SINTE E O RESPEITO AS TERAPIAS HOLÍSTICAS

SINDICATOS E APOIO - O SINTE apoia e faz valer os seus associados.
Nossas congratulações pelo serviço prestado. Pela valorização dos Terapeutas Holísticos do Brasil.
Homeopatas dos Pés Descalços

Nestes últimos dias, diversas "reportagens" interpretaram uma simples etapa de uma disputa judicial entre o Conselho de Medicina contra o Conselho de Farmácia, como se isso transformasse a Acupuntura em monopólio MÉDICO.

Na verdade, nada mudou para os filiados ao SINTE, pois nossos direitos foram conquistados em definitivo na Justiça, enquanto que a disputa judicial abordada na "reportagem" sequer nos envolve (Conselho de Medicina X Conselho de Farmácia) e ainda tem muitos recursos e décadas pela frente de trâmites judiciais.

SE em algum momento se tornar necessário ter que defender nosso DIREITO ADQUIRIDO AO LIVRE EXERCÍCIO DA Acupuntura, uma das grandes vantagens do SINTE - SINDICATO DOS TERAPEUTAS, é que JÁ VENCEMOS a questão em última instância nos Tribunais Federais e também, por sermos o ÚNICO sindicato na profissão RECONHECIDO pelo MINISTÉRIO DO TRABALHO como sendo NACIONAL, temos o direito de entrar com MANDADO DE INJUNÇÃO, uma das excluvidades apenas para partidos políticos e sindicatos NACIONAIS.
Seja por ignorância, seja por má fé, o título da "reportagem" está absolutamente distante da verdade dos fatos.

Até o momento, nem sequer é caso de exigir que os veículos de comunicação corrijam suas matérias, pois, sequer é a primeira vez que isso acontece (em média, a cada seis meses, publicam "notícias" semelhantes...) e, nas demais vezes, resultou justamente em efeito oposto ao que imaginavam: nossos serviços de Indicador Profissional, seja via internet, ou telefone, justamente AUMENTAVAM a procura por nossos credenciados que trabalhem com a técnica.
A discussão se baseia naquilo que exaustivamente alertamos todos os filiados, ou seja, o "diagnóstico de DOENÇAS", o que, indiscutivelmente, é monopólio MÉDICO definitivo.

O Conselho de Farmácia "pecou" em sua resolução interna, pois baseia-se no modo MÉDICO de exercer Acupuntura, ou seja, "tabelinhas" de pontos para cada DOENÇA. Assim, de fato, exercem ilegalmente a Medicina ao fazerem Acupuntura dessa forma.

A polêmica decorre da ignorância de suporem que é necessário saber a DOENÇA (diagnóstico MÉDICO e monopólio destes...) para poder escolher os pontos de Acupuntura, o que, automaticamente, implicaria que só MÉDICOS poderiam exercer...

Bastaria argumentarem sobre a Acupuntura MILENAR, que envolve Pulsologia, avaliação energética, reações ao toque, enfim, inúmeros caminhos para escolha dos pontos que em nada tem a ver com "doenças", que é um conceito moderno e exclusivo para médicos.

NÃO HÁ legislação sobre Acupuntura , o que significa que sua prática é de LIVRE exercício a quaisquer profissões, independente de formação. Justamente por isso, é exercida por várias profissões distintas, cada qual, em seu limite de atuação, por exemplos:.

Odontólogos utilizam Acupuntura para analgesia dentária;

Veterinários, para tratamento de animais;

Fisioterapeutas
, para a reabilitação corporal;

Médicos, para as doenças;

E, a profissão que defendemos, que é a TERAPIA HOLÍSTICA utiliza em sua versão milenar, ou seja, para o equilíbrio energético, conceito este absolutamente ignorado pela ciência.

Tais discussões foram objeto de disputas judiciais e, a jurisprudência firmada é a favor da LIVRE utilização da  Acupuntura, independente de profissão de origem.
Na verdade, um Conselho profissional pode criar regras tão somente para seus próprios membros, ou seja, o Conselho de Medicina poderia criar regras para os médicos exercerem  Acupuntura, mas não tem direito legal de criar regras para os fisioterapeutas, nutricionistas, biomédicos, terapeutas holísticos, nenhuma outra profissão que não a própria...

Assim sendo, tentaram lesar o Acupunturista em seus direitos constitucionais, em especial o ARTIGO 05 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL que lhe garante livre exercício deste ofício.

Na forma que exercemos a  Acupuntura , a proposta é despertar nos Clientes seus próprios recursos de auto-equilíbrio. Para tanto, o Terapeuta Holístico utiliza-se da desta técnica como mais um instrumento capaz de catalizar este processo. Ao contrário de como atuam os médicos, nossa profissão não utiliza o conceito de "doenças", pois este informação é desnecessária à  Acupuntura Tradicional, cujos procedimentos de avaliação e atuação se baseiam em re-equilibrar fluxos de energia, detectáveis via Pulsologia ou reação ao toque em determinadas regiões corpóreas.
A atuação se dá pela estimulação dos pontos detectados como harmonizantes ao momento, o que pode ser feito com as conhecidas agulhas descartáveis de uso único, ou por meios mais agradáveis, tais como aplicação de cores, de imãs, e, até mesmo, do "simples" toque. Como cada caso é um caso, as reações despertas são as mais diversificadas possíveis, incluindo a ampliação do autoconhecimento que, na verdade, é a meta profunda da  Acupuntura e de quaisquer outras técnicas aplicadas da Terapia Holística.

Já faz 20 anos que o SINTE monitora consultas públicas, projetos de lei, reuniões de conselhos profissionais, portarias, resoluções, etc, etc, não só de serviços de Acupuntura, como também, de equipamentos, produtos de Fitoterapia, Estética, enfim, dezenas e dezenas de vertentes técnicas que convergem para a Terapia Holística.

Por exemplo, nos próximos dias deve ocorrer a "enésima" consulta pública no Congresso Nacional, para que a "sociedade se manifeste" para "orientar" os legisladores quanto aos projetos de lei sobre a  Acupuntura, que tramitam infinitamente sem jamais chegarem a lugar algum.

Dessas duas décadas de experiência nesses acompanhamentos, bem constatamos que tais situações são meros teatros, palcos para que políticos façam seus discursos contra ou a favor, angariando simpatia de seu eleitorado, sem que absolutamente nada seja decidido.

Paralelamente, igualmente lucram com a situação os grupos que organizam "caravanas" (precisam de verba para custear tais viagens...), abaixos assinados (o que se traduz no comércio de malas-diretas...) e entidades que buscam angariar novos associados, amedrontados com as "notícias", mediante promessa de que irão resolver a situação...

E, claro, como nenhuma situação de perigo REAL acontece, depois, quando o povo percebe que nada mudou, nem para pior, nem para melhor, aí todos os envolvidos "posam" de "salvadores", como se fossem eles que tivessem impedido alguma "tragédia".
Outrossim, sempre é melhor PREVENIR e alguns cuidados devem ser observados, por quem trabalha com Acupuntura.
Por sinal, desde SEMPRE o SINTE - SINDICATO DOS TERAPEUTAS alertou e continua orientando, para este sentido, especialmente, a ADEQUAÇÃO DE TERMOS:
Utilizem o nome CORRETO de nossa PROFISSÃO, ou seja, você é um Terapeuta Holístico(a) e não um simples "acupunturista" (espetador de agulhas...). Afinal, quem trabalha nesta linha oriental tem que estar capacitado para Fitoterapia, Terapia Corporal e Psicoterapia Holística, pois, a MODALIDADE TERAPIA TRADICIONAL CHINESA engloba uma série de técnicas que vão muito além das simples agulhadas.
Jamais vinculem seus trabalhos a "doenças" de espécie alguma. Afinal, a TERAPIA HOLÍSTICA trabalha com o raciocínio de harmonização de "energia", e os pontos são escolhidos via Pulsologia, via reação ao TOQUE em pontos de alarmes, enfim, nada a ver com "doenças", pois tais informações só interessam a quem for MÉDICO, pois este sim, depende de tal diagnóstico, pois são limitados a trabalhar com "tabelinhas" de "pontos X doenças", conceito que não se enquadra em nossa profissão.

Em suma, muito ainda há o que percorrer, por isso, não há motivos nem para alarde, nem para comemorar, já que é apenas mais uma das rotinas de acompanhamento que fazemos.

Basta a quem for nosso filiado continuar a trabalhar dentro das Orientações e Pareceres do SINTE - SINDICATO DOS TERAPEUTAS.

Nossas congratulações pelo zelo e conte sempre com  nosso apoio.

Comentários

  1. Tenho uma filha que não se cuida. e parece 10 anos a mais de idade , não tem força de vontade. É pesada, crítica, agressiva, irritadiça, explosiva e ou mau humorada. Não tem suavidade, nem gentileza. Sinto que às vezes ela até, por momentos, tentar mudar, mas desiste logo. Gostaria de ajudá-la com homeopatia. Alguma sugestão? Obrigada, Telma

    ResponderExcluir
  2. Telma,

    Nenhuma dessa observações são a toa na vida de alguem. Mesmo assim, tente 20 ml de Arsenicum album na CH 5 ______ 2 gts em água/2 x ao dia (por 30 dias e batendo 50 vezes antes de cada dose)

    mas tente as capsulas de óleo de prímula, de 1 a 2 por dia por mais ou menos 60 dias. Elas ajudam a retirar a irritação.

    Existem mais coisas que devem ser observadas antes que a vida se torne uma tormenta. Veja a possibilidade de umas sessões de terapia ou dança. Isso ajuda muito.

    abraços,

    a equipe

    ResponderExcluir
  3. “Viver e existir são coisas inteiramente distintas...” Luiz Maia.
    Começo me arriscando num diagnóstico para mim, pois lendo percebi, aos 46 anos, que devo ter traços de esquizóide ou sou fóbico social.
    Sou avessa as pessoas, gosto mesmo e de ficar no meu computador, ou vendo TV ou lendo livros e revistas que vivo acumulando. Nunca namorei sério, nem me esforcei para isso, só tive casos esporádicos e mantenho poucas amizades. Quando saio socialmente, tento me relacionar, converso, mas depois, o mais rapidamente possível retorno para o meu mundo.
    Minha compleição é de traços finos, morena clara, baixa, gordinha, com gordura acumulada no abdome, sou devagar fisicamente, sem muito equilíbrio físico, esbarro em tudo.
    Me magôo por bagatelas, mas nunca choro, irritável e impaciente. Dona de uma memória péssima e bem desligada. E apesar de ajudar meus entes queridos quase nunca reparo neles, pois vivo a parte. Gostaria de vir para esse mundo, a homeopatia tem como me socorrer? Desculpe-me o enorme relato.
    Agradeço muito,
    Letícia

    ResponderExcluir
  4. Oi Letícia,

    Primeiro, mantenha seus exames em dia, principalmente pelo fato de sua gordura star localizada no abdomen. Precisa tomar sol, pelo ao menos 10' por dia, ele dá vida. Outra boa inclusão é a capsula de óleo de linhaça após as refeições (3 por dia).
    Já sabe quais são seus pontos, isso é meio caminho andado, agora precisamos cuidar da sua auto estima, mas primeiro, experimente Thuya na ch 30 - dose única.
    Tente comprar um caderno e escreva o que sente e porque sente - quem sabe você perceba e compreenda que existem coisas mais importantes que bagatelas, mas isso é um exercício que devemos fazer a vida toda e o mais difícil você já conseguiu, reconheceu.

    O chá de alecrim sucos como de limão, laranja e maracujá ajudam a dar alívio no caso, refrescam por dentro, evite muita carne, muito açucar e muita gordura, eles são os inimigos número um da memória.

    de notícias,

    um abraço,

    a equipe

    ResponderExcluir
  5. Passeio muito por esse site e lendo esses últimos comentários vi que sou meio parecida com a senhora Letícia. Sou também anti- social, prefiro ficar no meu computador, mas preferia não ser assim. Me sinto mal diante do desconhecido, tremo diante do sexo oposto, falo muito excitada, me sinto ridícula, nunca tive namorado. Me sinto mal em ambientes com muitas pessoas, fico envergonhada, me sinto incapaz, com medo; tenho medo de muita coisa. Devo usar a mesma indicação? Obrigada, Bianca

    ResponderExcluir
  6. Boa noite tem homeopatia para distração, sou voador, esqueço leite fora da geladeira, nomes, confundo as vezes as pessoas. O médico disse que eu sou saudável, só tenho que me centralizar. Obrigado. Aguardo. Mário

    ResponderExcluir
  7. Oi Bianca, nos parece que não. Leia Magnésia Carbônica. Se possível veja a família das calcáreas, depois coloque suas considerações.
    De floral o uso de Vervain é mais indicado pela agitação e ansiedade - são 10 gts ____ 4 x ao dia.

    um abraço,

    a equipe

    ResponderExcluir
  8. Oi Mário, dentro da homeopatia existe a Chamonilla, mas existe também a irritabilidade que acompanha a distração. Veja também Asparagus Officinalis, a desconcentração, o espírito voador nunca vem sozinho.
    Nos Florais exite a "Fómula de Exame" (florais mineiros).
    Outra solução é a Auriculoterapi e a Acupuntura, ambas com muito sucesso nesse tipo de desequilíbrio energético.

    um abraço,

    aguqrdamos um retorno,

    a equipe

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pela resposta. Vou ler e seguir.
    Abraços,
    Mário

    ResponderExcluir
  10. Sou uma mulher de 439 anos, e com um problema que me aflige muito: Brigo, grito, sou muito ralhadora e dou muita bronca na minha filhinha em coisas mínimas, depois me arrependo, mas o estrago já está feito. Antes chegava a bater, hoje, graças a Deus não mais. Eu quis muito essa filha, não consigo aceitar esse meu comportamento horrível, me sinto muito culpada. Sou muito presente, mas não gosto de brincar, sou sem nenhuma criatividade e paciência para brincar com uma criança, me irrito. Sinto que estou perdendo esse valioso tempo da infância dela sendo agressiva e não curtindo-a como merece.

    Muito obrigada pela atenção.

    Evelyn

    ResponderExcluir
  11. Boa noite. Li que o Aletris e o serve para preguiça. E o Phosphoricum Acidum age na fadiga. Sou muito preguiçosa, cansada, fatigada, sou feliz, não me considero depressiva e meus exames são normais. Como usar esses medicamentos? Obrigada, Luz.

    ResponderExcluir
  12. Agressivo, mandão, dou broncas à toa nos meus filhos, falo alto, estouro, grito, “um saco”. Nem minha mulher me agüentou, vejo meus filhos no final de semana, mas fico em casa com eles assistindo a TV, não gosto de sair, me divertir, levar meus filhos para se divertir, tenho aquele corpão do homem parado, gordinho. O que vcs me aconselham? Obrigado, Nélson

    ResponderExcluir
  13. Olá Evelyn,

    Vou partir dos 43 tá? Isso é medo querida, medo de perder, algumas pessoas reagem assim. Calma, primeiro que tal tomar 2 a 3 capsulas de alecrim ao dia, um floral para a noite: vervain e valnut - 30 gts ao deitar e veja, comece por limpar o passado, tirar as raizes, comece com arnica montana - ch 13 - a dose do equilíbrio, tome por um mês e sacuda o vidro por 50x a cada tomada.
    As vezes refletimos nos filhos aquilo que tanto queríamos quando criança.

    Pense e depois dê um retorno, estamos torcendo por você, mas, sem culpa tá?

    um abraço,

    a equipe.

    ResponderExcluir
  14. Olá Luz,

    Comece com um floral, olive e oak - pela tarde e a noite - 20 gts cada vez, depois tente o Phosphorus, mas lembre-se, deve ter mais coisas que lembrem ele, só fadiga não vale.

    Oleo de linhaça - 1 g após as refeições costuma agilizar bem o organismo.

    Os exames só apontam a doença, o antes a gente quase não nota, portanto verifique a hora da sua fadiga, se é a noite, após as refeições ou coisa parecida.

    um abraço e dê notícias.

    a equipe

    ResponderExcluir
  15. Oi Nelson,

    É o mal humorado da matéria médica não é? Leia http://homeopatiaparamulheres.blogspot.com.br/2010/11/bryonia-alba-o-mal-humorado-da-materia.html, mas tenho outa opção - Nux Vômica.

    Independente de qualquer coisa, tente alecrim na D1 - 40 gts ao dia, em 1 copo de água.

    Vale pensar que a TV pode dar lugar a um filme no cinema ou em algum outro lugar que você possa vê-los crescer e ue o hábito de ficar parado pode influencia-los de forma negativa quando crescerem.

    leia os dois e nos dê um retorno.

    um abraço,

    a equipe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A ÚNICA CONDUTA ACEITA PARA COMENTAR É A GENTILEZA.

Postagens mais visitadas deste blog

LYCOPODIUM CLAVATUM

GELSEMIUM - O REMÉDIO DAS GRANDES SENSIBILIDADES

IGNATIA AMARA - A CHAVE DO EQUILÍBRIO