Translate

PASSIFLORA - A FLOR DA PAIXÃO

PASSIFLORA INCARNATA 
OU 
MARACUJÁ – GUAÇU


Bom até aqui muita gente pode estar pensando...e daí, existem muitas matérias sobre essa árvore que dá um fruto que se chama maracujá e que pelo Brasil afora até cansa de se ver. Sim, é calmante, todo mundo sabe.
Entretanto essa que é considerada a fruta do amor, por causa da flor belíssima e cheia de significados, ela age conhecidamente como um antiespasmódico. 


O espasmo é a contração do tecido muscular liso, especialmente em órgãos tubulares. Dá a sensação de estarmos sendo retorcidos por dentro, a cólica nas mulheres se assemelha bem. Os espasmos dificilmente acontecem sem dor. O efeito produzido por um antiespasmódico é o de prevenir essa ocorrência no estômago, intestino ou na bexiga – isso em sua grande maioria.
Entretanto, o maracujá/fruto, é rico em vitaminas A, C e do complexo B, além de apresentar quantidades significativas de sódio, ferro,fósforo e cálcio.

EIS A BELEZA DA FLÔR DE MARACUJÁ.

Dito isso, vamos olhar melhor para a passiflora – na Homeopatia vegetal, seu uso se dá em tintura mãe ou em estratos fluido, também utilizados na DH1, assim sendo, dentro dessa área seus principais mecanismos de atuação vão em direção do nervosismo, da histeria e de suas complicações.

Na insônia nervosa – aquela que se anda de um lado para o outro. Não pense que isso resolverá todos os seus problemas, mas pode abrandar e bem. Usa-se na faixa de 30 a 40 gts, de 30 em 30’, até descansar e dormir.

Nas crises de asma, ela ajuda e muito, não possuindo nenhum fator que a desabone e sem interferir nas medicações em curso. Preste apenas atenção caso tenha alergia ao maracujá ou a frutos ácidos. Nesse caso pode-se tomar até 5 gts de 10 em 10’ até a crise acalmar.

Nas crises de tétano são usadas como remédio caseiro e ajudam muito para diminuir as convulsões. Nas infecções de bexiga seguidas de espasmos e dor, 2 gts sublingual de 5 em 51 na DH1 ajuda bastante.

Nas crises dos nervos das crianças agitadas, nas histerias, tanto o chá, o suco, as capsulas ou as tinturas tem colaborado e muito. Na febre por verminose e nas dismenorréias seu valor tem sido provado.

Além disso; no combate ao alcoolismo temos uma grande ajudante aqui. 30 gotas pela manhã. O fato é que esse suco refresca e acalma, dele são produzidas várias iguarias e seu uso é bem mais popular que qualquer outra coisa. Nas erisipelas, banhar o local com o chá da folha do maracujá costuma dar bons resultados.
Assim como o limão, ela ajuda no bem estar do estômago, melhorando a reação de acidez e produzindo bem estar. É uma fruta que refresca por dentro.

Entretanto tratar doenças ou estados como os daqui descritos apenas com passiflora não é o indicado. Colocá-lo com co-ajudante é o segredo. Essa medicação pertence a família das preventivas e diárias, as do dia a dia, que produzem saúde e cuidado ingeridas de forma mais diária. É claro que quanto menos medicação você for viciado, mais facilmente os benefícios de frutas serão encontrados, seu corpo encontra a resposta.
Homeopatas dos Pés Descalços