ASA FOETIDA (Assafétida) - AS FEZES DO DIABO


UMA PERSONALIDADE CAMUFLADA PELO COTIDIANO.

OS SINTOMAS MENTAIS DE ASSAFÉTIDA
(Resin-Lee Seoroclosma Ferula del Diablo)


Para identificarmos melhor, no dizem um retrato quase perfeito; histeria e flatulência. Sendo assim a tradução do seu nome não é de todo sem sentido.

Ele retrata na sua personalidade, pessoas fracas e nervosas, cujo estado é consecutivo a supressão de uma excreção habitual com intensa sensibilidade. (A. Brickmann).


Existe uma supressão clara e acentuada da histeria. A sua ansiedade é histérica. Essa ansiedade se aloja muito na garganta e por todos os motivos e formas, seja por tristeza, por alergia, por risadas constantes. Não é uma personalidade feliz, é histérica. A sua variável de grande alegria e grande tristeza nos lembra muito a tão em voga Personalidade Bipolar.


Suas risadas são ansiosas, sua tristeza é histérica e ansiosa, além de mudar esse padrão constantemente, incluindo o seu ponto de partida. Ex: ondas de calor no rosto, irritação na garganta, espasmos e assim por diante.

Claro, seu humor é irritável, extremamente variável, instável e volátil. Sua infelicidade é clara porque não deixa de se queixar sempre que pode e pra isso precisa de companhia. 


Seus desejos são de vinho e cerveja.

 
Seus maiores medos estão classificados em 3 pontos, que como a própria personalidade diz, não tem firmeza nem Constancia, são medos ralos, sem fortes presenças no decorrer dos sintomas:


1. Medo de morrer,

2. Medo da paralisia,

3. Medo sempre apreensivo.


"Pessoas muito nervosas, muito sensíveis à dor, cheias de histeria, gordas, flácidas e de coloração roxo, inchado de rosto, veias, roxo e aparência agitado" (Kent).


A observação de Kent se caracteriza pelo rosto que parece sempre inchado, por vezes com edemas marcantes e de coloração avermelhada escura. Rostos com estrema sensibilidade a pequenas estampas.


As crises com espasmos são por distúrbios nervosos, histéricos, assim fica fácil imaginar que podemos aí classificar por vezes os hipocondríacos.


As dores de cabeça dessa personalidade são chamadas de cefaléia pressiva e frontal, quase na sua totalidade uma pressão, mais que dor e de frente. Até porque Assafétida tem um lado de preferência – o esquerdo. Sua dor vem de dentro pra fora, sempre pioram ou aparecem a noite. Com certeza a histeria acompanha esse quadro e assim a vertigem, o escurecimento da visão com dor e o fato de estar em pé fazem parte desse quadro. É comum a observação: “É como se tivesse um prego no meu cérebro”.

Outro grande nome da homeopatia que fez referencia pontuais para essa personalidade foi Hering - Crise de opressão ou de asma durante ou após a relação sexual ou depois de comer. Aperto no peito melhora por tossir, tossir como se uma gordura. Obstinado/tosse, fazendo cócegas na traquéia, pior à noite. Estridente laringite. Coqueluche em bebês. Hidrotórax (alivia a opressão, a 3 ª C, a cada 2 horas (Hering). Pontos no peito, de dentro para fora, do lado direito. (Hering).



Junto com a histeria, vem o que podemos classificar de bolo histérico, que piora muito quanto mais o nervoso cresce. Com isso o aumento e acúmulo de gases no estômago e no intestino produzem a opressão da respiração. Existe a sensação de que se afogam, forçando a engolir algo constantemente, o que alivia – aí temos Ignátia – regurgitação e flatulência, a clássica esofagite ( Tem a sensação de uma reversão do normal peristaltismo esofágico, que vão longe de baixo para cima. Sensação de secura na garganta e esôfago.), enfim o mundo clássico da histeria.

ASSAFÉTIDA OU ASSAFOÉTIDA COMO TEMPERO INDIANO

O arroto com ranço é pútrido (sulphor) ou tem cheiro de alho, muito barulhento, especialmente depois de comer comidas gordurosas ou simplesmente comer qualquer coisa ou ainda . O arroto é difícil, com estrondo no estômago, e os gases chegam de cima (inversão do peristaltismo). É claro que nesses casos a flatulência é excessiva, o estômago está cheio de ar, essa personalidade acumula ar, pela má respiração e pelo estado sempre nervoso.


 As pulsações no epigástrio são muitas vezes visíveis, e pioram depois de comer ou coincidindo com distúrbios gastrointestinais. Existe aqui a pequena diarréia que acompanha qualquer alteração alimentar. Regurgitação de líquido, o peso no estômago pela ingestão de água com cólicas e distensão abdominal. Sensação de esvaziamento gástrico com Gastralgias violentas, parece que há um corte no estômago. As contrações do diafragma são comuns, seguidos de dor e os soluços constantes. 

Tempero típico


Como a flatulência faz parte da vida dessa personalidade é comum a reclamação que por vezes nos parece exagerada – mais atenção – não é. Existe a clara sensação de que todo o conteúdo do abdômen romperá através da boca. Pulsa e aquece, ocorrendo as chamadas “Cólicas no pé do umbigo”.

Assafétida tem seu odor sulfuroso e por isso o quadro de fezes muito ofensivas, lacrimejantes, verde ou marrom com odor pútrido e irritante, fazem parte do seu processo de evacuação. Existe também uma obstinada constipação dos intestinos. Faz-se referencia também a uma dor de dentro para fora no períneo, como que pressionando um objeto pesado. 


A urina cheira a amônia – o que não surpreende – devido ao nervoso e aos processos ácidos decorrentes desse fato. Dando uma dorzinha no final da urina.


Enfim, para além das considerações, temos o quadro meio controlado dessa personalidade. Por motivos aleatórios de criação ou rumos que a própria vida dá, essa personalidade poderá conseguir o controle dos desejos pelo vinho e pela cerveja, o controle das crises histéricas e aparentar apenas os sintomas como arrotos, pequenas e constantes cólicas; poderá esconder seu medo com discursos atuais e daí por diante. Temos a tendência de não observar o momento da crise e disfarçar como padrões normais devidos a uma situação atípica. Errado. É nesse momento atípico que não controlamos a histeria premente e o estado físico que muitas vezes se apresenta. Essa personalidade não parece que está feliz, ela não é. Isso não se disfarça o tempo todo. Quando estamos sadios ou dentro de um quadro aparentemente físico, damos desculpas bem organizadas, por isso essa personalidade consegue ficar escondida por muito tempo, sem ser devidamente estampada. Seu quadro é atual e atingi um número considerável de pessoas, o grande problema é que a confusão com Ignátia é grande, produzindo assim um retardo no tratamento adequado de suas deficiências e necessidades reais.

ASA FOÉTIDA – (Assafétida) - (resina de Ferula Seoroclosma - fezes do Diabo)

A medicina tradicional da Ìndia - AYURVEDA usa a Assafétida ou a Asa Foetida em diferentes remédios para o tratamento da histeria e outros distúrbios do sistema nervoso, problemas digestivos e como expectorantes em doenças relacionadas aos brônquios. A Medicina tradicional Chinesa concorda sobre essa utilidade para o tratamento de parasitas intestinais e vermes específicos.

Concordam também sobre o efeito anti espamódico que essa planta tem.

O nome científico da plante vem de uma mistura do Persa; palavra indicando a resina (ASA) e foetida - origem latina, que se refere ao seu forte aroma sulfuroso - fétida.


Homeopatas dos Pés Descalços 

Comentários

  1. Procurei Histeria e estava lendo a Asa Foetica, e tenho muitos sintomas parecidos:
    Sou medrosa, diante da morte tenho pânico, me preocupo o tempo todo com alguma desgraça que possa ocorrer a um ente querido, sou ansiosa, nervosa. Sou improdutiva, irritadiça, acelerada, impulsiva, falo alto, não sou suave. Como muito rápido. Sou verborrágica (mas me controlo, pois sei do problema) perto de uma pessoa que eu queira agradar, perdendo muitas vezes a lógica do que estava falando, porque vou falando acelerado. Sou descontrolada com a comida e as compras.
    Contudo, hoje em dia me controlo bem em certas ocasiões para não dar vexame (por dentro fico elétrica). Percebo que dei vexames na infância e adolescência, era exagerada, dramática, fazia sem pensar, tinha pavor de médico, de injeção...; não era confiável, neste sentido.
    Adoro bebidas, mas quase não bebo para não ser desagradável. Adoro manteiga (se pudesse comia muita), doces... Tive recentemente uma crise de refluxo que durou dois meses, sem nada de clínico comprovado nos exame (sempre fui de vomitar). Tenho diarréia e constipação.
    Observo também que deixo muito a vida passar e a s faço nada. Por que, não sei?
    Será que tem alguma lógica a minha observação? Como usar essa (ou outra) homeopatia?

    Parabéns pelo belo blog!

    Abraços, Obrigada,
    Gisele

    ResponderExcluir
  2. Gisele,

    Florais pla manhã e noite (30 ml de agrimory, vervain e walnut ___ 10 gts pela manhã e 10 a noite).

    30 ml Assafétida na ch 13/ sol normal_______ 10 gts a tarde.

    Na comida: diminua a carne em 1/3, tome mais líquido, pode ser suco, chá, chá gelado, o mais natural possível ( da fruta ou de polpa), substitua o pão por torradas na maioria das vezes e comece a observar quando dá a diarréia. Sempre tem um fator de alarme.

    Na dúvida é só escrever.

    a equipe.

    ResponderExcluir
  3. Asa foetida dentro da homeopatia traz beneficios para a mae wue amamenta ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mama cadela também, Asafétida pode ser tomado assim pela mãe: na ch 13 - 3 gts de 2 em 2 dias - 10 ml
      Essa é nossa sugestão.
      Os bebês reagem bem, melhora a digestão e ajuda a limpar o corpo, acalma bastante.

      Mães tristes e com muita flatulência, que sentem que vão desabar, chegam a ter uma crise a toa e por nada, histérica, podem fazer uso dela.
      O cuidado é com a descarga intestinal, por isso aqui te acomselhamos de 2 em 2 dias.

      Um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  4. Tenho alguns sintomas como gases, flatulência, refluxo, e um pouco de histeria, não muito. Falo muito quando quero agradar e às vezes não falo nada. Sou um pouco descontrolada nas emoções, mas creio que, devido à idade, fui me forçando a ser mais controlada. Tenho muito apetite e me tornei obesa, diabética, hipertensa e acabei tendo que fazer uma redução de estômago. Como muito pouco e vomito muito, tenho refluxo e queimação no estômago. Tenho dores e vomito até ao beber água. Estou anêmica, tenho hemorragias uterinas e vou ter que tirar o útero (o que eu não queria). No exercício do jin ji du li, não fiquei nem 10 segundos em um pé com os olhos fechados. Sinto que estou toda desorganizada, desequilibrada. Não bebo álcool, não fumo e como pouca carne. O que eu poderia fazer para ter mais saúde? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stan - esses sintomas com gases são mais físicos, então trate de melhora-los com :

      mastigar mais os alimentos,
      comer devagar - pouco de cada vez e mais distribuído,
      1 xícara (café) de banchá ou de chá de jasmim ou de espinheira santa após as 2 refeições principais.

      Um floral para a alma - para as emergências:
      Rescue remedy - 5 gts na água ou no suco/2 ou 4 vezes ao dia.

      leia Nux Võmica e calcárea Carbônica, magnésia carbõnica também é uma boa leitura.

      um abraço,

      a equipe.


      Excluir
    2. Muito obrigada, vcs acertaram, nux vômica e calcárea carbônica falam muito sobre mim, mas magnésia carbônica, sou eu!!!

      Excluir
    3. Ficamos felizes,

      boa sorte

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  5. Sou extremamente preocupada com tudo e com as pessoas, penso demais tentando achar a melhor solução pra tudo e para todos, o que nem sempre é a melhor saida. Tenho alguns sintomas como gases, flatulência, e um pouco de histeria, não muito. Falo muito quando quero agradar e às vezes não falo nada. Sou um pouco descontrolada nas emoções, faço esforço para ser mais controlada. Sinto que estou desorganizada, desequilibrada. Muitas coisas que eu fazia hj. já não dou mais conta. Bebo álcool socialmente, não fumo e como pouca carne, porém adoro pão, bolo enfim massa e doce o q. percebo que me causa gases, flatulência e dilatação abdominal, dando um desconforto e até muita irritação. O que eu poderia fazer para ter mais saúde, se sentir calma e feliz? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejamos:

      no vanto direito do blog - em marcadores, existe AS CALCÁREAS - pela descrisão, vá para calcárea carb. leia e nos diga o que achou.
      Magnésia carb também é uma boa leitura.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  6. O blog é muito gostoso de ler mas para uma leiga como eu, acho difícil definir a minha personalidade homeopática. Quantas são? Existe uma lista delas para se ir estudando uma a uma? por curiosidade mesmo... Outra questão é quanto aos florais. Devemos adquirir o original de Bach ou mandar manipular? O rescue original é relativamente fácil de encontrar mas os outros como agrimony, oak, vervain só mandando manipular em farmácia homeopática.Entendo que sejam mais fracos e que devam demorarmais para fazer efeito, certo? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,

      na lateral do blog tem marcadores e pela tag - PERSONALIDADES HOMEOPÁTICAS - pode começar a ler. Bom são muitas e passaremos das 400 com certeza, mas ainda estamos começando e tentando acoplar as variedades que cada uma possui de acordo com resultados que obtemos.
      O ideal é realmente o original, mas pode conseguir sim, naão é tão difícil, o que varia é que vc diminui as doses.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  7. Qual as indicações para sintomas de colon irritável, que pode ser por candida sistêmica ou outro parasita como giardia. Não há diarreia, o sono é picotado, acordo no meio da noite depois de sonhos que nao são pesadelos. Mesmo com meditação e ioga os sintomas digestivos não melhoraram. Distensão abdominal permanente, azia, esofagite de refluxo, hernia de hiato. Torpor, palpitação, alergia a glúten e tomate. Exclui o gluten e o tomate há alguns anos mas apenas liviou um reação mais forte, mas os sintomas descritos não cessaram. Caspa , dermatite seborreica desde criança. Dificuldade de gastar dinheiro e querer trabalhar p se sustentar. Pai alcóolatra já falecido. Parece que que tudo que se come há uma reação do corpo, dificuldade com o alimento, senti fome nos primeiro dias de vida e deixei de ser amamentado no peito. Há ansiedade. E talvez síndrome de Peter Pan.

    Obrigado, Miguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miguel,

      seguem algumas leituras, além dessa própria, tente identificar a estrutura emocional:

      http://homeopatiaparamulheres.blogspot.com.br/2010/11/lycopodium-carbo-vegetabilis-e-argentum.html

      http://homeopatiaparamulheres.blogspot.com.br/2011/04/gratiola-officinalis-serve-pra-que.html

      http://homeopatiaparamulheres.blogspot.com.br/2011/12/magnesia-carbonica-medo-e-ansiedade.html

      http://homeopatiaparamulheres.blogspot.com.br/2012/12/carbo-vegetalis-carbo-vegetabilis-ou.html

      um abraço

      a equipe.

      Excluir

Postar um comentário

A ÚNICA CONDUTA ACEITA PARA COMENTAR É A GENTILEZA.

Postagens mais visitadas deste blog

LYCOPODIUM CLAVATUM

GELSEMIUM - O REMÉDIO DAS GRANDES SENSIBILIDADES

IGNATIA AMARA - A CHAVE DO EQUILÍBRIO