Translate

SÉPIA - UM JEITO DE SER. OU SERÁ DE ESTAR?



 

Essa foi à pergunta.

Que tipo de alimentação pode contribuir para diminuir este estado "sépia de ser ou estar"...?

Essa é a nossa resposta:

Sépia e o universo feminino:
1. Menstruação escassa e dolorosa.
2. Grande preventivo do aborto.
3. Problemas do climatério, com calores súbitos, transpiração e desfalecimento.
4. Sensação de peso no baixo ventre.
5. Forte dor de cabeça durante a menstruação.
6. Corrimentos vaginais juvenis.
7. Vagina dolorida.
8. Enxaqueca com prurido vaginal.
9. Prolapso ou deslocamento do útero.
10. Erupções da pele (pior na menstruação), escamações, acne, impigens, herpes.
11. Náuseas ao sentir o cheiro dos alimentos (próprio das grávidas).
12. Regras curtas e de pouca duração.
                                                                     

Tudo aqui nos lembra nutrição e alimentação. Reparem que há sempre um estado de inércia, peso, dificuldade de condução e coisas ligadas a calor e dor.
Obstrução, esse é o ponto chave de Sépia e sua alimentação.
Sua alimentação deve ser o oposto da estagnação, o oposto da obstrução, o oposto do peso que a impede de se movimentar.
Se levarmos pelas cores, temos o vermelho da maçã por fora e sua textura calma por dentro. Ela também ameniza as cólicas e ajuda na limpeza da pele e no bem estar do corpo em geral. Seja em suco ou em chá, ela é bem vinda. Uma boa dica nas dores menstruais é cozida ou assada com mel.
Tudo que é pronto e fácil de preparar pode ser uma bomba – comidas prontas são um terror pra sépia, até porque são ricas em sódio, o que aumenta o inchaço e a retenção de líquido, piora a pele e por aí vai. O peso de um macarrão pra Sépia, pode ser chamativo, mas ela tem que prestar atenção no molho ... que seja um molho de tomate sem conservantes.
Banana pode ser uma boa opção de comida pesadinha e muito gostosa – cozida ou assada, em vitaminas e coisas do tipo.
Sucos: limonada, laranjada, acerola, abacaxi e coisas do gênero podem ajudar no azedo da vida, porque fazem a gente urinar mais, assim entram os chás diuréticos.
Os bifes podem entrar a vontade e o purê de batata e de mandioca, mandioquinha ou de qualquer outra coisa também darão uma tranqüilidade e uma calmaria no estômago de Sépia.
Os enjôos seguem as irritações, isso é um alerta e tanto. Por isso os digestivos ou o chá de espinheira santa podem ser usados com tranqüilidade após as refeições.
Evitar as massas com fermentos é uma dica e tanto. Prefira tapiocas ao invés de empadão, torradas ou pão sírio e menos pão francês.
Leve a sério os caldos ou sopas de feijão e lentilha, eles dão uma sensação de tranqüilidade e conforto, mas acrescente uma colher de sopa de vinagre no cozimento, isso evita os gases.
Coisinhas pro lanche, isso é um problema, então vê se estabelece uma regra consigo mesma: não compra. Sépia não gosta de sair, então fica fácil evitar festinhas com essas coisas. Se comprar, compre apenas o que vai consumir e acabou.
Mexa-se: arrume desculpas pra andar e sair, principalmente quando ainda não caiu no estado profundo de Sépia. Não precisa gostar, tem de fazer. 

Cuide para lavar a vagina a cada vez que urinar e preocupe-se em tomar pelo ao menos 4 copos de água por dia, isso vai mudar seu estado incômodo. Sabonetes íntimos ajudam também e preservam a acidez exata. 

Sépia não pode ficar usando calça jeans apertada, cintas e coisas do tipo, mas não precisa relaxar e esse é outra alerta pra essa personalidade. Procure uma manicure que não fale o tempo todo, mas não deixe de fazer as unhas. Teste vários perfumes ou colônias, sempre tenha mais de um, pois vai enjoar logo...mas use.

Baton faz parte do seu dia a dia certo? Errado, mas tem de fazer.

 A escrita pode aliviar a angústia

Exercícios isolados como nadar, andar ou correr podem ajudar e muito. Sépia precisa tirar de dentro de si essa estagnação, mas não pode explodir. Alongamentos são uma vantagem e tanto para ela, melhora muito. Dance, pode ser em casa mesmo, por uma hora seguida, isso relaxa e faz com que um bem estar se instale.
O maior desfio de sépia é manter o equilíbrio fora da estagnação e do peso, então cápsulas de Gingo Biloba, Amora, Castanha da Índia e etc... são um achado para essa mulher.

Homeopatas dos Pés Descalços
imagens retiradas da net

ALGUMAS PERSONALIDADES HOMEOPATICAS RELACIONADAS A ESSENCIAS FLORAIS

ALGUMAS PERSONALIDADES HOMEOPATICAS RELACIONADAS A ESSENCIAS FLORAIS

Matéria cedida por Elisa M. Costa
especialista em Homeopatia 


O assunto é vasto e as possibilidades são infinitas. É quase achar uma agulha num palheiro, mas funciona, com calma e paciencia, podemos juntar algumas reações chaves das essencias florais e analisa-las com algumas personalidades e seus sintomas chaves.

O difícil é que cada um pode ser e pode se apresentar de muitas maneiras, isso requer analisar as peculiaridades de cada sintoma.


NOME
NOME CIENTÍFICO
APLICAÇÕES
Walnut
Juglans Regia
O remédio para romper ligações, hábitos arraigados, contra a supersensibilidade.
(Gelsemium, Sulphur, Psorinum)
Willow
Salix vitellina
Ressentimento (Natrum m., Nux Vômica, Arsenicum)
Wild oat
Bromus ramosus
Frustração e depressão (Ignátia e Natrum Muriaticum)
White Chestnut
Aesculus Hippocastanum
Discussões mentais. (Magnésia carb, Agaricum)
Vervain
Verbena officinalis
Hiperansiedade e tensão  (Anarcadium, Argentrum n., Staph., Silícia, Lycopodium)
Sweet chestnut
Castanea vulgaris
Angústia extrema (Aconitum, arsenicum, Bell. Causticum, Graphites, Platina)
Red chestnut
Aesculus carnea
Ansiedade com os outros (Pulsatilla, Calc. Car., Nux vômica, Arsênicum)
Pine
Pinus sylvestris
Autocondenação - culpa (Thuya, Veratrum, Silícia, Psorinum)
Olive
Olea europaea
Esgotamento total (Phosphoricuc Acidum, Cocculus, Sépia)
Mustard
Sinapsis arvensis
Tristeza profunda, grande desânimo. (Silícia, Phosphoricum acidum, Digitalis, Graphites, Ignátia, Aconitum)
Honeysuckle
Lonicera caprifolium
Saudades depressivas (Carb. animalis e Ignátia)
Gorse
Ulex europaeus
Desespero – desesperança (Causticum, Sépia, Ars. Aurum, Coffea, Sulphor, Veratrum)
Gentian
Gentiana amarella
Desalento e desinteresse (Aluminum, Apis, Carb.v, Hell., Puls.)
Agrimony
Agrinomia eupatoria
Tortura mental (Sulphur, Ignatia, Aconitum, Stramonium, Phosphorus, Sépia)



Homeopatas dos Pés Descalços

A ARTROSE E ALGUMAS FONTES DE AJUDAS


Quem nunca ouviu falar dela? A temida artrose.
Muitos de nós teremos, o que fazer para evitar ou retardar a sua presença?


Algumas vitaminas podem ajudar bastante e é na mesa qe podemos achar saídas possíveis. 
Quando falamos que ao procurar um nutricionista, você poderá com certeza retirar alguns remédios da sua vida, isso é a mais pura verdade.

Isso se chama prevenção.

Os principais aliados ao combate da artrose são:


Zinco - promove a liberação do hormônio do crescimento, participa da estrutura dos ossos e dentes. Encontrado em ovos, cereais e carnes vermelhas.

Cálcio - componente estrutural dos ossos, sua deficiência pode levar osteoporose, raquitismo. Encontrado no leite e derivados, brócolis e abóbora.


Selênio - melhora as condições da cartilagem.. Encontrado no alho, cebola cogumello (champions) e castanha-do-pará.

Magnésio - fixa o cálcio nos ossos e dentes. Sua falta pode dar ausência de crescimento ósseo. Encontrado na soja, salmão, espinafre, caju e abacaxi.

Boro - melhora o balanço de cálcio negativo no sangue. Sua deficiência pode levar a osteoporose. Encontrado no figo, pêssego, uva, pêra. A água também é uma fonte de boro, dependendo da sua origem.


Vitamina D - previne fraturas. Sua diminuição afeta o crescimento ósseo, podendo levar ao raquitismo e osteoporose. Encontrada no fígado, ovo e banhos de sol.

Vitamina K - proteína responsável pela fixação do cálcio aos ossos e previne a osteoporose participando ativamente da formação óssea. Encontrada no iogurte, alfafa, gema de ovo, óleo de açafrão, óleo de soja, óleo de fígado de peixe, algas e verduras.

Vitamina C - tem influência decisiva no metabolismo do tecido ósseo e da cartilagem, sua deficiência pode causar alterações de crescimento.Encontrada no tomate, couve-flor, kiwi e laranja.




E quando o assunto é alimentação, tudo fica mas tranquilo, porque as fontes de vitamina, na sua maioria são alimentos simples e que podem estar na mesa da maioria das pessoas, basta escolher bem, procurar a melhor hora para comprar e a melhor forma de se beneficiar com elas.


Homeopatas dos Pés Descalços

BROMO, CADMIO E CÁLCIO NA VISÃO DO DR. ROBERTO TEIXEIRA.






Bromo
 
Seu nome quer dizer mau cheiro. Descoberto em 1826 nas águas das salinas, é um líquido fumegante, vermelho e cáustico, de odor repugnante. Como todos os halogênios (nome que significa "formadores de sais"), é um elemento claramente não metálico e altamente ativo por possuir sete elétrons em sua órbita externa. 

Os halogênios encontram-se na natureza em vários estados físicos: o flúor e o cloro são gases; o iodo e o astatínio são sólidos; e o bromo é o único elemento, além do mercúrio, que é líquido à temperatura ambiente. Todos eles são venenosos, corrosivos e poderosos agentes bactericidas. 

O bromo é usado amplamente sob a forma de brometos de amônio, de potássio e de sódio em produtos farmacêuticos, no pão (para torná-lo crocante) e em sedativos; de bromato de potássio em salões de beleza para alisamento a frio; de brometo de metila como agente de refrigeração, em extintores de incêndio e desinfetantes; de brometo de xilol e bromoacetofenona nos gases lacrimogêneos; associado à uréia em hipnóticos, sedativos e tranqüilizantes; e muitas outras formas, cada uma delas pode provocar, em caso de intoxicação, diferentes manifestações.

Provoca dureza e aumento dos gânglios, sensação de uma pedra no estômago, gastrite que melhora ao comer, rouquidão e tosse semelhante à da coqueluche, com sensação de frio ao inspirar, asma inspiratória pior em lugares de clima seco, dor nos testículos, tumores duros nos seios com dores em fisgadas, principalmente do lado esquerdo, flatos vaginais, cistos ovarianos, insônia, sonambulismo, terrores noturnos e sono agitado, ataxia cerebral, acne e pústulas nas costas e face; bócio, apatia e perda de memória, soluço persistente e psoríase.

A homeopatia utiliza o Bromium em potências diversas como antídoto desse elemento, mas envenenamentos agudos podem exigir medidas urgentes de pronto-socorro.

Cádmio

O cádmio, cujo nome vem do grego kadmia (terra), apresenta-se na natureza junto como zinco, mas também se combina com o enxofre no brilhante sulfeto de cádmio, muito popular entre os pintores. Descoberto em 1817 nos minerais greenockta (CdS) e a esfalerita (ZnS). Os minérios de zinco contêm cerca de 0,2 a 0,3 por cento de cádmio, o que ocorre em porcentagem menor nos minérios de cobre e chumbo.

O cádmio é usado em muitas ligas metálicas, algumas delas em joalheria, com níquel, prata, cobre e ouro; em soldas, com chumbo; em pilhas e reatores atômicos. Assemelha-se ao zinco em suas características químicas e por isso participa de algumas metaloproteínas do organismo. A concentração do cádmio no córtex da glândula supra-renal é superior à de todos os outros órgãos, e talvez isso eleve a produção de adrenalina e leve a reações intempestivas.

Sua carência no organismo talvez explique o hábito de fumar, pois a nicotina também estimula a produção de adrenalina quando falta o cádmio suficiente, o que permite ao usuário do cigarro enfrentar suas responsabilidades. Indústrias diversas jogaram 50 mil toneladas de lama contendo cádmio e zinco na baía de Sepetiba, no Estado do Rio de Janeiro, contaminando toda a flora marinha e exterminando a indústria pesqueira local.
O cádmio causa náuseas, vômitos negros e diarréia em pequenas quantidades. A intoxicação aguda causa dor de cabeça, perfuração do septo nasal, edema pulmonar agudo, gosto metálico, estado de choque de extrema prostração com muito frio.

Nas intoxicações agudas pelo cádmio não é recomendado o EDTA (agente quelante da medicina ortomolecular), que agrava o quadro crônico, mas o NTA (ácido nitrilotriacético). Em homeopatia usa-se o Cadmium em diferentes potências para retirá-lo do organismo.

A intoxicação crônica ataca os rins, causando perda de proteínas, cálculos renais e desmineralização óssea. Forma-se um anel amarelo em volta dos dentes das pessoas intoxicadas, que também perdem o olfato. Surgem pólipos internos no nariz com cheiro fétido, suor doce que atrai moscas, opacificação da córnea, paralisia facial. 

O câncer de próstata é outro aspecto negativo provocado pelo cádmio, que também provoca hipertensão, toxemia gravídica, redução das defesas imunológicas e da produção de insulina. Algumas crianças com dislexia (dificuldade de aprendizado) têm 25 vezes mais cádmio do que as crianças normais.
O cádmio em excesso reduz os níveis do cobre, enxofre, ferro, fósforo, selênio e zinco no organismo, mas o oposto também ocorre: esses elementos, quando aumentados, o fazem descer.

Cálcio

Encontrado nos ossos e nos dentes, o cálcio foi descoberto em 1808; promove a saúde cardiovascular, alivia a insônia e favorece as características sexuais masculinas. Sua deficiência causa raquitismo, osteoporose, cáries dentárias, câncer de cólon e reto e perda de sono. Está presente nas algas marinhas e na alfafa em grande quantidade, nos queijos suíços, provolone e parmesão, assim como na couve, nabo, melado, lêvedo, salsa, leite de cabra, tofu, figos secos, creme de leite, iogurte, beterraba e etc. 

Faz parte de diversos medicamentos destinados a estimular o apetite e o crescimento das crianças e a tratar sua deficiência nos idosos, muitas vezes causada pela elevação do fósforo nessas pessoas. Sua proporção com o magnésio é aproximadamente 8:1; o desvio dessa proporção representa tendência a osteoporose e doença periodontal. Mas os cabelos brancos são uma característica genética e nessas pessoas o cálcio e o magnésio estão diminuídos nos cabelos cerca de 15 por cento. Essa redução também ocorre nas crianças autistas. As mulheres também têm menos cálcio nos cabelos, porém mais magnésio.
O consumo excessivo de remédios ou alimentos que contêm cálcio causa suores ácidos na cabeça, assaduras, brotoejas, obesidade concentrada no abdome, nas costas e nos braços, bursite, tártaro dentário e cálculos renais. O excesso de cálcio também causa ansiedade e medo do futuro. 

O cálcio e o magnésio estão aumentados nos cabelos nos portadores de certas doenças como câncer, arteriosclerose, hipoglicemia, psoríase na pele, insuficiência renal, mieloma múltiplo, sarcoidose, hipervitaminose D, longos períodos de imobilização etc. Esse deslocamento do cálcio dos ossos e dentes geralmente é produzido pelo excesso de alumínio, arsênico, cádmio, chumbo, ferro, fósforo, magnésio, manganês ou zinco e provoca fraqueza muscular, anorexia, dores ósseas e fraturas espontâneas (osteoporose), característica das pessoas idosas. A falta do boro também causa a perda de cálcio e magnésio.

Recomendam-se até 1.200 mg diários de cálcio para pessoas carentes. Na homeopatia utiliza-se o cálcio sob várias formas, seja para colocá-lo no organismo, como a Calcarea acética, usada para reduzir as dores excruciantes do câncer, a Calcarea arsenicosa, usada de pâncreas e na nefrite, a Calcarea picrica, para furúnculos repetidos e a Calcarea fluorioca, nos medos infundados de ruína financeira, calázios, infecções purulentas do ouvido médio, no raquitismo e na osteoporose. 

DR. SÉRGIO TEIXEIRA
Trecho do Livro: Medicina Holística
A Harmonia do Ser Humano

Vale a pena ler.
Homeopatas dos Pés Descalços