Pular para o conteúdo principal

CÂNCER DE PRÓSTATA


O QUE PODE FAZER UM VERDINHO EM NOSSAS VIDAS.

Um estudo feito por cientistas britânicos mostrou que os brócolis têm atuação positiva na luta contra o câncer de próstata. O resultado da pesquisa é que o consumo regular do vegetal provoca modificações na atividade de certos genes associados ao desenvolvimento deste tipo de câncer.
Alguns estudos anteriores já sugeriam que uma dieta rica em vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, repolho e agrião, podem reduzir o risco de câncer. Porém, a atuação de determinados alimentos ainda não tinha sido descoberta.
Agora, segundo os pesquisadores do Instituo de Pesquisas sobre Alimentos de Norwich, foi dada a largada rumo à comprovação prática de que os brócolis alteram a produção de proteínas chamadas de fatores de crescimento. Tais fatores de crescimento estimulam a divisão ou o desenvolvimento celular, que contribuem para a evolução do câncer.
A conclusão é resultado de um ano de estudo. Homens considerados como participantes de grupos de risco foram divididos em duas equipes: uma comeu 400 gramas de brócolis por semana e outra, 400 gramas semanais de ervilha, além de sua dieta habitual. Depois de seis meses, amostras de tecidos foram retiradas de suas próstatas a fim de medir a atividade de diversos genes.
No grupo de homens que consumiu brócolis, as amostras mostraram alterações na produção de fatores de crescimento, como o TGF beta 1 e o EGF, assim como da insulina. O hormônio também é associado à evolução do câncer de próstata e relacionado a outros tumores.
Para que as vantagens dos brócolis sobre o câncer se preservem, a nutricionista funcional que faz parte da equipe de especialistas do Minha Vida, Daniela Jobst, aconselha que sua cocção não ultrapasse 30 minutos e que não haja um exagero de água na hora do cozimento. O vapor garante a presença dos nutrientes , ensina a técnica ideal. Evite ainda aquecer o alimento no microondas , fala mais sobre a preservação de sua qualidade nutricional.
A nutricionista funcional destaca ainda que outros alimentos somam benefícios na prevenção do câncer. Tomate, melancia e goiaba, ricos em licopeno, combatem os tumores na próstata. Já o alho e a cebola são apontados como contribuintes para a diminuição do risco de câncer gástrico, por conterem sulfetos alílicos. Enquanto frutas e vegetais, em geral, além dos grãos integrais, reduzem o risco de câncer de cólon, devido às boas quantidades de fibras que oferecem.

Hoje em dia, sabe-se que o câncer é uma patologia altamente oxidativa. Todos os alimentos citados possuem fitoquímicos com ação antioxidante, ou seja, previnem ou retardam oxidações.” , frisa. 

Sobre o consumo ideal para garantir a proteção, Daniela aconselha um cardápio balanceado, com a presença diária de tais alimentos.
Fonte: Portal Minha Vida: Saúde, Alimentação e Bem-Estar. Julho, 7, 2008.

Homeopatas dos Pés Descalços

Postagens mais visitadas deste blog

IGNATIA AMARA - A CHAVE DO EQUILÍBRIO

IGNATIA AMARA  E A SUA PERSONALIDADE HOMEOPÁTICA
O excesso de luz cega a vista.
O excesso de som ensurdece o ouvido.
Condimentos em demais estragam o gosto.
O ímpeto das paixões perturba o coração.
A cobiça do impossível destrói a ética.
Por isso, o sábio em sua alma
Determina a medida de cada coisa.
Todas as coisas visíveis lhe são apenas
Setas que apontam para o Invisível.

(Tao-Te King, Lao-Tsé) Lao Tsé não tinha conhecimento de homeopatia, mais permeou o mundo das observações de forma intensa e clara, ajudou a dar uma nova visão ao ser humano e até hoje seja no oriente quanto no ocidente, viaja nas mentes de muitos. Ao ler seu pequeno texto a uns bons anos atrás e já com alguma bagagem de filosofia homeopática, me deparei com este, acima citado. Para mim a tradução mais poética de uma personalidade Ignácia. Homeopatas dos Pés Descalços 

Citemos Allen - "As pessoas mentalmente e fisicamente esgotados por uma dor concentrada e prolongada" (Allen) ou ainda "A alteração das condições …

GELSEMIUM - O REMÉDIO DAS GRANDES SENSIBILIDADES

PERSONALIDADES HOMEOPÁTICAS MAT. CEDIDA POR ELISA MACIEL COSTA/ESP.EM HOM/ACUPUNTURA/FITOTERAPIA

Pessoas com grandes fraquezas, com intensa prostração física e mental, chegando ao embotamento cerebral. Medo de cair e de adoecer[*] Histeria e neuroses, comoções e maus efeitos do medo, o remédio das grandes sensibilidades. Sonolencia dos estudantes, as mulheres apresentam  rouquidão durante a menstruação. Sente-se incapaz de enfrentar a vida cotidiana, Incapacidade para assumir responsabilidades, nervosismo de "ator", medo de exames dos estudantes, de aceitar novas tarefas. Evita as aflições da vida. É muito utilizado nas febres agudas ou intermitentes em que há um desejo absoluto de repouso. Na sua grande maioria apresenta ausência de sede, sem calafrios ou suores, piorando à tarde. Seu uso facilita o parto em situações de rigidez do colo uterino e alivia as cólicas menstruais muito fortes.  Apresenta fisicamente uma enorme falta de tônus muscular, torpor, lassidão e tremores, Par…

LYCOPODIUM CLAVATUM

LYCOPODIUM – o medo do conflito
Lycopodium é sem sombra de dúvida, uma das matérias médicas mais extensas dentro da homeopatia e mais interressantes também. Esse indivíduo tem as fases da sua vida bem marcadas, pois apresenta um grande estado distinto entre a infância, a idade mediana e sua idade mais avançada.
Entretanto o Lycopodium se encontra envolto pela covardia, tanto social, moral e física, o que permite ao homeopata analisar de forma cuidadosa essa personalidade, tendo em vista sua enorme capacidade de ser extrovertido, amigável e corajoso, qualidades essas opostas da sua real condição.
Por medo do conflito, Lycopodium foge covardemente.
Seu maior amor será pelo poder e com certeza irá chorar quando for homenageado. A criança Lycopodium
Quando alguém vai a sua casa o seu filho refugia-se por trás dos cortinados ou recusa-se a cumprimentar as visitas? Num primeiro contato é envergonhado? Sempre que o repreende fica com as lágrimas ao canto dos olhos? Tem medo de fantasmas e de dormi…