Amigos do Blog

Pesquisar este blog

Carregando...

segunda-feira, 27 de junho de 2011

PARACELSO E ALGUMAS PLANTAS MÁGICAS

PARACELSO
"Paracelso, sem dúvida alguma, era um grande biólogo e um médico
total, que entendeu muito do esoterismo. Era esotérico porque falou muito sobre o
interior do homem e também sobre a influência
  das estrelas sobre os seres humanos."

(Bernd A. Mertz – Escritor e Astrólogo)

Seu pseudônimo significa "superior a Celso (médico romano)". Entre todas as figuras erráticas do renascimento, a de Paracelso está pontada pela agitação da sua vida e pela a incoerência das suas opiniões e doutrinas. No estudo da sua biografia, facto tem sido gradualmente separado da fantasia, mas nenhum acordo foi alcançado no que respeita bem quanto à natureza e sentido de seu ensino. Ele é considerado por muitos como um reformador do medicamento. Outros elogiam suas realizações em Química e como fundador da Bioquímica. Ele aparece entre cientistas e reformadores como Andreas Vesalius, Nicolau Copérnico e Georgius Agricola, e, portanto, é visto como um moderno. Por outro lado, sempre possuiu uma aura de místico e até mesmo obscura reputação de mágico.

Durante séculos o seu trabalho tem sido criticado como não-científico, fantástico e na fronteira com a demência sendo que muitas de suas obras são puramente religiosas, sociais e éticas de caráter.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paracelso.

Na aldeia de Einsiedeln, Suíça, em 17 de dezembro de 1493 (ou em 10 de novembro do mesmo ano; há uma divergência histórica neste ponto), nasceu Phillipus Aureolus Theoperastus Bombastus von Hohenheim. Filho de Wilhelm Bombast, médico e alquimista; e neto de Georg Bombast von Hohenheim, Grão Mestre da Ordem dos Cavaleiros de São João. 

Além disso, o médico suíço reconheceu que a fé fortalece a imaginação. Isso inclui as curas milagrosas atribuídas a ele e que não foram apenas resultado dos medicamentos, mas serviram para influenciar conscientemente a ação da imaginação do próprio paciente, de modo que agisse diretamente no desejo de ser curado. Atualmente, há na medicina, o chamado placebo, uma substância sem qualquer efeito farmacológico, prescrita para levar o doente a experimentar alívio dos sintomas pelo simples fato de acreditar nas propriedades terapêuticas do produto. De certa forma, pode-se entender que Paracelso já fazia uso deste recurso há mais de 500 anos. Outro fator interessante de seu raciocínio, é que ele também associava as características exteriores de uma planta a sua função medicinal. Por exemplo, folhas em forma de coração foram recomendadas para doenças cardíacas. http://www.sca.org.br/biografias/Paracelso.pdf


"Aquele que pode curar doenças é médico. Nem os imperadores, nem os papas, nem os colegas, nem as escolas superiores podem criar médicos. Podem outorgar privilégios e fazer com que uma pessoa, que não é médico, aparentemente o seja; podem conceder-lhe licença para matar, mas não podem dar-lhe o poder de curar; não podem fazer dessa pessoa um médico verdadeiro, se já não foi ordenada por Deus.” Paracelso/ Franz Hartmann: Ciência Oculta da Medicina.
Biografia in As plantas Mágicas – Botânica Oculta. Ed. Hemus. Tradução de Attílio Cancian





Separamos 12 plantas mágicas no total, algumas usadas hoje sob a forma de floral na França, Estados Unidos e Inglaterra. Ele acreditava na plantas e muitos anos depois o mundo comprova algumas dessas descobertas. Louco ou Santo? O seu arcevo foi estudado por muitos e ainda é motivo de pesquisa.

 BLEEDING HEART (CORAÇÃO DE MARIA) 




Conhecido como bálsamo do coração ferido. Perdas e rompimentos; combate o amor possessivo, para a criança que pede a presença constante da mãe ou do pai. É o floral do desapego, muitos o conhecem assim. 



Muito utilizado para crianças de maternal que têm dificuldade de se adaptar à escola, não querendo deixar a mãe ir embora. Sempre carregam o medo da perda.






Também para aqueles que têm seus pais separados e não se conformam com isso. Para aqueles que se apegam muito aos professores e para os professores que se apegam muito aos seus alunos. Não há manipulação, há apenas a vontade, o desejo forte e sofrido de permanecer junto, sem se separar, sem perder.
CHAMOMILE (CAMOMILA - ANTHEMIS COTULA)

 

(CAMOMILA - ANTHEMIS COTULA)


Estabiliza as emoções, usado para a insônia, hiperatividade, ansiedade, nervosismo, histeria, mania-depressiva, raiva, relaxamento, stress, tensão. 


 
Põe um prumo nas coisas. Deixa seus sentimentos em pé. Costuma dar uma mãozinha quando se precisa aparecer em público ou mesmo a uma entrevista de emprego novo.

IRIS
  (IRIS DOUGLASIANA)  
Para inspiração artística e criativa e fazer fluir a criatividade. Faz vencer as frustrações e os desalinhos. Pode ser utilizada para aquelas pessoas que não conseguem falar, mas dão conta de transmitir suas emoções através dos desenhos.
Seu interior se assemelha a Iris humana. 

 MADIA (MADIA ELEGANS)
Para quem precisa de atenção e concentração. Ajuda na focalização do que interessa, na clareza e percepção dos detalhes. 



Ajuda no percurso do começo ao fim de um projeto ou tarefa. Também pode ser usado quando a rotina nos tira a atenção devida.


 O seu contraste vivo e a sua simplicidade são fortes aliados. A observação cuidadosa da natureza sempre fez parte da vida dos grandes nomes da medicina. Compreendidos ou não.
Algumas essências florais Francesas, também pesquisadas e usadas anteriormente por Paracelso e usadas como Plantas Mágicas.

IRIS GERMANIA - IRIS SIBIRICA - IRIS VERSICOLOR)

IRIS - SEMELHANTE À IRIS DO SISTEMA CALIFORNIANO. 

Aqui temos a ativação da criatividade e da inspiração. Ajuda-nos a transpor nossos bloqueios e limites criativos. Sua ação é usada particularmente no meio artístico, onde se dirige às pessoas que vivem em meio a frustrações e muito sentimento
É uma essência maravilhosa e adequada ao mundo infantil. Ajuda a harmonizar o mundo criativo.



CITRONNIER (LEMON CITRUS LIMONUM) EQUIVALENTE AO LEMON CALIFORNIANO.  

Essa é uma essência que clareia a mente e coordena os pensamentos. Estimula o intelecto e favorece o raciocínio analítico. 



Fisicamente falando, relaxa o corpo e elimina as tensões.
Por vezes associamos o lemon com citronnier, são flores com a mesma finalidade, possuem diversos aspectos que se complementam no que diz respeito à ação mais ampla. Tensões físicas, obstruções físicas e mentes mais claras ao pensar. Alivia o corpo e a mente. Agiliza.

ARTIE (STINGING NETTLE)
  URTICA DIOICA – VERDE
 Essa essência tem como propriedade apaziguar e atenuar as rivalidades infantis (ciúmes entre irmãos), bem como as tensões existentes entre os diferentes membros de uma família, já adultos com atitudes infantis. Reuniões familiares conflitantes. Para alunos ciumentos que desejam o professor somente para si. Dentro de si as duas estruturas: o alívio e o veneno, sempre em aglomerados.

 PAQUERETTE (BELLIS PRERNNIS) BRANCA, ROSA E AMARELA.

Ajuda a compilação das informações provenientes de múltiplas fontes. Para quem tem dificuldade de suas idéias e informações de maneira global e unitária. Equilibra os hemisférios esquerdo e direito do cérebro, favorecendo a expressão da intuição.  



Indicado para pessoas que coletam informações múltiplas e variadas e encontram dificuldade para juntá-las de forma completa e coerente. 
Muito recomendada para aqueles que precisam concluir um projeto ou organizar uma atividade. Estudantes, professores, escritores, pesquisadores e todos aqueles que realizam um trabalho intelectual que exige organização no nível mental se encaixam na essência floral PAQUERETTE.

Alguns Florais de Bach, plantas já vistas por Paracelso que ganharam total harmonia na sua utilização.

 
MUSTARD 
Indicado para os que sentem Tristeza profunda e sem explicação. Grande desânimo. Depressão, melancolia que surge de repente e se vai do mesmo modo. Não um motivo, existe apenas o efeito. Procurar o motivo é com procurar um grão de mostarda no deserto.

LARCH 
Sente-se inferior aos outros. Não se arrisca nem se esforça porque já tem certeza do seu fracasso.  È um Floral muito útil antes de exame. Melhora a auto-confiança. Amplia a capacidade.



HONEYSUCKLE


Para quem vive no passado. Arrependimento. Nostalgia, grande saudade. De grande ajuda para pessoas solitárias ou que amarguram decisões do passado. 




GORSE 
Desesperança, desespero, depressão. Falta de fé, pessimismo. Freqüentemente apresentam olheiras. Não crê na vida, dele e dos outros.


 Seja como for, a verdade é que as plantas fazem parte da nossa vida e que muitas medicações ainda serão descobertas atravês delas. Ao longo dos anos observamos que o estudo das plantas medicinais passou pela era descrédito e volta hoje a ocupar um lugar de destaque, inclusive nas classes mais ricas. Muitos países estão dando atenção redobrada a essas preciosidades. O que nos resta é cobrarmos seriedade na fabrição de essências, chás e fórmulas magistrais. Todos temos direito a uma saúde mais limpa e isso passa pelos nossos jardins, direto para nossa casa.

Homeopatas dos Pés Descalços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquise por matéria específica