Amigos do Blog

Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

ESPECIALIDADE X EXCLUSIVIDADE

Juiz arquiva processo contra acupunturista chinês

Conselho tentava provar que acupuntura é atividade privativa de médico no Brasil e, por isso, o chinês não poderia praticá-la por aqui

Fonte | TJRJ - Segunda Feira, 12 de Novembro de 2012
O juiz Joaquim Domingos de Almeida Neto, do 9ª Juizado Especial Criminal  da Barra da Tijuca,  determinou o arquivamento do termo circunstanciado que o Conselho Regional de Medicina propôs contra o chinês Yu Tin, que exerce acupuntura no Rio de Janeiro desde 2004.

Segundo o magistrado, o Conselho tentava provar que acupuntura é atividade privativa de médico no Brasil e, por isso,  Yu não poderia praticá-la por aqui, pois é formado, na China, pela Faculdade de Medicina Tradicional Chinesa.

“Reconheci que não há legislação que regule a prática da acupuntura como privativa de médico, não havendo, assim, tipicidade para o crime do artigo 282 do Código Penal”, explicou o juiz.

O Ministério Público também opinou pela atipicidade para o crime, por “falecer de justa causa para eventual ação penal”. Segundo o órgão, a análise do caso concreto deveria levar em consideração a existência de um alvará concedido pela Prefeitura do Rio em 2004 e também o diploma apresentado pelo profissional.

Palavras-chave | medicina; acupuntura; arquivamento processual; internacional 

Informativo - Homeopatiaparamulheres.blogspot.com.br

terça-feira, 27 de novembro de 2012

AMBRA GRÍSEA - MISANTROPIA SOCIAL - PERSONALIDADE HOMEOPÁTICA




Para pessoas nervosas e agitadas, que sofrem de vertigens e têm poucas reações orgânicas. Insônia em pessoas franzinas e fracas. Idosos que esquecem as coisas mais simples. Entorpecimento de partes do corpo. Tendência à queda de cabelo e unhas frágeis. Cãibras nas mãos. Sensação de frio na barriga. Tosse espasmódica.
Pensemos por um momento ... cãibras nas mãos e logo se diz, ok, esse é o meu remédio homeopático. Não. A Homeopatia é mais que pequenos detalhes físicos, mas é notória pelas suas minúcias emocionais.
 O dr. Hause tem servido de exemplo para que as pessoas percebam o que é a fobia social, mas no caso de ambra grísea, a lentidão de raciocínio impera.

Misantropia – Misantropia é a aversão ao ser humano e à natureza humana no geral. Também engloba uma posição de desconfiança e tendência para antipatizar com outras pessoas. Um misantropo é alguém que desconfia da humanidade de uma forma generalizada. A palavra vem do grego misanthropía,[1] a junção dos termos μίσος (ódio) e άνθρωπος (homem, ser humano). O termo também é aplicável a todos aqueles que se tornam solitários por causa dos sentimentos acima mencionados (de destacar o elevado grau de desconfiança que detêm pelas outras pessoas em geral). Priberam.pt.



O OPOSO DA LIBERDADE

                Eis uma personalidade Ambra Grisea, tímido ao extremo e com uma inibição de dar dó. Normalmente não se encaixa no modelo convencional de beleza e de postura – modelo esse que com um mundo tão diversificado como o nosso é ridículo tentar rotular – pois bem, ele é rotulado e acaba por se colocar nessa situação cada vez mais, sem forças pra sair dela. Muito envergonhado e desajeitado com as coisas, não se encaixa nas turmas, além do que se estiver em companhia de outras pessoas tenta parecer “normal” e acaba por expressar ansiedade, inquietude  e medo.
              Não suportam extra em sociedade e sofrem por estarem longe dela. Não são bem vindos, são estranhos, então não toleram a sociedade.
            Quando a brincadeira passa para a intimidade, aí você conhece quem é essa personalidade, ela se fecha mais que nunca e pode com isso desencadear doenças e manifestações físicas onde o sofrimento e a vergonha ultrapassam o que a maioria das pessoas pode compreender.


           Pessoas diagnosticadas com Misantropia social podem se beneficiar dessa matéria médica.

Três situações comuns às pessoas quanto aos seus hábitos pessoais e complicadíssimas para um Ambra Grísea:

Urinar,

Evacuar,

Transpirar.

Portanto essa matéria nem evacua e nem urina perto ou na frente de ninguém, é o homem que não vai em banheiros coletivos/masculinos e que não oferecem privacidade. Nem a mulher que entra com uma amiga no banheiro, ela não conseguiria sequer urinar. 

Do mais podemos concluir que: não se apresenta em público, não dá, não consegue se expressar e se alguém faz alguma gracinha, aí acabou de vez, perde a confiança em si e naquela pessoa.
Talvez seu maior medo seja o de ser repreendido e por isso todas coisas são feitas de forma minuciosa e detalhista. Não pode fracassar, isso seria um pesadelo.


“ Dificuldades nos negócios: então perde a confiança em si mesmo, tornando-se envergonhado, evitando as pessoas.” 

Isso significa e nunca mais vai tentar nada parecido, se afasta completamente.


As particularidades dessa personalidade passam por:

1. Desejo imenso de sexo, mas como não se expõe, masturba-se, o sentimento de culpa após o ato é enorme. Esse desejo, a ereção violenta e ou o forte desejo sexual acontece pela manhã.

2. São claustrofóbicos,

3. Sua sensibilidade por ruídos é alta e nesse termo ele encaixa a música. Inclusive ele pode ter até uma crise de tosse sem sentido, só por ouvir música.

4. Chora e sofre por ilusões e odeia por isso também. É um misto de sentimento que traz muita dor e medo.

5. Não se esquece do passado – do ruim, como guardar ofensas e agressões – vale a pena diferenciar de Baryta carb., Gelsemium também é assim e Aluminia não fica atrás – nessa situação. Entretanto se torna extremamente esquecido de outras coisas comuns do dia a dia e isso produzirá a longo prazo um embotamento e uma lentidão cerebral. Ele irá envelhecer rápido, sua expressão física e seu pensamento e comportamento. Irá fazer perguntas e não vai esperar a resposta. Vai balbuciar coisas sem sentido, como se vê em pessoas bem mais velhas, como que recordando sozinha as coisas e discutindo assuntos consigo mesmo.

Assim essa personalidade desenvolve uma indiferença enorme por tudo e por todos. Costuma apresentar uma depressão por falta de reação, por desalento em relação as pessoas e a vida.
Fisicamente as dormências são uma constante, a visão embaçada e a audição prejudicada o afastam mais ainda da sociedade.
Uma curiosidade é o suor pelo corpo que se localiza apenas de um lado. A sensação de frio também.
Detesta gordura, é fã de bebidas quentes e ama sal, claro que um Ambra Grisea terá problemas com a pressão alta.
Sua reação ao ouvir música também é bem diferente, ele sente dor e hiperemia, com coceira continua.
Apresenta um muco cinza sobre a língua, que lhe é característico, assim como o famoso NÒ na garganta.
Sua reclamação de dor que nos chama mais a atenção é que ele sente “dor no umbigo” e em torno dele. A constipação de intestino e as hemorragias ao evacuar são comuns, isso devido a vida sedentária que essa personalidade leva.

A urina pode apresentar sedimentos marrons e pruridos, leucorréias azuis e metrorragia após exercícios físicos ou após um leve toque.

Com tanta fobia, é claro que a relação respiração/tórax/emocional fica comprometida, não é difícil encontrar asmáticos nessa personalidade. São expressões extremamente rígidas. Costuma dizer que tem um tampão no peito.

 
Quanto às extremidades, podemos dizer que:

1. Particularidade feminina: varizes azuladas, na perna esquerda e durante a menstruação.

2. Dormência, peso e fraqueza que dão a sensação de paralisar.

3. Inúmeras queixas de dor, peso e pressão sobre os membros inferiores e superiores.



 Imagine retirá-la do mar, tirar o seu chão, imagine uma personalidade grande e com inúmeras possibilidades, 
restrita a um pedaço pedaço de ar. 
Assim é sua personalidade, se sente fora do mar.


   Suas insônias são quando ele vai para a cama se deitar, depois de 

alguma conversa e ou um aborrecimento. Essa é a hora que ele 

chega a conclusão que é melhor viver longe dessa sociedade que o 

machuca, que o chama de diferente e esquisito. Phosphorus 

complementa Ambra Grisea.



                                                    Homeopatas dos Pés Descalços

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

A FITOTERAPIA BRASILEIRA USADA NA MTC - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DA FITOTERAPIA BRASILEIRA DENTRO DA MTC



A FITOTERAPIA BRASILEIRA USADA NA MTC

Shen é espírito na MTC, vejam o quanto a paz de espírito e seu equilíbrio são importantes dentro dessa medicina milenar. Suavizar esses caminhos representa compreender que para além do desconforto físico, existe a estrutura pessoal, que corre todos os dias e as vezes se paralisa diante das situações.
Essas são plantas e ervas que ajudam no dia a dia, segundo a natureza que possuem – uma visão específica da MTC.

Usando uma releitura de alguns estudiosos e da prática diária, separei algumas das mais conhecidas e fáceis de achar, assim seu uso pode ser mais tranquilo em relação ao desequilíbrio apresentado.

Matéria cedida por Elisa Costa



Camomila ( matricaria chamomilla )

É doce, neutra e morna, penetra nos meridianos do Fígado e do Baço. Ela acalma o corpo. Na MTC: Limpa o vento e a umidade, descongestiona o corpo eliminando a mucosidade. É comumente usada para dor de cabeça, estresse, insônia e cólicas.


Capim -limão ou Erva-cidreira ( cymbopogon citratus )

É picante e morna também, age nos meridianos do Pulmão e do Estomago; porque dispersa o vento e vento-frio, ajuda na tonificação da energia do Pulmão, direciona e leva a energia para baixo. Aquece o aparelho digestivo e acalma o Shen ( espírito ).
suas principais indicação são para a insônia, ansiedade, palpitações, cefaleia e resfriados.

Flor-de-Lótus ( Nelumbo nucifera )

Essa flor é neutra e doce, penetra nos meridianos do Coração, Baço e Rim.
Na MTC ela diminui o fogo do Coração, acalma o Shen ( espirito ). O meridiano do Rim agradece esse carinho, pois a flor de lótus, retira esse calor nocivo e ajuda a limpar a transmissão.
Seu uso: insônia, irritabilidade, confusão mental, mania. Em forma de xarope, combate as crises de asma, a tosse e a febre das doenças respiratórias.


Hipérico (Hypericum perforatum)

Sua ação na MTC é de bem estar geral, por isso ela entra com força total na ajuda aos dois grandes vasos: o vaso Governador e o Vaso Concepção.  Conhecida por clarear o espírito e fazer com que a circulação da energia se faça em todo corpo.
Comumente adaptada para combater a insônia, depressão, disritmia, o nervoso e suas complicações no estômago e a diarreia. Por cuidar muito dos nervos e músculos, é uma grande amiga do Meridiano do Fígado.


Lírio ( Lilium Candidum )

Seu gosto é amargo, doce e frio, penetra nos meridianos do Pulmão e Coração de forma rápida e suave.
Sua ação na MTC é umedecer o Pulmão, retira e diminui o Catarro e portanto circula e produz  o Calor, desta forma suaviza e a mente.
Comumente usada na febre, irritabilidade, dor na garganta, tosse com e sem catarro.

Lúpulo ( Humulus lupulus )

É amarga, sensação de ser gelada, penetra nos meridianos do Pulmão, Rim e Estomago.
Na MTC ela fortalece o Estômago, acalma o espírito, melhora o sistema urinário e alivia a pressão do corpo.
Seu uso é tradicional para combater a taquicardia, insônia e ansiedade, anorexia, dispepsia.

Macela ou Marcela ( achyrocline satureoides )

Sua natureza é amarga e neutra, percorre os meridianos do Intestino Grosso e Baço e dispersa a umidade ( um claro exemplo disso é o catarro ), no Baço sua função é tonificar.
-uso: cólicas, diarréia, ansiedade, tensão, dor e espasmo muscular, ajuda nas alergias respiratórias e colites, efeitos como: diminuir gases e melhorar a digestão são conhecidos popularmente, ajuda muito nas dores articulares, por esse motivo, muitos idosos veem na Macela uma opção diária de alívio.
.

Maracuja ( Passiflora edulis )
Ela possui a sua natureza bem ampla: é refrescante, doce e azeda ao mesmo tempo.
Na MTC ela também possui a ação de descongestionar, pois limpa o catarro e acalma mente, dando tranquilidade e clareza nos pensamentos, tanto no popular quanto na aplicabilidade oferecida por profissionais, ela atua com sucesso no controle da ansiedade, estresse, nevralgia, cólicas menstruais , dores articulares e cefaleia, insônia e irritabilidade na menopausa.


Melissa ( Melissa officinalis )

Suas características são: doce e refrescante.
Na MTC ela circula a energia do Fígado – o grande general, tonifica e limpa o sangue, acalma o Shen, pois o aquecimento do corpo cede e a harmonia é mais bem distribuída.
Seu uso na insônia, depressão e irritabilidade, são bem conhecidas. Também se usa a Melissa para tratar palpitações, enxaquecas, cólicas intestinais, convulsões, nevralgias, problemas hepáticos e biliares e má circulação. O que pouca gente sabe é que se seu fígado não está com a energia limpa, seus músculos irão sofrer, então essa é uma boa dica para os atletas.


-Mulungu ( Erythrina mulungu )

Suas propriedades para a MTC são: gosto amargo, picante e refrescante e sua ação se dá na MTC, quando penetra nos meridianos do Fígado e do Baço, diminuindo o Catarro e acalmando o Shen. Assim sendo seu uso para combater a ansiedade, insônia, asma com muito catarro pode ser ajudada por mulungu no ponto em que possui aí uma ação diurética e expectorante, costuma ser usada como analgésica e antirreumática. Melhora de uma forma geral a atividade hepática – pena que é pouco usada para isso.

Sálvia ( Salvia officinalis )

Por ser picante, amarga e possuir ação refrescante, penetra nos meridianos do Coração, Fígado e Baço. Uma boa amiga na alimentação, podendo ser usada em saladas e assim preservar seu total valor.
É famosa por tonificar o sangue, harmonizar o Shen e o Coração.
Como produz bem estar, ajuda no combate a depressão, insônia, cólicas intestinais e menstruais, promove a circulação; especialmente a periférica, ajuda nas gastralgias, amigo da mulher em fase de menopausa, calores e irritabilidade.


Valeriana ( Valeriana officinalis )

Essa velha conhecida é amarga, picante e morna, penetra nos meridianos do Coração, do Baço e do Fígado.
Dentro da MTC ela melhora a circulação de energia, dispersa o frio, tonifica o sangue e o Baço, acalma o espírito. É uma referencia clássica.
Do seu uso: ansiedade, taquicardia, distúrbios da menopausa, dores de cabeça tensionais, cólicas intestinais, dores musculares por nervoso, epilepsia, colite, prurido cutâneo, fadiga e estafa, dermatoses variadas e torcicolo por tensão. Por ser picante, ajuda nas congestões nasais onde a pessoa fica extremamente irritada e nervosa.

Ainda possuem outras de grande importância como o aniz estrelado, o alecrim a espinheira santa e o mastruz, a tanchagem e o funcho, mas falta estudo, pelo ao menos na sua aplicabilidade.

Sabemos que o alecrim refrigera o meridiano do coração, acalma o meridiano da bexiga e tonifica o meridiano do rim.
A tanchagem possui um efeito fantástico no vaso governador, ajudando muito na circulação cerebral. Enfim, com a vasta possibilidade de aplicabilidade que temos no Brasil das plantas medicinais em uso dentro da MTC, isso ainda dará muitos estudos.

Homeopatas dos Pés Descalços

terça-feira, 13 de novembro de 2012

PONTOS DE VISTA XXIII



Recria tua vida, sempre, sempre.
Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.


Cora Coralina

Homeopatas dos Pés Descalços

PONTOS DE VISTA XXII



Declaração de Madre Teresa a respeito de sua missão:

“Algumas pessoas reivindicam e protestam em público por justiça e direitos humanos. Nós não temos tempo para isto. Há seres humanos em grande número que estão morrendo de fome e desprovidos de amor. Em pessoas assim é que servimos a Jesus, vinte e quatro horas ao dia”.


Homeopatas dos Pés Descalços
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquise por matéria específica