AS DOENÇAS DO SÉCULO - ANTIDEPRESSIVOS VEGETAIS, HOMEOPÁTICOS E NATURAIS

Homeopatia Vegetal[1]:

Dentro da assim chamada Homeopatia Vegetal, existe uma colocação de BERGERET e TÉTAU (1999) que trata dos: 
Antidepressivos Vegetais. 
Colocações como: fenômenos depressivos dominando o quadro clínico. A astenia (fadiga), dor moral, idéias melancólicas, são observadas com constância no cotidiano dos idosos – mortes de amigos e parentes são comuns, solidão e angústia, tristeza e melancolia, medo do desconhecido e da morte. 

Não existe o hábito de acompanhamento psicoterápico no caso de pessoas de maior idade, isso é uma pena, pois infelizmente o acesso a um tratamento mais completo se torna menos possível ainda. Cabe ao homeopata consciente uma busca inteligente e sensível, também no campo da homeopatia vegetal.
Seus principais indicativos são:

Ficus broto – (D1) – estados neuróticos depressivos, afecções psicossomáticas. “Ação eletiva sobre o eixo corticodiencefálico”. Uso de 50 a 150 gts ao dia.
Bétula Verrucosa macerato – (D1) – efeito corticoestimulante, útil para a intelectualidade, estudantes estafados. Uso de 50 a 150 gts ao dia.
Eleutherococcus – (TM) – Antidepressivo. Uso de 50 gts ao dia por 2 messes e repouso equivalente ao período.
Coriandrum – (TM) – Antidepressivo masculino. Uso de 40 a 50 gts ao dia.
Calamintha – (TM) – Euforizante.
Thymus Vulgaris – (TM) – astenia.
Diante de um deprimido e/ou depressivo em lágrimas, BERGERET e TÉTAU (1999, p. 95) recomendam:
50 gts pela manhã de Eleutherococcus T.M;
100 gts à tarde de Bétula V. 1D;
100 gts de Fícus Broto M. 1D.


[1] BERGERET, Claude; TÉTAU, Max. Homeopatia Vegetal. São Paulo: Organização Andrei, 1999.

Antidepressivos Naturais:
Como é difícil falar sobre esse assunto. Primeiro que a depressão ainda está no meio do caminho, ou não a aceitamos ou  banalizamos.
A comida ajuda muito quando se está depressivo, alguns não perdem a fome nunca, é o que acontece com uma personalidade Arsenicum, por exemplo, mais quando chega a renegar comida, é muito sério, Nux Vômica come tanto que é difícil controlar, estado depressivo a caminho e assim por diante.

Alguns estados anêmicos também agravam a depressão, sendo assim, manter uma alimentação na medida do possível é super interessante.

No Brasil a Cajuína – 1 cálice ao dia, sucos de uva, morango e pêra são bons exemplos de sucos que podem ser consumidos e melhoram o estado corpóreo da depressão.
Não ter força pra nada e nem querer abrir o olho, sentir que levou uma surra de pau e que está todo quebrado também são situações comuns, por isso os sucos ricos em vitamina C ajudam, aliviam o corpo. Sucos com salsinha e hortelã são sempre bem vindos.
Comidas leves e coloridas ajudam também, menos pra Ignácia, uma mandioca ou um bom prato de feijões ou lentilhas vão resolver melhor essa situação. Tudo o que não der trabalho na digestão é uma dádiva. Em alguns casos a comida quentinha cai melhor, é a vez do caldo e da sopa.
Nas depressões ou estados depressivos onde se estala o frio na região dos rins, caldos de feijão ou lentilha caem bem, aqui a carne de porco reina, para a MTC ela eleva e mantém a energia desse meridiano.
Seguindo nessa linha as capsulas de lecitina de soja de 1g ou óleo de linhaça 1g, complementam o bem estar. Estômago leve, cabeça desobstruída. Neste caso, Avena Sativa CH 7 vem colaborar em especial no embotamento cerebral de regiões onde se tem muito contato com as uvas e dos bebedores compulsivos de vinho.
Nas anemias seguidas de tristeza e vice versa, o melhor é o bom e velho Vinho do Porto – Portugal/ 1 cálice na refeições.

No idosos o leite apesar de produzir muco, o que não é bom, pode ajudar e muito em alguns casos: Leite com cravo e canela ou leite com mastruz, ajuda a segurar a temperatura do corpo e combate as inflamações internas. (proibido pra grávidas). Leite quente com café – tem muito efeito psicológico, assim como o Leite com chocolate, dá uma sensação de aconchego – não podemos esquecer que o chocolate na quantidade certa é estímulo, produz uma sensação de bem estar, em excesso é um alerta “a depressão é doce”, já o café é estimulante e cafeína na medida certa é remédio. Leite quente com manteiga – nos estados de gripe e/ou muito muco preso na garganta. Aqui entra também o chá de limão escaldado e caramelizado.

1] 1 limão cortado em cruz e sem separar as bandas, coloque-o no fundo da caneca. Ferva água e dispense por cima, coloque um fio de mel e espere até que a casca do limão desbote. Retire ele da caneca e beba ainda quente e cama, nada de vento.
2] 1 limão cortado em cruz sem separar as bandas – reserve. Coloque numa panela alta 2 colheres de sopa de açúcar e deixe derreter até começar a escurecer, coloque o limão e exprema com uma colher alta, em seguida coloque 1 xícara de água e deixe ferver, retire o limão e tome. Nada de pegar vento.

O estado depressivo também é frio, portanto maça assada com mel e canela, pêra com mel e cravo, banana da terra cozida com açúcar e canela entram na lista dos heróis contra o estado depressivo.
O manjericão, a hortelã e o alecrim são famosos por alegrar a alma, coloque-os nos molhos, saladas, carnes e arroz. O açafrão da terra é considerado um dos maiores anti inflamatórios, faça uso deles em caldos, legumes e arroz.
Cebola, sal, alho e salsa – use-os, a pior coisa do mundo é comida sem gosto, triste, nada de comida de doente.

O alecrim vale em tintura ou na DH 1 – 50 gts ao dia e a folha de amora também tintura ou DH 1 – 50 gts antes das 18 Hs.

Os horários de 18:00 hs e 4:00 da madrugada são clássicos para os estados de depressão e ansiedade. Das 17:00 ás 18:00 hs, procure alguma coisa quentinha pra tomar e se comer, como algo com predominância salgada/proteína. Caso acorde ás 3:00 ou 4:00 hs da madrugada, tome um chá com calma e tente dormir, chás de maça, hortelã, hibisco fazem muito bem, essa é a hora em que o pensamento repetitivo acorda.

A melancolia costuma perturbar pela manhã, espante-a, tome um banho, coma uma fruta e algo bem quentinho, aqui os chás de flores e frutas ou que sejam ricos em vitamina C podem ajudar. A angústia parece rondar por volta do 12:00hs e das 24:00 hs, não coma nada angustiado, não desce e não digere, se estique primeiro, lave o rosto, desaperte a roupa e tire os sapatos, depois coma. A noite prefira um chá de erva cidreira, de funcho ou de camomila.

Os maiores problemas são: esquecer coisas ruins, se lembrar só que entristece, pensar repetitivamente na coisas, estar fisicamente exausto, não conseguir lidar com as perdas e mudanças e se sentir a ponto de estourar, ou seja, sobre carga. Existe uma fórmula de florais que gosto muito:

NOTA: 60ml de Vervaim, Walnut, Olive e Oak – 10 gts antes de dormir, 10 gts ao acordar e 10 gts as 16:00 hs. Não possui efeito colateral, não interfere em outras medicações e nem possui contra indicação. Particularmente prefiro a conservação alcoólica baixa, na faixa dos 10% e quando é tomada direto na língua, na forma sub lingual.
HOMEOPATAS DOS PÉS DESCALÇOS

Comentários

  1. Gostaria de saber se podemos usar esses antidepressivos com fins veterinários. Tenho uma cadela que passou por uma cirurgia e está deprimida, não come há 12 dias. Não sei mais o que fazer...

    ResponderExcluir
  2. Não há nada na literauta, que me lembre,,,que não respaude essa medicação em animais.
    Entretanto, mastruz com leite para ajudar a cicatrizar de vez essa cirurgia e dar mais molidade a sua cadela, talvez mastruz na DH1, um floral, o rescue - direto na boca/3 gts _______ 5 x ao dia e se for preciso uma vitamina por uns dias, deve ser mais fraqueza. Tente e de notícias.

    um abraço,

    a equipe

    ResponderExcluir
  3. tenho problemas ao acordar, muita ansiedade, medo e não tenho vontade de abrir os olhos e de sair da cama. que sugestão vcs teriam para mim utilizar para reverter este quadro?

    ResponderExcluir
  4. Medo de que? de levantar e ser atropelado, se sair da cama e se machucar? ou apenas tristeza e perda de forças?

    De qualquer forma, os florais antes de dormir são muito bons, o walnut com olive e vervain - todos juntos. O rock rose ou o Buque de nove flores também.

    Precisa-se saber se seus exames apontam para falta de enzimas, doenças hereditárias, falta de aquecimento corporeo, problemas com Lítio e afins.

    um abraço,

    a equipe.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A ÚNICA CONDUTA ACEITA PARA COMENTAR É A GENTILEZA.

Postagens mais visitadas deste blog

LYCOPODIUM CLAVATUM

IGNATIA AMARA - A CHAVE DO EQUILÍBRIO

GELSEMIUM - O REMÉDIO DAS GRANDES SENSIBILIDADES