Translate

Os Sais de Schussler IV





Nat-p-D6

Natrum phosphoricum D6

Está muito estendido por todo o organismo: em células nervosas, nos músculos, nos eritrócitos e no tecido conjuntivo. Mantém o ácido úrico em solução para a eliminação através do rim. Para pessoas que estão sempre fatigadas e cansadas. Natrum phosphoricum é importante para a eliminação dos produtos metabólicos em excesso, mas alivia os pensamentos negros ou nefastos também. Também desempenha uma função essencial na troca de ácido carbónico (efeito tampão) e no metabolismo do ácido láctico que o organismo produz com o trabalho muscular. Outro efeito é que ele impede que a colesterina cristalize. Na medicina natural o óleo de linhaça e a lecitina de soja ocupam esse papel específico.

Indicações Terapêuticas:

Natrum phosphoricum é um agente neutralizador ( de eficácia comprovada) nas hiperacidoses de todo o tipo. Tem aplicação no tratamento de doenças agudas e crónicas (sobretudo em crianças) por transtornos metabólicos, excesso de ácido clorídrico, pirose, vômitos ácidos, parecidos com queijo, diarreias de fermentação, no reumatismo, ciática e gota. Também é muito usado para quem abusa da dieta com muita lactose e de muita comida gordurosa. Também está indicado em adenites, inflamações oculares, amigdalites, faringites com eructos azedos, cistites, cálculos renais e biliares e erupções cutâneas com secreções amarelas de consistência cremosa. Suores azedos.

Sempre cansado, exausto, sempre com idéias fixas, sempre resfriado.
Para quem associa a outra medicação conjunta, não deixe de ler sobre Rheum e verá que a acidez que corta; nos leva também ao metal e ao fígado, tanto ao órgão, quanto ao meridiano.


Kali-p-D6

Kalium phosphoricum D6

É o sal orgânico mais importante para a célula e é particularmente importante para o soro, os leucócitos, os distintos tecidos do organismo e as células cerebrais, nervosas e musculares. É considerado o tônico dos nervos e dos músculos. O déficit de potássio produz esgotamento destes órgãos, em ocasiões acompanhado de transtornos psíquicos, ânimo depressivo, ansiedade, abatimento e perda de memória. Também a sua falta é atribuída a paralisia por prostração muscular e nervosa, febres altas, doenças cardíacas,úlceras estomacais, estado deprimido e melancólico. Mas é também o bom de boca, pois melhora quando come.

Suas indicações são:

Kalium phosphoricum é o agente funcional bioquímico de mais utilidade no tratamento das doenças agudas e crônicas, bem como em estados de esgotamento. Está indicado em estados nervosos, depressões, esgotamento. Não é a toa seu título de tônico dos nervos e dos músculos. Outrora foi muito usado no combate ao tifo. Melancolia, histeria, insônia de origem nervosa, apatia intelectual, perda da memória, debilidade muscular, lombalgias, alterações cardíacas de tipo nervoso, sensação de ansiedade com palpitações (síndrome do pânico), etc. assim como medida de apoio no tratamento das cardiopatias orgânicas, em hemorragias, paresias, perda de força em processos infecciosos, estados infecciosos e inflamatórios com secreções fétidas (“antisséptico interno”). Acaba por afetar os nervos sensoriais, motores e vaso motores.

Medicações como Pulsatilla, stramonium, veratrum, digitalis, rhus dentre outros, devem ser observados e podem ser utilizados.

Homeopatas dos Pés Descalços.