Pular para o conteúdo principal

CALCÁREA OVORUM

Ova Tosta ou casca de ovo torradas ou ainda ovo-conchas.


São as cascas de ovo torradas, quem é que nunca ouviu falar delas. Amiga das mulheres, companheira em horas difíceis, ela permanece como uma grande amiga nas horas de dificuldade.

Três observações nos chamam a atenção, 1 - enquanto Rux Tox. diz “meus ossos estão todos quebrados”, a Calcárea Ovorum diz: “É como se tivesse quebrado em duas partes – as costas”. 2 – É considerado por muitos o melhor remédio para combater verrugas (ALLEN). Aqui usado na 3D, 3 – a Leucorreia com ulceração do colo do útero, é tida como sua principal esfera de atuação física específica – corrimento branco, leitoso e profuso, especialmente em mulheres que tiveram muitos filhos ou abortos.

Muito usado no combate a dor/cansaço no caso do câncer.

Allen traz pontuações muito importantes no uso dessa medicação e é ele quem nos ajuda na busca pela Personalidade Homeopática da Calcárea Ovorum.

“De acordo com Hahnemann, Calc. NÃO DEVE SER USADO ANTES Nit. ac. e Sulph;. Pois podem produzir complicações desnecessárias”. 

Sua constituição é psórica, o que nos leva a palidez, a timidez e o cansaço da caminhada, ou seja, da locomoção. Teme pela sua razão, teme estar louca e também acha que outras pessoas podem achar isso delas. Sua personalidade é mais feminina e talvez por isso as meninas cresçam mais rapidamente, se desenvolvam mais rapidamente também e suas regras chegam ainda sendo mais novas. Gelam pés e mãos, e suas emoções podem fazer alterações no fluxo menstrual. Essa personalidade é muito sensível e chora quieta.

Normalmente são pessoas claras, de olhos claros, com tendência a obesidade na juventude. Disposto a engordar, corpulento, pesado.
Cabeça durante o sono sudorese profusa, molhando travesseiro muito em torno de (Sil., Sank.). 

E se a Belladonna é a aguda de Calcárea ... pense, sua mansidão pode virar fúria e sua timidez sempre vai lhe subir o sangue as bochechas.

Transpiração faz parte da vida dessa personalidade, especialmente na cabeça e pescoço, ou ainda no peito e parte superior do corpo.


Urémico doenças ou outras provocadas por colocar o pé no frio, calçadas úmidas, ou trabalharem em pé em água fria; modeladores ou trabalhadores em argila fria. Frieza: geral ou de partes (Kali bi); cabeça, estômago, abdômen, pernas e pés; aversão ao ar livre frio, sensível ao ar frio e úmido. Frio de novo – traço das Calcáreas.
Frio, timidez, obesidade, dor e suor, tudo aqui afeta os ossos, é por isso que quando observada a necessidade de usá-la em crianças, Allen afirma que: Em crianças, pode ser muitas vezes repetida. Curvatura dos ossos, especialmente os ossos da coluna e a longo prazo; extremidades tortas, deformadas; ossos irregularmente desenvolvidos. Doenças resultantes de DEFEITUOSA assimilação; ossificação imperfeita; dificuldade em aprender a andar ou ficar; crianças que não têm disposição para caminhar e não tentam, suor suprimido. 

Algumas generalidades que fazem parte desse cotidiano estão ligadas ao estômago: Durante qualquer doença ou convalescença, grande anseio de ovos; almeja coisas indigestível (Alum.); aversão a carne.  Acidez do trato digestivo; eructação azeda, azedo vômito, fezes ácidas; odor azedo de todo o corpo (Hep., Rheum.). Boca do estômago inchado como um pires invertido e dolorosa à pressão. 

Das relações que Allen faz observações:

Das Relações: Complementares: a, Bell, que é a aguda da Calc. Calcarea atua melhor: antes, Nux, Lyc, Phos, Sil.
Segue-se: Nit. ac, Puls., Sulph. (Especialmente se pupilas estão dilatadas); é seguido por, Kali bi. no catarro nasal.
Em pessoas com idade não devem ser repetidas, especialmente se a primeira dose beneficiado, ele geralmente faz mal.
Agravamento: Ar frio; tempo molhado; água fria; da lavagem (Ant. c.); manhã, durante a lua cheia.
Melhoria: Tempo seco; deitado no lado doloroso (Bry., Puls.). 

HOMEOPATAS DOS PÉS DESCALÇOS

Postagens mais visitadas deste blog

IGNATIA AMARA - A CHAVE DO EQUILÍBRIO

IGNATIA AMARA  E A SUA PERSONALIDADE HOMEOPÁTICA
O excesso de luz cega a vista.
O excesso de som ensurdece o ouvido.
Condimentos em demais estragam o gosto.
O ímpeto das paixões perturba o coração.
A cobiça do impossível destrói a ética.
Por isso, o sábio em sua alma
Determina a medida de cada coisa.
Todas as coisas visíveis lhe são apenas
Setas que apontam para o Invisível.

(Tao-Te King, Lao-Tsé) Lao Tsé não tinha conhecimento de homeopatia, mais permeou o mundo das observações de forma intensa e clara, ajudou a dar uma nova visão ao ser humano e até hoje seja no oriente quanto no ocidente, viaja nas mentes de muitos. Ao ler seu pequeno texto a uns bons anos atrás e já com alguma bagagem de filosofia homeopática, me deparei com este, acima citado. Para mim a tradução mais poética de uma personalidade Ignácia. Homeopatas dos Pés Descalços 

Citemos Allen - "As pessoas mentalmente e fisicamente esgotados por uma dor concentrada e prolongada" (Allen) ou ainda "A alteração das condições …

GELSEMIUM - O REMÉDIO DAS GRANDES SENSIBILIDADES

PERSONALIDADES HOMEOPÁTICAS MAT. CEDIDA POR ELISA MACIEL COSTA/ESP.EM HOM/ACUPUNTURA/FITOTERAPIA

Pessoas com grandes fraquezas, com intensa prostração física e mental, chegando ao embotamento cerebral. Medo de cair e de adoecer[*] Histeria e neuroses, comoções e maus efeitos do medo, o remédio das grandes sensibilidades. Sonolencia dos estudantes, as mulheres apresentam  rouquidão durante a menstruação. Sente-se incapaz de enfrentar a vida cotidiana, Incapacidade para assumir responsabilidades, nervosismo de "ator", medo de exames dos estudantes, de aceitar novas tarefas. Evita as aflições da vida. É muito utilizado nas febres agudas ou intermitentes em que há um desejo absoluto de repouso. Na sua grande maioria apresenta ausência de sede, sem calafrios ou suores, piorando à tarde. Seu uso facilita o parto em situações de rigidez do colo uterino e alivia as cólicas menstruais muito fortes.  Apresenta fisicamente uma enorme falta de tônus muscular, torpor, lassidão e tremores, Par…

LYCOPODIUM CLAVATUM

LYCOPODIUM – o medo do conflito
Lycopodium é sem sombra de dúvida, uma das matérias médicas mais extensas dentro da homeopatia e mais interressantes também. Esse indivíduo tem as fases da sua vida bem marcadas, pois apresenta um grande estado distinto entre a infância, a idade mediana e sua idade mais avançada.
Entretanto o Lycopodium se encontra envolto pela covardia, tanto social, moral e física, o que permite ao homeopata analisar de forma cuidadosa essa personalidade, tendo em vista sua enorme capacidade de ser extrovertido, amigável e corajoso, qualidades essas opostas da sua real condição.
Por medo do conflito, Lycopodium foge covardemente.
Seu maior amor será pelo poder e com certeza irá chorar quando for homenageado. A criança Lycopodium
Quando alguém vai a sua casa o seu filho refugia-se por trás dos cortinados ou recusa-se a cumprimentar as visitas? Num primeiro contato é envergonhado? Sempre que o repreende fica com as lágrimas ao canto dos olhos? Tem medo de fantasmas e de dormi…