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segunda-feira, 5 de maio de 2014

FARINHA DE BANANA VERDE

Principais nutrientes da farinha de banana verde

Matéria cedida pela Cozinha dos Vurdóns


Banana maçã - Composição nutricional (100 g)        
          
NutrientesBanana Maçã MaduraBanana Maçã Verde
Calorias (Kcal)121 100
Proteínas (g)1,221,32
Gorduras totais (g)0,48--
Carboidratos (g)30,1927,3
Fibras (g)2,163,63
Fonte: Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) 

A banana verde pode ter de 55 a 93% de seu amido na forma resistente, uma forma de carboidrato muito mais saudável para o organismo e responsável pela maior parte de seus benefícios à saúde, por ser digerido apenas no intestino delgado e não se converter em glicose que será liberada na corrente sanguínea. Além disso, ela apresenta menos sacarose, um tipo de açúcar natural da fruta. 

Além disso, a banana verde tem menos calorias e carboidratos, como é possível verificar na tabela acima, o que ajuda a reverter o ganho de peso. E possui zero gorduras, o que permite a inclusão de outros alimentos com gorduras boas na refeição. Para completar, ela possui mais fibras do que a banana madura também, o que melhora também o trânsito intestinal.
A farinha mantém os principais nutrientes da banana verde, mas não se sabe ao certo o quanto ela conserva do aminoácido triptofano, por exemplo, precursor da serotonina, neurotransmissor relacionado à sensação de bem-estar.


A farinha de banana verde já pode ser encontrada em algumas lojas de produtos naturais, mas como ainda é muito difícil achá-la pronta e muito fácil fazê-la, aí vai a receita:

Escaldar a banana verde, com casca, em água fervente por 2 minutos. A casa muda de cor, é assim mesmo. Descasque as bananas, corte em fatias e coloque em uma forma, com as lâminas lado a lado. Leve ao forno para assar em temperatura baixa. Vire a cada 15 minutos para secar de maneira uniforme dos dois lados. Ela estará pronta quando estiver quebrando (não pode dobrar). Se vc tiver fatias de tamanhos diferentes, algumas estarão prontas antes das outras. Bata em um liquidificador ou multiprocessador até formar a farinha. Peneire em uma peneira fina. Veja as fotos.



Ela dura uma semana, estando em um recipiente que vede bem, e pode ser usada em sopas, bolos e cremes (doces ou salgados), substituindo parcialmente a farinha original. Sempre que fizer esta substituição, lembre-se que esta farinha "puxa" a umidade da receita, então, acrescente mais líquido quando usá-la.

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