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segunda-feira, 22 de julho de 2013

COMUNICADO

 A Associação Internacional Maylê Sara Kalí - AMSK/Brasil
cria um novo espaço:




Car@s e querid@s amig@s, irmãs, companheiras e pessoas admiráveis:

Lutamos muito esses últimos anos e sempre estiveram conosco.Durante esse tempo, estudamos, dividimos informação e compartilhamos o carinho e a atenção de cada um de vocês. Muito se enganam se acham que não nos tornamos pessoas melhores com a presença de cada um de vocês.

A todos e a cada um, o nosso muito obrigada por tudo. O tema cresceu e nos sentimos um pouco responsável por esse salto no nosso país. Tivemos aqui a ajuda sem igual de pessoas que mesmo distantes, fizeram da nossa cozinha dos Vurdóns, uma cozinha que discute política e implementa utopia (não há como não lembrar da Maria João, do Bruno Gonçalves e do Sérgio Aires). Pessoas anônimas que fizeram dos Homeopatas dos Pés descalços, um espaço virtual que pode atravessar a tela e abraçar a todos ... de verdade.

Lançamos o AMSK/Brasil - blog, que passa a reunir de forma ágil, todas as informações sobre os rromá no Brasil (leis e decretos) e os avanços e boas práticas no exterior. Os subsídios imediatos para a demanda que hoje se faz, poderemos atender de forma mais equilibrada e disponibilizá-la a todos. Nele, tem um pedacinho de cada um de vocês e de todos que sempre estiveram do nosso lado.
Essa luta não tem fronteira, é uma luta de todos os países e de todas as pessoas. Construimos pontos e assim como todos vocês, de certa forma somos um tijolinho nessa construção. O coração da nossa luta bate com a ajuda de vocês. A medicina do Holocausto e a medicina atual, suas aplicabilidades e seus avanços em dar dignidade e atenção básica, estarão lá, postadas. Gerando conhecimento e é claro, saúde.

Esse novo lugar de encontro, irá juntar material claro e objetivo sobre as possibilidades de ajuda, ação e políticas aplicadas sobre os Povos Romani no Brasil - os assim chamados ciganos. Nele o máximo de realidade, contra o estereótipo e contra a ignorância e a desinformação. Tudo isso começou com vocês a uns anos atrás e é sempre com vocês que seguiremos, afinal, amigos são estrelas.



Obrigada
por terem nos ajudado
a aplacar nossa sede.
Obrigada a cada um e a todos,
para que a herança dos Povos Romani no Brasil,
não seja a miséria, a fome e a discriminação.
Ainda falta muito,
mas não estamos sozinhas,
temos vocês.

Nais Tukê

Homeopatas dos Pés Descalços
Um projeto da AMSK/Brasil.

sábado, 20 de julho de 2013

ACÁCIA NEGRA OU BARBATIMÃO PARA OS ÍNTIMOS



BARBATIMÃO
Nome científico: Stryphnodendron barbatimam Mart.
Sinonímia popular: uabatimô, casca da virgindade, paricarana
Sinonímia científica: ACÁCIA ADSTRINGENS MART
Parte usada: Cascas


FITOTERAPIA NA DISMENORRÉIA

TINTURA DE ACÁCIA (200 ml), utilizando-se 50 gotas da tintura em meia xícara de água, três vezes ao dia, junto com a seguinte composição, na forma de pó encapsulado:Cipó de Junco; J. oficinalis; Periandra sp; Barbarosa; Baldwuinia sp e A Nigrans, tomando uma cápsula três vezes ao dia, junto com a tintura acima indicada.
Anderson Vilas Boas



Pesquisadores de Alagoas desenvolvem remédio que cura verrugas do HPV

Um remédio fitofarmacêutico desenvolvido por pesquisadores brasileiros a partir da casca de uma árvore é capaz de eliminar totalmente, sem dores nem efeitos colaterais, as verrugas genitais causadas pelo vírus do papiloma humano (HPV), a doença sexualmente transmissível mais comum no mundo.
"A partir de um produto natural que é utilizado como medicamento pelos índios há séculos obtivemos uma pomada que alcançou uma eficácia de 100% nos casos de verrugas genitais e perianais que tratamos", disse à Agência Efe o médico Luiz Caetano, pesquisador da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e um dos coordenadores de medicina.
O fitofarmacêutico foi obtido a partir de um extrato da casca do barbatimão-verdadeiro (Stryphnodendron adstringens), uma árvore muito comum no litoral brasileiro e que a medicina popular usa como cicatrizante, bactericida, anti-inflamatório e antisséptico.
O extrato também é conhecido por sua capacidade de contrair o tecido do canal vaginal, por isso em algumas regiões é conhecido como a "casca da virgindade", o que fez com que os pesquisadores da UFAL se interessassem por experimentar sua capacidade para contrair os tecidos das verrugas.
Um estudo de 12 anos permitiu à equipe de Caetano verificar a eficácia da planta para tratar as verrugas genitais, que são o principal sintoma do vírus e cujo atual tratamento inclui até cauterização.
"Alguns dos tratamentos existentes para as verrugas são invasivos; podem afetar áreas divisórias e causam a deformação do tecido, entre outros problemas. Além disso, seu índice de cura é de no máximo 75%, mas com relatos de ressurgimento das lesões", explicou o especialista.
De acordo com Caetano, a pomada desenvolvida pela UFAL conseguiu eliminar sem dores nem problemas colaterais as verrugas de todos os 46 pacientes que foram tratados nos testes clínicos.
A fórmula secou as verrugas em apenas dois meses até reduzi-las a finas lâminas que podem ser retiradas com facilidade e sob as quais o tecido se cicatriza sem dificuldades.
"Entre os pacientes tratados havia homens, crianças, mulheres grávidas, idosos e até portadores do vírus da aids, ou seja, pessoas com imunodeficiência, e todos tinham o diagnóstico da doença", relatou Caetano.
"Os pacientes foram submetidos a revisões médicas durante três anos e no final do processo foi verificada a eliminação completa das verrugas sem ressurgimento de lesões. No local tratado não ficaram manchas nem qualquer indício de lesão", acrescentou.
Os médicos também estão fazendo testes para tratar alguns tipos de câncer provocados pelo HPV, vírus considerado uma das principais causas do câncer do colo do útero, de pênis e do ânus.
Atualmente existe no comércio uma vacina que imuniza com relativo sucesso as mulheres contra o HPV, mas até agora não há nenhum produto que trate o câncer causado pelo vírus.
"Nosso trabalho para tratar o câncer do colo do útero com a fórmula é incipiente, mas mostra grandes possibilidades de sucesso. No entanto ainda são necessários muitos testes e estudos antes de anunciar qualquer coisa", afirmou.
Segundo Caetano, um dos experimentos conseguiu reduzir o nível de gravidade de câncer no colo do útero de uma paciente do grau 2 até o grau 1.
Apesar dos testes também mostrarem que a substância é capaz de reduzir a carga viral do HPV e diminuir o volume de vírus no organismo, os pesquisadores até agora não pensaram em experimentá-la para tratar diretamente o vírus.
Caetano acrescentou que os resultados dos estudos foram publicados em cerca de 150 países e que a UFAL já solicitou a patente sobre a fórmula no Brasil, um processo que pode demorar cerca de quatro anos, assim como nos Estados Unidos.
"Quanto à comercialização, já estamos em negociações com três laboratórios brasileiros para a possível colocação do produto no mercado interno, o que ainda depende da aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)", declarou.
Fonte: Agência EFE/Portal Terra, 03/05/2013





A Acácia na Lenda de Hiram Abif
 
“..., conduziram-no, ao cair da noite, para o Monte Moriah, onde o enterraram, assinalando a sepultura com um ramo de acácia.” (Ritual de Mest\).
 
“Quando, extenuados, os exploradores chegaram ao local de encontro, seus semblantes desencorajados só expressaram a inutilidade de seus esforços. ....Caindo literalmente de fadiga, (um) .... Mestre tentava agarrar-se a um ramo de acácia. Ora, para sua grande surpresa, o ramo soltou-se em sua mão, pois havia sido enterrado numa terra há pouco removida.” (Oswald Wirth).
 
“Os Mestres que foram na procura do Mestre Hiram Abif, encontraram um monte de terra que parecia cobrir um cadáver, e terra recentemente removida; plantaram ali um ramo de acácia para reconhecer o local. Conforme outra versão, a acácia teria brotado do corpo do Respeitável Mestre morto, anunciando a ressurreição de Hiram”. (Manual de Instrução para o Grau de M\ M\ da Gr\L\ de Chile).
 
Mesmo que a morte de Hiram Abif seja um dos fatos mais importantes dentro da ritualística do 3º Grau, não resulta estranho que existam diferentes versões derivadas de diferenças nas  traduções tanto da Bíblia como de antigos Rituais maçônicos. Mas todos eles coincidem com que na sua sepultura surge um ramo de acácia.
 
 
A Acácia na Botânica.
 
A acácia é uma árvore leguminosa de madeira dura; muitas espécies produzem goma-arábica e outras fornecem caucho, guaxe (fruto comestível), tanino e madeiras de grande valor. Todas as espécies produzem flores perfumadas brancas ou amarelas, sendo muito usadas como adorno. A acácia, com suas quase 400 variedades, existe praticamente no mundo todo: América do Norte, Ásia, Índia, Egito, Norte da África, China, Austrália, etc. A acácia é universal. No Brasil a espécie acácia negra constitui uma das riquezas de Rio Grande do Sul.
 
A acácia de Egito tem a particularidade de ser uma árvore espinhosa e autores maçônicos especulam que a coroa de espinhos colocada na cabeça de Jesus era de este tipo de acácia. No hebraico antigo o termo shittah é usado para acácia sendo seu plural shittin. No texto original grego do Novo Testamento o termo usado é akanqwn (akanthon) que foi traduzido ao português tanto como acácia e como acanto, e que também pode significar espinho, espinhoso, etc. Esta palavra grega aparece em várias passagens da Bíblia mencionando a coroa de espinhos e também a árvore shittah. O Irmão Olintho de Almeida declara que “a coroa de acácia espinhosa na cabeça de Jesus, é símbolo de sabedoria”. Mas como devemos interpretar o gesto dos soldados romanos quando coroam a Jesus com espinhos? Podemos entender como mais um ato de crueldade com um sentido unicamente burlesco ou será que, aparentemente, houve alguém que conhecendo a simbologia encetada no ramo de acácia induziu à soldadesca a usar este tipo de coroa?
 
 
A Acácia na Antigüidade
 
Os povos antigos tiveram um respeito extremado pela acácia chegando a ser considerado um emblema solar porque suas folhas se abrem com a luz do sol do amanhecer e se fecham ao desaparecer o sol no fim do dia; sua flor imita o disco solar. Para os egípcios era uma árvore sagrada como, igualmente para antigas tribos árabes. O sentimento dos israelitas pela acácia começa com Moisés, quando na construção dos elementos mais sagrados é utilizada á acácia (Arca, Mesa, Altar) pélas suas características de resistência á putrefação.
 
 
A Acácia na Bíblia
 
“Plantarei no deserto o cedro, a árvore da sita, e a murta e a oliveira...” (Isaias 41:19). Como já temos visto no hebraico, shitat é o singular de acácia, mas na versão da Bíblia de João Ferreira de Almeida é traduzido como sita. Aliás, sita não aparece no Dicionário Brasileiro da Mirador.
 
“Também farão uma arca de madeira de cetim...” (Êxodo 25:10)
“Também farás uma mesa (dos pães da proposição) de madeira de cetim...” (Êxodo 25:23)
“Farás estes varais (para transportar a mesa) de madeira de cetim...” (Êxodo 25:28)
“Farás também as tábuas para o Tabernáculo de madeira de cetim...” (Êxodo 26:15)
“Farás também cinco barras de madeira de cetim ...” (Êxodo 26:26)
“E o porás sobre quatro colunas de madeira de cetim ...” Êxodo 26:31)
“E farás para esta coberta (do Tabernáculo) cinco colunas de madeira de cetim ...” (Êxodo 26:37)
“Farás também o altar de madeira de cetim ...” (Êxodo 27:1)
“Farás também varais para o altar, varais de madeira de cetim ...”(Êxodo 27:6)
Aqui João Ferreira de Almeida usa a expressão madeira de cetim e, conforme o Dicionário Brasileiro da Mirador cetim deriva do árabe zaituni e serve para designar um tecido de seda ou algodão macio e lustroso. Considerando que os estudiosos concordam que a Arca, a Mesa e o  Tabernáculo foram construídos com acácia que existia no deserto (Isaias) por ser imputrescível, incorruptível e inatacável pelos predadores naturais, acreditamos que madeira de cetim é, no significado correto, madeira de acácia. Não poder-iam elementos de sustentação ou de transporte serem construídos com seda.
 
“E acamparam-se junto ao Jordão, desde Bete-Jesimote até Abel-Sitim ...” (Números 33:49)
Abel-Sitim no hebraico significa Vale das Acácias lugar que ficava 40 kms ao sul de Bete-Sita, mas não aparece nos Atlas modernos.
 
“... e o exército fugiu para Zererá, até Bete-Sita ...” (juizes 7:22)
Bete-Sita no hebraico significa Lugar da Acácia que no Atlas moderno aparece localizado no paralelo 32 e 30’ ao lado do rio Jordão.
 
A Bíblia é rica em alusões da madeira de acácia dando para ela usos sagrados o que, por sua vez, a converte em uma árvore sagrada.
 
 Ethiel Omar Cartes González
 
BIBLIOGRAFIA
 
Siete e más ....                         Juan Agustín González M.(1955)
Manual do Gr\ de M\     G L de Chile (1970)
Ritual do Terc\ Gr\           Mac\ Simb\ do Brasil (1975)
Árvores e seus simbolismos       Descartes de Souza Teixeira (Revista A Verdade, GLESP, Jan/Feb 1995)
A Simbólica Maçônica  Jules Boucher (1996)




O FLORAL DA ACÁCIA

Normalmente usado para restabelecer a força e a coragem. A certeza de estar no caminho certo. Confiança em si mesmo e perseverança nas suas vontades próprias.

Uma espécie única, mantenedora da história, do tempo e de todo o nosso respeito. o mundo começa a descobrir o quanto pode se beneficiar de coisas simples, porque simples deveria ser as nossas vidas. 

Homeopatas dos Pés Descalços

BOAS OBRAS HOMEOPÁTICAS

OBRAS HOMEOPÁTICAS INDISPENSÁVEIS:



- Homeopatia. Medicina de Base Experimental - Denis Demarque.

- Estudos de Matéria Médica Homeopática - J. A. Lathoud.

- Guia da Medicina Homeopatica - Nilo Cairo.

- Lições de Filosofia Homeopática - James Tyler Kent.

- Tratado de Matéria Médica Homeopática - Bernardo Vijnovsky.

- Homeopatia: Ciência e Cura - George Vithoulkas.

- Matéria Médica Homeopática - James Tyler Kent.

- Matéria Médica de Homeopatia - Léon Vannier / Jean Poirier.

- Matéria Médica Pura - Samuel Hahnemann.

- Matéria Médica Homeopática - W. Boericke.

- Manual de Matéria Médica para o Clínico Homeopata - H. Voisin.

- Matéria médica homeopática IBEHE - Carlos Brunini.

 Recomendamos aqui, outros bons livros:


1. ORGANON DA ARTE DE CURAR DE SAMUEL HAHNEMANN PARA O SECULO XXI
MARCELO PUSTIGLIONE • 286 páginas • ISBN nº 978-85-86625-39-8
 
 
2. ESQUEMA DE SANKARAN
RAJAN SANKARAN • 60 páginas • ISBN nº 978-85-86625-46-6
 
 
3. A SENSAÇÃO EM HOMEOPATIA
RAJAN SANKARAN • 734 páginas • ISBN nº 978-85-86625-44-2
 
4.  REPERTÓRIO DE HOMEOPATIA - 2ª EDIÇÃO
ARIOVALDO RIBEIRO FILHO • 1900 páginas • ISBN nº 82-86625-47-3
 
 
Homeopatas dos Pés Descalços
 

quinta-feira, 18 de julho de 2013

OBSESSÃO, COMPULSÃO E PERSONALIDADE BIPOLAR



O Pedro é um psicólogo que nos escreveu a algum tempo com um pedido: 
Falar sobre a compulsão, a obsessão e o processo bipolar. 
Bom, do nosso jeito, vamos fazer isso de forma simples, do jeito que sempre fazemos.


De ante mão, gostaríamos de deixar claro que sempre se precisa de um diagnóstico médico para se chegar a esses quadros. Como por aqui, vemos a homeopatia de forma a equilibrar a pessoa e não a doença, colocamos alguns exemplos mais comumentes usados para essas três situações.

Outro fator que merece sempre a nossa atenção é que quando podemos a nós mesmos, podemos nos ajudar mais rápido, correr atrás de ficarmos bem. Que quando falamos de bem estar e saúde, falamos sempre que o conjunto de possibilidades que temos hoje a nossa volta pode e deve ser usada, sem preconceito e sem radicalismo. E por fim que nada “é receita de bolo” na homeopatia, tudo dependerá de quem você é, de como se comporta, de como e onde foi criado e de tudo o que você viveu até os dias de hoje.

Os diagnósticos específicos não alteram por aqui, porque a descrição da doença é vastamente conhecida e um médico, um psiquiatra ou de preferência um psicólogo ligado a essa especialidade é quem deverá fazê-lo. É extremamente importante e visa resolver a situação. Assim sendo com esse diagnóstico na mão, observe as particularidades emocionais que ligam a matéria médica ao desequilíbrio apresentado.
Nossas sugestões são:

Bipolar – a Ignátia é a mais vista nesses casos, talvez pela fortaleza que apresenta e a vontade impar de se isolar. Talvez pela voracidade em que fala as coisas que estão presas, sem se importar muito com os outros e a mudança de comportamento que acontece depois que isso acontece. Muitos a aconselham na ch 200, assim como Aurum Metalicum também é usado com freqüência nessas situações. Já nesse caso, ele pode pensar em suicídio e estar próximo de fazê-lo, sem que qualquer outra pessoa perceba. Ambas as matérias são bem aceitas naquela fase de extrema depressão com que o bipolar se apresenta. Florais como Red Chestnut e Agrimony são bem vindos nessa fase. Essa alteração de humor não está diretamente ligada a Bryônia e seu mal humor terrível (aqui esse mal é constante), não há variável.

Em casos de violência, Belladonna, Lacheses e Stramonium devem ser observadas. Belladonna se apresentar um caso claro de violência durante a vida, seguidas de irritação violenta na pele e a possibilidade de detalhar sua irritação com violência, seu oposto a coloca em campos belos e respiração farta, com vontade de viajar e correr o mundo. Stramonium já vem seguida de brutalidade e agressão nesse estágio, é mais comumente aplicado do que os outros, pois a violência em estouro, do nada, segue sua aplicação. Comumente aplicado na ch 6 ou ch 7. Já lacheses são crises que podem ser despertadas em mulheres (a princípio) em locais fechados. Podem estar ligadas mais a reação a claustrofobia do que a bipolaridade.

Mas também existe a fase do toc – quando o bipolar tem as manias afloradas e são registradas por períodos de uma ou duas semanas. Daí sempre olhamos para Hyociamus – nesse caso na ch 6. Repare que há profundidade nessa matéria médica. Especialmente quando a pessoa sofreu ou sofre casos claros de repressão, especialmente sexual. A chamada minusvalia sexual: http://homeopatiaparamulheres.blogspot.com.br/2010/10/hyosciamus-personalidades-homeopaticas.html

Compulsão – por tudo .. comida, roupa, jogos e por aí vai, mas, precisamos pensar no porque da compulsão, aquilo que se encontra por detrás desse desequilíbrio muitas vezes ignorado e muitas vezes aceito pela sociedade em geral.
Grafhittes na sua maioria é obsesso e isso se deve a assaltar a geladeira a noite (período horrível para ele(a)) também temos o fato de que sua insignificância é tão grande que pode esconder um processo de luxúria para compensar sua sempre insatisfação com tudo, consigo mesmo e com o mundo-
Drósera  come tudo o que vê pela frente, devora a própria vida, roupas, jóias e tudo que encontra no cotidiano. Compra e come por comer e por comprar. Sempre acha que precisa estocar, que não terá mais. Se pensarmos é comum ver Dróseras nos supermercados e nas lojas de liquidação. Entretanto a magreza pode ser um oposto perigoso para ela. http://homeopatiaparamulheres.blogspot.com.br/2010/12/drosera-rotundifolia-entre-gula-e.html. 
Nux vômica segue a linha de quem é competitivo, que passa por cima, que vai atrás do que quer sem parar...até que a vida para essa pessoa. A ansiedade aqui é visível, a vertente que leva a trabalho, a satisfação pessoal e a comida é muito forte. Comumente indicado na ch 200 – uma vez ao mês. http://homeopatiaparamulheres.blogspot.com.br/2010/11/nux-vomica-o-rei-da-luxuria.html
 
Obsessão – eis o mais delicado dos pedidos do Paulo.
Para lidarmos com a obsessão, precisamos ser atentos ao extremo e mantermos o olhar sempre a frente do processo que se apresenta. Precisamos achar a linha de fundo. Aquela que demarca os territórios.

Hyociamus entra novamente aqui: sua marca é a repressão sexual.

Thuya – sua marca é a minusvalia.

Natrum muriaticum – a reação ao medo extremo.

Arsenicum Álbum – a preservação do território. A posse e o domínio.

Medorrhinum – quando se apresenta na metade da vida, já adulta. Quando se envelheceu por dentro.

Silicea – quando a divagação acontece entre dois pontos demarcados/nunca mais do que dois pontos.

Alumina – obsessão por faca, materiais ponteagudos. Amor e aversão ao sangue e isso de forma bem clara. Explícita.

Argentrum Nitricum - A melancolia, a depressão mental, o vômito sintomático, o medo de estar só e de multidões, o tremor por todo o corpo, faz com que Argentum Nitr. Seja analisado de perto. A medicação dos bebedores por assim dizer, traz uma sensibilidade e uma captação da parede do estômago dignos de relatos. 

Luesinum - melancolia, a intolerância, o suicídio, a depressão maníaca;

Staphiságria - A agresividade seja verbal ou não, tende pro lado de chamar a atenção. Entretanto podemos acoplar aqui, Sépia - SEPIA E STAPHISAGRIA por exemplo tem um alto teor de ciúme nas suas relações, mais fazem isso em silêncio, normalmente são tímidos, mais o ciúme é uma porta e tanto pra as patologias dessas duas personalidades.

Paulo, desculpe-nos a demora, pois foi um prazer fazer esse pequeno e breve resumo. 
Esperamos que tenha servido.

um abraço,

a equipe.

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