CAUSTICUM - UM HEROI, UMA HEROÍNA DOS DIAS ATUAIS.


CAUSTICUM HAHNEMANNI 

(potassa de Hahnemann)

Causticum
Próprio para pessoas muito irritáveis, de pele escura, olhos negros, com tendência à formação de verrugas e doenças nervosas, digestivas, urinárias e da pele. Reumatismo que melhora com jatos de ar quente e repouso. Doenças provocadas por choques morais. Sensação de esfoladura sobre regiões mucosas, com ardor. Micção noturna de crianças ou adultos. Pele seca e amarelada. Emissão involuntária de urina ao mínimo esforço. Paralisias isoladas, como da face, mão, em especial do lado direito. Rouquidão dos cantores e oradores. Nevralgia facial pela mudança de tempo. Dificuldades escolares e crianças que demoram a andar. Grande aversão por doces e açúcar. Fluxo menstrual escasso, com frieza sexual. Prisão de ventre, rouquidão matinal, coriza.

Assim vemos Causticum e com certeza esses são pontos fortes que não podemos ignorar, entretanto essa personalidade é umas mais bonitas na nossa opinião. Sendo ela o resultado de uma experiencia do Dr. Hahnemann onde ele usou duas substancias: Calcium Hydroxide e Potassium Sulphate foram misturadas, gerando a influencia e três personalidades bem conhecidas: Sulphur e sua genialidade, Calcária Carbônica e seu senso de proteção e cuidado e kali Carbônica com a sua sensibilidade e senso de justiça. Aliás esse está presente nessas três personalidades.
As vezes podemos confundir seu senso de justiça com Ignácia, mas não e devemos nos ater pois Causticum acaba sendo o oposto de Staphiságria. Assim sendo eis uma personalidade que podemos chama-lo de: “O Embaixador ou embaixatriz dos injustiçados”.

Notadamente é isso, seu senso de valor e justiça permeiam toda a sua vida, são facilmente colocados em situações ou se colocam nelas a fim de lutarem contra a injustiça, arriscam suas vidas por isso, passam dos limites convencionais, são fortes na sua convicção e amáveis na sua postura. Esse é Causticum.

Algumas coisas nos chamam a atenção mais detalhada dessa personalidade. Quando criança são magras e depois engordam, choram falcilmente por toda a vida e se conseguem organizar bem as coisas dentro de sí mesmas, podem passar pelo medo de falar em público e se tornarem grandes oradores. Mas, sem ler discursos, a inteligencia de sulphur acompanha essa parte filosófica e o carinho com que as coisas são ditas e a emoção que as carrega são de Calcárea carbônica, a mãezona da matéria médica. Com Sulphur os problemas de pele e as erupções são notadas e o seu embotamento também causa uma letargia, uma lentidão, seguida de sofrimento, tristeza e melancolia.
Seu senso de defender no sentido de proteger as outras pessoas, a si mesmo e a sua família são enormes, mas seus sentimentos são livres e verdadeiros, então, nem pense em dar ordens em demasiado num Causticum, ele é rebelde.

Causticum tem uma ligação com a bexiga e a urina que beira a irmandade. Mesmo sem apresentar nenhuma deficiência pré denominada, ela ou ele urinam ao espirrar, ao tossir, ou a simplesmente rir – isso mais com as mulheres, acordam um pouco molhados e sofrem de: Retenção, por paralisia. Paralisia, após hiperdistensão. Enurese em crianças. Uretra: sensação ausente de urinar. Ora, aqui entre nós sabemos que problemas urinários tem a ver com contração da musculatura, portanto temas como paralisia facial, endurecimento do pescoço, caimbras nas pernas e mãos, movimentos involuntários dos músculos fazem parte de causticum.
Muito de Causticum adulto vem de sua fase enquanto criança. Vejamos:

a)      A Chantagem, quando crianças a sensibilidade é extrema e esse tipo de sentimento pode ocorrer pois são desde pequenos sensíveis, são indivíduos excitáveis, visto seu grau de criatividade e muito  perceptivos.
b)    Sensíveis ao ambiente, aos sentimentos das pessoas, à beleza, natureza e pouca gente se apercebe de todo o sentimento que isso envolve.
c)      São muitos os medos que começam quando criança - algo ruim acontecerá, o crepúsculo é triste, o escuro esconde alguem, estando sozinho à noite, medo de cães, de fantasmas, do infortúnio, de doenças, mas costumam encarar seus medos de alguma forma, a covardia não alcança Causticum.
d)     Crianças que choram pela menor causa.
e)   Transtornos por susto e mágoa prolongada, do tipo que envolve maus tratos psicológicos e físicos. Causticum não se esquecerá e irá se lembrar disso por toda a sua vida, norteando seu senso de justiça próprio.




Quando crescem, trazem consigo um sofrimento profundo, pois conseguem perceber o sofrimento do outro. Em suas vidas carregam muitos desapontamentos, mágoas e sofrem bastante. São compassivos com os outros, cheio de cuidados ao falar e ao tocar para não machucar e aliado a isso, desenvolvem a ansiedade pelos outros e o forte senso de justiça.

Como em tudo na vida, os opstos devem ser respeitados, mesmo que essa personalidade não suporte regras, seja comumente chamado(a) de rebelde e não suporte a autoridade bruta por assim dizer, seu oposto poderá ser de dureza interior, ditatorial e fanático. Eis uma personalidade que pode matar em nome da liberdade.

Vemos Causticum em três etapas emocionais:

·         Primeiro: uma hipersensibilidade, até aí irá chorar muito, será facilmente atingido e se sentirá frágil,
·         Segundo: toma fôlego, mas de forma a resurgir das cinzas, então mas se parece com excitabilidade, é a ansiedade;
·         Terceiro: a debilidade por excesso, cansaço, rigidez e embotamento.

A mente sua grande aliada irá cansar, não aprenderá as coisas, será lento, confusão mental, abate-se, custa a entender, sente que esquece as coisas e algo específico, sabe do seu cansaço, fala dele, sente a cabeça lerda, sem vontade de pensar ou definir situações, cai por terra sua fortaleza e com ela surge o choro fácil e o abatimento.

Adicionar legenda

Paralisia e dormência:

Duas situações que nos levam a essa personalidade, são Tiques, coréia, contorções, convulsões, inquietação. Tudo piora com o tempo chuvoso, se não bastasse a sua sensibilidade com a natureza e suas manifestações.

Sua paralisia sempre vem pelo esgotamento e pelo cansaço, normalmente na face e com preferencia pelo lado direito. Paralisia por exposição a vento frio seco. Paralisia localizada: face, pálpebra, língua, cordas vocais, esôfago, bexiga. Perda da voz por paralisia.
Paralisia de Bell após exposição a frio seco (Acon imediatamente; Caust após 2 dias).



A Dormência acontece mais pelo lado esquerdo. Inquietação, movimentos constantes  durante o sono. Contorções e convulsões. Cãibras em panturrilha, pé, sola, artelhos. Coréia por medo. Contrações, enduração de tendões (Nat-p, Plb, Guaj, Lyc, Ruta). Síndrome do túnel do carpo. Dor reumática - Artrite deformante (Kal-c) de pequenas articulações, artelhos, dedos.

Seus desejos são claros e suas aversões também: gosta de carnes fortes e bem temperadas, ovos, queijos e cachorro quente. Não são chegados a doce e podem sentir até um arrepio.

Os olhos dessa personalidade apresentam um sinal que muitas vezes não damos a devida atenção: suas pálpebras ficam pendentes de cansaço, apresenta um peso incontrolável, uma vontade de fechar os olhos. Abrí-los é difícil.

Outra curiosidade podemos ver nas verrugas no nariz, na tosse que esgota e vem seguida de violência, no peso que se segue no peito, quando acometido de gripe e ou bronquite, com dores nos músculos, mas que são sempre mencionados como pesados.

A rouquidão dos cantores e oradores. As erupções que se seguem atrãs das orelhas e no lóbulo frontal e na ponta do nariz.

Seu uso é bastante recomendado no caso da esclerose múltipla e nas paralisias que ocorrem de forma gradual especialmente do sistema nervoso e advindas de pessoas que a vida toda lutaram e se importaram com o sofrimento e a injustiça alheia.

A frigidez, a impotencia e a ausencia de satisfação no sexo, acontecem devido ao esgotamento físico e mental.

Essa personalidade leva a vida como se pudesse resolver os problemas do mundo e pode. Sua sensibilidade, sua inteligência e seu senso de proteção e justiça fazem dele um ser humano maravilhoso. Ela possui etapas bem definidas, começando quando crianças e sua adolescencia quase não existe. Vivem num constante entusiasmo, sempre começando, sempre andando, sempre lutando por ideais possíveis, que a maioria do mundo prefere fazer de conta que é apenas um dever de casa. Para ele não, isso é a sua vida.

Segundo o Dr. Nilo Cairo, suas doses tem duração de 50 dias e podem ser usadas na 5ª á 30ª, 200ª, 500ª e 1.000ª. Em estados crônicos a 30ª, 100ª ou a 200ª uma a duas vezes por semana.

Tem sua aplicabilidade em uso externo como pomada, para ajudar nas unhas encravadas e nas verrugas.
Carbo vegetalis complementa bem Causticum.

Homeopatas dos  Pés Descalços

Comentários

  1. Oi Pessoal!!! Muito obrigada pela matéria!!!

    Karolina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karolina, ainda vai sair a parte II, senão ficaria bem extensa.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  2. Ajudem-me, por favor? Acho q perdi muito tempo, empurrei muito com a barriga (por medo e preguiça) e o tempo passou e eu não consegui. Gostaria de um homeopático para a minha personalidade? Agradeço, Lindalva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindalva, leia Psorinum e Thuya.

      O tempo aínda está aí, vamos ver se corremos atras dele tá?

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  3. Boa tarde:Estou conhecendo o blog hoje,gostei muito e dou á toda equipe os parabéns por essa bela iniciativa.Estou usando Causticum 30 ch 1 x ao dia,prescrito por médico homeopata,ao ler o texto reconheci vários sintomas chaves que sofro.Vcs poderiam falar alguma coisa sobre a insônia desse medicamento?Ab Ricardo ,paz e luz para vcs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo,

      a insônia de Causticum nem parece insônia, Causticum tem capacidade de ficar horas acordado e daí vai levando. Quando a situação aperta e os sintomas aumentam, ele começa a resistir ao sono, o cansaço fica visível e o sono só chega depois das 4 da madrugada. Pode ficar irritado com isso, sentir dor na perna - em especial a direita, ter taquicardia leve, mas não vai atacar a geladeira, sente falta de líquido, que nem sempre é água.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  4. Olá!
    Nossa lendo essa matéria me identifiquei muito...mas recentemente, me encontro em um estado de apatia terrível, sem força para lutar pelos meus ideais, sem cabeça pra pensar, cansaço...e não quero continuar assim, quero voltar a ser quem eu sou. O que faço?!

    Parabéns pelo trabalho de vocês! ^^
    E um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra,

      primeiro leia Baryta carb. e Ignatia, depois continuamos.

      obrigada pelo carinho.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Adorei o artigo... Perfeito! Meu homeopata me receitou Causticum e lendo vejo que sou eu!!!! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nádia, que bom que se identificou. No fundo, sabemos que isso é muito importante.

      boa sorte,

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  7. Ola, eu tomei para rouquidão, posso tomar quando o quadro se repetir?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Marcelo,

      sugerimos que verifique melhor essa situação:

      a rouquidão nunca é do nada, o ideal é acompanhamento e exames exatos.

      E sim, a referida medicação pode ser aplicada com sucesso, mas ela não é receita de bolo e talvez não faça o mesmo efeito da primeira vez.

      Vá a um homeopata, é bem mais seguro, homeopatia de repetição é bem chato e pode trazer conseguencias sérias.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir

Postar um comentário

A ÚNICA CONDUTA ACEITA PARA COMENTAR É A GENTILEZA.

Postagens mais visitadas deste blog

LYCOPODIUM CLAVATUM

GELSEMIUM - O REMÉDIO DAS GRANDES SENSIBILIDADES

IGNATIA AMARA - A CHAVE DO EQUILÍBRIO