Pular para o conteúdo principal

TAI CHI E TAI QI - TERAPIAS MILENARES A SERVIÇO DA SAÚDE

Tai Chi melhora a instabilidade de pacientes com mal de Parkinson

(boletim Funiber)

As artes marciais combinam técnicas de relaxamento e concentração que podem ajudar a aliviar os sintomas de algumas enfermidades como o Parkinson, um mal que altera a capacidade de manter o equilíbrio; por esta razão a prática contínua do Tai chi poderia ajudar a melhorar a estabilidade dos pacientes e ajudar a prevenir as quedas.
Investigadores do Oregon Research Institute decidiram avaliar o impacto da prática de Tai Chi em pacientes que sofrem de Parkinson. Selecionaram-se 195 pacientes que foram divididos em grupos de 65 indivíduos. O primeiro grupo recebeu classes de Tai chi e desenvolveram exercícios adaptados às necessidades pessoais de cada paciente; o segundo grupo recebeu treinamento para fazer exercícios de resistência e o terceiro grupo recebeu exercícios de alongamento. Desenvolveram-se sessões de 60 minutos, duas vezes por semana, durante 24 semanas. No final da experiência foi avaliado o nível de melhora dos pacientes em diversas provas. A prova principal foi de estabilidade específica, que media a capacidade de excursão máxima, ou a maior distancia que alcança o sujeito ao afastar-se do centro de gravidade. Como segunda medida se levou em conta o controle direcional, avaliando também a força, o desempenho em provas cronometradas como ficar em pé, caminhar. Os pesquisadores também registraram o número de quedas e os efeitos adversos da terapia, além de encontrar o que pode auxiliar no tratamento.
Identificou-se que nas provas de estabilidade o grupo de praticantes de Tai Chi mostrou porcentagens de melhoria que superavam os números obtidos com os outros métodos de treinamento físico. Na medida de excursão máxima os praticantes de Tai Chi superavam os que faziam resistência e alongamento. Quanto à incidência de quedas, o taichi não superou os exercícios de resistência, mas superou aos exercícios de alongamento.
Os investigadores concluíram que o Tai Chi melhora “significativamente as alterações do equilíbrio postural, e limita a Incidência de quedas”.


Quando praticamos os exercícios voltados especialmente para o controle e o fortalecimento da energia de cura, chamamos de Qi/Tai Qi Terapia.

Ajuda na depressão, na clareza de pensamento, na distribuição do peso corpóreo com equilíbrio, dá agilidade de raciocínio e nos libera os canais de energia do corpo. Isso significa que tudo flui melhor, há menas dores, menos nervoso e menas tristeza. 
A visão conjunta desses movimentos que passam a ser distribuidos de forma ordenada, permite que a pessoa que o faz regularmente, saiba de verdade qual é o seu centro de equilíbrio. 
Corrigi posturas, alivia as cólicas menstruais e a TPM causadas por contração muscular severa.

Tai chi - 24 movimentos

Nas crises de ansiedade, ajuda na respiração correta e no aproveitamento benéfico de certos movimentos que produzem um equilíbrio na postura pessoal diante dos problemas causadores da ansiedade.

Como não tem impácto e não é agressivo, ele se encaixa a todas as idades e muito se engana quem pensa que os músculos não se deliniam, eles ganham um formato suave e limpo.

Equilíbrio, força, suavidade e concentração marcam o Tai Qi terapia.

Dentro da MTC essa é uma Terapia de ténica tradicional. Pratique com responsabilidade, ela pode ajudar e muito.

Homeopatas dos Pés Descalços

Comentários

  1. Oi tenho uma linda filhinha de seis anos, q demora muito a dormir e tem o sono muito agitado. Vcs podem me ajudar com a homeopatia, florais... E por favor, se tiverem uma sugestão para q ela tenha + apetite e coma melhor vou adorar. Obrigada, Manu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manu,

      Uma colherinha de mel todos os dias pela manhã ajuda a aumentar o apetite e reforça o sistema imunológico - tem que ser natural e se for de flor de laranjeira melhor. (veja se não é alérgica e veja também se ela está bem de saúde, com os exames bons, pode ser uma preocupação só sua e não tendo nada com anemia, tudo bem, algumas crianças não gostam mesmo de muita comida).

      Pra dormir:

      Vervain que representa a grande ansiedade com agitação.
      30 ml numa solução baixa - 20 gts em água antes de deitar, pode dar no suco ou na água.

      um abraço,

      a equipe

      Excluir
  2. Achei muito legal a proposta do site. Eu não sei se a homeopatia pode me ajudar, pois o meu problema é q não gosto d "mudanças". Não sei o problema é medo d perder o q tenho ou, medo d não gostar do q pode vir; aliás não sei nem se é medo. O q sei é q não gosto d mudanças! A homeopatia pode me ajudar? Agradeço a ajuda, Fê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê,

      Pode ajudar sim, na maioria das vezes não gostar é um pouquinho de medo ou receio das coisas, o duro é que se isso fica muito forte na personalidade, prejudica tudo, relacionamento e até a saúde.

      30 ml de vervain, walnut, olive e oak - á noite, antes de deitar/30 gts em água.

      Na homeopatia pense num Arsenicum album - na ch 6 - 2 gts em água - 2 x ao dia/desde que sacuda o vidro 50x a cada tomada.

      Leia sobre a matéria primeiro, depois continuamos.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  3. Vou fazer um relato de meu problema para ver se vocês podem me ajudar, por favor. Sabe o bom malandro, que brinca, mas não ajuda, sou eu.
    Sou uma mulher adulta com um filho sem pai e moramos (sempre morei) com meus pais. Não trabalho e não sustento o meu filho, nem ajudo os meus pais com as despesas da casa; inclusive são eles que pagam o colégio (caro e bom) e a natação do meu filho (numa boa academia). Sou um tipo de malandro que não gosta de trabalhar, não tenho paciência, é chato, sei lá. Me sinto mal e ridícula com essa situação (diante dos outros fatos da vida sou muito responsável). Quero mudar isso e não sei como.
    Obrigada, Isabella

    ResponderExcluir
  4. Oi Isabella,

    leia Sépia e Phosphoricum acidum pra começar, nos diga o que achou.

    Podemos pensar em desilusão?

    um abraço,

    a equipe

    ResponderExcluir
  5. Por favor, tem homeopatia para incontinência urinária? Tenho 75 anos e retirei a próstata, há um ano, por causa de um cancer inicial. Obrigado pela ajuda, Luiz

    ResponderExcluir
  6. Leia Pulsatilla e Arsenicum Luiz, mas de qualquer maneira existe uma tintura boa para esses casos e bem conhecida da naturopatia:

    Tintura - 100 ml _______ Taiuiá, arnica e tanchagem/40 gts em água - 1 x por dia.
    Cogumelo do sol - cpls de 250 mg cada _________ de 1 a 2 por dia reforça o sistema.

    um abraço,

    a equipe.

    ResponderExcluir
  7. Baixa energia é meu problema desde a infância. O que vcs podem me aconsellhar? Agradeço, Tânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tánia,

      Isso é tão relativo, mas existem algumas possibilidades:

      * cogumelo do sol - 2 x ao dia em capsulas
      * alium sativum - na ch 5
      * exercícios e reeducação alimentar ajudam muito.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  8. Boa noite. Preciso do socorro de vocês
    Tenho 42 anos e sou muito confusa, muito complicada. Tenho uma ansiedade interna, meia obsessiva (bato muito na mesma tecla), duvido das minhas escolhas (vou e volto, e verifico e duvido), mudo muito de opinião, insegura e muito nervosa, irritadiça e meia agressiva. Como em excesso bobagens. Me acho muitas vezes aquém de algo ou alguém. Tenho muito medo (da minha morte, da morte de ente queridos, da vida, de perder, de me ferir, de ser ridicularizado...) e me magôo a toa. A verdade é que sou uma adulta, quero crescer, mas não seguro a barra!

    Não sei se mais confundi do que ajudei no meu diagnóstico. Me faça as perguntas que quiser, ok?

    Por favor, tem como a homeopatia me ajudar?
    Muito Obrigada,
    Flávia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia, leia Calcárea Carb., Magnésia Carbonica e Pulsatilla.

      Não, não nos confundiu querida, foi bem direta e isso é muito bom, recolhecer os próprios limites é mais de meio caminho andado.

      De qualquer maneira, experimente ir tomando um floral.

      Nossa sugestão é:
      Pela manhã: agrimory - 30 gts em água
      A noite: vervain, olive, walnut e oak - 40 gts antes de deitar - em água.

      Já vai se sentir melhor.
      As vezes precisamos de mais gente por perto pra segurar a barra, pense numa terapia, que pode ser de início, uma dança ou um exercício físico, individual ou coletivo.

      aguardamos sua leitura.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
    2. Li e reli e acho que sou uma mistura d Calcarea Carb. (nao sou tao responsavel e trabalhadora como ela) + Pulsatilla. Vi pedaços grandes das duas em mim. Muito Obrigada, Flávia

      Excluir
    3. Flávia,

      Pode então entrar com a calcárea, como base da estrutura constitucional. Essa é nossa sugestão.
      Uma dose única na ch 30 e mais adiante, tipo, daqui a dois messes na ch 200.

      a pulsatilla fica pra mais adiante.

      Mas pense em tudo o que dissemos, as vezes precisamos de ajuda extra, um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  9. Li tanta coisa e agora não sei se sou Actea, Baryta C., Calcarea C. ou Gelsemium, ou nenhum. Sou gorda, flácida, complicada, tudo é confuso, tudo é um drama, tudo é difícil. Caminho muito lentamente, aos trancos e barrancos. Não trabalho, não fiz nada da minha vida. Peço a ajuda da homeopatia p/a desenrolar, avançar? Muito obrigada, Paloma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paloma, vou lidar uma qualidade sua. A sinceridade e a vontade de mudar. Parabéns, poucas pessoas conseguem isso.

      Nossa sugestão é começar devagar:

      Calcárea carb _ na ch 5 _______ 10 gts ao dia (agite 50 vezes a cada tomada)

      Capsulas de cimicifuga - de 250 mgs cada ___ 1 capsula, 3 x ao dia.

      Muito suco e muita fruta, verifique o açucar (com exames) e troque o máximo de pão por torrada, tapioca e biscoito de polvilho.

      Salgadinho, biscoitinhos e refrigerantes, só uma vez por semana, nada de radicalismo que é pior.

      A noite, tome um floral, faz bem a alma da gente:
      Vervain, Walnut, olive e oak ________ 40 gts antes de deitar/por 60 dias. Faz tão bem, tira um peso da gente, deixa o sono melhor.

      Mantenha seus exames regulares e vamos fugir da depressão tá?

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  10. Senhoras, penso demais, ajo de menos. Não sou constante, sou indecisa. Sou muito individualista, não casei, não tenho amigos, não trabalho... Tem florais q ajudem? E homeopatia? Obrigada, Solange

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Solange,

      Borax, pulsatilla, a família das calcáreas.
      Natrum muriaticum deve ser visto.

      tem floral sim, mas primeiro nos diga o que achou da homeopatias.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  11. e vi mais em boráx calcárea carbônica. Apesar de me achar para dentro, não sou tímida. Obrigada, Solange

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja Natrum Solange e aí matamos a questão. A timidez de Borax é algo muito presente, vamos tirar a dúvida está bem?

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  12. Bom dia, tenho 46 anos, gorda, adoro comer e amo doces. Meu problema é o mau humor e a irritação (sou muito estourada). As pessoas me acham um saco, sou um "estraga prazeres." Sou pesada, sabe? Me ajudem, por favor? Obrigada, Gi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gi, pense assim: se sabe de tudo isso !!! meio caminho andado.

      Nossa sugestão:
      1. compre frutas secas - aumente a água e os sucos que ingere durante o dia.
      2. Tome lecitina de soja após cada refeição - capl de 1g cada. (por 90 dias)
      3. leia Belladonna - http://homeopatiaparamulheres.blogspot.com.br/2011/02/atropa-belladonna-entre-violencia-e-o.html

      Mantenha seus exames em dia, cuide do coração, porque tanto nervoso não faz bem e acompanhe sua glicose.

      um abraço,

      a equipe

      Excluir
    2. Sim, tenho a ver com belladona. Como uso? Obrigada, Gi

      Excluir
    3. Gi, comece por ch 5 - essa é a nossa sugestão.
      10 gts __ 1 x ao dia - sacuda 50x antes de cada tomada.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  13. Não não sou Natrum. Obrigada, solange

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Solange, Borax é a dica - ch 30
      10 gts -___________ 1 x ao dia e bata 50 x antes de cada tomada.

      Pense em tomar:
      vervain, walnut, olive e oak - 40 gts antes de deitar, por 60 dias e poderá fazer uso de capsulas de passiflora/2 ao dia.

      um abraço,

      a equipe

      Excluir
  14. No mundo da imaginação vivo, construindo castelos no ar! Por favor, tem como me ajudar. Grata, Nélida

    ResponderExcluir
  15. Nélida, leia thuya e calcárea fosfórica, depois nos diga o que achou.

    um abraço,

    a equipe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá achei mais calcarea fosfórica. Grata Nélida

      Excluir
    2. Então Nélida, essa é nossa sugestão:

      comece pela mãe da calcáreas - a calcárea carbônica na ch 30 - dose única. depois de 30 dias comece a Calcárea Fluórica - na ch 13 - 10 gts/2x ao dia, mas dê 50 batidas antes de cada tomada.

      Enquanto isso - tome um floral a noite;

      Agrimory e olive - 30 gts antes de deitar, por 60 dias.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  16. Gostaria dessa paz do Tai Chi, mas sou tão confusa, agressiva, não sei nem por onde começar. Vcs tem como me ajudar? Há um homeopatico para tanta confusão? Obrigada, S.

    ResponderExcluir
  17. S,

    comece por avena sativa, leia

    Depois pense nos florais.

    aguardamos retorno.

    um abraço,

    a equipe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A ÚNICA CONDUTA ACEITA PARA COMENTAR É A GENTILEZA.

Postagens mais visitadas deste blog

LYCOPODIUM CLAVATUM

GELSEMIUM - O REMÉDIO DAS GRANDES SENSIBILIDADES

IGNATIA AMARA - A CHAVE DO EQUILÍBRIO