietação ao pronunciar as palavras. Do estupor na cabeça, com seus violentes espasmos, da dor alucinante na cabeça.

Existe uma rigidez que ultrapassa as questões, ela é geral, e é claro, atinge a mente. Obteve-se bons resultados em estados de espasmos tetânicos, pela coerência das reações observadas, não que a expressão da personalidade estivesse aqui presente.


Seus olhos sofrem muito – irite reumática, visão turva e constante, midríase. Escurece a vista por qualquer desconforto gástrico – o que nos leva a crer o alto grau de nervosismo. As estruturas são violentas quando se diz respeito a dores de cabeça, de estômago, as cólicas intestinais e provavelmente em todos os órgãos de reação muscular.

As palavras são pesadas e lentas, se arrastam para sair, a língua também se apresenta pesada, com dificuldade de movimentação.
Uma das pistas é a presença da saliva espumosa e grossa, fétida e viscosa – pesada. Vômito seguido de diarreia é normal.

As pressões externas e internas apresentam muitos resultados nessa personalidade. As dores são por dentro, parecem vir das entranhas, onde tudo se embola, nada parece fluir, nem a pele, nem o suor, grosso e pegajoso. A frieza também é outro indicativo. Pele fria, sempre sem calor sempre fria, principalmente na face e no tórax.

Os tumores se acumulam como batatas no útero, no anús, no reto, seguindo os indicativos de quando uma batata se perde, ela espuma e fica preta e roxa, formando uma cratera. É claro que toda essa dificuldade de circular energia as câimbras são uma constante, entretanto provocam um intenso nervoso e uma preferência acentuada pelas panturrilhas. As contrações mais violentas são na cabeça e nos dedos.


Batata doente - o prolapso do reto, ânus, hálito e odor do corpo; tumores de olhar reto como batata podre; seus relatos de sonhos são com poças de sangue. Indicativo de Vijnovsky Homeopática Matéria Medica”.






Particularmente acreditamos que tais matérias podem ser usadas em situações pontuais como o do prolapso do reto, devido a eficácia do tratamento, sem que com isso entremos na especificidade da personalidade em questão.

Homeopatas dos Pés descalços

Postagens mais visitadas deste blog

IGNATIA AMARA - A CHAVE DO EQUILÍBRIO

IGNATIA AMARA  E A SUA PERSONALIDADE HOMEOPÁTICA
O excesso de luz cega a vista.
O excesso de som ensurdece o ouvido.
Condimentos em demais estragam o gosto.
O ímpeto das paixões perturba o coração.
A cobiça do impossível destrói a ética.
Por isso, o sábio em sua alma
Determina a medida de cada coisa.
Todas as coisas visíveis lhe são apenas
Setas que apontam para o Invisível.

(Tao-Te King, Lao-Tsé) Lao Tsé não tinha conhecimento de homeopatia, mais permeou o mundo das observações de forma intensa e clara, ajudou a dar uma nova visão ao ser humano e até hoje seja no oriente quanto no ocidente, viaja nas mentes de muitos. Ao ler seu pequeno texto a uns bons anos atrás e já com alguma bagagem de filosofia homeopática, me deparei com este, acima citado. Para mim a tradução mais poética de uma personalidade Ignácia. Homeopatas dos Pés Descalços 

Citemos Allen - "As pessoas mentalmente e fisicamente esgotados por uma dor concentrada e prolongada" (Allen) ou ainda "A alteração das condições …

GELSEMIUM - O REMÉDIO DAS GRANDES SENSIBILIDADES

PERSONALIDADES HOMEOPÁTICAS MAT. CEDIDA POR ELISA MACIEL COSTA/ESP.EM HOM/ACUPUNTURA/FITOTERAPIA

Pessoas com grandes fraquezas, com intensa prostração física e mental, chegando ao embotamento cerebral. Medo de cair e de adoecer[*] Histeria e neuroses, comoções e maus efeitos do medo, o remédio das grandes sensibilidades. Sonolencia dos estudantes, as mulheres apresentam  rouquidão durante a menstruação. Sente-se incapaz de enfrentar a vida cotidiana, Incapacidade para assumir responsabilidades, nervosismo de "ator", medo de exames dos estudantes, de aceitar novas tarefas. Evita as aflições da vida. É muito utilizado nas febres agudas ou intermitentes em que há um desejo absoluto de repouso. Na sua grande maioria apresenta ausência de sede, sem calafrios ou suores, piorando à tarde. Seu uso facilita o parto em situações de rigidez do colo uterino e alivia as cólicas menstruais muito fortes.  Apresenta fisicamente uma enorme falta de tônus muscular, torpor, lassidão e tremores, Par…

LYCOPODIUM CLAVATUM

LYCOPODIUM – o medo do conflito
Lycopodium é sem sombra de dúvida, uma das matérias médicas mais extensas dentro da homeopatia e mais interressantes também. Esse indivíduo tem as fases da sua vida bem marcadas, pois apresenta um grande estado distinto entre a infância, a idade mediana e sua idade mais avançada.
Entretanto o Lycopodium se encontra envolto pela covardia, tanto social, moral e física, o que permite ao homeopata analisar de forma cuidadosa essa personalidade, tendo em vista sua enorme capacidade de ser extrovertido, amigável e corajoso, qualidades essas opostas da sua real condição.
Por medo do conflito, Lycopodium foge covardemente.
Seu maior amor será pelo poder e com certeza irá chorar quando for homenageado. A criança Lycopodium
Quando alguém vai a sua casa o seu filho refugia-se por trás dos cortinados ou recusa-se a cumprimentar as visitas? Num primeiro contato é envergonhado? Sempre que o repreende fica com as lágrimas ao canto dos olhos? Tem medo de fantasmas e de dormi…