Translate

Os Sais de Schussler II

Os Sais de Schussler II

 
Kali – m – D6


Kalium muriaticum - Kalium chloratum - D6 – eis o cloreto de potássio e sem dúvida sua ação principal é a de estimular a atividade celular. O déficit de potássio causa alterações patológicas em diversos tecidos (músculo cardíaco e músculos esqueléticos, entre outros). O potássio intervém na síntese proteica e na utilização dos hidratos de carbono - efeito que do metabolismo.

Seu principal sinal é o edema de face, da face franca, esbranquiçada. Das dores picantes, parecendo agulhas, exatamente nos locais onde existem os edemas.

Indicações - aqui se aplicam as torções e traumatismos nas fases subagudas. No caso da febre reumática, se usa durante seis messes na 6x, diariamente, tamanha a sua eficiência.

Kalium muriaticum é o elemento principal no tratamento anticatarral de diversos órgãos e mucosas e nos catarros acompanhados de secreções fibrinosas-espesas ou chamadas de segundo estádio de inflamação e que formam uma massa branca, branca fina ou branca viscosa, tanto se trata de placas brancas finas na pele ou membranas sólidas de cor branca localizadas nas mucosas. Na coriza aguda ou na crônica, com essa mucosidade espessa, branca e aderente ao nariz. 

Prescreve-se principalmente Kalium chloratum para o tratamento de afecções otorrinolaringológicas (ORL) e oculares caracterizadas por inflamação fibrilosa, também em processos pulmonares e pleurite fibrilosa, bronquite, reumatismo, tendo-vaginite, verrugas, reações de vacinas, queimaduras, etc.

Melhora no calor, nas massagens suaves sobre a área dolorida e com aplicações quentes. Entretanto o frio, o gelado, o ar livre, o cheiro do perfume, alimentos condimentados demais, umidade e muito movimento pioram de vez a situação.



Mag – p – D6


Magnésia phosphorica D6 – o fosfato de magnésio, conhecido por nós como: o remédio homeopático da dor. É o analgésico e antiespasmódico bioquímico por excelência. Ele relaxa os músculos e possui propriedades antitrombóticas e antialérgicas e influi sobre a excitabilidade neuromuscular e a função cardíaca (prevenção do enfarto do miocárdio, entre outros). É ele que possibilita a eliminação de produtos mórbidos.

Curiosidade: O magnésio ocupa o segundo lugar em importância depois do potássio entre os sais minerais do organismo humano. Aproximadamente a metade encontra-se no esqueleto, um terço no sistema muscular e o resto reparte-se entre nervos, cérebro, medula espinal, eritrócitos, fígado e glândulas tiroides.

Seus sinais são claramente identificados, pois apresenta a pele rubra, a irritabilidade, as contrações, convulsões, as cólicas menstruais, prurido, as câimbras e toda e qualquer dor lancinante. Assim sendo sabemos que o frio, o toque, à noite e o movimento não são muito bons. Entretanto o calor, aquecimento, compressas de barro, a pressão sobre o local de dor ou que precisa relaxar, movimentos vivos e a curvatura do corpo ajudam bastante.

Indicações: Quadros espasmódico de todo o tipo, cólicas e algias, neuralgias em todo o corpo, sensação de opressão na região cardíaca e tendência a enxaqueca, flatulência, meteorismo, problemas da dentição e tosse convulsa em crianças e diarreias aquosas acompanhadas de dor abdominal. As dores súbitas, as cólicas de intestino, dores em onda e que irradiam. Dores que acompanham o trajeto dos nervos e somem como um relâmpago.

Onde o frio é seu inimigo e o calor o anjo guardião. Mas a sua fama não é em vão, ele realmente ocupa todo esse lugar.

Homeopatas dos Pés Descalços