Translate

Os Sais de Schussler I



Os Sais de Schussler I

Sugestões de uso:

Casos agudos: uma dose a cada hora.
Casos dolorosos ou severos: uma dose a cada 10’
Casos crônicos: uma a quatro doses por dia.


Ferr – p – D12

Ferrum phosphoricum – D 12, é um veículo do oxigênio, ajuda a regularizar a circulação e por isso é chamado de o calibrador dos vasos sanguíneos. Exerce funções importantes nos mecanismos de defesa frente às infecções. Tonifica e contrai os músculos. Na infância é necessário para um crescimento normal. Pela mesma razão é imprescindível também durante a menstruação, na gestação e no período de latência. A proporção de ferro no organismo é de 4 a 5 gramas, de que três quartas partes correspondem à hemoglobina.

Indicações de uso:

Sendo ele considerado um agente bioquímico para todas as doenças súbitas e para todos os processos inflamatórios e febris em estado inicial, podemos pensar em: contusões iniciais, congestões, perda de sangue, feridas e fraqueza muscular, por exemplo.  Está indicado em doenças infantis, estados anêmicos, dores, hemorragias, distorções articulares, sobrecargas físicas, alterações da perfusão sanguínea com sintomas reumatoides, gastrite catarral aguda com dor e vômitos e diarreias estivais acompanhadas de febre.

Aspectos e sinais: Aspecto fluórico, com olheiras e pele vermelha, especialmente o chamado rubor facial. Batimentos cardíacos acelerados e aqueles olhos avermelhados.

Tudo se agrava e piora pelo movimento, pelo calor e pela excitação e tudo melhora pelo frio, pelo ar livre e o movimento leve. Considerado um excelente remédio para pessoas mais velhas.

Dentre as suas características predominantes, encontramos 3 de grande valia.

São elas: a congestão que vem sempre com ondas de calor e dolorimento, a sensação de que o coração está gigante e isso por causa da ansiedade. Congestão eu afeta a cabeça, a garganta e as articulações. Reumatismo articular agudo. A Tendência a Hemorragias: sempre acompanhada de sangue vermelho e vivo, sempre nas mucosas – digestivas, urinárias e respiratórias. Boericke costumava dizer que os estados anêmicos elevavam o nível das hemoglobinas. A febre é sem dúvida um fator muito importante aqui, entre os 37 e 39 graus. Quando existe a dúvida de se aplicar Belladonna ou Aconitum, ou ainda se ela vem acompanhada de torpor – caso de aplicar Gelsemium. Observar os calafrios ocorridos por volta das 13:00hs. Pele seca, estados anteriores a supurações, a primeira etapa dos resfriados.

Presta uma ajuda e tanto nos casos iniciais ou congestivos das artrites, flebites e laringites.

Segundo Clarke, kali muriaticum corresponde ao segundo estágio da inflação, portanto ele é frequentemente indicado após Ferr – p – D12, especialmente na difteria, pneumonia e grupe.




Calc – f – D12

Calcarea fluorica (Calcium fluoratum) D12 - É o reforço da tonicidade dos tecidos e da restauração da elasticidade. Encontra-se no esmalte dos dentes, nos ossos e nas células da epiderme, sobretudo onde exista tecido elástico. Agindo sobre o aparelho circulatório ele fortalece os pequenos vasos sanguíneos e estimula a reabsorção dos endurecimentos vasculares.

Indicações de uso:

Nas lesões discais, nas doenças articulares, no raquitismo infantil, no envelhecimento prematuro da pele, no endurecimento dos tecidos e das glândulas e na debilidade postural. Quando a perda de elasticidade dos vasos sanguíneos; tais como: hemorroidas, varizes, arteriosclerose. Doenças ósseas e dentárias  - propensão a cáries.
Muito usado pelos atletas para o endurecimento de tendões. Deformações ósseas, estreitamento de ligamentos, retardo no desenvolvimento ósseo. Dores lancinantes pelo frio e pela umidade. Supuração crônica dos ouvidos.

Um fator indiscutível e largamente usado por muitos homeopatas é a sua fabulosa atuação durante a gestação, ele faz com que se tenha um parto fácil e mais tranquilo.

Usados nos pós-operatórios, ele diminui a possibilidade de aderências. Sífilis, fístulas, na descoberta do aneurisma, cistos no punho.

TUMORES: sua ação pode ser vista nos casos de tumores fibrosos, nódulos e endurações dos testículos, fibroma uterino, nódulos duros dos seios.

Sua atuação é lenta e por isso, deve-se tomar durante longos períodos de tempo.

Homeopatas dos Pés Descalços