Translate

SAIS DE SCHUSSLER – A TEORIA E O CRIADOR.




Wilhelm nasceu na Alemanha em 1821, estudou língua estrangeira – latim, grego, francês, inglês, espanhol e italiano, mas, optou por medicina, na realidade por Homeopatia.

Estudou homeopatia e medicina em quatro universidades e chegando ao seu M.D, retorna a sua cidade natal para clinicar.

Em 1873 ele publica “RESUMO DE TERAPEUTICAS HOMEOPÁTICAS”e em 1874 publica seu primeiro livro, “RESUMO DE TERAPIAS BASEADO NA FISIOLOGIA E PATOLOGIA CELULAR”.
Agora já mundialmente conhecido como Dr. Schussler, ele acopla aos seus trabalhos a forte influencia de dois grandes da medicina e ciência; Rudolf Vichow e Moleschott, definindo por completo sua doutrina: “A restauração das células nas pessoas, resultando na restauração das deficiências dos sais inorgânicos”.

Assim ficou conhecido, como o Sistema de Schussler ou a chamada Teoria Bioquímica. Este por sua vez é um desdobramento da homeopatia e como foram usados 12 sais da medicina homeopática, sua concentração foi densa. Mesmo que saibamos que os sais bioquímicos supram as deficiências dos tecidos e células do corpo e restaurem sua vitalidade, feitos de forma homeopática, eles criam uma espécie de desordem no estímulo da força vital para a formação natural da doença.

Por essa razão a teoria de Schussler ou os Sais de Schussler são considerados como a desordem corporal e homeopaticamente falando, restauram a vida e solucionam a desordem emocional.

Em março de 1873 ele dizia:
Há cerca de um ano, ... se não seria possível curar desde que a afecção fosse curável, por meio das substancias que constituem os remédios das funções naturais, isto é, dos remédios fisiológicos.
Ainda segundo ele, todo distúrbio no movimento molecular desses sais celulares no seio dos tecidos vivos, em consequência de um déficit de sua proporção normal, constitui uma doença. Para combater essa doença e restabelecer o equilíbrio necessário é suficiente administrar esses sais minerais em quantidades mínimas. Assim sendo, “o método bioquímico substitui os esforços curativos da natureza pela substancia que faz falta nas partes afetadas, ou seja, pelos sais inorgânicos”.

BASES DE FREQUENCIA:

Casos agudos – uma dose a cada hora ou duas horas.
Casos crônicos – uma a quatro doses por dia.
Casos severos de dolorimento – uma dose a cada dez ou quinze minutos.

DEFINIÇÕES DE DINAMIZAÇÃO

D12 é para Ferr – p; Sil; Calc – f.
D6 para todos os outros.

TOMADAS SEPARADAS

Calc-f D12
Kali-m D6
Nat-m D6

Ferr-p D12
Calc-p D6
Kali-p D6
Nat-p D6
Mag-p D6

Calc-s D6
Kali-s D6
Nat-s D6

Silícia – D12

Schussler morre em 1898, mas sua obra permanece até hoje, como uma grande contribuição. Vários e vários homeopatas se debruçaram nos seus estudos e no seu sistema. Muitas foram às vitórias em situações difíceis e muitos outros casos e estudos vieram à tona.

O que sabemos é que no período da gestação, ou da gravidez, propriamente dita, o uso dos Sais de Schussler marcou presença e ainda hoje deve ser visto como uma ajuda possível.

Nessa série que encerramos aqui, podemos dar uma ideia mesmo que pequena de toda a abrangência e do papel importantíssimos que os sais bioquímicos têm na nossa vida e na nossa formação. 

A ele, o nosso respeito e o nosso muito obrigada, mesmo depois de mais de cem anos da sua obra. Sua obra faz parte do nosso dia a dia.

Para usa-los de forma correta, consulte um homeopata.

Homeopatas dos Pés Descalços.