CALCÁREA OVORUM

Ova Tosta ou casca de ovo torradas ou ainda ovo-conchas.


São as cascas de ovo torradas, quem é que nunca ouviu falar delas. Amiga das mulheres, companheira em horas difíceis, ela permanece como uma grande amiga nas horas de dificuldade.

Três observações nos chamam a atenção, 1 - enquanto Rux Tox. diz “meus ossos estão todos quebrados”, a Calcárea Ovorum diz: “É como se tivesse quebrado em duas partes – as costas”. 2 – É considerado por muitos o melhor remédio para combater verrugas (ALLEN). Aqui usado na 3D, 3 – a Leucorreia com ulceração do colo do útero, é tida como sua principal esfera de atuação física específica – corrimento branco, leitoso e profuso, especialmente em mulheres que tiveram muitos filhos ou abortos.

Muito usado no combate a dor/cansaço no caso do câncer.

Allen traz pontuações muito importantes no uso dessa medicação e é ele quem nos ajuda na busca pela Personalidade Homeopática da Calcárea Ovorum.

“De acordo com Hahnemann, Calc. NÃO DEVE SER USADO ANTES Nit. ac. e Sulph;. Pois podem produzir complicações desnecessárias”. 

Sua constituição é psórica, o que nos leva a palidez, a timidez e o cansaço da caminhada, ou seja, da locomoção. Teme pela sua razão, teme estar louca e também acha que outras pessoas podem achar isso delas. Sua personalidade é mais feminina e talvez por isso as meninas cresçam mais rapidamente, se desenvolvam mais rapidamente também e suas regras chegam ainda sendo mais novas. Gelam pés e mãos, e suas emoções podem fazer alterações no fluxo menstrual. Essa personalidade é muito sensível e chora quieta.

Normalmente são pessoas claras, de olhos claros, com tendência a obesidade na juventude. Disposto a engordar, corpulento, pesado.
Cabeça durante o sono sudorese profusa, molhando travesseiro muito em torno de (Sil., Sank.). 

E se a Belladonna é a aguda de Calcárea ... pense, sua mansidão pode virar fúria e sua timidez sempre vai lhe subir o sangue as bochechas.

Transpiração faz parte da vida dessa personalidade, especialmente na cabeça e pescoço, ou ainda no peito e parte superior do corpo.


Urémico doenças ou outras provocadas por colocar o pé no frio, calçadas úmidas, ou trabalharem em pé em água fria; modeladores ou trabalhadores em argila fria. Frieza: geral ou de partes (Kali bi); cabeça, estômago, abdômen, pernas e pés; aversão ao ar livre frio, sensível ao ar frio e úmido. Frio de novo – traço das Calcáreas.
Frio, timidez, obesidade, dor e suor, tudo aqui afeta os ossos, é por isso que quando observada a necessidade de usá-la em crianças, Allen afirma que: Em crianças, pode ser muitas vezes repetida. Curvatura dos ossos, especialmente os ossos da coluna e a longo prazo; extremidades tortas, deformadas; ossos irregularmente desenvolvidos. Doenças resultantes de DEFEITUOSA assimilação; ossificação imperfeita; dificuldade em aprender a andar ou ficar; crianças que não têm disposição para caminhar e não tentam, suor suprimido. 

Algumas generalidades que fazem parte desse cotidiano estão ligadas ao estômago: Durante qualquer doença ou convalescença, grande anseio de ovos; almeja coisas indigestível (Alum.); aversão a carne.  Acidez do trato digestivo; eructação azeda, azedo vômito, fezes ácidas; odor azedo de todo o corpo (Hep., Rheum.). Boca do estômago inchado como um pires invertido e dolorosa à pressão. 

Das relações que Allen faz observações:

Das Relações: Complementares: a, Bell, que é a aguda da Calc. Calcarea atua melhor: antes, Nux, Lyc, Phos, Sil.
Segue-se: Nit. ac, Puls., Sulph. (Especialmente se pupilas estão dilatadas); é seguido por, Kali bi. no catarro nasal.
Em pessoas com idade não devem ser repetidas, especialmente se a primeira dose beneficiado, ele geralmente faz mal.
Agravamento: Ar frio; tempo molhado; água fria; da lavagem (Ant. c.); manhã, durante a lua cheia.
Melhoria: Tempo seco; deitado no lado doloroso (Bry., Puls.). 

HOMEOPATAS DOS PÉS DESCALÇOS

Comentários

  1. Bom dia!
    Achei por acaso- se é que isso existe- esse blog...
    estou aproveitando e gostando muito mesmo.
    Uso homeopatia há muito tempo, porque foi a única coisa que me ajudou... mesmo sem acreditar, no começo... mas assim foi melhor porque posso afirmar que não se trata de sugestão... ao contrário... foi uma constatação apesar da minha descrença inicial!
    Parabéns e obrigada
    Elsa

    ça

    ResponderExcluir
  2. Ficamos felizes com esse retorno Elsa e agradecemos o carinho.

    Obrigada por vir.

    A equipe

    Homeopatas dos Pés Descalços

    ResponderExcluir
  3. Qual a dinamização ideal para um uso diário de calcarea ovurum? que outrso medicamentos homeopáticos poderiam ser associados?
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso depende do motivo. As doses de preferência devem avançar. As associações seguem a mesma regra.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir

Postar um comentário

A ÚNICA CONDUTA ACEITA PARA COMENTAR É A GENTILEZA.

Postagens mais visitadas deste blog

LYCOPODIUM CLAVATUM

GELSEMIUM - O REMÉDIO DAS GRANDES SENSIBILIDADES

IGNATIA AMARA - A CHAVE DO EQUILÍBRIO