Translate

COFFEA CRUDA



COFFEA CRUDA- a alegria que adoece



Insônia por superexcitação nervosa, mente excessivamente ativa com idéias que vão e voltam com insistência. Maus efeitos de súbitas emoções ou surpresas agradáveis.

São esses os termos que comumente encontramos, quando procuramos por Coffea Cruda, ou carinhosamente chamado de café homeopático.
Muitos são os alertas ao longo dos anos, nocivo, perverso, causador de gastrite, diabo negro, inimigo do sono, amigo do cigarro e assim por diante. Mas não é bem assim.
Cabe-nos lembrar que toda personalidade homeopática tem seu lado em equilíbrio e seu lado em desequilíbrio. Assim sendo o café também resguarda suas qualidades.
Sendo assim, ao falarmos do café cru, do Jaminum Arabicum e da Coffea Laurifólia, estamos falando de uma personalidade riquíssima e muito pouco compreendida.

O que também precisamos dizer é que Coffea Cruda tem medo da morte. Pensa muito e tem capacidade para isso, pode atravessar a noite pensando e pensando em soluções variadas para um determinado problema. Chamado muitas vezes de café homeopático, ele nos chega como o Deus Grego mais humano que existe. Para muitas situações uma panaceia e para outras ações, um veneno poderoso.
Criativo no campo dos pensamentos e da idéias, sua atividade cerebral não para. Quando descontrolada ou adoecida isso se torna nocivo, chegando aos problemas que a euforia, as palpitações e as agitações nervosas alcançam. 


Para tanto eis uma personalidade sensível, ou melhor hipersensível a cheiros e ao contato. As dores sentidas por ele chegam a nos lembrar o desespero.

Se você entra numa loja de perfumes, pode observar que em algum canto da sala existe um pote com sementes de café e que a vendedora vai lhe dar para cheirar entre um perfume e outro. Pois é no rumo contrário a esse benefício de limpar nossa capacidade de lhe dar com cheiros e odores, a Coffea Cruda entra em cena e adoece pela supersensibilidade a cheiros. Sabe aquela dor de cabeça por cheiros??? Pense em Coffea cruda. O humor inconstante também é um referencial dessa personalidade, mas nesse caso até dá pra imaginar porque.

Ok, agora você conhece muita gente que pode usar Coffea Cruda – o café homeopático, como muitos chamam, mas a realidade é bem diferente.

Acompanhe conosco a mente dessa personalidade:



*Sensível – ao extremo, sensibilidade e percepção, ele não é clarividente, não vê vultos, não enxerga nada, é sensibilidade pura. Aconitum parte para a clarividência e Calcárea carb. Logo tem medo dessa sensibilidade e pergunta? O que virá? Coffea Cruda não, sente, fica extremamente feliz com a sua percepção, se alegra com ela e chega a euforia exagerada – é aí que adoece. Ele não associa a nada, apenas sente, percebe e isso é simples e lógico, automaticamente.

* tudo começa estando feliz, com boas notícias ou sensações, ele está alegre, depois essa alegria se torna uma excitação, uma alegria acompanhada de nervosismo e medo. Depois ele começa a ter momentos de grande euforia e entra em êxtase.

*essa mente ágil não pode ser confundida com Lachesi por exemplo que volta a sua atenção para o corpo físico, Coffea não faz isso, ela apenas percebe, sente.

*sua mente é passiva e não se sente suprimido pela coisas, tanto é que dá prosseguimento até o êxtase. Staphiságria se sente suprimida, impedida de avançar. 

* na sua sensibilidade ele se sente sozinho e precisa dessa solidão para digerir e pensar com ele mesmo, qualquer pessoa que interferir vai atrapalhar seus pensamentos, seu diferencial é nesses momentos o toque faz muito mal a ele, assim como o consolo. Coffea Cruda é inconsolável.

*Nux Vômica, Medhorrino e Lachesi também possuem a mente muito acelerada, por isso podem se confundir com Coffea, mas na verdade a sua aceleração é sensorial, sensibilidade pura, percepção – isso a liga a todos os tipos de estímulo, entretanto o olfato vem de forma especial fazer parte da peculiaridade dessa personalidade.

*o que falta nessa personalidade e que a marca também é a falta de decisão, sua segurança interior de apostar e arriscar quase não existe.

Assim devemos olhar Coffea Cruda e ter em mente que a Insônia, a neuralgia e a alegria excessiva ocupam o mesmo padrão de adoecimento.

Essa sensibilidade se expande no campo físico e chega a forte sensação de dor, por tanto Coffea não suporta a menor dor. O menor ruído, cheiro, barulho, raiva, alegria, excitação ou choques por pegar ou tomar alguma coisa fria, vai atingir Coffea em cheio, quando estiver ativo seu sistema adoecido. O inverso é a Coffea harmonizada.

Dores de cabeça e enxaqueca, daquelas que os passos de uma pessoa parecem tambores, que a música parece um soco inglês, que o toque é um muro, que estar feliz dói, que o frio parece uma faca entrando dentro do corpo e que ao descrever essa dor, mais parece um prego penetrando na cabeça ... pode-se procurar por Coffea. (não confunda com thuya e nem com Ignatia – eles também sofrem com alegrias).
A neuralgia acontece na face por barulho, excitação e alegria, mas piora terrivelmente com o frio e o gelo. 

Nas hiper sensibilidades dos dentes ao frio e ao gelo, cabe-nos averiguar se a Coffea Cruda se encaixa.
Tanto o homem quanto a mulher com a personalidade de Coffea são hipersensíveis ao toque, como Platina – essa referencia se aplica a genitália, ao ato sexual em si, entretanto a mulher na hora do parto, relata a imensa dor, por sofrer com os toques e a dor, mas costuma se excitar também (uma estrutura bastante incomum a outras personalidades).
A tosse seca dessa personalidade é sempre comparada a tosse do sarampo.


imagem retirada da net


  O sono de Coffea merece um lembrete especial, devido a sua excitação, a insônia é quase um imperativo. Pode ter palpitações, as idéias borbulham e o sono não vem, mas essa personalidade não tem medo de encarar o dia seguinte, acorda e segue para tentar organizar suas múltiplas idéias. Passa sim o dia todo sonolento, mas chega a noite, pode despertar. Staphiságria também se comporta assim. Pode passar a noite toda acordado pensando em algo bom que aconteceu, excitado e feliz. Quando acorda, as idéias pipocam.

Como a insônia é o prato favorito para se indicar Coffea cruda, lembrem-se de que Nux – v, Phos e Staph podem se comportar assim às vezes. Que Med tem seus pensamentos acelerados minutos antes de dormir e às vezes durante o dia. Entretanto a maior confusão vem quando comparamos com Chamonila, pois os pensamentos dessa personalidade e a sua insônia são movidos por pensamentos maldosos.

Quem complementa Coffea é Aconitum Napellus e sua aplicabilidade diante da insônia é melhor na ch 30 (dica de Nilo Cairo - pg. 297). 

 A insônia é bastante nociva a saúde, procure seu homeopata e trate do assunto com seriedade.

Homeopatas dos Pés Descalços