Amigos do Blog

Pesquisar este blog

Carregando...

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

CALCÁREA FOSFÓRICA - A personalidade de uma constituição.


CALCÁREA FOSFÓRICA
(Calcárea phosphorica)

CRISTAIS DE FOSFATO
A personalidade de uma constituição.



Vários estudiosos e autores deixam isso bem claro, é certo que CALCÁREA PHOSPHÓRICA é uma medicação constitucional por excelência. O Dr. Boericke costumava afirmar que para além de um grande remédio constitucional da infância, poderia se notar a sua precisão durante todas as fases da vida. Tanto na constituição óssea, na alimentação, na formação dos tecidos ou promovendo a multiplicação celular, quanto no raquitismo. Essa calcárea tem o seu diferencial, mas fará parte da vida de todos nós, ou melhor, ela tem de fazer parte.


A sua aplicação física é vastamente conhecida e vamos aqui elucidar alguns fatos, entretanto é na sua estrutura mental que conseguimos unir a mente/físico de forma inteira. 

Calcium phosphoricum
Indicado para as pessoas de constituição fraca, em geral magras, de cor amarelada; para os casos de crianças que apresentam dores características do crescimento, ossos fracos com tendência à fratura e com extremidades frias. Muito útil na dentição tardia e para o tratamento das fontanelas (moleiras) que demoram a fechar.

A sua falta de vitalidade é mental, emocional e física. Pudera, ser insatisfeito interiormente, significa sofrer quando vê sua vida, quando pensa em si mesmo. Sabe que algo está errado, mas mesmo assim não consegue dizer o que é. Por isso essa personalidade é chamada de tônico real – especialmente na pré adolescência, onde a debilidade e fraqueza infantil se acentuam muito, aí essa medicação é quase um milagre, a atividade geral do organismo e o sistema glandular, ganham vida mais ordenada, saindo a irritabilidade, incompreensão, falta de concentração e do marasmo, da apatia que costuma ocorrer. 

Daí seguimos a linha e chegamos a falta de interesse nas coisas, nas rotina – se não há concentração, o pensar cansa e debilita muito, trazendo irritabilidade. Nos afetos também, não há firmeza, há indiferença. Mais tarde a demência senil entrou para alargar essa lista.
 Tirando seu efeito em relação ao raquitismo – específico de comunidades extremamente carentes (Chifre da África hoje) - FOME, as pessoas muito magras de pele morena são as mais específicas dentro da constituição dessa matéria, mas existe o oposto, gordinhas e amarelas, dentes amarelos.
 
Raquitismo é uma doença decorrente da mineralização inadequada do osso em crescimento, ou seja, da placa epifisária. Está entre as doenças mais freqüentes da infância em muitos países em desenvolvimento. A causa predominante é a deficiência de vitamina D, seja por exposição insuficiente à luz solar ou baixa ingestão através da dieta; mas a deficiência de cálcio na dieta também pode gerar um quadro de raquitismo.


Em criança tudo começa lento, fontanelas que não se fecham ou se abrem logo depois, retardo na fala, dificuldade de crescimento, o atraso a aprender a andar, magreza, anemia, coloração amarelada, sem vida. Difícil de falar e difícil de andar. Ainda existe o oposto, que são as crianças gordinhas, mas moles, sem resistência alguma, seus ossos são moles e instáveis, com muitas caries, com vontade de comer comidas defumadas e salgadas e que logo após comer, vomitam o que comeram e continuam com fome, a pedir comida. Dentição lenta e retardada. Imaginem essa importância para as mães futuras – eis os sais, nele se encontra a Calcárea phosphorica e não é atoa.

No caso do reumatismo em tempo úmido (não é preciso estar frio), das vertigens, das tuberculoses pulmonares, fraturas (em idosos), fistulas, dores no anús seguidas de hemorróidas e diarréia explosiva e esverdeada – fiquemos atentos a deficiência dessa medicação nos idosos. No caso das incontinências noturnas e no freqüente desejo de urinar ocorre em qualquer idade.

Na puberdade e em especial nas mulheres, muito se pode dizer: além de mais tarde estar presença na gestação de nossos futuros filhos, quando estamos menstruando a dor de cabeça se localiza exatamente no alto e no meio da cabeça. É comum acharmos que o osso está mole. Temos assaduras no meio das pernas, pelo calor intenso, temos diarréias quentes e fezes quentes também, antes do período começar. Se uma má notícias nos é dada de repente, isso cai como uma bomba. Suspirentas no período menstrual, não raciocina direito, quer ficar quieta, não quer ninguém perto, só quer viajar.

As crianças, os adolescentes, adultos e idosos gemem, murmura, falam a noite, se queixam e sempre pensamos em Chamomilla, pois observe também essa Calcárea.

Quando se quer viajar, caminhar, passear, sair, sempre quer ir a algum lugar. Então decide: “Quero ficar em casa”. Quando  estiver em casa, quer sair, indo de um lado para outro. Inquietação e insatisfação – deseja muito viajar (Tub).

O fato dessa personalidade ser compassiva demais e colocar sobre si a ansiedade pelos outros acaba por se mostrar mais claramente da puberdade em diante e é um forte sinal. A fraqueza, as desordem glandulares, hipertrofia das amídalas, as vegetações escrofulosas e as adenóides assim como o aparecimento de espinhas gigantes acompanham as duas identificações de criança dentro da adolescência. Magros e doentes de encurvar ou cheinhos e fracos/moles. A solidão nessa fase da vida é mais notada e a desculpa que damos pra ela também, entretanto crianças que ficam muito sozinhas com acentuado desprezo por companhias seguida de fragilidade é um ponto a se considerar. Na idade avançada o fosfato de cálcio é um alimento sem contestação, permanece firma na ajuda a convalescência de deficiências graves, no diabetes, na tuberculose e mesmo na pneumonia, afora na reconstituição mais rápida de ossos fraturados, um verdadeiro drama na velhice.

A mágoa dessa personalidade está relacionada a sobrecargas, ao estresse. Esse é um importante ponto que abre seus transtornos e pequenas deficiências. Essa é a porta de entrada.

O medo da Calcárea phosphorica? Tempestades.

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR

A ingestão de amaranto (excelente fonte de cálcio biodisponível) que pode ser consumido com frutas e iogurte, ou como ingrediente de pães, bolos, sopas entre outros também ajuda a deixar os ossos mais fortes. O amaranto quase não tem sabor e é uma excelente opção para os celíacos, pois não contém glúten.

Considerada uma doença incurável e silenciosa, o raquitismo, uma doença metabólica que atinge ossos quando eles estão em crescimento e causada pela diminuição da deposição de cálcio, compromete a qualidade de vida dos pacientes e causa cerca de 200 mil mortes por ano no Brasil hoje é considerada um problema de saúde pública pela incidência cada vez maior. Ele não tem sintomas, afeta principalmente as mulheres a partir da menopausa e pode ser adquirido ou hereditário.

A Calcárea phosphórica ou Fosfato de cálcio está presente na vida de todos  nós, a personalidade acompanha apenas alguns.

Homeopatas dos Pés Descalços.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquise por matéria específica