Translate

GERANIUM MACULATUM – Gerânio


GERANIUM MACULATUM – Gerânio



A PEQUENA NOTÁVEL
PERSONALIDADE HOMEOPATICA


E quem não conhece? Normalmente usado em tintura e com poucos dados compilados na literatura, o Gerânium Maculatum é pra nós um braço, um trecho de personalidade.
Os Índios nativos americanos costumavam usar o geranium para estancar sangramentos, são adstringentes, antivirótico, hemostático e vulnerário. Por esse motivo toda a sua fama em tratamentos de úlceras, internas e externas. O uso dessa planta para espantar mosquitos é considerado seguro e o fato de atrair borboletas é até tema de lenda. Resumindo: sangramentos, hemorróidas e feridas, erupções cutâneas, dores de garganta e fraturas.
Lindas, meigas e delicadas são suas flores, entretanto de um gosto apertado e acentuado permanece.

São comuns as habituais dores de cabeça, a quantidade de muco dispensado, seja pulmonar, gástrico ou nas diarréias e nenhuma dessas três atividades é um mistério para o Geranium. Daí a fama de tratar as gastrites catarrais abundantes. As hemorragias pós partum fizeram sua fama no meio de muitas mulheres e no tratamento dos vômitos com sangue.

O verão não é agradável, claro, é notório sua relação com o calor do sangue, ligado a hemorragias, o calor que as hemorróidas encerram e as úlceras. Suas pupilas são dilatadas e a vertigem acompanha  a vista dupla – diplopia.

 
Um bom ponto a se observar é a ponta da língua quente/ardente e detalhadamente vermelha. A faringite é uma eleição. Na menstruação dolorosa e abundante ela também é usada. Sua fama é tanta que na Rússia é largamente usada para tratar metrorragia e menorragia, devido ao seu poder homeostático.

Com ela tratamos o que não podemos ver, as feridas que estão por dentro do corpo e podem nos levar a óbito. Pequena e forte, eis o seu legado. Seu gosto forte e marcante, deve ser levado em conta na utilização das doses. Normalmente utilizado na 3ª e isso ainda é até hoje uma regra geral.

Hydrastis, Cinchona e Sabina são medicações que devem ser comparadas.

 
Existem algumas observações que devemos fazer e que nos causam curiosidade: os desejos de Geranium Maculatum são bons, ela trata dos violentes episódios, mas é calmo, nem destrutivo, nem nocivo; costuma se aplicar aos idosos que vivem com constante pigarro e sempre tem que cuspir; no uso da tintura local, sua ação é de destruir a membrana piogênica (o acúmulo localizado de pus num tecido, formando uma cavidade delimitada por uma membrana de tecido inflamatório (membrana piogénica).
Taylor, Kent, Nilo Cairo/363, Boerix.


Homeopatas dos pés descalços