SÉPIA: O EQUILÍBRIO ESTAGNADO.

 SÉPIA E A SUA PERSONALIDADE HOMEOPÁTICA

Sépia irrita-se consigo mesmo, então imagine com os outros? Trata-se de um remédio próprio para a mulher, pelo ao menos em sua grande maioria. 


O tipo mais formulado de Sépia é uma mulher delicada, magra, de cabelos escuros, face entre empalidecida e amarelada, triste, mas com tendência à IRRITAÇÃO e COLÉRICA. Olheiras escuras. Nervosismo excessivo com perturbações mentais. Existem Sépias gordinhas, entretanto a sua fisionomia no período de crise é bastante marcante. Nos quadros de agravamento, ela emagrece e depois pode voltar a engordar, o caso é que sua tendência para perder peso é grande. Sépia não possui as convencionais marcas e curvas femininas, não forma cintura e nem seio. Sépia estabelece um vazio e um equilíbrio hormonal tão grande, que é aí que sua personalidade aparece. Ela é isenta de tudo.

A sua indiferença acompanha a sua competitividade. Sépia é triste e chora muito fácil. Entretanto ansiosa. Indiferente e apática desinteressou-se por tudo: os estudos, os negócios, o seu trabalho, a família. Não deseja nada, nada a interessa ou diverte. Não quer fazer nada, distrair-se, trabalhar, pensar. Porque sépia é competitiva e irritada? Porque é ansiosa? A meu ver esse é o tom maior de sua polaridade.

Perda de emoções. Indiferença aos que amam. Torna-se dura são amantes incondicionais da dança energia que não combina com a apatia e são apaixonados pela tempestade, violência e fúria, opostos de sua a sua expressão lânguida e nem com o seu cansaço fácil. “Sépia não tem dó de ninguém, enxerga as pessoas como sendo fracas.”

A mente de Sépia entra em vazio, embotamento mental. Não consegue raciocinar as coisas, pensar objetivamente sobre elas, nada a motiva. Não há prazer, nem sexual, nem físico.

Sépia e o universo feminino:
1. Menstruação escassa e dolorosa.
2. Grande preventivo do aborto.
3. Problemas do climatério, com calores súbitos, transpiração e desfalecimento.
4. Sensação de peso no baixo ventre.
5. Forte dor de cabeça durante a menstruação.
6. Corrimentos vaginais juvenis.
7. Vagina dolorida.
8. Enxaqueca com prurido vaginal.
9. Prolapso ou deslocamento do útero.
10. Erupções da pele (pior na menstruação), escamações, acne, impigens, herpes.
11. Náuseas ao sentir o cheiro dos alimentos (próprio das grávidas).
12. Regras curtas e de pouca duração.

O choro de sépia é fácil e o seu desejo de estar e ficar só a acompanha sempre, especialmente no cair da noite, melhorando quando a noite cai por completo. Quedas de cabelo seguidas de quadros de enxaquecas crônicas com profundas olheiras- nas mulheres – nos fazem pensar em sépia. 

Excitável, sensível. Fechada, ela se torna introvertida, avessa à companhia e melhora muito quando sozinha, mais quando produz calor ou caminha rápido, ou mesmo quando se estica. Sépia tem muitos opostos.
Piora onde a supressão de emoções é estimulada, usando o desmaio fácil como sua maior expressão. “Não pode se expressar, desmaia”.
Um bom exemplo da ação primária e secundária: A língua de Sépia é branca e contêm muitas aftas. No período das regras onde ocorre a maior agravação física e mental das mulheres de sépia, ela fica limpa, tornando-se suja logo após.

“Enquanto Lyc possui manchas marrons no abdômen, Sépia possui manchas amarelas ou escuras nas costas, ombros e ventre.” – essas manchas são incrivelmente demonstradas numa análise simples e são também incrivelmente ligadas a deficiências do fígado, metabolismo digestivo lento, seguidos de enjôo, principalmente ao acordarem, marcadas com aversão ao leite e a fama de serem chocólatras – amantes de chocolate – leite e chocolate, outra polaridade de sépia. Sépia é isenta de sentir que seu estômago está cheio.


A cabeça de sépia:
- Dor do lado esquerdo sobre o olho esquerdo (Spig, Thuj).
- Melhora pela locomoção (sintoma comum).
- Piora pela rapidez, pela menstruação, pela menopausa (sintomas que se deve observar em sépia) – essa queixa é feita com muitos detalhes pela sépia.
- Flachs de calor na cabeça.
- Queda de cabelo, piora por mudanças hormonais.


Doenças mais comuns da mulher de sépia:
Essas costumam atingir o APARELHO REPRODUTOR em cheio e são observadas em cidades do interior com mais freqüência (normalmente moças ou mulheres da classe média, que não se situaram e nem se possionaram na vida, fazem do seu mundo um mundo que não pode ser penetrado). Não vêem solução para o seu problema e cumprem as regras determinadas.


- Condiloma
-Impotência.
-Leucorréia severa, mesmo em pequenas garotas.

-Aversão ao sexo
- Vaginite que piora com a gestação, com muito prurido.
-Piora com as mudanças hormonais.
- Prolapso do útero
- Sensação de bola descendo pela vagina,
-Regras escassas.
- Síndrome pré-menstrual
- Dismenorréia.
- Amenorréia.
- Muito sensível ao movimento do feto e ao toque do útero
- Infertilidade.
Frigidez – não consegue ter orgasmos.
- Abortos de repetição do terceiro ao quinto mês.
- Coito doloroso. Dor sobe da vagina.
- Colo fechado durante o trabalho de parto.
- Tendência a cesariana e depressão pós parto.
- Lactação escassa.
-As mamas tornam-se dura.

Sépia tem problemas hormonais clássicos, quando eles estão equilibrados no corpo, surge à personalidade de Sépia. Se a tendência e/ou necessidade do sexo existe e isso é aquecimento, Sépia precisa de muito esforço para que isso ocorra. Ela tem o equilíbrio perfeito, um anula o outro. Sépia não saberá dizer por que chora, mais poderá chorar dias, sabe de todo o seu sofrimento e por isso mesmo o desmaio é tão bom. Acaba por isolar-se.

Homeopatas dos Pés Descalços

Comentários

  1. Sou Sépia. Como usá-la? Obrigada, Ana

    ResponderExcluir
  2. Ana,

    Na maioria das vezes se começa com ch 5
    3 gbls _________ 3x ao dia.

    Mas, Sépia precisa de ajuda,
    Pense numa terapia.

    um abraço,

    a equipe.

    ResponderExcluir
  3. Sou chata, critica, mal humorada, faço amizades mas nao as cultivo, língua branca e mal hálito, olheiras, pés frios, dor de cabeca no fundo dos olhos, mestruacao irregular - escura e em coágulos, começo varias coisas ao mesmo tempo.
    Dificuldade de concentração, teimosia e cólera freqüente.
    Nunca acho que fiz as coisas bem feitas, tenho medo de mudanças, sempre cansada, sem animo para nada.
    Se nao fosse por minha filha, ficaria o tempo todo deitada.
    Mania de abrir geladeira, nunca saciada com a comida, facilidade para engordar, alérgica a muita coisa, depois do parto - perda do desejo, do penso em minha filha.
    Substituo amores e nao os acrescento. Por isso tenho medo de engravidar novamente.
    Pareço viver na teoria da conspiração. Ninguem me ama, ninguem me quer....
    Arrumo confusão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, tem muita coisa pra ver, Sépia é uma boa leitura, Conium, Nux Vômica e Drósera, depois abrimos mais opções.

      No entanto sugerimos que pense em algumas coisas:
      precisa revisar a alimentação, essa pode estar ligada ao seu humor. Comece por introduzir sucos naturais, 2 ou 3 copos por dia. E independente de qualquer coisa, uma dose única de thuya na ch 30 seria muito bom.

      Os florais podem entrar a noite e ajudam bastante.
      60 ml de vervain, larck e walnut - 20 gts a noite.

      um abraço,

      a equipe

      Excluir
  4. Ola equipe, parabéns pelo trabalho.

    Eu tomo limulus ciclops 200 CH 4 globulus 3x ao dia, o que ajuda muito meus problemas gerais de ansiedade, e respiratorios (rinite, sinusite, arritmia cardíaca, descompasso respiratório etc).

    Todavia tem uns dois meses que parei com tratamento contraceptivo que fazia ha 10 anos e estou péssima, busquei pesquisas na internet para tentar me ajudar, e encontrei vcs, me identifiquei demais com sepia, tenho problemas hormonais, dores de cabeça /enxaquecas infernais dias antes de menstruar, sangue escuro, aftas na língua constantes, ansiedade e irritação comigo mesma, choro por qualquer coisa e tenho um desinteresse generalizado por qq coisa. Esta difícil ate para dormir.

    Por favor, me ajudem: lhes parece que cabe Sepia? posso tomar junto com o Limulus que ja tomo? Qual a potência e forma para que um nao afete o outro?

    Obg. Att.
    Mirella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mirella,

      nossa sugestão é que tome sépia na ch 30 - pela manhã, longe das outras recomendações homeopática e por 30 dias. 10 gts em 1 copo de água.(dê pelo ao menos 2 horas de distancia da outra medicação)

      Acrescente também um copo de suco de morango na sua dieta e 1 copo de chá de Hibiscus por dia.

      Entretanto se já é acompanhada por um homeopata, cabe solicitar a ele que reveja sua medicação, ele conhece vc melhor do que nós.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  5. Oi estou passando por vários problemas, estou tomando sépia 12 ch e staphysagria 30 ch e em jejum ignatia amara 50 ch, sou muito chorona, depressiva, ansiosa, apaixono com facilidade e depois sofro demais, parece que meu mundo acabou, tenho tendência a suicídio, falta de vontade de viver, medo do futuro. Não consigo me encontrar. tenho problemas gástricos, aftas, herpes, acne, secura nas pele, pele muito fina e seca, cansaço constante, dores pelo corpo todo, insônia em outros momentos só quero dormir. irritabilidade e sou muito ansiosa, chego até passar mal. grito com frequência durante uma briga, como muito doce e carne vermelha. Sinto um vazio no peito que não tem fim, como se eu estivesse vivendo em um buraco negro.
    o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, precisa de ajuda amiga.

      Na nossa opinião tirava a Ignátia e colocava Agrimony, vervain, olive e oak - 30 gts no suco pela manhã.

      sugerimos a leitura de nux vômica, arsenicum e aurum metálicum.

      Saia, faça algum exercício.

      Troque os pães por torradas e elimine refrigerantes e produtos com conservantes.
      Pense numa terapia e a noite, tome 20 gotas de rock rose antes de deitar. Coma frutas e/ou tome o suco delas.
      Precisa pensar se não é a hora de ir a um psicólogo para conversar sobre o assunto porque muitas vezes a solução está perto de nós e estamos sofrendo tanto que não conseguimos enxergar.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  6. Olá,
    Achei interessantíssimo o conteúdo de vocês sobre a sépia. Realmente temos algo em comum. Que tipo de alimentação pode contribuir para diminuir este estado "sépia de ser ou estar"...
    obrigada e um abraço
    Isabela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos publicar um post pra você.

      um abraço,

      a equipe

      Excluir
  7. Olá sou portuguesa e soube á pouco tempo que era sépia ! Pela descrição que li 90% bate certo com o meu comportamento , mas a parte sexual deixa-me intrigada . Eu gosto de sexo e qto mais faço mais quero fazer ás vezes torna-se viciante o que me preocupa pois penso q não é normal ! Não tenho dor durante o coito mas com o passar da idade ( tenho 36 anos ) o orgasmo é cada vez mais dificil de atingir mesmo tendo prazer ! Comecei ontem a tomar o China Homeacord 10 gotas , chá de hortelá pimenta , camomila e gengibre ! Acham que posso vir a melhorar ? A parte da palidez facial é terrivel e as olheiras são mto profundas , não tenho vontade de fazer nada e tanto estou eufórica como caio em trizteza ! Mais algum conselho que me possam dar ? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rute,

      Jamais deixe essa clareza de lado, é ela que evita a estagnação completa de sépia.

      Para as olheiras - panos de água fresca, na temperatura ambiente fazem muito bem, cremes noturnos também.
      Ajude para que internamente seu orgaismo não pare. Alimentos alaranjados, vermelhos e com muito verde fazem bem. Pouca carne e muito peixe.

      um abraço,

      a equipe.

      vai dar certo.

      Excluir
  8. Olá, Gostei muito de encontrá-los na net. me identifico com sepia pelo chorar, pelas olheiras, pés frios e por ser magra mas me sinto guerreira e batalhadora e pelo que entendi não são características de sépia. Quero saber se posso tomar sépia para tratar candidíase ou por profilaxia. Já tomei fluconazol dose única mas gostaria de um tratamento homeopático. Desde que tomei muito antibiótico passei a diagnóstico de candida e finalmente apareceu em um exame de bacterioscopia vaginal. Os sintomas são irritantes, só quem passa é que sabe. Também apareceu a bacteria escherichia coli mas a médica disse que não era para tratar esta. Podem me dar alguma dica?
    Sobre mim, gosto muito de dançar (em meu quarto mesmo), de música brasileira,artesanato, decoração e viajar. O que é ligado à humanas me interessa geralmente, exatas não é o meu forte. Não aprecio frio, prefiro o calor e muito Sol. No momento estou desempregada e dependendo dos meus pais. Isto me deixa nervosa também. Sinto muita vontade de ir morar em outro país mas não consigo planejar e concretizar. Não sou casada e não tenho filhos. Minha família é contra, não me dão força para ir mas também não dão força em muitas coisas, principalmente meu pai porque não segui a profissão que ele projetou em mim. Me sinto abandonada,magoada e sozinha neste momento e isto acho que só faz a imunidade baixar. No final do ano passado tive que usar derivado de cortisona pata tratamento de asma e sinusite e depois de um mês os sintomas da cândida voltaram...
    Bom, disse um pouco de mim para se puderem me ajudar com alguma prescrição eu agradeço muito.
    Tenho vontade de trabalhar, me sinto com muito potencial mas sem rumo certo e com muita ansiedade qto ao meu futuro como ser humano no todo mas tbém sei que os problemas fazem parte do caminho e que tudo passa (mas não é fácil).
    Um abraço, Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,

      levando em conta a ansiedade, leia:

      natrum mur., antimonium crud., pulsatilla e sépia e nux vômica.

      vamos lá, devagar.

      De início indicamos 20 gts de vervain, walnut e oak á noite e 20 gts de agrimony pela manhã.

      O sabonete líquido de Barbatimão ajuda muito, lave o orgão todas as vezes que urinar e lave com esse sabão, pelo ao menos 2 vezes ao dia.
      Verifique o volume de líquido que toma durante o dia e se faz uso de leite também.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
    2. Obrigada, vou aumentar a ingestão de líquidos. Sobre a sugestão de ler(natrum mur., antimonium crud., pulsatilla e sépia e nux vômica.) me identifico um pouco com todos,o que deve ser normal.O que mais me tocou foi a palavra inércia qdo lia a personalidade natrum mur. Como um insight. Inércia se sobrepondo à minha força de vontade. Querer ser assertiva..Tenho sentido uma dorzinha no estômago e acordo rangendo os dentes (a dor é nova o bruxismo antigo) além da cândida, se não é candida não sei o que é...
      Uma sensação latente de que a vida é mais do que o que venho levando, junto com a consciência de retornar ao pó. Meu melhor momento no dia é quando vou caminhar em um bosque cheio de árvores e sombra fresca, vejo as borboletas e outros animaizinhos e não dá vontade de voltar para a casa. Dá vontade de armar uma barraquinha e ficar lá com os bichinhos. Me sinto frustrada devido à minha condição financeira atual pois estou desempregada. Ajudo com as atividades de casa e tenho que conviver com pais difíceis envelhecendo. Pai autoritário (tipo nervoso, desrespeitoso, faz barulho durante a madrugada porque não sente sono e danem-se os outros, coloca música alta e "obriga" a casa toda a ouvir,não sabe dialogar só discutir, quer controlar aonde vamos, se acha melhor que os demais,critica tudo e todos,invejoso também, coloca defeito sempre na comida,só ele deu duro, não ajuda em nada e quer tudo na mão... quando explode o que ocorre muito,parou de tomar calmante por conta própria e bebe no fim de semana mesmo com o médico proibindo pois ele já teve câncer de estômago anos atrás, ofende dizendo que o dinheiro é dele, que dependemos dele,o que no caso de minha mãe não é verdade e depois quer agir como se nada tivesse acontecido, não sabe pedir desculpas)e mãe tendência depressiva, oprimida,acomodada mas também controladora e que espera que eu fique para sempre morando com ela. Não é saudável. Hoje não tenho como quebrar estas correntes. Se eu não arrumar emprego, uma solução que não sai da minha cabeça é com minhas poucas economias investir em um curso curto no exterior e arriscar. Mesmo com pena de deixar minha mãe. Acontece que já estou com 40 anos e com a idade só faz enxergar com maior nitidez coisas que não mudam. Tenho ido em algumas entrevistas de trabalho mas nada definitivo. Ainda quero ter orgulho de mim mesma pelas escolhas corajosas nem sempre as mais fáceis,sei que muitos sonhos nunca se realizam mas tenho uma eterna sensação de que aqui não é o meu lugar desde quando minha família se mudou para cá no início da minha adolescência. Nem me sinto completa para poder me relacionar com alguém no momento em que me encontro. Teria que ser alguém maravilhosamente compreensivo que a realidade não me apresentou ainda. Mas na verdade nem quero isto agora. Quero a liberdade. A não ser a fé, sei que não existe remédio mágico para dar força e coragem mas se existisse eu tomava.
      Enfim, vou começar com os florais indicados e volto a dar notícias. Obrigada e desculpe ter escrito tanto. Ana

      Excluir
    3. Ana, a palavra chave que fez vc escolher natrum faz sentido.

      Outra coisa, as homeopatias devem pesar nas estruturas emocionais, a dor de estômago e o bruxismo podem advir como conseguencia e não causa.

      Precisa respirar e continuar procurando, o resto se encaixa e verá muito mais na vida e no que ela pode dar a vc.

      sugerimos:

      30 ml de sépia ch 5, natrum mur. ch 5, chamomilla ch 5 e aetae rac. ch 5 - 10 gts/3 x ao dia - todos em um frasco de 30 ml.

      leia novamente e separe apenas a homeopatia que combinar com sua estrutura emocional em 3 pontos pelo ao menos.

      vamos lá, juntas podemos conseguir.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  9. Olá... Estou tomando lachesis ch30 e me assustei ao ver as características deste tipo de personalidade... Eu sou ansiosa, muito reservada, porém falante e extrovertida, tb sou muito desconfiada e reativa... Acho que enquadrei em muitas coisas dos lACHESIS... Meu marido disse que tem tudo a ver comigo. Mais achei uma personalidade muito agressiva...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas deve ter visto que sépia pode ser indicativo para vc também.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  10. Fui a uma homeopata e ela me passou o sepia ch 200 duas vezes em doses unicas e ele era em po...quero saber se tambem me enqudro nisso pois ao pesquisar os sintomas sao parecidos mas meu remedio e em dose unica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe. Pode ser aplicada em pó sim e é muito comum.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  11. Olá! Passei pela primeira vez com uma homeopata por sugestão de uma colega, então ela me fez muitas perguntas, até me intriguei pensando que tipo de leitura ela teria feito de mim rs. Me receitou uma gota dessa tal sépia diluída em água, três vezes na semana. Vim procurar o que seria sépia (acreditei ser uma planta) e dei de cara com essa descrição... parte bate comigo, parte não, mas parece um horóscopo virginiano, dizendo quanto sou chata e perfeccionista kkkkkk. Vai mudar meu humor, também? Como funciona? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A discrição de Sépia se parece até com a sua escrita. Confie nela e em vc. Variáveis podem acontecer, mas ela deve conter pelo ao menos 3 ou 4 estruturas emocionais que combinam.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  12. Bom dia
    Algum sabe onde comprar homeopatia no Brasil?

    Meu e-mail: juncaaudrey@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em farmácias homeopáticas por todo o país.
      Ex. Farmácia Dias da Cruz
      Millenium
      Farmacotécnica dentre outras

      Excluir

Postar um comentário

A ÚNICA CONDUTA ACEITA PARA COMENTAR É A GENTILEZA.

Postagens mais visitadas deste blog

LYCOPODIUM CLAVATUM

IGNATIA AMARA - A CHAVE DO EQUILÍBRIO

GELSEMIUM - O REMÉDIO DAS GRANDES SENSIBILIDADES