Translate

Os Sais de Schussler III


Nat-m – D6

Natrum muriaticum (Natrum chloratum) D6

Dos sais sódicos do organismo, o Natrum chloratum ou cloreto de sódio é o que tem a maior importância biológica. É absolutamente vital (essencial). Enquanto que o potássio está localizado na sua maior parte nas células, aproximadamente a metade do sódio se encontra no líquido extracelular e outro terço nos ossos e tecidos cartilaginosos. No estômago e no rim também existem concentrações intracelulares de sódio relativamente altas. Age sobre a divisão celular e o crescimento dos glóbulos vermelhos.

Anemia, clorose, anorexia, perda de peso, catarro das mucosas com secreção serosa, catarro gastrointestinal acompanhado de diarreia aquosa, hipoacidez, hipogalactose no puerpério, obstipação por atonia intestinal, hemorroidas, sensação de formigamento e intumescimento das extremidades, erupções cutâneas e exsudativas, dor reumática, cefaleias, enxaquecas, lacrimação, ptialismo, neurastenia, histeria e falta de iniciativa.

Age no sangue, sistema linfático, no revestimento do tubo digestivo, no fígado e baço.
O corrimento é considerado o sintoma guia desse medicamento, as hemorragias, as mucosas com edemas, a salivação que não para, o escorbuto, dores espalhadas pelo corpo.
Aqui as mãos são frias e os pés quentes, o choro é fácil, a vontade de comer sal é gigante e a frase: “só é magro de ruim” se encaixa, porque come e emagrece. Tem o rosto inchado e cansado, as juntas são fracas e doidas e os arrepios são constantes. Suas dores parecem picadas.


Calc-p – D6

Calcarea phosphorica (Calcium phosphoricum) D6

É o sal mais abundante no organismo humano, é o agente bioquímico responsável pela construção e o fortalecimento de todas as estruturas do organismo (fundamentalmente está na massa óssea dura), é encontrado em todas as células e por tudo isso, dispensa mais apresentações. Calcium phosphoricum atua sobre as membranas celulares limitantes e intervém na síntese proteica. Eis o fosfato de cálcio.
Seus maiores indicativos são os de: tratamento da anemia, câimbras e formigamentos, tendência a inflamações, magreza dos braços e pernas, pele pálida e muito fina.

É usado como reconstituinte dos tecidos – pós casos agudos, nas câimbras por anemia, nas vertigens e fraquezas por anemia. Na dentição difícil e lenta demais. Na formação tardia dos ossos; no caso da anemia, na aversão do bebê ao leite, na sensação daquele frio que penetra fino. Recomenda-se administrar de preferência com o Calcium phosphoricum, está, anemia, processos pulmonares, alterações de tipo nervoso, astenia, transtornos do sono (especialmente em lactentes, durante a infância e em épocas de desenvolvimento e crescimento).

Com ação clara nos ossos, o raquitismo é um bom exemplo disso, de crianças anêmicas, magras e fracas, que demoram a andar.
Após inflamações constantes nos ouvidos, seguidas de vertigem e de pequenos espaços de surdez. Também se administra nos transtornos menstruais, durante a gravidez e na convalescença.
Nas dores de cabeça dos estudantes, naquela sensação de frio na cabeça que não passa nunca, como água gelada escorrendo. Fontanelas abertas e etc... indicado em todas as doenças ósseas e dentárias, faturas complicadas que demoram a soldar.

Entretanto emocionalmente, a insatisfação com a vida, o desejo sempre crescente de mudança, a vontade de viajar e de modificar sua vida é bastante forte. A perda de motivação com a vida é bem acentuada quando a anemia se instala de fato. Calcium phosphoricum é um agente bioquímico de efeito lento que se recomenda tomar durante longos períodos de tempo.

Homeopatas dos Pés Descalços.