Translate

RHAMNUS CALIFÓRNICA


RHAMNUS CALIFÓRNICA
(Café da Califórnia)

Vijnovsky possui a mais extensa explicação sobre essa matéria. É o café da Califórnia, vastamente usado para tratar reumatismos difíceis de serem curados, gotosos, agudos e dores musculares mais severas. Juntas inchadas, mialgias com suores abundantes e tendência a metástase.

Nos Estados Unidos o uso da tintura é restrito a médicos autorizados e pode ser encontrado nas potencias de 2x e 3x. Seu uso, portanto é restrito.


Outro uso comum é para a surdez, seu tratamento costuma ser de grande valia, principalmente se acompanhado dos sintomas acima descritos. Entretanto a palavra chave para essa matéria é sem sombra de dúvida o reumatismo.

Tudo piora a noite para Rhamnus, com diarreias esverdeadas e pastosas.

A Rhamnus Purshiana conhecemos como Cáscara Sagrada no Brasil.

Emocionalmente é uma matéria com sintomas de nervosismo, agitação e irritabilidade alta. Sua concentração é baixa, especialmente nos estudos e leituras, acaba por se sentir sempre atordoado.
 Homeopatas dos Pés Descalços

RESERPINUM (Reserpium)


RESERPINUM (Reserpium)


Boerick, Vijnovsky, Brickmann e outros acentuaram as propriedades dessa matéria, entretando são nas escritas do Prof. Gaith Boerick que a descrição clara sobre seus sintomas emocionais acontecem. São elas:

Tendência ao suicídio,

Depressão por nervoso;

Melancolia, ansiedade e nostalgia. Sente como se os nervos estivessem sempre a tona, como se diz: a flor da pele.

Vijnovsky aponta ainda a indiferença, a aversão ao trabalho e a lentidão mental, como fortes pontos a serem observados.

Todos sem exceção; concordam que sintomas físicos ligados aos emocionais que sempre acompanham essa matéria é a vertigem; em processos curtos e violentos, a famosa sensação de buraco negro – relatado por alguns usuários de droga – garganta sempre sensível, pressão arterial instável e as obstruções nasais seguidas da rinite constante.
A Astemia parece também observada por todos eles e com um grau de importância alto.

As doses recomendadas são apenas de ch 5 e ch 30 – não há muita utilização dele por aqui, seu uso maior continua senso na Inglaterra e Alemanha.

Homeopatas dos Pés Descalços

AGARICUS MUSCARIA (MUSCARIUS): PARTE II



AGARICUS MUSCARIA (MUSCARIUS): PARTE II

As agulhas.

Literalmente isso; agulhas, quentes ou frias fincando na cabeça.
Sensação de dor com agulhar geladas.
As dores nevrálgicas são como se facas de gelo estivessem penetrando na carne.
Muito comum essa sensação, após o abuso de bebidas alcoólicas ou excessos – bem parecido com nux vômica e Lobélia.
Aplicado para as dores de cabeça com a ressaca, mas nessa observação – agulhas frias – nota-se que agulhas quentes é próprio de Arsenicum.

É sem sombra de dúvida uma medicação que lembramos quando se trata de alcoolismo. Além de ser uma personalidade voltada aos excessos na alimentação.
Continua a sensação impar dos tremores, puxões, repuxões, ticks nervosos, sacudidelas e os chamados movimentos coreicos. (tremores involuntários).

É considerado medicação específica para joanetes. (é comum encontrar o joanete como indicação física e mesmo assim verificar a semelhança das estruturas emocionais).
Os espasmos e a Coréia ou dança de São Guido estão intimamente ligados a Agaricus.

Três pontos chaves a serem lembrados quando pensamos em Agaricus Muscária:

Ø  A lentidão intelectual, seja por alcoolismo na forma avançada,  ou por ser um paciente neurológico que apresente em sua deficiência essa lentidão de raciocínio, seja por retardo mental diagnosticado, seguido e ou acompanhado de ticks nervosos e incapacidade de raciocínio.
Ø  Sabemos que Agaricus seca – então sabemos também que o desejo sexual diminui, fisicamente se verifica a retração do penis, a atrofia do mesmo, retração dos testículos e a temperatura fria do penis.
Ø  Nenhum senso de proporção ou distancia das coisas, entre as pessoas, distancias equivocadas e sem condições de definir sua identidade pessoal.

Homeopatas dos Pés Descalços

PONTOS DE VISTA XXI




“É o ciúme turbador da tranquila paz amorosa! Ele é punhal que mata a mais firme das esperanças!”

Miguel de Cervantes
  
O ciúme de Lachesis

Homeopatas dos Pés Descalços

PONTOS DE VISTA XX




“Ciúme, esse dragão que mata o amor com o pretexto de salvá-lo.” 
Henry H. Ellis

O ciúme de Arsenicum

 Homeopatas dos Pés Descalços

PONTOS DE VISTA XIX




“De todas as enfermidades que acometem o espírito, o ciúme é aquela a qual tudo serve de alimento e nada serve de remédio.” 
Michel de Montaigne

O ciúme de Staphiságria

Homeopatas dos Pés Descalços

CAUSTICUM - UM HEROI, UMA HEROÍNA DOS DIAS ATUAIS.


CAUSTICUM HAHNEMANNI 

(potassa de Hahnemann)

Causticum
Próprio para pessoas muito irritáveis, de pele escura, olhos negros, com tendência à formação de verrugas e doenças nervosas, digestivas, urinárias e da pele. Reumatismo que melhora com jatos de ar quente e repouso. Doenças provocadas por choques morais. Sensação de esfoladura sobre regiões mucosas, com ardor. Micção noturna de crianças ou adultos. Pele seca e amarelada. Emissão involuntária de urina ao mínimo esforço. Paralisias isoladas, como da face, mão, em especial do lado direito. Rouquidão dos cantores e oradores. Nevralgia facial pela mudança de tempo. Dificuldades escolares e crianças que demoram a andar. Grande aversão por doces e açúcar. Fluxo menstrual escasso, com frieza sexual. Prisão de ventre, rouquidão matinal, coriza.

Assim vemos Causticum e com certeza esses são pontos fortes que não podemos ignorar, entretanto essa personalidade é umas mais bonitas na nossa opinião. Sendo ela o resultado de uma experiencia do Dr. Hahnemann onde ele usou duas substancias: Calcium Hydroxide e Potassium Sulphate foram misturadas, gerando a influencia e três personalidades bem conhecidas: Sulphur e sua genialidade, Calcária Carbônica e seu senso de proteção e cuidado e kali Carbônica com a sua sensibilidade e senso de justiça. Aliás esse está presente nessas três personalidades.
As vezes podemos confundir seu senso de justiça com Ignácia, mas não e devemos nos ater pois Causticum acaba sendo o oposto de Staphiságria. Assim sendo eis uma personalidade que podemos chama-lo de: “O Embaixador ou embaixatriz dos injustiçados”.

Notadamente é isso, seu senso de valor e justiça permeiam toda a sua vida, são facilmente colocados em situações ou se colocam nelas a fim de lutarem contra a injustiça, arriscam suas vidas por isso, passam dos limites convencionais, são fortes na sua convicção e amáveis na sua postura. Esse é Causticum.

Algumas coisas nos chamam a atenção mais detalhada dessa personalidade. Quando criança são magras e depois engordam, choram falcilmente por toda a vida e se conseguem organizar bem as coisas dentro de sí mesmas, podem passar pelo medo de falar em público e se tornarem grandes oradores. Mas, sem ler discursos, a inteligencia de sulphur acompanha essa parte filosófica e o carinho com que as coisas são ditas e a emoção que as carrega são de Calcárea carbônica, a mãezona da matéria médica. Com Sulphur os problemas de pele e as erupções são notadas e o seu embotamento também causa uma letargia, uma lentidão, seguida de sofrimento, tristeza e melancolia.
Seu senso de defender no sentido de proteger as outras pessoas, a si mesmo e a sua família são enormes, mas seus sentimentos são livres e verdadeiros, então, nem pense em dar ordens em demasiado num Causticum, ele é rebelde.

Causticum tem uma ligação com a bexiga e a urina que beira a irmandade. Mesmo sem apresentar nenhuma deficiência pré denominada, ela ou ele urinam ao espirrar, ao tossir, ou a simplesmente rir – isso mais com as mulheres, acordam um pouco molhados e sofrem de: Retenção, por paralisia. Paralisia, após hiperdistensão. Enurese em crianças. Uretra: sensação ausente de urinar. Ora, aqui entre nós sabemos que problemas urinários tem a ver com contração da musculatura, portanto temas como paralisia facial, endurecimento do pescoço, caimbras nas pernas e mãos, movimentos involuntários dos músculos fazem parte de causticum.
Muito de Causticum adulto vem de sua fase enquanto criança. Vejamos:

a)      A Chantagem, quando crianças a sensibilidade é extrema e esse tipo de sentimento pode ocorrer pois são desde pequenos sensíveis, são indivíduos excitáveis, visto seu grau de criatividade e muito  perceptivos.
b)    Sensíveis ao ambiente, aos sentimentos das pessoas, à beleza, natureza e pouca gente se apercebe de todo o sentimento que isso envolve.
c)      São muitos os medos que começam quando criança - algo ruim acontecerá, o crepúsculo é triste, o escuro esconde alguem, estando sozinho à noite, medo de cães, de fantasmas, do infortúnio, de doenças, mas costumam encarar seus medos de alguma forma, a covardia não alcança Causticum.
d)     Crianças que choram pela menor causa.
e)   Transtornos por susto e mágoa prolongada, do tipo que envolve maus tratos psicológicos e físicos. Causticum não se esquecerá e irá se lembrar disso por toda a sua vida, norteando seu senso de justiça próprio.




Quando crescem, trazem consigo um sofrimento profundo, pois conseguem perceber o sofrimento do outro. Em suas vidas carregam muitos desapontamentos, mágoas e sofrem bastante. São compassivos com os outros, cheio de cuidados ao falar e ao tocar para não machucar e aliado a isso, desenvolvem a ansiedade pelos outros e o forte senso de justiça.

Como em tudo na vida, os opstos devem ser respeitados, mesmo que essa personalidade não suporte regras, seja comumente chamado(a) de rebelde e não suporte a autoridade bruta por assim dizer, seu oposto poderá ser de dureza interior, ditatorial e fanático. Eis uma personalidade que pode matar em nome da liberdade.

Vemos Causticum em três etapas emocionais:

·         Primeiro: uma hipersensibilidade, até aí irá chorar muito, será facilmente atingido e se sentirá frágil,
·         Segundo: toma fôlego, mas de forma a resurgir das cinzas, então mas se parece com excitabilidade, é a ansiedade;
·         Terceiro: a debilidade por excesso, cansaço, rigidez e embotamento.

A mente sua grande aliada irá cansar, não aprenderá as coisas, será lento, confusão mental, abate-se, custa a entender, sente que esquece as coisas e algo específico, sabe do seu cansaço, fala dele, sente a cabeça lerda, sem vontade de pensar ou definir situações, cai por terra sua fortaleza e com ela surge o choro fácil e o abatimento.

Adicionar legenda

Paralisia e dormência:

Duas situações que nos levam a essa personalidade, são Tiques, coréia, contorções, convulsões, inquietação. Tudo piora com o tempo chuvoso, se não bastasse a sua sensibilidade com a natureza e suas manifestações.

Sua paralisia sempre vem pelo esgotamento e pelo cansaço, normalmente na face e com preferencia pelo lado direito. Paralisia por exposição a vento frio seco. Paralisia localizada: face, pálpebra, língua, cordas vocais, esôfago, bexiga. Perda da voz por paralisia.
Paralisia de Bell após exposição a frio seco (Acon imediatamente; Caust após 2 dias).



A Dormência acontece mais pelo lado esquerdo. Inquietação, movimentos constantes  durante o sono. Contorções e convulsões. Cãibras em panturrilha, pé, sola, artelhos. Coréia por medo. Contrações, enduração de tendões (Nat-p, Plb, Guaj, Lyc, Ruta). Síndrome do túnel do carpo. Dor reumática - Artrite deformante (Kal-c) de pequenas articulações, artelhos, dedos.

Seus desejos são claros e suas aversões também: gosta de carnes fortes e bem temperadas, ovos, queijos e cachorro quente. Não são chegados a doce e podem sentir até um arrepio.

Os olhos dessa personalidade apresentam um sinal que muitas vezes não damos a devida atenção: suas pálpebras ficam pendentes de cansaço, apresenta um peso incontrolável, uma vontade de fechar os olhos. Abrí-los é difícil.

Outra curiosidade podemos ver nas verrugas no nariz, na tosse que esgota e vem seguida de violência, no peso que se segue no peito, quando acometido de gripe e ou bronquite, com dores nos músculos, mas que são sempre mencionados como pesados.

A rouquidão dos cantores e oradores. As erupções que se seguem atrãs das orelhas e no lóbulo frontal e na ponta do nariz.

Seu uso é bastante recomendado no caso da esclerose múltipla e nas paralisias que ocorrem de forma gradual especialmente do sistema nervoso e advindas de pessoas que a vida toda lutaram e se importaram com o sofrimento e a injustiça alheia.

A frigidez, a impotencia e a ausencia de satisfação no sexo, acontecem devido ao esgotamento físico e mental.

Essa personalidade leva a vida como se pudesse resolver os problemas do mundo e pode. Sua sensibilidade, sua inteligência e seu senso de proteção e justiça fazem dele um ser humano maravilhoso. Ela possui etapas bem definidas, começando quando crianças e sua adolescencia quase não existe. Vivem num constante entusiasmo, sempre começando, sempre andando, sempre lutando por ideais possíveis, que a maioria do mundo prefere fazer de conta que é apenas um dever de casa. Para ele não, isso é a sua vida.

Segundo o Dr. Nilo Cairo, suas doses tem duração de 50 dias e podem ser usadas na 5ª á 30ª, 200ª, 500ª e 1.000ª. Em estados crônicos a 30ª, 100ª ou a 200ª uma a duas vezes por semana.

Tem sua aplicabilidade em uso externo como pomada, para ajudar nas unhas encravadas e nas verrugas.
Carbo vegetalis complementa bem Causticum.

Homeopatas dos  Pés Descalços