Translate

CORONAVÍRUS (COVID 19) E OS INVIZIBILIZADOS DO BRASIL.



CORONAVÍRUS (COVID 19) E OS INVIZIBILIZADOS DO BRASIL.


Na lista inicial estão os 28 que compõem “Povos e Comunidades Tradicionais”, entretanto, temos a “População em situação de Rua”, as “famílias que vivem em grutas e alagados”, as “comunidades periféricas de extrema pobreza”, “famílias que moram dentro de cemitérios desertos” e as chamadas “Comunidades de buraco”, que estão no meio das grandes cidades e ninguém as enxerga. Na lista podemos incluir os asilos do nosso país. Verdadeiros depósitos de gente.

PERGUNTE: O QUE VOCÊS ESTÃO PRECISANDO?

IMPORTE-SE




Esse material é destinado a quem pode ajudar de alguma forma, conversando, levando informação e ajudando a resolver pequenos problemas do dia a dia.
AJUDE A COBRAR DAS AUTORIDADES DA SUA CIDADE, DO SEU MUNICÍPIO, DO SEU ESTADO, DO PAÍS.

DENUNCIE - DISQUE 100

INFELIZMENTE AINDA PRECISAMOS DIZER QUE EXISTIMOS,
QUE NOSSAS VIDAS IMPORTAM.


PARA SABER MAIS  



LIGUE 136


SOLIDARIEDADE AJUDA A PREVENIR

·         Se você conhece alguém que precisa de ajuda e você pode ajudar, faça isso: doe alimentos e material de higiene pessoal;
·         Grave um vídeo e envie as comunidades mais isoladas, explicando sobre os cuidados básicos e numa linguagem bem simples;
·         Rezar, orar e pedir a Deus ou ao universo, aos encantados, seja de que religião for, ajuda muito, a fé nos torna mais humanos, entretanto, não substitui os cuidados;
·         Manter seu lixo bem guardado e as ruas mais limpas também é um bom começo.

SOLIDARIEDADE NA ESCUTA

·         Pode ser que você não consiga ajudar, por vários motivos, mas pode pedir ajuda para outros;
·         Pode também escutar, o isolamento faz estragos emocionais, principalmente quando já se tem tão pouco...grave uma mensagem, algumas pessoas que são da área de saúde estão levando vídeos e cartazes ilustrativos para as regiões mais distantes...isso ajuda muito.

ÁGUA

·         Muitos locais, urbanos ou isolados, não possuem água, nem para o banho, nem para a comida, para beber ou simplesmente lavar as mãos; (se conhecer algum local assim, ajude e leve água potável para beber e lavar as mãos);
·         Pressione a prefeitura e ou o estado para enviar caminhão pipa, gratuito;
·         Pressione por meio do e mail ou mecanismos de web, os políticos;
·         Coloque a boca no trombone e informe.

ÁGUA SUJA

·         No caso da água no Rio de Janeiro (imprópria para consumo, barrenta e com cheiro ruim), ferva e coe e ensine a outros a fazerem o mesmo, ajuda muito. Muitas regiões no Brasil sofrem com isso, esteja onde estiver, cuide de ter água o mais saudável possível.  QUEM PUDER, COBRE DAS AUTORIDADES, SE A ÁGUA CHEGA A SUA CASA, ISSO É UM PRIVILEGIO.



IMUNIDADE E LIMPEZA

Em tempos de fome e de aumento abusivo de itens básicos, pensemos sempre na região em que moramos. A natureza é tão perfeita que nos ajuda sempre, basta a gente dar uma mãozinha.
Algo que todos podemos fazer é questionar a prefeitura, o prefeito e demais políticos sobre o fundo emergência de alimentos, distribuição de cestas básicas e ajuda humanitária.
·         Combater a fome em primeiro lugar ... onde quer que esteja. Podemos fazer isso. Se vai a padaria, compre um pão a mais, sempre temos alguém que precisa, seja pela fome ou pelo isolamento.
·         Com o isolamento social avançando (medida de extrema importância), precisamos estar atentos a segmentos da sociedade que irão precisar de muita ajuda ... 

    Catadores de material reciclável, vendedores ambulantes, vigias de carro, pessoas que se dedicam a pequenos serviços, idosos ... e ao dispensar seus empregados(as), como as domésticas, garanta que elas recebam seus salários sempre que possível. Profissionais autônomos – pequenos serviços, vão requerer a nossa atenção, dentre outros;

ÁLCOOL GEL E DEMAIS

·         Álcool gel é um item de luxo, que faz parte da vida de uma pequena parcela da população e diminuindo a cada dia. Caso encontre álcool 70 para comprar, pode fazer em casa: (1/2 litro de álcool 70 e 6 colheres (sopa) cheias de gel para cabelo. O gel deve ser o bem simples, sem perfume, sem brilho...Gumex por exemplo. Misture bem e coloque em 1 frasco. É caseiro e ajuda a limpar as maçanetas das portas, latas, cadeiras, torneiras, acentos de vasos sanitários por exemplo.
·         Álcool Canforado – tão antigo quanto os saberes populares. Nesse caso é o álcool 46 (1) litro e 1 pedrinha de canfora. Coloque numa garrafa limpa e com tampa, deixe longe da claridade e use para misturar na água do banho...alérgicos a canfora, cuidado. Muitos dos povos e comunidades tradicionais vão se lembrar dessa receita.
·         Outra receita muito usada é limpar a casa com pinho, eucalipto ou alfazema. Mantem a casa com um cheiro refrescante, não contém produto químico e ajuda na respiração.
·         Sabonete (o de coco é ótimo), bom para lavar as roupas, barato e ajuda a manter a roupa limpa...quem tiver problemas de pele ressecada, evite. Ele é uma solução barata.
·         Fazer doação de sabonete, detergente, esponja e explicar para que serve, ajuda muito.

CHÁS
(QUENTE E GELADO)


A hidratação é muito importante. Todas as terapias naturais e a Medicina Tradicional Chinesa, fazem questão de enfatizar o quanto é importante urinar com qualidade.
Existem chás tradicionais e que podem ser encontrados em formas de capsulas, outros no mercado comum e assim por diante:

Expectorante:

·         Chá mate – pingue umas gotas de limão ou puro com mel ou rapadura.
·         Chá mate torrado com melaço,
·         Chá de limão
·         Chá de laranja lima
·         Chá de capim santo
·         Chá de gengibre
·         Chá de alho com mel

Calmante:

·         Chá de erva cidreira
·         Chá de alecrim
·    Chá de camomila – frio e misturado com sabão de coco pode lavar os cabelos, especialmente se forem claros
·         Chá de casca de laranja seca.

Nas crises de ansiedade, respire profundamente, várias vezes, isso aumenta sua capacidade respiratória e oxigena mais o organismo. Faça isso quantas vezes quiser e esteja o mais confortável possível.
Crie o hábito de se espreguiçar, puxe e solte o ar pelo nariz.

Outra coisa comum de acontecer é você aumentar a quantidade de gases no organismo...então, uma boa saída são os chás digestivos:

·       *  Chá ou água de Boldo – apenas rasgue a folha, não macere,
·     *  Chá preto – sozinho ou com frutas amaçadas (Tchaiô romanô) o chá tradicional dos Rom,
·       *  Chá de cravo (cuidado com a pressão arterial),
·        * Ban chá e Café – devem ser feitos só na quantidade que se vai tomar.

Cuidado com a hidratação dos mais velhos, eles são os que mais vão sentir a falta dos líquidos e a solidão. Reserve um tempo e ligue para os idosos que conhece, se ofereça para compras (se for o caso) e verifique se os asilos estão recebendo ajuda.

Net

O QUE COMER

Não se esqueçam que as frutas e verduras da estação/mês são sempre as mais baratas e por um capricho da natureza elas se encaixam perfeitamente bem nos dias atuais:

Março:

Abacate, banana, caqui, carambola, goiaba, limão taiti, maçãs gala e fuji, maracujá, pinha, tangerinas cravo e ponkan, pêra willians, abobrinha, berinjela, milho-verde, pepino, pimentão, quiabo, tomate, vagem, batata inglesa, cará, mandioca, mandioquinha.

Abril:

Abacate, banana-maçã, caqui, jaca, kiwi, maçã, pera, mamão "formosa" e tangerina-cravo. Legumes: Abóbora, abóbora-moranga, abobrinha brasileira, berinjela, beterraba, cará, chuchu, gengibre, inhame e tomate.
Todas elas estão em sintonia com a terra e, portanto, podem ajudar e muito no aumento do nosso bem estar, do nosso bolso e da nossa doação. Mesmo assim, outros alimentos ganham esse título: os campeões da saúde. São eles:

Açaí: compostos flavonoides, antocianinas e carotenoides do açaí apresentam atividades imunomoduladora, antiinflamatória, antioxidante, analgésica, hepatoprotetora, nefroprotetora, pneumoprotetora, cardioprotetora, antilipêmica, neuroprotetora, antidiabética, antidepressiva, antitumoral, antibacteriana, antifúngica e antiparasitária. A possível atividade antiviral ainda não foi testada.

Açafrão da terra: Seu principal ativo é a curcumina. http://homeopatiaparamulheres.blogspot.com/2012/02/acafrao-uma-dica-de-saude.html







AS DOENÇAS DO SÉCULO - ANTIDEPRESSIVOS VEGETAIS, HOMEOPÁTICOS E NATURAIS


COMEÇANDO A CAMINHADA


DEPRESSÃO, MEDO, SOLIDÃO E TRISTEZA




NADA SUBSTITUI MEDICAÇÕES E NEM AS RECOMENDAÇÕES MÉDICAS. ESTE MATERIAL É APENAS UMA POSSIBILIDADE DE VOCÊ SE CUIDAR MELHOR E AJUDAR OUTROS A FAZEREM O MESMO.


Cuide-se, cuidem-se.
Essa é a hora de pensar certas atitudes,
De pensar na vida, no respeito e na humanidade.
É o fim do mundo? Provavelmente não, mas, já se acentua como uma Era das Guerras Biológica...uma Pandemia, não respeita fronteiras, nem bandeiras e nem espaços.
O respeito fica por nossa conta.
O COVID 19 nos lembra que é preciso evoluir...e isso é URGENTE.
É preciso cuidar dos mais FRÁGEIS e dos mais FORTES.
É preciso aprender a VOTAR e a valorizar o #SUS.


Elisa Costa – Presidente da AMSK/Brasil
Formada em Ciências da Saúde
Esp. em Homeopatia/Fitoterapia/MTC