Pular para o conteúdo principal

CALCÁREA HIPOFOSFOROSA - E A INCAPACIDADE DE MOVER-SE


CALCÁREA HIPOFOSFOROSA


(Hipofosfito de cálcio - O hidróxido de cálcio, cuja fórmula química é Ca (HO)2, também conhecido como cal apagada; consiste num sólido branco que se dissolve muito pouco na água. Cristaliza no sistema hexagonal e possui uma densidade relativa de 2,24. É produzido pela adição de água a óxido de cálcio, um processo que desenvolve gradualmente muito calor e é conhecido como caldeamento. O hidróxido de cálcio é usado como base barata para neutralizar a acidez de certos tipos de solo e na produção de argamassa, leite de cal, cloreto de cal e vidro.)

Depressão espiritual, assim vem essa personalidade da família das Calcáreas. Baseados nas escritas de Lathoud, Boericke e Kent, utilizados por Brickmann e mais uma vez compilados pelo Dr. Nilo Cairo, essa afirmação dos dispositivos mentais da Calcárea Hipofosforosa sempre nos chamou a atenção. Tendo sua parte mental ligada de forma bastante precisa na prostração nervosa e na perda da força nervosa. O que leva a essa tão clara junção do nervoso que debilita e esgota, consome e retira a mobilidade e o vigor. Suga a resposta nervosa diante da vida até o ponto da parada profunda da depressão.

Caso olhemos pelo traço definido como DEPRESSÃO ESPIRITUAL, nos colocamos no ponto onde os fatos ligados ao sentimento, ao sofrimento – visto ser uma Calcarea – passam para além dos já conhecidos e alcançam um ponto mais profundo. Tudo é muito profundo e já adiantado, até nas crianças escrofulosas, emaciadas e de pele pálida se pode ver o tamanho do abismo em que se encontram, até nelas é clara a prostração e a falta de vigor. Quase não fala, sua voz é pesada e monótona, não tem força para falar.

Absoluta falta de vontade de se mover e nenhuma condição para tal.

Muito foi usado no trato da tuberculose pulmonar já avançada onde o frio das extremidades abre um contraste enorme com a febre e os suores no resto do corpo. Tuberculose significa tristeza continua, é um sentimento que acompanha essa doença, sempre foi. Nostalgia e tristeza profunda. 


Assim se segue nos Tuberculinos com suas psoas abertas, sendo este um excelente remédio. O mal do sentimento profundo com todo o sentimento das Calcáreas.

Quando pensamos na perda total, completa do poder muscular do indivíduo sem ação direta de nenhuma doença própria que iniba os músculos no sentido de matar a sua função, pensamos no tamanho da referencia acima citada e sabemos que pode acontecer e o qual profundo um sentimento chega a ser para alcançar esse fim.

No caso da Meningite tuberculosa, usa aplicação se deve logo no início da descoberta, e nos casos onde desconfia da chamada tuberculose vertebral – Mal de Pott – encontramos uma administração dessa medicação logo que se verifique a propensão.

Outro termo que se destaca é Congestão Cerebral – existe um embotamento claro dos pensamentos e dos sentimentos sem definição de quem é o que, só que é grande. Não há como comandar as funções do corpo, não há força de vontade. Não há pedido de socorro. Muito confundida com outras Calcareas e muito parecida com as definições de Tuberculino, aqui se deve prestar atenção dobrada. Ao que me parece ser as duas estruturas nos seus pontos principais só que extremo de cada uma.

 Homeopatas dos pés Descalços

Postagens mais visitadas deste blog

IGNATIA AMARA - A CHAVE DO EQUILÍBRIO

IGNATIA AMARA  E A SUA PERSONALIDADE HOMEOPÁTICA
O excesso de luz cega a vista.
O excesso de som ensurdece o ouvido.
Condimentos em demais estragam o gosto.
O ímpeto das paixões perturba o coração.
A cobiça do impossível destrói a ética.
Por isso, o sábio em sua alma
Determina a medida de cada coisa.
Todas as coisas visíveis lhe são apenas
Setas que apontam para o Invisível.

(Tao-Te King, Lao-Tsé) Lao Tsé não tinha conhecimento de homeopatia, mais permeou o mundo das observações de forma intensa e clara, ajudou a dar uma nova visão ao ser humano e até hoje seja no oriente quanto no ocidente, viaja nas mentes de muitos. Ao ler seu pequeno texto a uns bons anos atrás e já com alguma bagagem de filosofia homeopática, me deparei com este, acima citado. Para mim a tradução mais poética de uma personalidade Ignácia. Homeopatas dos Pés Descalços 

Citemos Allen - "As pessoas mentalmente e fisicamente esgotados por uma dor concentrada e prolongada" (Allen) ou ainda "A alteração das condições …

GELSEMIUM - O REMÉDIO DAS GRANDES SENSIBILIDADES

PERSONALIDADES HOMEOPÁTICAS MAT. CEDIDA POR ELISA MACIEL COSTA/ESP.EM HOM/ACUPUNTURA/FITOTERAPIA

Pessoas com grandes fraquezas, com intensa prostração física e mental, chegando ao embotamento cerebral. Medo de cair e de adoecer[*] Histeria e neuroses, comoções e maus efeitos do medo, o remédio das grandes sensibilidades. Sonolencia dos estudantes, as mulheres apresentam  rouquidão durante a menstruação. Sente-se incapaz de enfrentar a vida cotidiana, Incapacidade para assumir responsabilidades, nervosismo de "ator", medo de exames dos estudantes, de aceitar novas tarefas. Evita as aflições da vida. É muito utilizado nas febres agudas ou intermitentes em que há um desejo absoluto de repouso. Na sua grande maioria apresenta ausência de sede, sem calafrios ou suores, piorando à tarde. Seu uso facilita o parto em situações de rigidez do colo uterino e alivia as cólicas menstruais muito fortes.  Apresenta fisicamente uma enorme falta de tônus muscular, torpor, lassidão e tremores, Par…

LYCOPODIUM CLAVATUM

LYCOPODIUM – o medo do conflito
Lycopodium é sem sombra de dúvida, uma das matérias médicas mais extensas dentro da homeopatia e mais interressantes também. Esse indivíduo tem as fases da sua vida bem marcadas, pois apresenta um grande estado distinto entre a infância, a idade mediana e sua idade mais avançada.
Entretanto o Lycopodium se encontra envolto pela covardia, tanto social, moral e física, o que permite ao homeopata analisar de forma cuidadosa essa personalidade, tendo em vista sua enorme capacidade de ser extrovertido, amigável e corajoso, qualidades essas opostas da sua real condição.
Por medo do conflito, Lycopodium foge covardemente.
Seu maior amor será pelo poder e com certeza irá chorar quando for homenageado. A criança Lycopodium
Quando alguém vai a sua casa o seu filho refugia-se por trás dos cortinados ou recusa-se a cumprimentar as visitas? Num primeiro contato é envergonhado? Sempre que o repreende fica com as lágrimas ao canto dos olhos? Tem medo de fantasmas e de dormi…