Os Sais de Schussler III


Nat-m – D6

Natrum muriaticum (Natrum chloratum) D6

Dos sais sódicos do organismo, o Natrum chloratum ou cloreto de sódio é o que tem a maior importância biológica. É absolutamente vital (essencial). Enquanto que o potássio está localizado na sua maior parte nas células, aproximadamente a metade do sódio se encontra no líquido extracelular e outro terço nos ossos e tecidos cartilaginosos. No estômago e no rim também existem concentrações intracelulares de sódio relativamente altas. Age sobre a divisão celular e o crescimento dos glóbulos vermelhos.

Anemia, clorose, anorexia, perda de peso, catarro das mucosas com secreção serosa, catarro gastrointestinal acompanhado de diarreia aquosa, hipoacidez, hipogalactose no puerpério, obstipação por atonia intestinal, hemorroidas, sensação de formigamento e intumescimento das extremidades, erupções cutâneas e exsudativas, dor reumática, cefaleias, enxaquecas, lacrimação, ptialismo, neurastenia, histeria e falta de iniciativa.

Age no sangue, sistema linfático, no revestimento do tubo digestivo, no fígado e baço.
O corrimento é considerado o sintoma guia desse medicamento, as hemorragias, as mucosas com edemas, a salivação que não para, o escorbuto, dores espalhadas pelo corpo.
Aqui as mãos são frias e os pés quentes, o choro é fácil, a vontade de comer sal é gigante e a frase: “só é magro de ruim” se encaixa, porque come e emagrece. Tem o rosto inchado e cansado, as juntas são fracas e doidas e os arrepios são constantes. Suas dores parecem picadas.


Calc-p – D6

Calcarea phosphorica (Calcium phosphoricum) D6

É o sal mais abundante no organismo humano, é o agente bioquímico responsável pela construção e o fortalecimento de todas as estruturas do organismo (fundamentalmente está na massa óssea dura), é encontrado em todas as células e por tudo isso, dispensa mais apresentações. Calcium phosphoricum atua sobre as membranas celulares limitantes e intervém na síntese proteica. Eis o fosfato de cálcio.
Seus maiores indicativos são os de: tratamento da anemia, câimbras e formigamentos, tendência a inflamações, magreza dos braços e pernas, pele pálida e muito fina.

É usado como reconstituinte dos tecidos – pós casos agudos, nas câimbras por anemia, nas vertigens e fraquezas por anemia. Na dentição difícil e lenta demais. Na formação tardia dos ossos; no caso da anemia, na aversão do bebê ao leite, na sensação daquele frio que penetra fino. Recomenda-se administrar de preferência com o Calcium phosphoricum, está, anemia, processos pulmonares, alterações de tipo nervoso, astenia, transtornos do sono (especialmente em lactentes, durante a infância e em épocas de desenvolvimento e crescimento).

Com ação clara nos ossos, o raquitismo é um bom exemplo disso, de crianças anêmicas, magras e fracas, que demoram a andar.
Após inflamações constantes nos ouvidos, seguidas de vertigem e de pequenos espaços de surdez. Também se administra nos transtornos menstruais, durante a gravidez e na convalescença.
Nas dores de cabeça dos estudantes, naquela sensação de frio na cabeça que não passa nunca, como água gelada escorrendo. Fontanelas abertas e etc... indicado em todas as doenças ósseas e dentárias, faturas complicadas que demoram a soldar.

Entretanto emocionalmente, a insatisfação com a vida, o desejo sempre crescente de mudança, a vontade de viajar e de modificar sua vida é bastante forte. A perda de motivação com a vida é bem acentuada quando a anemia se instala de fato. Calcium phosphoricum é um agente bioquímico de efeito lento que se recomenda tomar durante longos períodos de tempo.

Homeopatas dos Pés Descalços.

Comentários

  1. Boa noite. Eu perco muito tempo com coisas sem importancia na vida como revistas, novelas, fofocas, computador (internet), etc e acabo não fazendo o que tem importancia. Tem homeopatia e florais para acabar com essa futilidade? Obrigada, Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teresa,

      veja AVENA SATIVA, ela nos dá idéia de pequenos vícios e acho que podemos ver também a falta de vontade própria, não é?

      Gelsemium também seria uma boa leitura.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  2. Olá. Não me vi em AVENA, sou mais Gelsemium. Como uso? Obrigada, Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teresa,

      as duas matérias são opostas, mas as duas dizem muito do que somos e do que podemos ser se perdermos o controle.

      Agora leia:
      http://homeopatiaparamulheres.blogspot.com.br/2010/11/nux-vomica-o-rei-da-luxuria.html

      Outro medicamento que beira o limite do vício e da dependencia, mas com competição, nux vômica é competitivo.
      Thuya não tem vício, mas tem minusvalia e isso pode gerar lentidão e fraqueza de decisão.

      Não se apegue aos espaços físicos e sim aos desdobramentos emocionais e psicológicos.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
    2. Me vi mais em Thuya. Por favor, me indique como usar? Obrigada, Teresa

      Excluir
    3. Teresa, nossa sugestão é:

      Thuya pode começar com uma dose única de 30 ch - 20ml, dê um espaço de 30 dias e tome outra dose de thuya, só que na ch 100/dose única.

      Tome longe de refeições e café e balas de menta e de pasta de dente.

      Nossa sugestão são os florais a noite, antes de dormir:

      60 ml de vervain e walnut - 30 gts a noite.

      Na fitoterapia, pode usar Extrato fluido de alecrim - 40 gts em água, 2 x ao dia.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  3. Sou uma pessoa descontrolada emocionalmente, desequilibrada, estagnada; quando estou nervosa sinto um aperto no peito e na garganta. Tem homeopatia que diminua isso e me equilibre mais, por favor? Agradecida, Júlia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlia,

      leia os florais e a alma feminina - neste blog.

      Veja: sépia, calcárea e belladonna.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
    2. Oi, Sépia não. Um pouco belladona e muito calcárea. Como uso? Obigada, Júlia

      Excluir
    3. Júlia, nossa sugestão,

      Staphiságria é uma boa leitura, daí podemos definir entre Belladonna e ela. A parte boa que definiu de calcárea se parece mais com vc calma e pequenos distúrbios, mas belladonna explode.

      Florais - Agrimory - 30 gts antes de dormir, em 1 copo de água.

      aguardamos.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  4. Olá , prazer em conhecê-las.
    Gostaria de saber se a homeopatia pode me ajudar? Meu caso é o seguinte: nunca pensei em me matar, mas tenho um comportamento grave de auto-destruição, auto-sabotagem. Tenho 43 anos, sou gorda (desde os 13 anos + ou -), cada vez engordo mais, não consigo fazer dieta, como besteiras (chocolates, doces, salgados...) o dia inteiro. Não gosto do meu corpo (Tb com essa barriga.). Não faço exercício físico (Acho que tenho “preguiça constitucional”, se é que isso existe?). Vivo doente (alergia, gripe, rinite, sinusite, otite, bronquite, garganta inflamada...). Não me maquio, não cuido da pele, não me arrumo (uso roupas largas de cores neutras), não faço as unhas, etc. Por favor, vcs tem como me ajudar? Obrigada pela atenção, Daniela

    ResponderExcluir
  5. Daniela,

    o prazer é nosso, em conhecer alguem que é capaz de se observar, mesmo que de uma forma não muito boa, mas acredite, a maioria das mulheres não admite isso.

    Então vamos ao trabalho:
    nossa sugestão é que comece lendo sépia e thuya, acreditamos que os dois vão servir, mas leia e fala sobre o que tem de semelhnte com você.

    Preguiça constitucional foi boa e vamos pensar no caso, mas enquanto isso, acredite: a lentidão, o desânimo e a tristeza podem devastar muita coisa, por isso comecemos de pouco, as coisas se modificam a partir do momento que viram hábito. Coragem.

    Os florais e alma feminina podem ajudar muito, leia você e nós leremos também.
    Primeiro nos conte quantas ezes por dia faz uso de doces, refrigerantes e salgados?
    Uma dica é ficar firme nos 10 primeiros dias de qualquer início...depois as coisas começam a relaxar.
    Comece por sucos naturais, de polpa e lanches como banana, maça assada e melão com presunto.

    Uma boa dica é verificar seus exames.

    aguardamos,

    um abraço,

    a equipe.

    ResponderExcluir
  6. Oi, adorei o site, parabéns! Lendo percebi que sou Calcárea Carbônica e Thuya ao mesmo tempo, tanto mentalmente como fisicamente. Devo usar para trabalhar "o emocional", primeiro uma e depois outra, ou as duas ao mesmo tempo? Como? Obrigada, Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, veja os sintomas principais, deve pender para um ou para outro. Isso se consegue vendo o emocional, quais sintomas são maiores, depois a gente vê.

      Thuya é a minusvalia em pessoa, calcárea é o sofrimento pesado, na maioria das vezes, a mágoa e etc...
      Se não conseguirmos separar veremos.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  7. Estou escrevendo pedindo ajuda da homeopatia, por que quando sou provocada, sou vingativa. Quero perder esse mau hábito. Grata, Lu

    ResponderExcluir
  8. Lu, leia essas matérias:

    http://homeopatiaparamulheres.blogspot.com.br/2011/09/abrotanum-artemisia.html

    http://homeopatiaparamulheres.blogspot.com.br/2012/01/tendencias-emocionais-do-individuoparte.html

    Nos diga o que achou

    um abraço,

    a equipe.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada. Li e achei a Chamomilla, o q vcs acham? Grata Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lú, você foi a jato.
      Nos dê 3 relações emocionais suas com chamomilla.Dela podemos verificar os complementares.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
    2. Insónia, tem sono mas não consegue adormecer. Sonolência diurna. Mal-humorado. Impaciente. Maldoso. Tem múltiplos caprichos. Nunca está satisfeito com nada. Descontente. Obrigada, Lú

      Excluir
    3. Nossa sugestão Lú;

      Chamomilla ch 5 - 10 gts no café da manhã.(30 ml)

      Floral: vervain, walnut, olive e oak - 30 gts na hora de deitar. (60ml).

      uma barço,

      a equipe.

      Excluir
    4. Usei por 1 mes e meio a Chamomilla ch 5. E agora, aumento a dosagem? Grata, Lu

      Excluir
    5. Lú,

      agora sugerimos ir para uma dose única na ch 30

      O floral continua.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  10. Tenho uma filha de seis anos, clara, bem feita, esperta e esportista, mais muito agressiva. Belisca a gente, dá ordem e não gosta que toquem nela. Ah algum floral ou homeopatia para diminuir esses sintomas, essa agressividade. Obrigada, Clara

    ResponderExcluir
  11. Oi Clara,

    leia STAPHYSÁGRIA E COFFEA CRUDA, depois nos diga o que achou das duas.

    um abraço,

    a equipe.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A ÚNICA CONDUTA ACEITA PARA COMENTAR É A GENTILEZA.

Postagens mais visitadas deste blog

LYCOPODIUM CLAVATUM

GELSEMIUM - O REMÉDIO DAS GRANDES SENSIBILIDADES

IGNATIA AMARA - A CHAVE DO EQUILÍBRIO