Translate

MEDICINA ANCESTRAL, E MEDICINA TRADICIONAL


 Quando você faz parte da sua vida.

O que é Medicina Ancestral – é a medicina da oralidade, aquela que durante anos foi passada de pai pra filho, ou de mestre para aprendiz. Durante algum tempo foi assim, depois muitas começara a compilar suas receitas e observações, dando a caminhar o detalhamento das coisas.

Acredito que a mais famosa é a medicina Chinesa que acabou por construir um império de informações que atravessou o mundo e hoje é respeitada em quase todos os países.


A fitoterapia – área que cuida de dar a informação sobre as plantas e suas indicações, é sem dúvida a medicina de muitos povos ainda, em especial de povos indígenas, povos de matriz africana e muitos outros. E quando se trata do assunto, a tradição de povos como os Colombianos, Peruanos e Chilenos é vasta.


No Brasil nossas influencias são dos índios no que diz respeito a pastas de unguentos – o uso das lamas, dos banhos, o conhecimento das plantas da Amazônia ainda são de domínio dos índios. 



 Hoje o sucesso de alguns óleos corporais e sabonetes que estão no mercado comum a toda gente vem deles.


Mas os povos de matriz africana, trouxeram a identificação das plantas de forma mais habitual, ou seja, no fundo são deles, as indicações simples de muitas medicações que hoje compõem a nossa vida diária. No meio da adversidade, eles aproveitaram e trabalharam para ter como aliados a natureza em todo o seu esplendor.

Medicina tradicional refere-se às práticas de medicina desenvolvidas antes do que se classifica como medicina moderna e que ainda hoje são praticadas por diversas culturas em todo o mundo.



Manual árabe de fitoterapia, cerca de 1334

Segundo a OPAS-OMS, a medicina tradicional é o total de conhecimento técnico e procedimentos baseado nas teorias, crenças e as experiências indígenas de diferentes culturas, sejam ou não explicáveis pela ciência, usados para a manutenção da saúde, como também para a prevenção, diagnose e tratamento de doenças físicas e mentais.

Em alguns países utilizam-se indistintamente os termos medicina complementar, medicina alternativa ou medicina não-convencional, e medicina tradicional. (OMS, 2000)


“Medicina tradicional" é um termo amplamente utilizado para referir-se aos diversos sistemas de Medicina Tradicional, como por exemplo a medicina tradicional chinesa, a ayurvédica hindu, a medicina unani árabe e as diversas formas de medicina indígena.
Abrange terapias com medicação à base de ervas, partes de animais ou minerais, e terapias sem medicação, como a acupuntura, as terapias manuais e as terapias espirituais.

Mas vale a pena ver a matéria abaixo:

Homeopatas dos Pés Descalços