Enfrente a menopausa sem medo de ser feliz


 
Adelaide Labille-Guiard 

Menopausa. Entramos na meia idade. Existem depoimentos de tudo quanto é jeito, de quem sofreu horrores, de quem conseguiu passar numa boa, de mulheres que vieram a descobrir desagradáveis companhias através da reposição hormonal e de tantas outras que se beneficiaram com um tratamento sério e bem dirigido. Não deixe essa responsabilidade do erro e do acerto para a (o) sua (seu) ginecologista (o). Assuma a sua parte, leia, pesquise e se informe. Preste atenção nos seus sintomas, relate de forma correta e escute, veja seu corpo de perto. Ninguém melhor do que você para precisar o que mudou e como está. Muitos ainda vêem a menopausa e/ou o período menstrual da mulher como um tempo negro, cheio de achaques e firulas, frescuras e perda da identidade feminina.  Existem muitos sintomas desagradáveis sim, entretanto é uma nova fase da vida e se você não quiser apenas ficar mudando de reclamação, aprenda a ver o lado bom das coisas e de como você pode mudar o rumo da sua vida.

“É o período da vida reprodutiva feminina quando não há mais menstruação. Comumente ocorre entre os 45 e 55 anos, embora possa aparecer antes ou depois. Salvo em casos de doença, costuma ser rara antes dos 40 anos. Com base nos relatos médicos antigos, a menopausa antes ocorria em idades mais avançadas, sendo que muitos autores consideravam anormal a suspensão definitiva das regras antes dos 65 anos. No passado as mulheres continuavam férteis e eram capazes de gerar filhos normais até idades avançadas. Hoje, com a alimentação desequilibrada, com a poluição ambiental, os remédios alopáticos, os hormônios, os anticoncepcionais, a tensão, o estresse, o organismo feminino também se degenera precocemente e a função reprodutora, bem como os distúrbios do climatério ocorrem mais cedo. Na verdade, no envelhecimento natural normal não existem propriamente sintomas característicos da menopausa (ondas de calor, sudorese, irritabilidade, ressecamento acentuado da mucosa vaginal, pele precocemente desidratada, etc.), que só aparecem em função da vida e dos hábitos anti-naturais da mulher moderna. A medicina holística entende que muitos processos de envelhecimento precoce de funções orgânicas são realmente irreversíveis, mas a adoção de uma dieta mais natural e dos demais tratamentos, combinados com hábitos gerais mais saudáveis, melhoram muito o quadro clínico do climatério, reduzindo e às vezes, fazendo desaparecer os sintomas, sem oferecer riscos.”
Dr. Marcio Bontempo (Médico, Naturopata)
 

Em nossa opinião, muitas coisas mudaram e precisamos fazer o caminho do meio. Voltar uns 20, 30, 40 anos ou mais, seria totalmente fora de propósito. O grande problema é aprender a dividir responsabilidades e assumir erros e acertos nessa fase da vida. Se juntarmos o período em que Jung chama de SELF, juntamos consciência e corpo, isso ajuda muito. 

A medicina holística é sem dúvida alguma o caminho mais acertado, entretanto nós, seres humanos ainda não estamos sintonizados verdadeiramente. 
 

http://amulhernaarte.blogspot.com
SOFONISBA



Não podemos deixar de aprender com as mulheres que vieram antes de nós, elas são a ponte e o equilíbrio. De onde viemos e para onde estamos indo.


Nossa intenção é ajudar e como tal damos algumas dicas. Alguns dos sintomas mais comuns são a angústia, a tristeza, depressão, insônia e falta de ar, vertigens e tonturas, dores de cabeça, inchaço, calorões, distensão abdominal, urina solta ou dificuldade de urinar, mal humor, choro fácil, segura vaginal e falta de libido. 



Se puder, procure uma nutricionista, a alimentação sempre era sua aliada, entretanto como ajuda de suplementação alimentar, observe a LECITINA DE SOJA E O LEVEDO DE CERVEJA. Sucos de MAÇA (acalma e nutre), PERA (calmante) OU MELÃO (útero e ovário) são indicados, assim como essas frutas quentes e assadas.







 
Na Homeopatia, apesar de Lachesis ser o remédio mundialmente indicado no caso da menopausa, vale observar a sua personalidade homeopática. Algumas indicações como: Cholesterinum, Ásia Foética, Abies Nigra, Nux Vômica (labirintite), Cantharis, Séphia, Veratrum Vir., Sanguinária e Anil Nitroso ( calor e tontura), Progesterona Natural (Nosódio), Actaea Rac., Matracaria Chamonila, Pulsatilla, Ignátia, Natrum Muriático (ansiolítico). Dentre outros e várias possibilidades de ajuda.




AMORA (Morus Nigra) – Alivia os sintomas da menopausa. Principalmente os circulatórios.

ALECRIM (Rosmarinus Officinalis) – Tonifica o útero e aumenta a fecundidade. Alivia a depressão a tristeza. Muito útil nos casos taquicardia.

BELDROEGA (Portulaca oleracea) – Ajuda a equilibrar todas as glândulas.

CAMOMILA (Matricaria chamomilla) – Normaliza a periodicidade da menstruação. Alivia dores e cólicas menstruais, acalma a tensão causada pela menopausa, ajuda na insônia e na menstruação excessiva. Pode ser usada como forma de compressa quente.

FRAMBOEZA (Rubus idaeus) – Tonifica os músculos uterinos, indicada para ausência de menstruação ou nos primeiros messes logo após o seu desaparecimento. O chá frio faz muito bem.

FÁFIA (Pfáfia paniculata) – Possui silosterol e estigmasterol, hormônios vegetais que favorecem a produção do estrogênio (hormônio feminino), acaba por ativar a memória, combate o estresse, estimula a oxigenação celular e a circulação.

MARACUJÁ (Passiflora alata) – Ajuda nas perturbações nervosas causadas pela menopausa, na irritabilidade, insônia, ansiedade, histeria, dores e ajuda a normalizar a pressão arterial quando há muita retenção de líquido nesse período.

MENTRASTO (Ageratum conyzoide) – Alivia os sintomas causados pela menopausa e cólicas menstruais. Talvez uns dos mais antigos.

MILFOLHAS (Achillea Millefolium) – Alivia os sintomas causados pela menopausa, controla cólicas e dores menstruais, lombares e de cabeça.

SALVIA (Salvia Officinalis) – Tem substâncias estrogênicas. Indicada para os distúrbios entre o climatério da menopausa e a sua passagem da menstruação. Cólicas menstruais e pouco fluxo menstrual.

VALERIANA (Valeria Officinalis) – Para os distúrbios da menopausa como a angústia, as ondas de calor, tristeza, palpitações, nervosismo, enxaqueca, insônia. 

 
 

 
Todas essas felíssimas telas foram retiradas do blog acima citado.
Mulheres como nós.

HOMEOPATAS DOS PÉS DESCALÇOS
 

Comentários

  1. Adorei!!!
    Estou com certeza muito mais esclarecida sobre a menopausa... tenho 48 anos e já começo a sentir os primeiros sintomas.
    Sou homeopata e faço uso tambem de fitoterapico.
    Mas tudo... tudo mesmo foi muito esclarecedor.
    Obrigada.
    Ione/Araxa -MG

    ResponderExcluir
  2. De mulher pra mulher, seja bem vinda Ione.
    Ficamos felizes em poder ajudar, sinta-se a vontade, esse retorno é sempre bom.

    com carinho,

    um braço,

    A Equipe

    ResponderExcluir
  3. Estou apaixonada por esse blog. Sou jornalista e fotografa técnico pericial da Criminalistica da SSP de SP e tenho 51 anos. Me identifiquei demais com essa necessidade de ser equilibrada enfim. Estou numa ótima fase, maturidade enfim menopausa. Uma delícia. Antes só que com má companhia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Angêla,

      obrigada pelo carinho e pelo retorno.
      Fique a vontade, a casa é nossa.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  4. olá , gostei muito da matéria, estou com 52 anos e passando por essa fase, o meu problema há uma semana são as cólicas abdominais, veio menstruação para mim, depois de 3 meses sem, em 25/12/12 e depois não veio mais, há uma semana estou com muitas cólicas abdominais. Sempre tive muitas cólicas, fui ao médico e ele mandou eu ir tomando diclofenaco e buscopan. Falei com uma famrmacêutica homeopata e ela me indicou o colocynthis, estou tomando essa paraflenália de remédios e a menstruação não desce e as cólicas voltam quando acabam os efeitos dos remédios. Tem algum chá ou remédio para me indicar para descer e acabar com as cólicas? obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,

      Bom, continue com os exames e com tudo que já está fazendo, mas veja se sua barriga está aquecida e cuidado com coisas muito geladas.

      Os chás:

      chá de rosa branca - 1 xícara por dia/3 pétalas amassadas e água quente, espere 3 minutos, coe e tome.

      Óleo de prímula - comece a tomar 3 dias antes da data provável - 1 cpl 3x ao dia e pare de tomar 3 dias depois de cederem as cólicas.

      Sua homeopatia está certa em termos físicos, precisa ver melhor a alimentação e alterações emocionais, aí podemos tentar achar alguma homeopatia mais específica.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  5. Olá,será que podem me ajudar?
    Sofro com cólica todo mês, digamos que puxei minha mãe,pois, ela sofria assim também e foi ficando grave até que um dia ela teve que tirar o útero dela.
    Minha mãe me levou ao ginecologista, passou só buscopan, fiz ultrasom aonde diz que tenho útero AVF e ovarios normais, porém, o direito apresenta pequenos folículos. Minha menstruação é abundante e vermelho escuro. Fico muito triste, choro por causa da dor,me dá vontade de vomitar e até dor de barriga.
    Fico muito pálida neste período, fraca, desanimada e já antes de iniciar o período menstrual, fico brava, irritada, sem paciência mesmo.
    Sou muito extrovertida, converso muito mais com os amigos do que com os meus pais, não suporto muito meu irmão é um chato nerd que se acha, vive pegando no meu pé, mas no fundo eu o amo sabe. Passo mal em dias muito quente, nem durmo direito, dá dor de cabeça também. Amo doces, chocolate hummmm...posso nem pensar, a boca enche de água!Sou pouco organizada e esqueço facilmente das coisas que me pedem para fazer, mas não o que me prende a atenção.
    Odeio injustiça, sou crítica mas não gosto que me critiquem.
    Não gosto de roupas abafantes, que me apertam demais ou me sufoquem, prefiro as leves. Não gosto de me sentir presa em lugar nenhum e de forma alguma.
    Sou criativa, adoro desenhar animes e etc, adoro a língua japonesa, talvez serei interprete, além de ser empresária,mãe se eu casar, ainda não sei bem, só tenho 14 anos.
    Bom, quero acabar com as cólicas, não sei o meu tipo homeopático direito então peço ajuda para identificar,pode ser florais também. Minha mãe está me acompanhando aqui,enquanto digito, ela disse que se for indicado o óleo de prímula para o meu caso,qual seria a dosagem para minha idade?menstruei aos 12 anos. Muito obrigada, aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      nossa sugestão:

      No período menstrual, mantenha os pés com meia (quentes) e a barriga também - as japonesas fazem isso.
      Ignatia Amara é uma boa leitura, apis Mel também mas não se esqueça que você só tem 14 anos, então há algumas coisas que ainda não aconteceram na sua vida. Gelsemium também é uma boa leitura.

      Óleo de prímula - pode ser do laboratório Catarinense, na dose certa - comece a tomar uns 3 dias antes dela chegar e tome 3 capsulas ao dia, ajuda bem na impaciência e irritação.

      Um bom chá - 4 pétalas de rosa de santa terezinha, amasse-as no fundo da xícara e coloqe água quente, tampe, espere 10 minutos, coe e tome. Apenas 1 xícara por dia.

      Acrescente barras de cereal e comida cozida quando menstruar, acalma por dentro - tipo purê de batata e nada de gelados, junto com o calor do sangue, piora um pouco.
      Mantenha o acompanhamento dos exames

      quando estiver triste, pense em coisas que gosta de fazer. Uma boa dica é esquentar a barriga com óleo de amendoas ou de arnica(sem canfora). Quanto mais líquido fizer, melhor.
      Cuide também para que no período que não estiver menstruada, consiga se alimentar bem. Mais carne branca, saladas verdes e frutas, do tipo maça e pera - em suco.
      Se quiser fazer assada é uma boa dica.
      Leite não é bom, pode dar aumento de muco, piora a cólica.

      leia com sua mãe e diga o que achou.

      um abraço,

      pequena grande futura empresária, intérprete, mãe e mulher

      um beijo carinhoso das mulheres do lado de cá, que já tiveram cólicas e já tiveram 14 anos também.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  6. Parabéns por este espaço!Venho aqui em busca de informação e especialmente obter ajuda, pois ando numa montanha russa.Já fiz uso do Phosphurus CH30 por 6 meses sem resultado, NUX VÔMICA CH30 para rinite mas me dava dor de cabeça e gases demais no estômago,suspendi.Fui em outro homeopata, que ignorou o fato de eu já ter usado a NUX antes,tornou a me prescrever e acrescentou LACHESIS CH12 por estar entrando na menopausa aos 41 anos de idade e queixar de mãos quentes demais,costas e barriga o tempo todo quentes,no calor é pior,no frio diminui um pouco.Atualmente,a tireóide está descompensada(TSH 5,89 e T4 Livre 0,66, anti-tpo alto sugestivo de Hashimoto,cisto coloide pequeno no lobo direito da tireóide)engordei 20 KG de repente acredito que por conta das alterações hormonais femininas também.Adquiri colesterol e triglicérides altos (tem histórico familiar pai/mãe e avós),esteatose hepática,ascite,excesso de gases mesmo cortando lactose(intolerância),sofro de hirsutismo,queda excessiva de cabelo,acne nas costas e braços,sintomas de predominância estrogênica,estou procurando um médico que trabalhe com reposição hormonal bioidêntica, que não seja caro,ou atenda pela Unimed BH.
    Quero fazer um tratamento correto com homeopatia e florais,antes mesmo de entrar com bioidênticos,já tomo LIPANON 250mg p/reduzir triglicérides e o colesterol,haja vista que as estatinas não aguentei tomar,tive intolerância, assim como tentei todos os que existem para a tireóide e não deram certo, tive sintomas fortes de hipertireoidismo,nem a menor dose foi possível. Minha imunidade está baixa,tomo depura(vitamina D)para corrigir a carência, mas continuo adoecendo constantemente, além de ter aparecido cistos benignos no ovário, mama e na tireóide, nenhum deles precisa de intervenção, só acompanhamento.Não gosto de estar gorda(80kg),com baixa estima a ponto de não querer sair de casa,vou ao Pilates porque meu marido me leva,tenho vergonha do tamanho da minha barriga,comecei a achar que meu marido não ligava mais para mim,mesmo ele me ajudando a ver que não tem nada disso acontecendo,sou muito insegura e desconfiada de tudo, não confio piamente nas pessoas,tento ser precavida.Sou tida como chata aqui em casa porque pego no pé,mas,todo mundo sabe a mãezona que sou e relevam.Sempre me procuram para conversar ou para ouvi-los.Sou uma pessoa reservada,não gosto de me expor(aqui estou abrindo uma exceção),já me decepcionei muito na vida.Gosto de orientar as pessoas, mas não fico firme no caminho que escolhi p/mim. Tenho andado desanimada,às vezes saio da dieta(como o que não devo,daí fico deprimida e arrependida).Tem dia que estou extrovertida,outro introvertida, no outro brava por nada.Sou detalhista.Meus gostos:salgados,carnes,frutas, massas e pães integrais.Não aprecio doces, às vezes um pedaço de chocolate amargo. Me sinto melhor em roupas leves e largas. Gosto de estilo esportivo e vestido que esconda minha silhueta, gosto de sandália(sou alta 1,69cm). Cor favorita:lilás claro. Flor:rosas. Perfume:marcante. Prefiro: noite ao dia;frio do que calor(passo mal);sal ao doce;deitar do lado esquerdo do corpo. Formação:técnico em eletrotécnica. Me orgulho: de ser mãe, honesta e verdadeira. Me arrependo:de casar cedo, de não ter feito faculdade quando era mais nova. Objetivo atual: obter equilíbrio físico-mental,saúde, cirurgia estética. Futuro:me realizar fazendo algo que seja útil a mim e às pessoas. Uma outra queixa:Tenho acordado sobressaltada como se estivesse me asfixiando, com suor no colo e pescoço, sentindo abafada, quente até os pés, demoro voltar a dormir e o resultado é que não acordo cedo,isto acontece quase todos os dias por volta das 3h da madrugada. Bem, com essas informações espero que me indiquem um tratamento com homeopáticos e florais, já faço uso de vários chás indicados pela nutricionista.Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Driana,

      Duas mat´rias pra ler:

      Calcárea Carbônica e Thuya. Uma pra maezona e a outra pra baixa estima.
      Uma boa idéia ir a nutricionista, isso faz muita diferença. Continue.

      Preferimos te dar essa sugestão:

      60 ml de vervain, walnut, olive e oak - 30 gts em água ao deitar.
      60 ml de agrimony - 10 gts pela manhã, em um copo de água (tome aos goles).

      Querida,

      pense que as vezes as coisas não vão bem do jeito que queríamos, mas pra tudo tem um jeito. Encarre a faculdade, se fortaleça emocionalmente, aprenda coisas novas e sua visão irá se ampliar. Muitas das coisas podem encontrar o futuro no hoje, não adie a vida e nem a felicidade.

      um abraço das mulheres de cá.

      a equipe.

      Excluir
    2. Primeiramente obrigada pela ajuda.
      Já iniciei os florais, tem uma semana,mas, estou tendo muito gás no estômago um sono leve à noite, poderia trocar os horários dos florais?agrimony à noite e os demais pela manhã?ou tem que reduzir a dose do da noite?fico no aguardo.
      Abraços para todas.
      Adriana.
      *OBS: tenho consulta marcada com outro homeopata,então, não estou fazendo uso ainda de homeopáticos.

      Excluir
    3. Pode sim Driana, pode mudar o uso e pode diminuir para 10 gts.

      um abraço,

      a equipe e boa consulta, dê notícias tá.

      Excluir
    4. Olá!Então, a homeopata passou dose única de licopodium e tintura de helianthus, terá algum problema usar esta tintura conjuntamente com os florais?a prescrição é 15 gotas pela manhã e a noite.
      Obrigada por tudo.

      Excluir
    5. Driana, faça assim, pode tomar m deles com uma hora de distancia ou mais. Mude os florais para meio da manhã e meio da tarde.

      Vai dar certo.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  7. Boa tarde,
    Gostaria de saber quais florais servem para ativar ou pelo menos ajudam a canalizar mais energia para a tireóide funcionar melhor. Tenho metabolismo lento e as drogas convencionais só me fazem ficar pior. Posso usar todos de uma vez em um só frasco sem ter o perigo de vir a ter insônia?Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para ajudar no metabolismo, olive e walnut são muito bons.
      Matricária chamomilla também - florais mineiros.

      O ideal é aproveitar a essencia deles em separado, muita mistura não é boa, apenas receitamos uma ou duas delas.

      Passiflora e matricária podem ser tomadas mais a tarde - o chá de jasmim ajuda muito no metabolismo e o de alecrim também - podem ser encontrados em capsulas.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  8. Gostaria de saber quais os florais de Bach que ajudam a tireóide trabalhar melhor. Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostamos de walnut [florais de bach] e de Alpine lily [californiano], desde que tenha em mente que nenhum deles jamais pode substituir qualquer tratamento a respeito, eles poderão ajudar para que tudo se resolva melhor e a contento.

      um abraço,
      a equipe.

      Excluir
  9. Estou encantada com este site. Não costumo me abrir, mas vou registrar o que me aflige, na certeza de que serei ajudada. Tenho quase 60 anos e me envergonho de levar um vida sem graça, sedentária, repetitiva, sem vislumbrar qualquer saída. Apesar de nunca ter sido uma pessoa alegre e despreocupada, que soubesse "se divertir", eu era - há cerca de 10 anos - até bastante otimista: tinha projetos e me julgava inteligente o bastante para saber e poder realizá-los, praticava atividades físicas (não sem algum esforço, pois me considero preguiçosa), viajava muito, tinha uma vida financeira saudável, me orgulhava de cuidar preventivamente da saúde para envelhecer bem, me orgulhava dos meus princípios éticos e da minha espiritualidade e acreditava até que pudesse ainda encontrar um homem com quem viajar, sair para jantar, comentar um filme... Enfim, dividir os últimos anos de vida, em paz. Mas foram tantas as desilusões e decepções! No início, talvez para me conquistarem, eles "fingiam" ter interesses semelhantes aos meus, mas logo se traíam e deixavam vir à tona o quão diferentes nós éramos... Assim, fui me tornando descrente de tudo e, pior, me envergonhando e me culpando por não ter sabido conquistar alguém que valesse a pena e nem uma vida minimamente interessante. Devo dizer que, apesar de considerar as relações humanas importantes, nunca fui muito sociável e os meus maiores problemas (para não dizer "traumas") foram (e ainda o são) advindos de relaçoes com os familiares (com quem jamais me identifiquei), com amigos (de quem acabei por me afastar) e particularmente com os homens (que acho - no mínimo! - egoístas, arrogantes, mentirosos e materialistas).
    Hoje meus dias se arrastam sempre do mesmo jeito. Não trabalho mais; passo horas diante do computador tentando me distrair com um joguinho de paciência idiota; não faço mais nenhuma atividade física; deixei de cuidar da saúde e enfrento problema cardíaco(medicado), colesterol alto(medicado), reumatismo, ansiedade, depressão, tristeza profunda, angústia, síndrome do pânico (recentemente, tive 2 crises muito feias), osteoporose, carência de ferro, de cálcio, de vitamina C e D, hematúria, problemas de circulação; durmo muito mal (nenhum remédio alopático funciona); me alimento muito mal, por preguiça de cozinhar; a louça se acumula na pia e só lavo quando preciso dos talheres, dos pratos e das panelas; chego a ficar 20 dias sem sair, sem falar com alguém e sem atender ao telefone; odeio tarefas domésticas, mas no momento não posso pagar uma empregada e, como conquência, a casa está um chiqueiro. Mesmo que eu tivesse amigos neste momento, não poderia convidá-los para sequer um café, por me sentir envergonhada com tanta sujeira. Todas as noites antes de dormir, eu me programo para começar uma faxina na manhã seguinte, mas NUNCA faço o que programo. As coisas em casa começam a se deteriorar, eu me entristeço e me desespero, mas só faço adiar as providências.
    Já estive lendo os perfis homeopáticos e me enquadro em quase tudo, então fica difícil escolher. Por favor, não me falem em terapia, pois comigo nunca funcionou.
    Preciso de remédios que me ajudem a reagir e voltar a viver. Algo que devolva a minha vontade e minha autoestima. Tenho uma oferta de trabalho que me atrai, mas como aceitar se não me sinto inteira?
    Tudo é prioridade, neste momento, por isso pergunto se poderia tratar várias coisas simultaneamente, juntando vários remédios num mesmo frasco.
    Acho a Homeopatia extraordinária. Nem sei de onde vem essa total e irrestrita confiança. Talvez da minha espiritualidade e da minha sensibilidade.
    Desculpem-me se escrevi muito.
    Débora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora,

      Vamos lá:

      Tem uma hora na vida que os problemas são responsabilidade nossa e chega de culpar o mundo ou identificar de onde vieram - isso vc já fez muito bem, então pronto. Partiremos para frente.

      Colocar a responsabilidade só nos remédio é o pior erro, mas se fazemos isso é porque estamos exaustas, então, um tratamento de choque:

      Homens nem sempre são tudo aquilo que se imagina, recusa-los de todo é simplesmente não conseguir conviver, afinal, também temos defeitos. Relaxe e aproveite o que de há de bom nas pessoas, seja cúmplice de sí mesmo e não se restrinja a jogos de paciência, atrofia nossa capacidade criativa.
      Arrume uma faxineira, compre copos descartáveis e coloque plantas e flores em casa - vc está viva.
      Veja se seu perfume lhe agrada, dê os sapatos e roupas velhas. Vá ao cabeleireiro e verifique um corte novo, nova cor...mude.
      Compre comidas fáceis de fazer; polpas de frutas, legumes já cortados, arroz em saquinho...essas coisas, pesquise que encontrará comida saudável e fácil. Só não pode deixar de pensar em vc, mas no resto do mundo, até faz bem de vez em quando.

      Recusa emprego porque? Me aponte uma única pessoa no mundo que pode bater no peito e dizer que está plena. não existe, portanto, está ótima para começar. Comece.

      Sugerimos:

      uma dose única de thuya - na ch 30 - para aumentar a sua valia/pela manhã

      no mesmo dia a noite, tome uma dose única de olive (floral) 30ml.

      Dois dias depois comece a tomar:
      60 ml de Sépia ch5, natrum mur. ch 5, matricária chamomilla ch 5, Actae rac. ch 5 - 10 gts pela manhã e 10 gts a tarde - até acabar.

      Sugerimos que:
      *Tenha frutas por perto, fáceis de comer. Um chocolate depois do jantar ajuda, se não tiver problemas de diabetes e afins.
      *Veja se encontra uma vitamina chamada HENGER e tome 1 flaconete todos os dias - em água, pela manha.
      *mantenha sim seus exames em dia e depois que sacudir a poeira, pense numa atividade que goste, dance, pinte, volte pra universidade, VIVA. Essa é uma das melhores idades que tem e as OUTRAS pessoas devem viver a vida delas e não serem perpetuadas na sua vida, essa é só sua e é um presente.

      leia tudo e veja se dá pra começar por aí,

      são apenas sugestões, mas acreditamos que possa aproveitar.

      um abraço, de mulheres como você, que precisam todos os dias superar obstáculos vencer barreiras - isso é estar viva.

      a equipe.

      Excluir
    2. Olá, equipe.

      Agradeço infinitamente as preciosas dicas.
      Só um esclarecimento: os 4 remédios viriam juntos num frasco de 60ml?
      Não sabia que a resposta de vocês seria tão rápida e, ontem, num impulso, comprei o ansiolítico Homeopax(aconitum, arg nitricum, ars album, aurum metallicum, phosphorus - todos eles 6CH + valeriana 3CH). Já tomei 2 comprimidos. Devo interromper para iniciar o que me recomendaram?
      Quanto ao trabalho (de cunho intelectual e social), estou tentada a aceitar. Seria uma forma de me sentir útil, viva... O problema é ser perfeccionista e não me permitir errar nas situações em que estão envolvidas também outras pessoas. Não tenho conseguido mais confiar na minha capacidade e - covarde como sou - tenho medo de fazer feio. Espero que o tratamento indicado sirva também para me incutir coragem de sair um pouco da minha zona de conforto.

      Muito obrigada pela atenção.
      Débora

      Excluir
    3. Sim, a princípio os 4 vem juntos. Com sua dica de covardia e perfeccionismo, leia lycopodium.

      Vamos torcer Débora, vai dar certo. Um dia de cada vez.

      com carinho, um abraço,

      a equipe.

      Excluir
    4. Quanto ao remédio, guarde-o para retornar com ele quando a outra medicação acabar, ou quando estiver fora de casa, é prática. Mas acreditamos que deva descontinuar.

      a equipe.

      Excluir
    5. Olá,
      novamente obrigada pela resposta.
      Li e me identifiquei com lycopodium. Tomo separadamente ou posso incluí-lo no complexo? mesma ch?
      Débora

      Excluir
    6. Não Débora, é muita coisa junta. Sugerimos: Primeiro o tratamento de choque, para aliviar mais as generalidade. Depois que acabar o composto, comece com Lycopodium na ch 09 - para equilibrar/dose única. Depois de 30 dias outra dose na ch 13 - equilíbrio também.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
    7. Oi, equipe! Sou a Débora (acima).
      Fiz o que me recomendaram. O frasco de 60 ml está quase terminando e, ultimamente, tenho sentido enjôo e tontura todas as manhãs, mais ou menos 1 hora após ter acordado e tomado café. Depois de 3 ou 4 horas, passa o mal estar e me sinto quase ótima. À noite, porém, voltam os sintomas, acrescidos de ondas de calor. O que poderia ser isso? Efeito positivo dos medicamentos? Se sim, qual a duração desse agravamento?
      Outra coisa: aceitei o trabalho que me haviam oferecido e começo as atividades em 10 dias. O que posso tomar, EM CARÁTER EMERGENCIAL, para me sentir mais solta e confiante? meu contato interpessoal nunca foi grande coisa e agora vou ter que lidar com pessoas o tempo todo e, pior, liderar um grupo. Por favor, me ajudem. Não quero desistir, mas estou nervosa e insegura. Tenho medo de ser prolixa, inconsistente, não saber falar o que deve ser dito, não manter a motivação do grupo e, assim, estragar tudo.
      Sei que podem me ajudar.
      Muito obrigada.
      Débora

      Excluir
    8. Débora, assim que acabar o frasco, repita no ch 13 - mas tome 5 gotas no meio da manhã e 5 gotas a noite.
      Na emergencia - use rescue remedy - original/1 gota sublingual na hora de dormir e outra antes de ir para a sua nova tarefa.
      No dia que tomar o lycopodim, não tome mais nada. Recomece depois de uns 10 dias.

      Divida a dose da medicação (10 gts ao dia), pode ser nervoso apenas, respire fundo, dilua em água e tudo bem. Acorde e vá direto para o banho, meio morno. Se estique e respire fundo umas 4 vezes.
      Estamos torcendo.

      boa sorte e um abraço,

      a equipe.

      Excluir
    9. Oi, equipe.
      Agradeço a pronta resposta.

      O Rescue Remedy ORIGINAL é o de Bach? Vou providenciar imediatamente. Só estranhei um pouco a dosagem, pois - na minha ignorância - achava que, na emergência, quanto mais gotas melhor... rs

      Muito grata.
      Darei notícias.
      Débora

      Excluir
    10. Débora, o original do Rescue Remedy é o frasco concentrado, original, ou seja, feito no Instituto na Inglaterra. Encontramos ele na faixa de 45,00 reais nas farmácias de manipulação. Sua gota é concentrada, pois estamos acostumados a tomar fórmulas diluídas.
      Sempre e com esse nome, acredito ser somente de Bach.

      um abraço apertado,

      a equipe.

      Excluir

Postar um comentário

A ÚNICA CONDUTA ACEITA PARA COMENTAR É A GENTILEZA.

Postagens mais visitadas deste blog

LYCOPODIUM CLAVATUM

GELSEMIUM - O REMÉDIO DAS GRANDES SENSIBILIDADES

IGNATIA AMARA - A CHAVE DO EQUILÍBRIO